terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Homens Perigosos

Título no Brasil: Homens Perigosos
Título Original: Hoodlum
Ano de Produção: 1997
País: Estados Unidos
Estúdio: United Artists
Direção: Bill Duke
Roteiro: Chris Brancato
Elenco: Laurence Fishburne, Andy Garcia, Tim Roth, Vanessa Williams
  
Sinopse:
Na década de 1930 duas quadrilhas disputam entre si o poder no bairro negro do Harlem. De um lado está o gangster Bumpy Johnson (Laurence Fishburne), um criminoso frio e violento. Do outro lado está o grupo liderado por Dutch Schultz (Tim Roth), famoso chefão da máfia judaica que deseja ter o controle de toda a cidade para si. No meio de tudo fica a população, com índices de criminalidade cada vez maiores.

Comentários:
Curiosamente o ator Laurence Fishburne já havia interpretado antes o gangster Bumpy Johnson. Isso aconteceu no filme de Francis Ford Coppola chamado "Cotton Club". Por isso alguns pensaram de forma equivocada que esse filme seria uma espécie de sequência do filme de Coppola. Não era, foi tudo apenas uma mera coincidência. Além disso "Cotton Club" se focava principalmente no cenário musical daqueles tempos, ao invés desse que era basicamente um filme sobre crimes e violência. Um dos destaques interessantes é a presença do ator Andy Garcia interpretando o famoso (ou infame, dependendo do ponto de vista) Lucky Luciano. Na época de lançamento do filme houve um certo mal estar pelo fato do descendente de imigrantes latinos Garcia surgir no filme interpretando Luciano, um símbolo da máfia italiana. Bobagem, como sempre Garcia está muito bem, se transformando em uma das melhores coisas da fita. Bem produzido, com boas cenas de tiroteios - inclusive com a famosa metralhadora Thompson, conhecida como Machine Gun pelos criminosos - o filme certamente cairá no gosto de quem gosta de filmes policiais da velha escola, passado na era dos grandes gangsters americanos dos anos 30 e 40.

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. SE esqueceram que o Andy Garcia também foi o filho bastardo do Sonny corleone e depois ate se tornou o chefe da família no Godfather 3?

    O Andy Garic, mesmo sendo latino, pode interpretar um italiano tranquilamente e vou mais longe, ele é tão bom que se desejar ser um negão so Zibabue n´so acreditaremos.

    Eu já li a biografia do Luck Luciano e acredite, ele era O CARA, mas nunca foi boa pinta como o Andy Garcia.

    ResponderExcluir
  2. SE esqueceram que o Andy Garcia também foi o filho bastardo do Sonny corleone e depois ate se tornou o chefe da família no Godfather 3?

    O Andy Garic, mesmo sendo latino, pode interpretar um italiano tranquilamente e vou mais longe, ele é tão bom que se desejar ser um negão so Zibabue n´so acreditaremos.

    Eu já li a biografia do Luck Luciano e acredite, ele era O CARA, mas nunca foi boa pinta como o Andy Garcia.

    ResponderExcluir
  3. Em tempo: o roteirista Cris Brancato é o grande produtor do sucesso Narcos, com o nosso Vagner Moura como Pablo Escobar, Arquivo X e outras grandes séries da atualidade.

    ResponderExcluir
  4. Puro preconceito. A sociedade americana, como sabemos, é bem isso. Na mente essa gente latinos só podem interpretar latinos, italianos só podem interpretar italianos e por aí vai. Uma grande bobagem.

    ResponderExcluir
  5. É verdade, mas o engraçado é que os italianos também são latinos e todos esquecem disso.

    ResponderExcluir
  6. Todos que falam idiomas ou são herdeiros da cultura clássica, do latim (da Roma antiga) é um latino. E isso passa longe de ser um demérito, muito pelo contrário. A cultura latina moldou a civilização ocidental tal como a conhecemos hoje em dia!

    ResponderExcluir