sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

For the Love of Spock

Excelente esse novo documentário sobre o ator Leonard Nimoy, ou melhor dizendo, o Sr. Spock. Sim, porque é impossível separar o ator de seu mais famoso personagem. O filme foi dirigido pelo filho de Leonard, Adam, e isso trouxe uma humanidade e uma familiaridade incrível para tudo o que se vê na tela. Logo no começo Adam explica que sua intenção inicial era realizar um documentário focado exclusivamente em Spock e sua repercussão dentro do universo cultural do século XX. Esses planos iniciais mudaram radicalmente quando o ator morreu em 2015, vítima de um câncer no pulmão, causado por anos de vício em cigarros. Assim, depois do necessário tempo de luto, Adam ampliou o raio de ação de seu projeto e resolveu contar a história do homem por trás de Spock. É um trabalho, volto a frisar, realmente excelente. Somos apresentados a um aspecto íntimo da vida de Nimoy, mostrando seus aspectos positivos, como uma férrea ética de trabalho, como também a aspectos negativos, como seu problema com as bebidas, seu relacionamento complicado com o próprio filho e seus traumas do passado. Filho de um simples barbeiro de Boston, Leonard nunca foi próximo ao próprio pai que jamais o incentivou a ser um ator, a transformar esse sonho em uma profissão.

Para sobreviver, enquanto a carreira de ator não dava certo, Nimoy se virou como foi possível, afinal ele já era pai de família, mas não conseguia trabalhos como ator (talvez, muito provavelmente, por causa de sua aparência diferente). Assim ele tentou ser vendedor, construiu aquários para vender, consertava bicicletas na vizinhança, o que aparecia pela frente. Sua vida porém mudou totalmente quando caiu nas graças do diretor e produtor Gene Roddenberry que viu na aparência de Leonard a imagem certa para interpretar um alien do planeta Vulcano, um sujeito que por ter um lado humano e outro alienígena, tentava represar suas emoções. A partir daí, como todos sabemos, tudo é história. O Sr. Spock virou um ícone popular e Adam Nimoy tenta capturar tudo o que gravita em torno desse personagem único. No final das contas temos um belíssimo trabalho de resgate, não apenas de Spock e sua influência na cultura e no mundo da ciência, mas também na figura do talentoso Nimoy que certamente teve uma vida longa e próspera sob todos os sentidos.

For the Love of Spock (Estados Unidos, 2016) Direção: Adam Nimoy / Roteiro: Adam Nimoy / Elenco: Leonard Nimoy, Adam Nimoy, William Shatner, Chris Pine, Zachary Quinto, George Takei, Nicholas Meyer, Jim Parsons / Sinopse: Documentário que conta a história do ator Leonard Nimoy e seu mais famoso personagem, o vulcano Dr. Spock da mitológica série de sucesso "Jornada nas Estrelas".

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★★
    Elenco: ★★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. O Spock é mais cool que o Steve Mcqueen, o Dean Martin, e o Ken Takakura juntos. E a isso se deve o incrível sucesso deste personagem. O Leonard Nimoy lhe imprimiu uma personalidade que é inatingível a qualquer ser humano, mas que estes sonham poder ter. O que supera a frase que ele diz sempre quando olha na tela da ponte de comando e a Enterprise está prestes a ser aniquilada por uma nave alienígena com poder de destruição apocalíptica? "FASCINANTE!" Quem não gostaria de ser assim?

    ResponderExcluir
  3. Spock talvez seja (muito provavelmente é mesmo) o personagem de sci-fi mais famoso e festejado da cultura pop. Não vejo nada parecido. E pensar que ele foi criado meio que na base do trash, com orelhas pontudas e tudo mais. A personalidade porém o salvou e lhe deu a eternidade. É um personagem que sempre estará por aí, tanto nas velhas reprises da série original como nos novos filmes que virão. Star Trek é para sempre, não tem jeito.

    ResponderExcluir