sexta-feira, 12 de agosto de 2011

10 Erros Históricos Sobre a Igreja Católica

1. Católicos adoram imagens e santos?
Não. Cátólicos não adoram imagens e nem santos. Os santos católicos são apenas símbolos, exemplos de vida cristã. Os santos católicos nada mais são do que exemplos de vida, de bondade, de vivência do evangelho. Sua base teológica está na própria bíblia em diversos versículos, sendo um dos mais representativos o seguinte: "Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor". (Hebreus 12:14). Esse é um erro histórico e teológico que vem sendo repetido há séculos e não importa o quanto a Igreja tenha explicado, sempre retorna, muito por causa da ideologia protestante, sempre direcionada a ganhar mais e mais adeptos.

2. O Papa Bento XVI era nazista?
Pobre Bento XVI - Todo jovem era obrigado a entrar na juventude hitlerista na época. A recusa era encarada como traição à pátria e a punição era o fuzilamento. Quem não entrasse era morto. Joseph Aloisius Ratzinger era apenas um garoto quando entrou para as fileiras da juventude nazista. Assim que teve a oportunidade porém entrou para um seminário que era o seu sonho desde a tenra idade. Lá começou sua longa e produtiva vida religiosa. As acusações de que Bento XVI era nazista ignoram propositalmente o contexto histórico com o claro objetivo de atacar a Igreja Católica como instituição.

3. Pio XII e a Igreja Católica ajudaram os nazistas?
Outra calúnia sempre repetida contra a Igreja Católica. Na verdade Pio XII salvou mais judeus do que você possa imaginar. Ele hoje é reverenciado inclusive no jardim dos justos em Israel por ter dado a ordem para a Igreja abrir suas portas para judeus perseguidos. Recentemente foi publicado um livro chamado "Espiões no Vaticano. Os Papas na mira dos serviços secretos" de autoria de Werner Kaltefleiter e Hans Peter Oschwald que revelam os planos do alto comando alemão em mandar sequestrar e matar o Papa Pio XII. O próprio Hitler teria ficado furioso com a ordem que Pio XII teria dado para que todas as igrejas, seminários, escolas, hospitais e conventos católicos espalhados pelo mundo dessem apoio irrestrito a refugiados judeus da perseguição nazista. Isso desmitifica uma das grandes calúnias da história recente.

4. Qual é o significado das imagens católicas? São instrumentos de idolatria?
Claro que não. As imagens católicas apenas representam as pessoas que foram exemplo de vida e virtude. Em um exemplo bem fácil de entender elas equivalem a fotografias. Como na antiguidade não existiam fotografias se usavam as estátuas, as imagens. O que a Bíblia condena é o uso de uma imagem como se fosse uma divindade. Os antigos acreditavam que a própria imagem era um Deus. Os católicos sabem muito bem que é apenas uma estátua de gesso. O símbolo vem do exemplo e não da imagem em si. É apenas uma ferramenta de fé e não um objeto de adoração em si mesmo.

5. Se não é idolatria porque os católicos ficaram ofendidos quando um pastor chutou uma imagem de Nossa Senhora? Deve-se haver respeito mútuo entre religiões. O chute da imagem é um ato de violência contra a fé alheia. Aquele não foi apenas um chute em uma estátua de gesso, mas um chute na fé católica. Chutar uma imagem como aquela equivale a, por exemplo, uma pessoa cuspir na imagem de um ente querido seu, cuspir na foto de sua mãe, só para citar uma analogia adequada. Isso é uma ofensa. Mas repito: nenhuma imagem católica é adorada. Está no catecismo. Essa é uma velha falácia protestante. Uma jogada de puro marketing para angariar fieis e dízimos. Nada mais do que isso.

6. Quem afinal de contas é Aparecida? O que ela significa?
Aparecida é Nossa Senhora. Maria, mãe de Jesus. Aparecida é uma pequena estátua que foi encontrada por pescadores. Vários milagres foram atribuídos a Maria e depois disso ela virou a padroeira do Brasil. Algumas representações mostram Aparecida como uma Nossa Senhora negra, o que também representa a diversidade étnica do nosso povo. Por essa razão em muitas reproduções temos uma Nossa Senhora de cor afro. A própria estátua de Aparecida foi confeccionada em material escuro, por isso a associação.

7. O catolicismo foi criado pelo Imperador Constantino?
Um velho erro histórico muito repetido pelas ideologias protestantes nos últimos cinco séculos. É outra falácia sem base na história real. O catolicismo não foi criado pelo imperador Constantino. O Imperador romano na realidade se curvou perante a proliferação da fé católica que havia se difundido tanto em Roma que não havia mais como parar seus avanços. Como era um político logo entendeu que não conseguiria se manter no poder sem o apoio dos cristãos. Assim não só oficializou a nova religião, como também ele próprio se converteu ao cristianismo, sendo o primeiro imperador romano da história a ser cristão. Definitivamente Constantino não criou o catolicismo, apenas foi convertido por ele.

8. E de onde vem o catolicismo?
De Pedro, apóstolo de Jesus. O momento de criação da Igreja Católica está no próprio evangelho. Nele Jesus se dirige a Pedro e diz: ""Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja" (Mt 16,18). Depois afirmou que os portões do inferno jamais iriam prevalecer sobre a sua Igreja, algo que se revelou verdadeiro pois há dois mil anos a Igreja Católica está de pé, firme e forte. A Igreja Católica também foi a única por quinze séculos. Durante mil e quinhentos anos havia apenas a Igreja Católica até que um um monge agostiniano católico chamado Lutero resolveu expor toda as suas críticas contra a doutrina católica. Inicialmente Lutero queria apenas reformar a Igreja por dentro, mas depois que entendeu ser isso impossível resolveu fundar sua própria Igreja que em sua opinião também deveria ser una! Quando as igrejas protestantes começaram a proliferar, sem unidade alguma, inclusive com visões antagônicas entre si, Lutero se arrependeu do que fez. Alguns historiadores afirmam que cometeu suicídio após uma noite de bebedeiras numa taverna local, muito conhecido por ser um ponto de prostituição em sua cidade.

9. Historicamente o que são os protestantes?
Historicamente protestantes são apenas dissidentes católicos. E como todos os dissidentes odeiam de onde vieram. Depois que Lutero deu a ideia as igrejas protestantes se multiplicarem, também se multiplicaram as brigas entre os próprios protestantes. Dando razão ao ditado "cada cabeça uma sentença" as seitas protestantes começaram a divergir não apenas da Igreja Católica de onde vieram, mas entre si também. Com visões teológicas bem diferentes entre si eles logo entraram em conflitos, muitas vezes sangrentos, na história. Como bem observou um analista político da Idade Média, "Pouco do "Ame ao próximo como a si mesmo" será encontrado no meio evangélico, isso porque eles são fruto da discórdia e da briga e continuarão brigando até o fim dos tempos." Como se vê a centralização religiosa e a hierarquia clerical possui muito mais vantagens em termos de organização do que desvantagens.

10. A Inquisição foi puramente católica ou existiu uma inquisição protestante também?
Vários historiadores renomados afirmam que a Inquisição protestante foi mais brutal do que a inquisição católica ao longo dos séculos. Havia requintes de tortura e fanatismo extremos. O próprio Calvino, um dos criadores da doutrina protestante, foi acusado por homens de sua época de ser um sádico que adorava torturar seus opositores. Ficou bastante conhecida a história de que teria mando derramar chumbo derretido na cabeça de pensadores católicos que eram contrários às suas ideias. A inquisição protestante inclusive atravessou os mares, indo parar na América do Norte. Na colônia britânica que mais tarde se tornaria os Estados Unidos houve inúmeros casos de queima de bruxas e de hereges. Um dos casos mais conhecidos foi das bruxas de Salem, quando um pastor local da cidade de Salem enviou dezenas de pessoas inocentes para a fogueira. Do lado católico o Papa João Paulo II pediu perdão pelos erros históricos cometidos. Do lado evangélico até hoje não se conhece nenhum pedido de perdão oficial.

Pablo Aluísio.

Um comentário: