quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida
Hoje o nosso país celebra o dia de Nossa Senhora Aparecida. Você sabe como nasceu essa linda devoção a Maria? Em outubro de 1717 três pescadores brasileiros estavam em mais um dia árduo de trabalho. As coisas não iam muito bem com as suas redes, que sempre voltavam vazias para o barco. Eles tinham esperanças de que seu dia de trabalho fosse o mais produtivo possível, com muitos peixes para retornarem para seus lares em Guaratinguetá, mas isso definitivamente não estava acontecendo. Depois de mais uma rede improdutiva eles pediram ajuda para a Imaculada Conceição, para que ela intercedesse por eles naquele momento difícil. Após um breve momento de oração e descanso retornaram para as águas. Já estava chegando ao fim do dia e todos eles estavam visivelmente desanimados. A pesca não rendia.

Então eles resolveram lançar as redes pela última vez. Quando a recolheram viram uma pequena estátua de terracota de Maria, mãe de Jesus. A pequena estatueta estava sem sua cabeça. No segundo arremesso da rede então veio a parte que faltava para completar a pequena imagem. Após limparam a estátua perceberam que se tratava de uma imagem da Imaculada Conceição. Resolveram então chamá-la de Nossa Senhora Aparecida, pois ela de fato havia aparecido, surgido, nas águas do rio. Após a colocarem com grande cuidado sobre um pequeno pano, jogaram novamente as redes. Então veio o primeiro milagre atribuído à Maria. A rede retornou ao barco com tal quantidade de peixes que a pequena embarcação mal conseguia mais ficar flutuando! Era algo espantoso - não era apenas uma quantidade satisfatória de peixes, mas sim uma imensidão de pescado, completamente anormal e fora dos padrões.

De volta à terra firme a imagem começou a mostrar seu poder. Muitos milagres lhe foram atribuídos. Pessoas rezavam perante ela e graças eram alcançadas pela intercessão da Mãe de Deus. Pessoas com sérias doenças eram curadas, crianças desencanadas pela medicina ganhavam uma cura sem explicação da ciência. Pessoas que sonhavam com a solução de seus problemas não tardavam a encontrar a graça através da intercessão de Maria Santíssima. Não demorou muito e as autoridades católicas do lugar perceberam que algo de muito maravilhoso estava acontecendo naquela pequena e humilde comunidade. Tudo levaria a crer que sim, Maria estava mesmo realizando muito milagres através de sua intercessão perante Deus.

Logo a imagem se tornou objeto de veneração pelos moradores da região e de outros estados que formavam grande peregrinações ao lugar onde ela se encontrava. A primeira capelinha então foi construída. Depois quando começou a correr a fama de milagreira da santa mais espaço se tornou necessário para acolher todos os romeiros que iam agradecer graças alcançadas. Então a Igreja Católica resolveu construir a primeira igrejinha no morro dos coqueiros. Em torno dessa pequena e humilde construção começou a surgir uma pequena vila. O fluxo de fiéis porém só aumentava e com a quantidade cada dia maior de pessoas que iam até lá em peregrinação uma basílica menor foi erguida no ano 1908. Os milagres que só aumentavam a cada ano finalmente justificou a construção de um grande santuário mariano em honra a Nossa Senhora Aparecida, que se tornou com justa homenagem a padroeira do Brasil, o maior país católico do mundo. Uma linda história de fé que começou pequenina e humilde e que só foi crescendo com os séculos, mostrando todo o poder de Nossa Senhora na vida de cada cristão.

Na foto: O Papa Francisco presta sua devoção a Nossa Senhora Aparecida em sua primeira visita ao Brasil.

Pablo Aluísio.

Um comentário: