terça-feira, 7 de maio de 2024

A Ponte da Desilusão

Título no Brasil: A Ponte da Desilusão
Título Original: Die Brücke
Ano de Lançamento: 1959
País: Alemanha Ocidental
Estúdio: Deutsche Film Hansa
Direção: Bernhard Wicki
Roteiro: Manfred Gregor, Michael Mansfeld
Elenco: Volker Bohnet, Fritz Wepper, Michael Hinz

Sinopse:
Na fase final da Segunda Grande Guerra Mundial, o exército da Alemanha nazista começa a recrutar jovens e adolescentes para lutarem contra o inimigo. E um grupo de jovens de uma pequena cidade é levada para defender a ponte de entrada de sua comunidade contra uma linha de tanques de guerra do exército dos Estados Unidos. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. 

Comentários:
Uma das coisas mais cruéis da Segunda Guerra aconteceu quando Hitler mandou alistar jovens da Alemanha para defender o país da invasão dos aliados. Como grande parte dos homens adultos já estavam mortos por longos anos de batalhas ferozes, só sobrou mesmo os meninos para lutar. E assim foi feito. Deram armas, equipamentos, fardas e quase nenhum treinamento para esses garotos. E eles foram jogados em situações extremas, como a mostrada nesse filme. Imagine esses meninos tendo que enfrentar um batalhão de tanques de guerra do exército americano. Era obviamente a prévia de um grande massacre. Os eventos mostrados no filme são baseados em fatos reais, o que deixa tudo ainda mais terrível. Enfim, excelente filme alemão feito no pós-guerra. Uma forma de denunciar mais esse absurdo que aconteceu durante o regime nazista naquela nação. 

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Mais um título brasileiro acachapante.

    ResponderExcluir
  2. O Hitler é tido como um grande estrategista, mas a sua resistência em abrir recrutamento enquanto esatvam ganhando a guerra e ficar só com o exército regular, apesar de ter sido advertido pelos seus conselheiros que isso era uma temeridade, pode ter lhe custado a vitória e levou a esse absurdo do desespero no alistamento de crianças, quando ja era tarde demais.

    ResponderExcluir
  3. Outro filme dos tempos em que os títulos nacionais eram pura poesia!

    ResponderExcluir
  4. O Hitler tinha o conhecimento militar de um cabo. Foi a única patente que ele teve nas forças armadas. Um exército comandado por um cabo não pode dar certo mesmo...

    ResponderExcluir