quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado

Título no Brasil: Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado
Título Original: I Know What You Did Last Summer
Ano de Produção: 1997
País: Estados Unidos
Estúdio: Mandalay Entertainment
Direção: Jim Gillespie
Roteiro: Kevin Williamson
Elenco: Jennifer Love Hewitt, Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe, Anne Heche
  
Sinopse:
Quatro jovens atropelam e matam um desconhecido na estrada. Com receios de ter problemas com a polícia eles simplesmente resolvem se livrar do corpo, o jogando no mar. O tempo passa, um ano depois, com todos pensando que tudo já foi superado, eles começam a receber mensagens onde está escrito " Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado". Pior do que isso, passam a ser perseguidos por uma sinistra figura. Filme premiado pelo MTV Movie Awards e Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films.

Comentários:
Nos anos 90 surgiram vários filmes de terror que apresentavam algumas características em comum. Uma delas era o elenco formado essencialmente por atores e atrizes que eram ao mesmo tempo ídolos adolescentes, daquele tipo de saem em revistas publicadas para o segmento teen. Outro ponto em comum era que os roteiros procuravam satirizar ou criticar indiretamente os clichês do gênero. Era um tipo de argumento que procurava passar a ideia de que era bem esperto ou inteligente. Por fim a maioria desses filmes de terror para adolescentes se tornaram franquias de sucesso no cinema, dando origem a inúmeras continuações, algumas bem ruins. Todas essas características podem ser encontradas nesse "I Know What You Did Last Summer". O curioso é que o nome mais importante aqui não é a do diretor Jim Gillespie. que logo desaparecia de cena, mas sim do roteirista Kevin Williamson que pode ser perfeitamente considerado o "Papa" desse tipo de horror. Ele foi a mente pensante por trás de "Pânico" (o filme que deu origem a tudo), "Prova Final" e "Tentação Fatal", três "clássicos" desse estilo. Depois foi para a TV onde escreveu roteiros para séries de sucesso do tipo "Dawson's Creek" e "The Vampire Diaries", ou seja, misturar terror com modinhas adolescentes é sua especialização. Diante de tudo isso não posso dizer que gosto de seu estilo. Em minha opinião Kevin Williamson pode realmente ter feito muito sucesso de bilheteria e ficado podre de rico por essa razão, mas convencer mesmo, nunca me convenceu. Seus filmes de horror teen não assustariam mesmo veteranos dos filmes de terror, são inofensivos demais para isso.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★
    Cotação Geral: ★★
    Nota Geral: 6.0

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Avaliação:
    Direção: ★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★
    Cotação Geral: ★★
    Nota Geral: 6.0

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  3. O problema Pablo é que cada destes filmes gerou uma paródia e agora eu não consigo mais ver os originais porque estou sempre esperando a piada.

    ResponderExcluir
  4. É verdade. A sátira corrói o filme original.

    ResponderExcluir