terça-feira, 10 de janeiro de 2006

Joel McCrea

Joel McCrea
Foi um dos atores mais populares do faroeste americano. Segue um pequeno resumo biográfico sobre ele. Uma das grandes estrelas dos faroestes americanos e também um protagonista muito popular em filmes convencionais. Ele nasceu e foi criado nos arredores de Hollywood e quando menino começou a se interessar pelos filmes que estavam sendo feitos por toda parte. Ele estudou atuação no Pomona College e teve alguma experiência no palco no Pasadena Community Playhouse, onde outras futuras estrelas como Randolph Scott, Robert Young e Victor Mature também teriam sua primeira experiência.

Joel McCrea trabalhou como figurante após se formar na University of Southern California em 1928 e fez alguns trabalhos de dublê. Em um raro caso de um figurante ser escolhido na multidão para desempenhar um papel importante, McCrea teve a chance de participar em filmes que fizeram sucesso nas bilheterias. Seguiu-se um contrato na MGM e, em seguida, um contrato melhor na RKO. Will Rogers gostou do jovem (eles compartilhavam o amor por fazendas e laços) e fez muito para elevar a carreira de McCrea.

Sua boa aparência, saudável e modos calmos logo foram procurados, principalmente em dramas e comédias românticas, e ele se tornou um protagonista cada vez mais popular. Ele esperava se concentrar nos faroestes, mas vários anos se passaram antes que ele pudesse convencer os diretores do estúdio a escalá-lo para um. Quando ele teve sucesso naquele gênero, mais e mais faroestes vieram em seu caminho. Mas ele continuou a deixar sua marca em outros tipos de filmes e mostrou-se particularmente adepto da comédia leve de Preston Sturges, para quem fez vários filmes.

No final dos anos 40, sua concentração estava voltada para os faroestes, e ele fez poucos fora desse gênero cinematográfico. Ele acabou ficando imensamente popular atuando em filmes de western. Joel McCrea e Randolph Scott, cuja carreira se assemelha fortemente à dele, saíram da aposentadoria para fazer um clássico do gênero, "Pistoleiro do Entardecer" de Sam Peckinpah, lançado no ano de 1962. Scott permaneceu aposentado depois disso; McCrea fez algumas aparições em pequenos filmes depois, mas se contentou principalmente em manter sua vida como um cavalheiro e um fazendeiro. Ele foi casado por cinquenta e sete anos com a atriz Frances Dee.

Pablo Aluísio.

Um comentário: