sábado, 27 de agosto de 2011

Maria Madalena

Maria Madalena é uma das figuras mais emblemáticas dos evangelhos. Ela está nas narrativas sempre ao lado de Jesus, mesmo nos momentos mais terríveis. Ela é uma das mulheres identificadas ao pé da cruz enquanto Jesus era morto e torturado pelos soldados romanos. Certamente foi um conforto para o próprio Jesus saber que Maria Madalena não o havia abandonado, pois estava presente, trazendo conforto e exemplo para Jesus no momento mais dramático de sua vida. Ele não estava sozinho pois Maria e outras mulheres estavam ao seu lado nos últimos momentos. E talvez também por ter tido essa coragem ela tenha sido uma das primeiras pessoas a verem Jesus ressuscitado, glorioso, além da morte.

Mesmo sendo uma figura tão central muitas dúvidas ainda existem sobre a Maria Madalena da história. Poucos detalhes de sua vida, origem ou história pessoal são revelados pelos evangelhos. Uma das pistas vem justamente de seu nome. A palavra Madalena determinava sua origem. Era comum na antiguidade, onde a maioria das pessoas não tinham sobrenome, o uso de uma palavra que indicava sua origem para diferenciá-la de outros nomes iguais. Assim Maria Madalena significa Maria, que vinha da cidade de Magdala. Mas quem era ela? O que fazia para viver? O que aconteceu com ela após a morte de Jesus? E uma questão que tem sido muito levantada nos últimos anos: Maria Madalena foi realmente a esposa de Jesus?

O Papa Gregório, o Grande, não tinha também muitas respostas para essas perguntas, mas a associou a uma mulher que surge nos evangelhos, a de uma prostituta a quem Jesus teria prometido salvação eterna caso ela deixasse os pecados para trás. A questão é que essa foi uma interpretação bem pessoal do Papa uma vez que os quatro evangelhos ao contarem esse mesmo evento, jamais dão um nome a tal mulher e nem tampouco a associam a Maria Madalena. Sobre ela tudo o que sabemos é que estaria possuída por sete demônios que foram expulsos por Jesus. Após isso ela teria seguido os passos de Jesus Cristo em sua missão de evangelizar e pregar a palavra de Deus a todos os homens.

Maria parece estar sempre presente ao lado de Jesus nos momentos mais importantes da Bíblia. Sua influência e importância era tamanha que chegou a despertar os ciúmes de Pedro. Após a crucificação de Jesus ela foi até a tumba de seu senhor para os preparativos de seu luto. Ao chegar lá encontrou a pedra de sua tumba deslocada. O corpo havia sumido. Inicialmente Maria pensou que o corpo de Jesus havia sido roubado. Ela se lamentou profundamente por isso, pois havia levado todos os elementos necessários para as últimas homenagens ao seu mestre. Onde estavam os demais apóstolos? Tinham se dispersados.

Ela acabou olhando para fora de tumba e encontrou um homem misterioso, parcialmente escondido sob um capuz, a quem pensou inicialmente ser o jardineiro. O homem então olhou para ela e a chamou pelo nome: "Maria!" E então ela finalmente o reconheceu. Era Jesus! O seu mestre havia ressuscitado. Ela tentou abraçá-lo, mas Jesus disse: "Não estou pronto ainda para ser abraçado!". Assim Maria foi a primeira pessoa a ver Jesus ressuscitado, algo incrível e maravilhoso que demonstrava como Maria Madalena era importante para o próprio Jesus de Nazaré.

Um dos mistérios que a cercam porém é que depois da ressurreição e de ter presenciado esse momento maravilhoso ela simplesmente sumiu dos registros históricos, inclusive da própria igreja recém fundada. Nesse ponto o destaque começa a se desviar para Pedro, o primeiro Papa. O que aconteceu com Maria? Até hoje é um grande mistério. Em 1896 um antigo livro que estava perdido há séculos na biblioteca de Berlim se revelou como o "Evangelho de Maria". Para estudiosos esse livro do século II era atribuído não a Maria, mãe de Jesus, mas sim a Maria Madalena. Era mais um novo evangelho apócrifo que surgia das areias do tempo.

O livro original ainda existe em parte e está na Alemanha. Nesse Evangelho Maria conta tudo o que aconteceu após a ressurreição de Jesus. Ela escreve que foi até Pedro e os demais apóstolos para contar que viu Jesus e que encontrou até mesmo certa resistência por parte de Pedro. Ela deixa claro que era uma das líderes da igreja primitiva e que teria sido a primeira seguidora. Seu papel de mulher porém teria encontrado uma forte oposição entre os primeiros cristãos. Verdade ou pura ficção?

Estudiosos acreditam que o Evangelho de Maria não pode ser creditado a ela. O estilo e a forma de escrita era própria do século II, quando Maria já havia falecido. Mesmo assim o texto é bem revelador pois traz uma luz sobre Maria após a morte e ressurreição de Jesus. Embora seja algo especulativo alguns afirmam que Maria Madalena teria sido uma mulher bem mais velha que Jesus e os discípulos, que teria bens materiais e que por essa razão teria sustentado os primeiros cristãos com sua riqueza. Por essa razão ela também não teria vivido muito mais anos do que Jesus.

Por fim vale a pena também citar uma outra lenda antiga sobre Maria Madalena. Essa lenda inclusive acabou servindo de fonte para o best seller "O Código Da Vinci". Essa lenda medieval afirmava que Maria Madalena teria ido embora de Jerusalém após a crucificação e ressurreição do Messias. Queria proteger uma pessoa muito especial, o próprio filho natural de Jesus. Assim ela zarpou rumo à costa da França. Essa criança teria dado origem à dinastia dos Reis Carolíngios. Essa segunda lenda foi desmentida em parte. Isso porque segundo o conto original Maria Madalena teria levado seu filho para a França e lá ele teria dado origem a uma geração de reis que reinaram pela França por séculos. O problema é que para testar a verdade dessa lenda vários exames de DNA foram feitos nos restos mortais de alguns desses monarcas e nenhum traço de DNA do Oriente Médio foi encontrado em seus códigos genéticos. Assim a velha estória de que os Reis Carolíngios tinham sangue sagrado de Jesus correndo em suas veias era simplesmente uma lenda medieval e nada mais.

Pablo Aluísio.

Um comentário: