segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Corre Homem, Corre

Título no Brasil: Corre Homem, Corre
Título Original: Corri Uomo Corri
Ano de Produção: 1968
País: Itália, França
Estúdio: Chretien Films, CFDC
Direção: Sergio Sollima
Roteiro: Pompeo De Angelis, Sergio Sollima
Elenco: Tomas Milian, Donald O'Brien, John Ireland

Sinopse:
Durante a revolução mexicana um tesouro avaliado em três milhões de dólares é devidamente escondido no meio do deserto. Após várias mortes o seu paradeiro é finalmente revelado, causando uma disputa violenta e intensa entre pistoleiros, renegados, caçadores de recompensas e aventureiros de todos os tipos. Apenas o mais rápido no gatilho e o mais destemido colocará as mãos nessa verdadeira fortuna em ouro puro, oculto nas areias escaldantes do deserto!

Comentários:
Uma espécie de sequência tardia do filme "O Dia da Desforra" (La Resa Dei Conti de 1966). Naquele filme surgiu a figura de Cuchillo Sanchez. Para o diretor Sergio Sollima aquele era um personagem tão interessante que merecia ter seu próprio filme solo. Assim o cineasta escreveu o esboço do roteiro que foi posteriormente lapidado pelo roteirista Pompeo De Angelis. Curiosamente o diretor explicaria anos depois que esse personagem havia sido criado usando como fonte de inspiração o famoso e ícone papel interpretado por Toshiro Mifune no filme "Os Sete Samurais" de Akira Kurosawa. Se isso é um fato ou apenas uma forma de valorizar o filme em si não sabemos, o que podemos dizer com certeza é que o filme é de certo modo um espelho das principais diretrizes usadas pela indústria italiana de cinema em relação aos filmes de faroeste produzidos por lá. O clima é de um realismo forçado, sórdido, onde todos correm atrás da fortuna sem se importar minimamente com os danos e efeitos criminosos que isso possam acarretar. Talvez por isso, por ser tão simbólico, " Corre Homem, Corre" sempre se faz presente em listas que tentam enumerar os melhores westerns spaghettis da década de 1960. Um filme apreciado pelos especialistas do gênero, que carrega todas as características que fizeram a fama do estilo dentro do cinema da época. Praticamente uma cartilha bem elaborada de como eram feitos os faroestes italianos de então.

Pablo Aluísio.

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