quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Maria nos Evangelhos - Parte 2

Maria era de uma família profundamente religiosa. Ela era filha de Santa Ana e São Joaquim, segundo a tradição oral que atravessou séculos e séculos dentro do catolicismo. Nessa mesma tradição católica encontramos o nome das duas irmãs de Maria, são elas: Maria Salomé e Maria de Cleofas. Indo mais adiante no passado alguns textos muito antigos atribuem a origem de Santa Ana e São Joaquim. Ela pertenceria ao núcleo familiar do sacerdote Abraão e ele seria da Casa de David. O pai de Maria teria sido repreendido pelos sacerdotes por não ter construído uma família pois Santa Ana era estéril e já estava com idade avançada. Joaquim então teria se retirado ao deserto onde em penitência pediu a Deus que seu casamento gerasse filhos, ao qual foi atendido por um anjo que lhe avisou que sua esposa estaria grávida. Desse milagre teria nascido Maria, mãe de Jesus. Todo esse contexto histórico serve para explicar porque, ao receber o aviso de que daria luz a Jesus, Maria aceitara sem contestar a graça que lhe era dada. Por ser de uma tradicional linhagem familiar muito religiosa, de uma fé que se perdia no tempo, não era de se esperar outro comportamento por parte dela. Maria era uma jovem de Deus, consagrada a Ele e muito ciente de seus deveres. Além disso sua própria concepção teria sido divina. Outro fato importante, digno de nota: Joaquim e José seriam ambos da casa de Davi, ou seja, muito provavelmente tinham algum tipo de parentesco, mesmo que distante.

No Evangelho Segundo Mateus também encontramos referência a Maria logo nos primeiros versículos. No capítulo 1, versículo 16 ela é identificada como sendo a esposa de José, da Casa de Davi. Essa parte traz a genealogia de Jesus, desde Abrãao. No capítulo 2 sobre o nascimento de Jesus ela surge também com extrema importância, de acordo com o texto das escrituras que diz: "18 Ora, a origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. 19 José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente. 20 Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22 Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: 23 “Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus conosco”. 24 Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa. 25 E não teve relações com ela até o dia em que deu à luz o filho, ao qual ele pôs o nome de Jesus."

Esse trecho é por demais interessante pois mostra como os evangelhos se comunicam entre si. No Evangelho Segundo Lucas acompanhamos o ponto de vista de Maria, quando Gabriel, o anjo do senhor, lhe comunica que está grávida e que seu filho seria fruto da ação direta do espírito santo. Nele também acompanhamos como Maria, surpresa, perguntava ao anjo como isso seria possível já que ela ainda não conhecia seu marido José! Aqui no Evangelho de Mateus o ponto de vista mostrado é o de José. Podemos perceber que José descobre que Maria está grávida - e como ele não tinha ainda consumado seu casamento com ela pensa em acabar com seu casamento ao dispensar Maria secretamente, ou seja, sem escândalos ou máculas. Ele não queria denuncia-la publicamente pois o adultério naquela sociedade era considerado um crime grave, apenado com a morte. Se houvesse uma denúncia pública Maria estaria condenada. Antes de colocar seu plano em ação porém novamente temos a intervenção de um anjo que surge a José em sonho, lhe explicando que Maria sim, estava grávida e daria luz a um filho, mas que esse seria fruto direto do espírito santo. Diante da mensagem José atende aos desejos do Senhor.

O anjo não é identificado pelo texto bíblico. Teria sido novamente Gabriel, o mesmo que anunciou a Maria o nascimento de Jesus? Não sabemos, a bíblia se cala sobre isso. Apenas nos informa que seu aparecimento foi realizado de forma diferente da maneira como foi realizado com Maria. Aqui ele surge em sonhos, expondo os planos de Deus a José. Com Maria ele aparece pessoalmente, em forma humana, na presença dela onde se encontrava naquele momento. É uma aparição mais concreta, pessoal. Em relação a José também surge outro nome para o Messias que está para nascer - "Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus conosco”. Essa frase vem para confirmar que Jesus era o próprio Deus que se fazia homem. Jesus, o Messias, não seria apenas um enviado de Deus, mas o próprio Deus, pois sua presença significaria isso mesmo: Ele, o Altíssimo, estaria entre os homens através de Jesus, caminharia ao lado dos homens, comeria e beberia com eles, sofreria alegrias e tristezas em sua existência material e terrena. Deus estaria ao nosso lado, fisicamente, conosco. Esse se torna assim o momento mais importante e crucial de toda a história humana. Por fim e não menos importante os Evangelhos de Lucas e Mateus confirmam o dogma da virgindade de Maria, da Imaculada concepção de Jesus Cristo. Os Evangelhos de Marcos e João, por outro lado, não tratam sobre os acontecimentos do nascimento de Jesus e por essa razão não enfocam esse vital acontecimento na história de Jesus.

Pablo Aluísio.

Um comentário: