segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Quem foi Joseph Smith?

Você já ouviu falar em Joseph Smith? Pois é, fiquei curioso sobre ele após receber em minha casa a visita de dois missionários Mórmons. Conheço superficialmente essa religião mas fiquei curioso. Obviamente jamais abrirei mão de minha formação católica apostólica romana para me unir ao Movimento dos Santos dos Últimos Dias - conhecido como Mormonismo - mas não custa nada pesquisar um pouco na Internet, até porque gosto de conhecer religiões diferentes. Em uma rápida pesquisa online pude descobrir que existe todo um grupo de ex-integrantes dessa vertente religiosa no Brasil que não estão nada contentes por terem feito parte dos Mormonismo. Em um blog feito por um ex-bispo (ou algum título equivalente a isso) da Igreja pude perceber que, segundo seu relato, se trata mesmo de uma organização poderosa e rica, que visa com muito afinco o famoso dízimo para financiar sua estrutura interna mas que também luta a duras penas no campo das ideias para trazer mais credibilidade aos escritos de seu fundador, o tal Joseph Smith. E quem foi ele?

Segundo pude deduzir Joseph Smith foi um americano que viveu no século XIX. Ele viveu por apenas 39 anos mas causou um grande rebuliço por onde passou. Antes de entrar na sua criação - a religião Mórmon - ele ganhou a vida prometendo aos proprietários rurais de sua região que encontraria tesouros enterrados em suas terras com a ajuda de uma suposta capacidade espiritual de os achar, usando de técnicas, diria até mesmo esótericas. Nem sempre deu certo. Nem preciso dizer que isso aos poucos foi lhe trazendo inúmeros problemas. Algumas pessoas da época o teriam acusado de charlatão e vigarista, o que teria lhe teria causado problemas judiciais. Depois de um tempo, quando a poeira abaixou, ele alegou que teria tido uma revelação divina. Um anjo lhe teria mostrado algumas placas de ouro onde uma revelação lhe era contada em primeira mão: Jesus Cristo teria visitado a América do Norte e Central antes da chegada do colonizador branco europeu. Nessa visita Jesus teria feito várias revelações aos povos nativos americanos, e elas deram origem ao "Livro dos Mórmons" que é a base da doutrina dessa religião até os dias de hoje.

Claro que esse tipo de afirmação criou ainda mais problemas para Joseph Smith. Segundo alguns autores ele teria saído no braço mesmo com alguns desafetos que o chamavam de mentiroso. Os protestantes tradicionais americanos acharam tudo um absurdo mas Smith conseguiu formar um pequeno grupo ao seu redor, pessoas essas que depois dariam origem ao longo do tempo à religião que hoje conhecemos como religião Mórmon. Segundo dados essa vertente já tem mais de um milhão de adeptos no Brasil e quatro milhões nos Estados Unidos, a maioria concentrada no estado de Utah. Pois bem, Joseph Smith teve várias esposas, segundo algumas fontes algo em torno de trinta e três mulheres!!! Algumas bem jovens, na faixa de 14 anos de idade. Esse aspecto de sua personalidade passou de certa forma para sua doutrina religiosa pois a poligamia é aceita até hoje dentro da Igreja dos Santos dos Últimos Dias. Ele também teria profetizado o fim dos tempos para uma data localizada mais ou menos 60 anos depois de sua morte. A data passou e nada aconteceu.

Por falar em doutrina a visão religiosa dos Mórmons é bem diferenciada das demais religiões. Eles acreditam que Deus teria sido Adão, que Maria não era virgem pois teria tido relações sexuais com o próprio Deus e que negros seriam amaldiçoados (essa parte foi mudada há alguns anos após o racismo ser considerado crime em várias partes do mundo). Os Mórmons também batizam mortos e cultivam cerimônias que para alguns lembram os rituais da maçonaria e para outros seria repleta de símbolos satânicos (como a estrela de cinco pontas virada para baixo, sempre presente em templos mórmons). A doutrina Mórmon também não se parece em quase nada com outras doutrinas cristãs. Para eles cada pessoa pode um dia se tornar ela própria um Deus. Bom, são bases complicadas de entender mas crença é crença e como vivemos em um país onde a religião é livre cada um tem todo o direito de seguir a sua, sem remorsos.

E os escritos de Joseph Smith, como são encarados por outros líderes religiosos? O Pastor Silas Malafaia, por exemplo, afirma que o Livro dos Mórmons, que foi escrito por Joseph Smith, é extremamente mal redigido, deixando à mostra a pouca (ou nenhuma) cultura bíblica de seu autor. Além disso ele esclarece ainda que trechos inteiros da Bíblia - principalmente do velho testamento - foram copiados literalmente. Como nunca li o livro estou aqui apenas repassando a opinião desse pastor. Para a Igreja Católica, por sua vez, os textos não possuem qualquer base comprovada. Não há nada referente a uma suposta visita de Jesus aos nativos norte-americanas ou qualquer coisa parecida. E para piorar, apesar de ter gasto muito dinheiro em busca de provas arqueológicas e científicas que provassem as afirmações de Joseph Smith sobre as supostas civilizações que teriam vivido aqui antes da chegada do branco europeu nada efetivamente foi achado. Até testes de DNA com descendentes de índios americanos foram realizados em busca de algum rastro genético de povos do Oriente Médio (que segundo Smith teria vindo para a América antes dos europeus) mas nada foi cientificamente comprovado.

E o tal de Joseph Smith, o que aconteceu com ele? Foi assassinado em uma troca de tiros nos EUA. Ele havia sido preso e uma multidão se reuniu para linchá-lo. Após muita confusão e tiroteio ele finalmente foi morto. Alguns dizem que chegou a ferir várias pessoas e matar duas durante o conflito, antes de ser abatido fatalmente. Muitos podem se surpreender com esses fatos mas temos que levar em conta que Joseph Smith viveu no mesmo período histórico em que se desenvolveu o famoso western americano. Cada cidadão levava sua própria arma e coldre em seu cinto (basta lembrar dos filmes de faroeste) e todo tipo de briga era resolvida na base da arma em punho. Com Smith não foi diferente. Como se pode ver a religião Mórmon foi diferenciada desde os seus primórdios.

Encerro esse texto dizendo que tudo o que aqui está escrito foi colhido em pesquisas pela internet. Blogs, sites e informações diversas que estão no mundo online. O texto é de fato uma coleção de impressões que tive após ler os textos que me mostraram um pouco sobre a religião Mórmon. Não estou dizendo que a religião A ou B é a correta. Cabe a cada um, caso o tema lhe interessar, procurar por outras fontes. As que encontrei coloquei aqui nesse texto, de forma resumida. O foco é o Joseph Smith do ponto de vista histórico, não dogmático, baseado em dados coletados na Internet. Curiosidades, acima de tudo. Apenas não queria deixar passar em branco o que li nesses dias de pesquisas motivadas por pura e simples curiosidade. O tema lhe interessou? Fica então o convite para você próprio fazer a sua pesquisa, afinal a internet pode realmente ser uma excelente fonte de informações.

Pablo Aluísio.

Um comentário: