domingo, 11 de dezembro de 2016

A Garota Dinamarquesa

O filme se passa na década de 1920, na fria Dinamarca. Gerda (Alicia Vikander) e Einar Wegener (Eddie Redmayne) formam um casal de artistas que tentam viver de seus quadros. São até bem felizes diante das circunstâncias. Tudo caminha bem até Einar começar a apresentar um comportamento fora dos padrões da época. Eventualmente ele se veste de mulher para posar para a esposa, que está sempre explorando a imagem feminina em suas pinturas. Com o tempo porém Einar começa a tomar gosto pelos vestidos e roupas feitas para o universo feminino. Mais do que isso, ele começa a ter uma certa repulsa por sua personalidade masculina. Em pouco tempo surge uma versão feminina de si mesmo chamada Lili Elbe. Nem precisa dizer que o casamento entra em crise. A esposa Gerda até leva numa boa as primeiras manifestações desse lado afeminado do marido, mas tudo desanda quando ele começa não apenas a se vestir como uma mulher, mas a também se envolver com outros homens. Diante de uma situação tão delicada acaba confessando para a esposa que em seu passado teve algumas experiências homossexuais. A esposa, que sempre viu o marido como um homem heterossexual, fica obviamente sem chão com a nova situação e assim ambos decidem procurar por ajuda médica. Naqueles tempos a homossexualidade era considerada uma doença, algo a ser tratado.

Einar é então submetido a todos os tipos de tratamento exóticos (alguns até absurdos) até que conhece um médico que lhe propõe uma solução radical para seus problemas, uma inédita operação de troca de sexo, onde seus órgãos sexuais masculinos seriam removidos, sendo construído depois uma vagina por procedimentos cirúrgicos. Einar acaba então sendo o primeiro ser humano da história a passar por uma cirurgia dessas, que visava trocar seu sexo. Seu caso criou toda uma nova literatura médica que desde então passou a tratar o tema como uma nova realidade chamada de transsexualismo. Bom, o que me levou a assistir esse filme foi o Oscar vencido pelo ator Eddie Redmayne por sua atuação como esse transexual pioneiro. Eddie foi uma escolha sensata para interpretar esse personagem. O ator já tem naturalmente um aspecto bem indefinido, diria até transgênero. Com estrutura física frágil e indefeso ele combinou muito bem com o papel. Sua Lili porém não é a personagem mais forte dessa história. De certa forma, se formos pensar bem, a verdadeira personagem principal desse enredo, aquela que precisa superar todas as diversidades e aguentar a barra da situação, demonstrando ter uma grande força interior é a sua esposa. A história desse filme é baseada em fatos reais e a grande conclusão que tirei de tudo é que Gerda Wegener deve ter sido realmente uma grande mulher, uma pessoa realmente admirável. Passar por tudo o que ela passou definitivamente não foi fácil.

A Garota Dinamarquesa (The Danish Girl, Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca, 2015) Direção: Tom Hooper / Roteiro: Lucinda Coxon, baseada no livro escrito por David Ebershoff / Elenco: Eddie Redmayne, Alicia Vikander, Amber Heard / Sinopse: Gerda (Alicia Vikander) e Einar Wegener (Eddie Redmayne) formam um casal que passa por uma grave crise de relacionamento após o marido assumir uma identidade feminina. Depois de anos casado, ele decide assumir seu lado mulher, se arriscando a se submeter a uma perigosa operação de mudança de sexo.

Pablo Aluísio.

Jornada nas Estrelas - Insurreição

Título no Brasil: Jornada nas Estrelas - Insurreição
Título Original: Star Trek - Insurrection
Ano de Produção: 1998
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Jonathan Frakes
Roteiro: Rick Berman
Elenco: Patrick Stewart, Jonathan Frakes, Brent Spiner, F. Murray Abraham
  
Sinopse:
Data (Brent Spiner) descobre que no planeta conhecido como Ba'ku há um tipo de radiação que deixa todos os seus habitantes jovens. Tal descoberta obviamente começa a despertar a cobiça daqueles que desejam explorar esse tipo de fenômeno raro. Para o Capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart) todo a população do planeta deve ser mantida onde está, seguindo a primeira diretriz da federação, mas seu superior, o Almirante Matthew Dougherty (Anthony Zerbe) pensa de forma bem diferente.

Comentários:
Esse foi o penúltimo filme para o cinema com a tripulação do Capitão Jean-Luc Picard e sua nova geração. O roteiro já dava claros sinais de desgaste, não apenas pelos anos em que a série ficou no ar, mas também pela falta de novas ideias para os longas lançados no cinema. Esse "Star Trek - Insurrection" até tem um bom argumento, discutindo os limites em que um oficial da frota estelar pode ultrapassar. Na trama Picard entrava em conflito com seu superior pois esse desejaria explorar um planeta distante e pacífico, retirando de lá todos os nativos. Essa decisão seria um ato abusivo, que claramente rompia com a primeira diretriz da frota (aquela em que os exploradores não poderiam influenciar nas civilizações onde chegariam). Dessa insubordinação em se recusar a cumprir ordens arbitrárias nasceria uma verdadeira insurreição por parte de Picard e seus subordinados na Enterprise. Mesmo com essa premissa interessante o filme apresenta vários problemas, entre eles uma falta de ritmo que irrita. Provavelmente isso se deu ao fato do filme ter sido dirigido pelo ator Jonathan Frakes que interpretava o comandante William T. Riker. Embora ele tivesse experiência em dirigir episódios da série na TV, o fato é que o cinema tem suas próprias características que Frakes demonstrou não conhecer direito. De qualquer forma para os fãs de "Star Trek" o filme pode até ser considerado bom. Já para o resto do público ele parecerá apenas bem razoável.

Pablo Aluísio.

sábado, 10 de dezembro de 2016

Lone Star - A Estrela Solitária

Título no Brasil: Lone Star - A Estrela Solitária
Título Original: Lone Star
Ano de Produção: 1996
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: John Sayles
Roteiro: John Sayles
Elenco: Chris Cooper, Kris Kristofferson, Matthew McConaughey, Elizabeth Peña
  
Sinopse:
Os restos mortais de um homem assassinado é encontrado em um condado distante do Texas chamado Rio County. O xerife da localidade Sam Deeds (Chris Cooper) começa então a investigar o crime. Pelo estado da vítima ele foi morto há muitos anos. Isso leva o xerife a suspeitar de um velho policial, Charlie Wade (Kris Kristofferson). Conhecido como corrupto e racista, ele foi inimigo do próprio pai de Sam, o honesto xerife Buddy Deeds (Matthew McConaughey). Teria aquele crime algo a ver com o passado violento do lugar? Só o tempo dirá.

Comentários:
Indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Roteiro (assinado pelo próprio diretor John Sayles), essa produção é certamente um dos melhores filmes policiais dos anos 90. O filme tem duas linhas narrativas, uma no presente e outra no passado. Ligando ambas as épocas surge um crime, que foi cometido há muitos anos. Na região existia um conhecido policial corrupto, interpretado pelo cantor country Kris Kristofferson em uma das suas melhores atuações no cinema. Sujeito inescrupuloso, extremamente racista e perseguidor (com suspeitas de ser um líder do grupo Ku Klux Klan) seu nome vai surgindo cada vez mais com frequência durante as investigações. Esse "Dirty Cop" foi um inimigo declarado do pai falecido do próprio xerife que vai comandando as investigações. Muito bem produzido o filme vale bastante, não apenas em relação ao ótimo roteiro, mas também ao elenco. Matthew McConaughey ainda não era um astro e esse foi um dos seus primeiros grandes filmes, sob um ponto de vista de qualidade. Com elenco todo coeso, ótimo argumento, boa reconstituição de época e uma trama que não deixa o espectador perder o interesse em nenhum momento, esse é um daqueles filmes que merecem ser redescobertos.

Pablo Aluísio.

Lolita

Título no Brasil: Lolita
Título Original: Lolita
Ano de Produção: 1997
País: Estados Unidos
Estúdio: The Samuel Goldwyn Company
Direção: Adrian Lyne
Roteiro: Stephen Schiff
Elenco: Jeremy Irons, Dominique Swain, Melanie Griffith, Frank Langella
  
Sinopse:
O intelectual e professor Dr. Humbert Humbert (Jeremy Irons) começa um flerte com Charlotte Haze (Melanie Griffith), uma mulher liberal, mas acaba ficando obcecado mesmo por sua filha de 14 anos, a adolescente Dolores 'Lolita' Haze (Dominique Swain) que logo percebe seu interesse indisfarçavel. Mesmo ainda muito jovem ela então começa um jogo de sedução com aquele homem bem mais velho, testando os limites da moralidade da época. Filme indicado ao prêmio da Chicago Film Critics Association Awards. 

Comentários:
Vladimir Nabokov publicou sua obra mais conhecida "Lolita" em 1955. Esse livro causou todos os tipos de polêmicas desde que chegou ao mercado pela primeira vez. Acusado de escandaloso por uns, de genial por outros, uma coisa é certa: não é uma obra que se possa ignorar. O livro inclusive foi considerado um dos cem melhores romances já escritos na história. De fato é um texto extremamente bem escrito. Qual seria então o motivo da controvérsia? Simples, o tema sempre foi considerado explosivo demais, envolvendo os desejos de um homem mais velho por uma jovem adolescente, a tal Lolita que acabou virando sinônimo de sensualidade juvenil em praticamente todas as línguas. Essa não é a primeira adaptação cinematográfica, pois em 1962 o diretor Stanley Kubrick já havia feito sua versão com Sue Lyon no papel principal. Obviamente considero a obra de Kubrick bem mais relevante do que essa aqui de Adrian Lyne. Mesmo assim não tiro também os méritos dessa adaptação dos anos 90, principalmente por causa da boa atuação do sempre interessante Jeremy Irons. Ele segura o filme no quesito atuação praticamente sozinho, pois a jovem Dominique Swain que interpreta Lolita passou longe de atuar bem, sendo que o mesmo se pode dizer de Melanie Griffith, bem estranha, com muitas plásticas no rosto, que destoam da época histórica em que o enredo se passa. É em suma um bom filme, com bonita fotografia e o melhor de tudo: procurando ser o mais fiel possível ao texto original do grande Nabokov.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

O Homem Irracional

"Quando eu era jovem queria mudar o mundo. Hoje cheguei na conclusão de que tudo o que eu consegui me tornar foi em um intelectual passivo e broxa!" - Assim, com esse pensamento demolidor, o professor de filosofia Abe Luccas (Joaquin Phoenix) se auto define nesse novo filme do cineasta Woody Allen. Esse "O Homem Irracional" assim começa muito bem. Há um protagonista interessante, um professor fracassado, depressivo, que procura por um sentido maior em sua vida. Pena que depois de pouco tempo desse começo promissor o roteiro se perca, tentando ser pop e comercial demais - um problema que que tem se repetido nos filmes mais recentes de Allen. O diretor parece ter optado por fazer um filme de humor negro sobre um assassino improvável, que só desejava mesmo encontrar um sentido na sua vida, mesmo que usando dos meios mais absurdos e irracionais. Para trazer essa dose de cianureto para cada momento, Allen usa e abusa de uma narração em off, que vai explicando aos poucos as motivações e pensamentos do casal protagonista. Ele, um professor com problemas pessoais que toma uma atitude extremista e ela uma aluna apaixonada platonicamente pelo professor que ela considera o mais inteligente, o mais interessante e o mais cativante homem que ela já conheceu na sua vida. No fundo não passando de uma garota inteligente, mas boba, ela vai se envolvendo em uma situação limite.

Fazendo uma comparação rápida com os antigos filmes do diretor, principalmente os que ele dirigiu nas décadas de 70 e 80, ficamos com aquela sensação incômoda que Allen escolheu o caminho mais fácil. Ao invés de investir em excelentes diálogos, na conturbada vida pessoal de seu protagonista, tirando dramas existenciais de sua vida, o diretor preferiu investir em uma trama com um assassinato meio bobo, explicações pouco convincentes e um final de comédia da Sessão da Tarde. É uma pena que ao fazer tantas concessões comerciais Allen tenha perdido a chance de dirigir mais uma pequena obra prima em sua rica filmografia.

O Homem Irracional (Irrational Man, Estados Unidos, 2015) Direção: Woody Allen / Roteiro: Woody Allen / Elenco: Joaquin Phoenix, Emma Stone, Parker Posey / Sinopse: Professor universitário em crise encontra um novo sentido na vida ao planejar o assassinato de um juiz. Ele quer sentir o gosto e as experiências de matar um ser humano, enquanto se envolve com uma aluna e outra professora da universidade onde começa a trabalhar. Filme indicado ao prêmio da Alliance of Women Film Journalists e ao Jupiter Award na categoria Melhor Atriz (Emma Stone).

Pablo Aluísio.

For the Love of Spock

Excelente esse novo documentário sobre o ator Leonard Nimoy, ou melhor dizendo, o Sr. Spock. Sim, porque é impossível separar o ator de seu mais famoso personagem. O filme foi dirigido pelo filho de Leonard, Adam, e isso trouxe uma humanidade e uma familiaridade incrível para tudo o que se vê na tela. Logo no começo Adam explica que sua intenção inicial era realizar um documentário focado exclusivamente em Spock e sua repercussão dentro do universo cultural do século XX. Esses planos iniciais mudaram radicalmente quando o ator morreu em 2015, vítima de um câncer no pulmão, causado por anos de vício em cigarros. Assim, depois do necessário tempo de luto, Adam ampliou o raio de ação de seu projeto e resolveu contar a história do homem por trás de Spock. É um trabalho, volto a frisar, realmente excelente. Somos apresentados a um aspecto íntimo da vida de Nimoy, mostrando seus aspectos positivos, como uma férrea ética de trabalho, como também a aspectos negativos, como seu problema com as bebidas, seu relacionamento complicado com o próprio filho e seus traumas do passado. Filho de um simples barbeiro de Boston, Leonard nunca foi próximo ao próprio pai que jamais o incentivou a ser um ator, a transformar esse sonho em uma profissão.

Para sobreviver, enquanto a carreira de ator não dava certo, Nimoy se virou como foi possível, afinal ele já era pai de família, mas não conseguia trabalhos como ator (talvez, muito provavelmente, por causa de sua aparência diferente). Assim ele tentou ser vendedor, construiu aquários para vender, consertava bicicletas na vizinhança, o que aparecia pela frente. Sua vida porém mudou totalmente quando caiu nas graças do diretor e produtor Gene Roddenberry que viu na aparência de Leonard a imagem certa para interpretar um alien do planeta Vulcano, um sujeito que por ter um lado humano e outro alienígena, tentava represar suas emoções. A partir daí, como todos sabemos, tudo é história. O Sr. Spock virou um ícone popular e Adam Nimoy tenta capturar tudo o que gravita em torno desse personagem único. No final das contas temos um belíssimo trabalho de resgate, não apenas de Spock e sua influência na cultura e no mundo da ciência, mas também na figura do talentoso Nimoy que certamente teve uma vida longa e próspera sob todos os sentidos.

For the Love of Spock (Estados Unidos, 2016) Direção: Adam Nimoy / Roteiro: Adam Nimoy / Elenco: Leonard Nimoy, Adam Nimoy, William Shatner, Chris Pine, Zachary Quinto, George Takei, Nicholas Meyer, Jim Parsons / Sinopse: Documentário que conta a história do ator Leonard Nimoy e seu mais famoso personagem, o vulcano Dr. Spock da mitológica série de sucesso "Jornada nas Estrelas".

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Um Lobisomem Americano em Paris

Título no Brasil: Um Lobisomem Americano em Paris
Título Original: An American Werewolf in Paris
Ano de Produção: 1997
País: Estados Unidos, França
Estúdio: Hollywood Pictures
Direção: Anthony Waller
Roteiro: Tim Burns
Elenco: Tom Everett Scott, Julie Delpy, Vince Vieluf
  
Sinopse:
Serafine Pigot (Julie Delpy) até parece uma garota normal. Apenas parece. Na verdade ela herdou por linhagem familiar uma maldição: a de se transformar em loba em determinadas circunstâncias (quando a lua cheia surge no horizonte, por exemplo). Desesperada com seu trágico destino ela resolve se matar, pulando da torre Eiffel em Paris. Acaba sendo salva por um turista americano, o jovem Andy McDermott (Tom Everett Scott). Em pouco tempo se apaixonam. Esse romance porém está obviamente fadado ao fracasso por causa justamente da maldição da lua cheia. Filme indicado ao Gérardmer Film Festival e ao MTV Movie Awards.

Comentários:

Continuação tardia e infeliz do clássico "Um Lobisomem Americano em Londres". É a tal coisa, pequenos clássicos modernos, como o filme original dessa série, não devem ganhar sequências apenas por questões financeiras. O primeiro filme só ganhou status ao longo dos anos, principalmente pelo seu roteiro sui generis e pela sempre lembrada cena de transformação em lobisomem (considerada até os dias de hoje uma das mais bem realizadas da história do cinema). Foi um ótimo terror que deveria ter ficado por aí. Acontece que a ganância dos produtores sempre fala mais alto e então resolveu-se produzir esse caça-níqueis sem graça. Aproveitando os avanços tecnológicos dos efeitos digitais o filme até capricha em cenas com os monstros - numa delas o werewolf sai de uma fonte e se balança para se enxugar, mostrando riqueza de detalhes em seus pelos. Claro que é uma cena extremamente bem feita tecnicamente, pena que o roteiro não teve o mesmo capricho. Tudo soa banal, sem novidades e cheio de clichês. O roteirista caiu na velha armadilha de escrever uma "estória igual, que pareça diferente!". Não convenceu ninguém e o filme fracassou nas bilheterias. Foi merecido. 

Pablo Aluísio.

Michelle e Obama

Título no Brasil: Michelle e Obama
Título Original: Southside with You
Ano de Produção: 2016
País: Estados Unidos
Estúdio: Get Lifted Film Company
Direção: Richard Tanne
Roteiro: Richard Tanne
Elenco: Tika Sumpter, Parker Sawyers, Vanessa Bell Calloway
  
Sinopse:
Durante o verão de 1989 um jovem estudante chamado Barack Obama (Parker Sawyers) acaba conhecendo Michelle Robinson (Tika Sumpter). Aos poucos o interesse que era puramente de amizade se transforma em um relacionamento amoroso. Mal sabiam os dois o que o futuro lhes reservaria, pois em alguns anos Obama se tornaria o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos e Michelle seria uma das mais carismáticas mulheres a ocuparem o posto de primeira dama do país. Filme indicado ao grande prêmio do júri do Sundance Film Festival.

Comentários:

Eu sou completamente desconfiado e contra filmes que retratam políticos da atualidade. Isso é fácil de entender. Um filme como esse, feito ainda durante a presidência de Obama, fica com aquele cheirinho de chapa branca, de propaganda política disfarçada. Pior é saber que o filme foi lançado bem no meio do furacão da campanha presidencial dos Estados Unidos. Pense sinceramente: dá para confiar em uma obra cinematográfica que chega nas telas de cinema justamente nesse período? Não, não dá. Para confirmar ainda todas as suspeitas o roteiro tem um leve toque de contos de fadas romântico, onde o casal Obama e Michelle não se parece muito com pessoas reais, do dia a dia, mas sim com idealizações, com personagens irreais. Tecnicamente o filme é bem feito, apesar de seu custo modesto (o orçamento contou apenas com pouco mais de 1 milhão de dólares, o que em termos de Hollywood é quase nada), mas nada retira o cheiro de comercial disfarçado do bom mocismo do Partido Democrata, um partido que diga-se de passagem de santo não tem absolutamente nada!

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

King Cobra

O roteiro desse filme é baseado numa história real, um crime que chocou Los Angeles em 2004. Tudo começa quando um jovem chamado Sean Paul Lockhart (Garrett Clayton) chega na cidade para conhecer o produtor de filmes Stephen (Christian Slater). O rapaz, como é de praxe, vem do interior sonhando em se tornar astro em Hollywood. Com ótimo visual ele percebe logo que as coisas não iriam bem pelo caminho que ele pensava. Stephen então lhe oferece um papel em sua próxima produção. Detalhe: esse seria um filme adulto para o público gay! A partir daí já sabemos mais ou menos o caminho que tudo tomará. O jovem logo se torna um astro desse tipo de filme e o produtor começa a ganhar muito dinheiro com ele - a ponto de comprar uma Ferrari novinha para a sua garagem. O problema é que Sean, agora usando o nome de Brent Corrigan, logo percebe que está sendo explorando, ganhando cachês inexpressivos enquanto Stephen está ficando rico com a comercialização de suas fitas. Ele decide romper com o produtor, mas esse registrou seu nome, o que torna impossível para Sean trabalhar em outras produtoras. Assim entra em campo um produtor rival, Joe (Franco), que fará de tudo, mas de tudo mesmo, para contratar Sean.

O cenário onde tudo se desenvolve é o meio pornô gay de Los Angeles, onde convivem os tipos mais estranhos. O filme embora tenha cenas bem ousadas de homossexualidade não avança muito nesse caminho. Ele prefere contar as relações pessoais entre todos os personagens, o que diga-se de passagem é algo mais do que complicado. Produtores gays se apaixonando por seus astros e esses, ainda bem jovens, os explorando sem receios, parece ser a rotina. As tais "produtoras" geralmente não passavam de empresas do tipo fundo de quintal, isso apesar de gerar lucros exorbitantes, mostrando bem como tudo era feito de uma forma bem amadora, gerando todo tipo de ambiente doentio entre os que trabalhavam na área. No elenco destaca-se primeiramente James Franco. Recentemente ele esteve no Brasil e foi visto indo para famosas boates gays de São Paulo. Ele justificou isso dizendo que estava fazendo laboratório para seu novo filme que é justamente esse aqui. Outro destaque é a presença do jovem ator Garrett Clayton que interpreta o ator gay que se torna sensação em Los Angeles! O que chocou na sua escolha para o elenco é que Clayton é ídolo adolescente nos EUA, onde se tornou famoso atuando em séries para o público teen do canal da Disney. Participar de um filme como esse, com esse tipo de tema, é no mínimo um rompimento com seu imagem. De qualquer maneira "King Cobra" não deixa de ser um filme bem interessante, valorizado pela participação de vários ídolos adolescentes do passado (como Alicia Silverstone e Molly Ringwald). Pode até ser um pouco ofensivo para alguns, mas no geral conta bem sua história.

King Cobra (King Cobra, Estados Unidos, 2016) Direção: Justin Kelly / Roteiro: Justin Kelly / Elenco: James Franco, Garrett Clayton, Christian Slater, Alicia Silverstone, Molly Ringwald / Sinopse: Jovem astro de filmes para o público gay acaba sendo disputado por dois produtores gananciosos de Los Angeles, o que acaba resultando em uma grande tragédia. Filme vencedor do prêmio de Melhor Direção do California Independent Film Festival.

Pablo Aluísio.

Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado

Título no Brasil: Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado
Título Original: I Know What You Did Last Summer
Ano de Produção: 1997
País: Estados Unidos
Estúdio: Mandalay Entertainment
Direção: Jim Gillespie
Roteiro: Kevin Williamson
Elenco: Jennifer Love Hewitt, Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe, Anne Heche
  
Sinopse:
Quatro jovens atropelam e matam um desconhecido na estrada. Com receios de ter problemas com a polícia eles simplesmente resolvem se livrar do corpo, o jogando no mar. O tempo passa, um ano depois, com todos pensando que tudo já foi superado, eles começam a receber mensagens onde está escrito " Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado". Pior do que isso, passam a ser perseguidos por uma sinistra figura. Filme premiado pelo MTV Movie Awards e Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films.

