domingo, 7 de agosto de 2011

Santa Margaret (1070–1093)

Uma santa que foi exemplo da devoção a Deus. Ela era uma princesa inglesa que foi ao lado de sua mãe para a Escócia. A Inglaterra havia caído em mãos de um soberano tirano e sanguinário. Para escapar de perseguições políticas, mãe e filha foram para o norte, na fria e ainda rústica Escócia. Lá sua gentileza e caridade chamaram a atenção dos nobres escoceses, entre eles o Rei Malcolm que logo se encantou com seu charme e suavidade. A Escócia naqueles tempos medievais ainda não tinha a sofisticação dos hábitos e modos de ser dos ingleses. Era uma terra rural, onde a educação e os bons modos ainda não estavam disseminados entre as pessoas.

Assim o Rei Malcolm teve que aprender as regras de etiqueta da corte da Inglaterra para cortejar adequadamente Margaret. Após um breve romance o monarca escocês ficou tão encantando com sua amada que resolveu lhe pedir em casamento. Foi uma união feliz e duradoura, com filhos bonitos e bons, tal como o exemplo de vida de sua querida mãe. Logo Margaret começou a ser adorada por seu povo. Era uma rainha bondosa e muito prestativa, que distribuía pessoalmente alimentos para os mais necessitados e pobres. Margaret também introduziu civilidade e regras de educação a serem seguidos por todos do reino. Sua pureza de coração era admirada e a fama de sua virtude ultrapassou as fronteiras de seu reino.

Margaret foi uma bênção para todos os povos da Escócia. Como a maioria da população ainda era analfabeta ela incentivou seu marido a criar uma rede nacional de escolas para educação dos camponeses e demais membros pobres do povo. Ela trouxe professores ingleses para a Escócia e foi a criadora pioneira do sistema educacional de seu país, isso em um tempo em que esse tipo de política pública era rara na Europa medieval.

Ao lado da implantação de escolas em toda a Escócia, Margaret escreveu ao Papa Estevão IX em Roma para que ele enviasse religiosos pois iria construir igrejas católica por todo o reino. Nesse momento de sua vida, quando tudo parecia caminhar bem, surgiu uma grave disputa pelo trono e na guerra que se sucedeu seu marido e seu filho foram mortos em batalha. Margaret então subiu ao trono como Rainha da Escócia. Após vencer seus inimigos ela lamentou a morte de parte de sua família ao declarar: "Eu agradeço ao Deus Todo Poderoso a enorme tristeza que senti em minha vida nesse momento, pois entendo que isso foi um presente divino para que eu purificasse meu coração de seus pecados através do sofrimento e da tristeza".

A Rainha Margaret conseguiu em seus últimos anos trazer paz e prosperidade para a Escócia e como benção final viu seu filho David também se tornar um grande homem de Deus. Ele inclusive também seria canonizado pelo Vaticano algumas décadas depois. Hoje, 16 de novembro a Igreja celebra o dia de Santa Margaret, amém!

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário