sábado, 27 de agosto de 2011

Davi: a vida real de um herói bíblico

A onda de revisionismo histórico tem acertado em cheio muitos personagens bíblicos. Recentemente tivemos "Zelota", um livro que coloca em dúvida a verdadeira natureza de Jesus de Nazaré. Nas páginas de sua tese o Jesus da história nada teria a ver com o Jesus do Novo Testamento. Ele teria sido um Messias revolucionário que almejava a libertação de Israel da dominação romana. Nada a ver com o Messias do Amor, o verdadeiro Deus Cristo encarnado na Terra. Polêmico o livro, não conseguiu me convencer em suas teorias revisionistas.

Agora temos um outro título que segue nessa mesma linha. "Davi: a vida real de um herói bíblico" de Joel Baden, tenta provar que o Davi histórico, o Rei dos Judeus em sua era de glórias, não foi o mesmo personagem que é mostrado nos livros do Velho Testamento. O autor chega ao ponto de defender a tese de que todos aqueles livros teriam sido escritos com o único objetivo de servir de propaganda política de um Rei que na verdade era sanguinário, despótico, violento e egocêntrico. Um verdadeiro monstro psicopata e assassino, bem longe do Davi aclamado e amado dos livros bíblicos.

Para isso Baden deixa pouca pedra sobre pedra sobre o mito de Davi. Isso vem inclusive das próprias origens do Rei Davi. Por exemplo, esqueça a lendária mitologia que o pequeno e frágil Davi teria matado o gigante Golias. Para o autor dessa obra isso jamais existiu historicamente. Tampouco devemos acreditar na ascensão do Rei Davi como um ato de Deus. Para Baden o Davi real, da história, conspirou para a morte do Rei Saul. Ele teria tido participação direta em seu assassinato. Isso soa extremamente desconfortável não apenas para judeus, mas para cristãos também, uma vez que o texto bíblico afirma que o próprio Jesus teria descendência familiar com o Rei Davi. Como suportar a ideia então de que Jesus e Maria teriam descendido de um assassino louco e ganancioso, que não se importava em matar todos os que estivessem em seu caminho rumo à riqueza, poder e venerações quase divinas?

As mesmas críticas que escrevi sobre "Zelota" também podem ser repetidas sobre esse livro. O fato é que apesar dos títulos do professor Joel Baden, ele pouco pôde contar em termos de material de estudo, já que as fontes históricas mais antigas sobre o Rei Davi vieram das páginas da própria Bíblia. Praticamente inexistem outras fontes históricas do reinado de Davi. Sem outra fontes tão antigas, ele simplesmente caiu no vale da pura especulação e achismo. O fato é que assim como aconteceu com Jesus não existem muitas fontes históricas independentes sobre o Rei Davi. Isso é tão óbvio que algumas décadas atrás surgiram até mesmo historiadores duvidando de sua própria existência histórica real. Com isso Baden presume muita coisa, levanta teorias de pura especulação, baseadas em nada palpável ou objetivo. Assim o professor de Yale acabou caindo numa armadilha perigosa - a da pura e simples especulação em torno de um personagem histórico, real. Isso definitivamente também não é ciência, apenas muita conversa fiada jogada fora.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Catolicismo em Maria
    Davi - A Vida Real de um Herói Bíblico
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Matou 200 filisteus para se casar com a filha de saul, depois tramou a morte do sogro para assumir o trono, reuniu um arem de prostitutas, cometendo adultério, mandou o comandante da sua guarda para morte para traçar sua esposa, mentira? Rasga a bíblia.

    ResponderExcluir