Comentários:
Nos anos 90 surgiram vários filmes de terror que apresentavam algumas características em comum. Uma delas era o elenco formado essencialmente por atores e atrizes que eram ao mesmo tempo ídolos adolescentes, daquele tipo de saem em revistas publicadas para o segmento teen. Outro ponto em comum era que os roteiros procuravam satirizar ou criticar indiretamente os clichês do gênero. Era um tipo de argumento que procurava passar a ideia de que era bem esperto ou inteligente. Por fim a maioria desses filmes de terror para adolescentes se tornaram franquias de sucesso no cinema, dando origem a inúmeras continuações, algumas bem ruins. Todas essas características podem ser encontradas nesse "I Know What You Did Last Summer". O curioso é que o nome mais importante aqui não é a do diretor Jim Gillespie. que logo desaparecia de cena, mas sim do roteirista Kevin Williamson que pode ser perfeitamente considerado o "Papa" desse tipo de horror. Ele foi a mente pensante por trás de "Pânico" (o filme que deu origem a tudo), "Prova Final" e "Tentação Fatal", três "clássicos" desse estilo. Depois foi para a TV onde escreveu roteiros para séries de sucesso do tipo "Dawson's Creek" e "The Vampire Diaries", ou seja, misturar terror com modinhas adolescentes é sua especialização. Diante de tudo isso não posso dizer que gosto de seu estilo. Em minha opinião Kevin Williamson pode realmente ter feito muito sucesso de bilheteria e ficado podre de rico por essa razão, mas convencer mesmo, nunca me convenceu. Seus filmes de horror teen não assustariam mesmo veteranos dos filmes de terror, são inofensivos demais para isso.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Homens Perigosos

Título no Brasil: Homens Perigosos
Título Original: Hoodlum
Ano de Produção: 1997
País: Estados Unidos
Estúdio: United Artists
Direção: Bill Duke
Roteiro: Chris Brancato
Elenco: Laurence Fishburne, Andy Garcia, Tim Roth, Vanessa Williams
  
Sinopse:
Na década de 1930 duas quadrilhas disputam entre si o poder no bairro negro do Harlem. De um lado está o gangster Bumpy Johnson (Laurence Fishburne), um criminoso frio e violento. Do outro lado está o grupo liderado por Dutch Schultz (Tim Roth), famoso chefão da máfia judaica que deseja ter o controle de toda a cidade para si. No meio de tudo fica a população, com índices de criminalidade cada vez maiores.

Comentários:
Curiosamente o ator Laurence Fishburne já havia interpretado antes o gangster Bumpy Johnson. Isso aconteceu no filme de Francis Ford Coppola chamado "Cotton Club". Por isso alguns pensaram de forma equivocada que esse filme seria uma espécie de sequência do filme de Coppola. Não era, foi tudo apenas uma mera coincidência. Além disso "Cotton Club" se focava principalmente no cenário musical daqueles tempos, ao invés desse que era basicamente um filme sobre crimes e violência. Um dos destaques interessantes é a presença do ator Andy Garcia interpretando o famoso (ou infame, dependendo do ponto de vista) Lucky Luciano. Na época de lançamento do filme houve um certo mal estar pelo fato do descendente de imigrantes latinos Garcia surgir no filme interpretando Luciano, um símbolo da máfia italiana. Bobagem, como sempre Garcia está muito bem, se transformando em uma das melhores coisas da fita. Bem produzido, com boas cenas de tiroteios - inclusive com a famosa metralhadora Thompson, conhecida como Machine Gun pelos criminosos - o filme certamente cairá no gosto de quem gosta de filmes policiais da velha escola, passado na era dos grandes gangsters americanos dos anos 30 e 40.

Pablo Aluísio.

Reviravolta

Título no Brasil: Reviravolta
Título Original: U Turn
Ano de Produção: 1997
País: Estados Unidos
Estúdio: TriStar Pictures
Direção: Oliver Stone
Roteiro: John Ridley
Elenco: Sean Penn, Jennifer Lopez, Nick Nolte, Billy Bob Thornton, Jon Voight
  
Sinopse:
Ferido, após ter dois dedos arrancados por agiotas violentos, Bobby (Sean Penn) decide fugir pelo deserto do Arizona em seu velho carro. Quando esse apresenta problemas mecânicos ele precisa parar no meio de uma pequena cidade. Lá acaba conhecendo um mecânico com problemas de retardo mental chamado Darrell (Billy Bob Thornton) e uma sensual mulher, Grace McKenna (Jennifer Lopez) que prontamente o seduz. O problema porém é que ela é casada com o violento Jack (Nick Nolte).

Comentários:
O diretor Oliver Stone entrou muito rapidamente em decadência em sua carreira. Se formos analisar bem sua filmografia vamos constatar que ele saiu da glória absoluta, com a consagração de seu "Platoon" no Oscar, para filmes sem maior repercussão em termos de público e crítica. Em menos de dez anos ele caiu muito em Hollywood. Seus filmes posteriores, apesar de ter certa qualidade, começaram a ser ignorados completamente. Um exemplo podemos encontrar aqui nesse "U Turn". Essa produção modesta (custo de apenas 9 milhões de dólares) sequer chegou aos cinemas brasileiros, sendo lançado diretamente no mercado de vídeo. Na verdade pouca gente comprou a ideia de ver um romance ardente (supostamente ardente, já que isso não se concretizou nas telas) entre o marrento Sean Penn e a inexpressiva Jennifer Lopez. Ok, a cantora poderia estar no auge de sua beleza física, mas como atriz era uma lástima. Pior é que Stone, apesar de ser um cineasta competente e veterano, insistiu nos poucos dotes dramáticos dela, comprometendo completamente o resultado final. Para não dizer que em termos de atuação o filme é um completo fracasso, vale lembrar as presenças talentosas do trio formado por Nick Nolte, Billy Bob Thornton e Jon Voight. Infelizmente nenhum deles tem muito espaço. Assim o filme naufraga completamente nas curvas de Jennifer Lopez, que como atriz não passava de uma boa cantora.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Corre Homem, Corre

Título no Brasil: Corre Homem, Corre
Título Original: Corri Uomo Corri
Ano de Produção: 1968
País: Itália, França
Estúdio: Chretien Films, CFDC
Direção: Sergio Sollima
Roteiro: Pompeo De Angelis, Sergio Sollima
Elenco: Tomas Milian, Donald O'Brien, John Ireland

Sinopse:
Durante a revolução mexicana um tesouro avaliado em três milhões de dólares é devidamente escondido no meio do deserto. Após várias mortes o seu paradeiro é finalmente revelado, causando uma disputa violenta e intensa entre pistoleiros, renegados, caçadores de recompensas e aventureiros de todos os tipos. Apenas o mais rápido no gatilho e o mais destemido colocará as mãos nessa verdadeira fortuna em ouro puro, oculto nas areias escaldantes do deserto!

Comentários:
Uma espécie de sequência tardia do filme "O Dia da Desforra" (La Resa Dei Conti de 1966). Naquele filme surgiu a figura de Cuchillo Sanchez. Para o diretor Sergio Sollima aquele era um personagem tão interessante que merecia ter seu próprio filme solo. Assim o cineasta escreveu o esboço do roteiro que foi posteriormente lapidado pelo roteirista Pompeo De Angelis. Curiosamente o diretor explicaria anos depois que esse personagem havia sido criado usando como fonte de inspiração o famoso e ícone papel interpretado por Toshiro Mifune no filme "Os Sete Samurais" de Akira Kurosawa. Se isso é um fato ou apenas uma forma de valorizar o filme em si não sabemos, o que podemos dizer com certeza é que o filme é de certo modo um espelho das principais diretrizes usadas pela indústria italiana de cinema em relação aos filmes de faroeste produzidos por lá. O clima é de um realismo forçado, sórdido, onde todos correm atrás da fortuna sem se importar minimamente com os danos e efeitos criminosos que isso possam acarretar. Talvez por isso, por ser tão simbólico, " Corre Homem, Corre" sempre se faz presente em listas que tentam enumerar os melhores westerns spaghettis da década de 1960. Um filme apreciado pelos especialistas do gênero, que carrega todas as características que fizeram a fama do estilo dentro do cinema da época. Praticamente uma cartilha bem elaborada de como eram feitos os faroestes italianos de então.

Pablo Aluísio.

O Triunfo de Um Homem Chamado Cavalo

Título no Brasil: O Triunfo de Um Homem Chamado Cavalo
Título Original: Triumphs of a Man Called Horse
Ano de Produção: 1983
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Broadcasting System (CBS)
Direção: John Hough
Roteiro: Dorothy M. Johnson, Jack DeWitt
Elenco: Richard Harris, Michael Beck, Ana De Sade
  
Sinopse:
John Morgan (Richard Harris), conhecido pelos nativos Sioux como "O Homem Chamado Cavalo" descobre que um grupo de homens brancos, gananciosos e sem escrúpulos, estão manipulando os indígenas para que eles novamente entrem em guerra contra as tropas da cavalaria do exército americano. A intenção é que toda a tribo seja dizimada, pois ouro foi encontrado em suas terras, na reserva destinado para a sobrevivência daquele povo.

Comentários:
Terceiro e último filme da trilogia "A Man Called Horse" iniciada em 1970 com "Um Homem Chamado Cavalo", seguida da sequência "O Retorno do Homem Chamado Cavalo" em 1976. Como era de se esperar esse é filme mais fraco de todos. Para começar ele não foi rodado para ser exibido nos cinemas, mas sim na TV, no canal americano CBS. Sendo um telefilme não ganhou a riqueza de detalhes que uma produção cinematográfica geralmente apresenta. No Brasil chegou a ser lançado no mercado de vídeo VHS, mas sem muita repercussão. Com um roteiro mais simples, a grande atração vai novamente para o ator Richard Harris. Aliás sua presença é a única razão maior para o cinéfilo conferir essa produção. Curiosamente esse western quase foi dirigido pelo mestre Sam Peckinpah, a convite de Harris. Infelizmente ele não conseguiu se entender com a CBS, sendo colocado em seu lugar o diretor John Hough que dirigiu vários filmes para a Disney. Então é isso, nada de muito relevante ou importante, apenas um adeus singelo de um grande personagem e uma grande estória passada no velho oeste.

Pablo Aluísio.

domingo, 4 de dezembro de 2016

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Newt Scamander (Eddie Redmayne) chega em Nova Iorque, durante a década de 1920, para adquirir uma nova espécime para sua coleção. Ele é um bruxo, especialista em animais mágicos. Ao chegar lá acaba perdendo sua mala especial, onde coloca todos os tipos de animais fantásticos. Em pouco tempo acaba se vendo em um verdadeiro caos, pois alguns de seus bichinhos fogem, trazendo grandes problemas para ele. Ao mesmo tempo a cidade parece ser atacada por uma criatura desconhecida, que fora de controle, começa a destruir ruas e prédios. Cabe agora a Scamander a complicada tarefa de reunir todos os seus animais fugitivos, enquanto enfrenta a terrível besta desconhecida. Essa é a nova franquia da Warner Bros passada no mesmo universo de Harry Potter. Como está acontecendo com "Star Wars" os estúdios finalmente entenderam que podem explorar outras estórias dentro de universos de sucesso, já testados nas telas de cinema. É uma ótima jogada de marketing, além de ser uma boa notícia para quem curte os filmes. Assim a escritora J.K. Rowling (que escreveu os livros de Harry Potter) adaptou ela mesma para o cinema essa nova série. Pela primeira vez escrevendo um roteiro para o cinema, ele acabou se saindo muito bem, pois o enredo se mostra bem desenvolvido, sem grandes arestas a promover.

Com orçamento milionário e produção realmente excelente, o diretor David Yates teve todos os meios disponíveis para contar a estória. De maneira em geral é realmente um bom filme, pura diversão pop, que vai agradar aos fãs de Harry Potter. O protagonista Newt Scamander (bem interpretado por Eddie Redmayne) é um sujeito tímido, nerd, que prefere mais a companhia de seus bichos mágicos do que de seres humanos. Não tem o mesmo carisma que o garoto Potter. Talvez esse seja um problema para os próximos filmes. Será que esse introvertido Newt dará conta do recado e manterá o interesse dos fãs filme após filme? Eu tenho minhas dúvidas. Em termos de elenco temos algumas boas presenças. Digo presenças porque os grandes atores não possuem muito espaço dentro do filme. Colin Farrell é um vilão coadjuvante e vacilante, que age pouco, em momentos esparsos. E se você é fã de Johnny Depp... bom, ele tem apenas uma apresentação rápida em cena. Apenas abre caminho para o rol de maldades que fará nos filmes que virão. O veterano Jon Voight também não tem muito espaço. Interpretando um magnata da imprensa, ele tem apenas duas ou três cenas. Pior acontece com Ron Perlman que sequer aparece em carne e osso. Ele apenas dubla uma criatura, um traficante de animais que se encontra com Newt em um bar cheio de criminosos. Então é isso. Tecnicamente perfeito, com roteiro bem estruturado, esse novo filme chega cheio de pretensões comerciais e artísticas. Vai dar certo essa nova franquia Potter? Só o tempo dirá...

Animais Fantásticos e Onde Habitam (Fantastic Beasts and Where to Find Them, Estado Unidos, 2016) Direção: David Yates / Roteiro: J.K. Rowling / Elenco: Eddie Redmayne, Colin Farrell, Johnny Depp, Katherine Waterston, Ron Perlman, Jon Voight, Alison Sudol / Sinopse: Especialista em animais mágicos, Newt (Redmayne) passa por apuros enquanto tenta recuperar sua mala enfeitiçada , ao mesmo tempo em que combate uma criatura desconhecida de grande poder.

Pablo Aluísio.