terça-feira, 26 de maio de 2009

Crônicas Existenciais - Parte 2

Estudantes: Limites e Barreiras
Pois é, você se esforça muito e tenta subir na vida. Esse é o passo inicial. Faça isso mesmo, vaí em frente, não estou aqui para desanimar ninguém. Entretanto em termos de Brasil nada vai ser fácil na sua vida. Ontem vi que pelo menos cinquenta por cento dos jovens deixaram de fazer o ENEM e dos que fizeram a inscrição, metade não foi fazer a prova. É um clima de falta de esperança terrível, não tem como negar isso. 

Eu batalhei para entrar na universidade nos anos 90. Havia todo um clima de empolgação entre os jovens brasileiros daquela época. Muita esperança no ar. E alguns deles realmente conseguiram se firmar em suas profissões. Entretanto muitos não conseguiram. A grande maioria não conseguiu. Ficaram desempregados. E Olha que ficar desempregado com diploma na mão é muito pior do que ficar desempregado sem diploma. Isso porque aquele que nunca estudou não criou expectativas. As pessoas esperavam por seu fracasso mesmo.

Agora ser um desempregado com nível superior é fogo! E tudo piora se você tem um monte de parentes imbecis, alguns verdadeiros escrotos que torciam contra você mesmo. Gente da pior laia. Pois bem, eu tenho um monte desses imbecis em meu entorno, só que como sempre me afasto de gente tóxica, quase não os vejo e graças a Deus! Essa gente é triplamente asquerosa. Não ligue se é parente! Se for canalha mande para aquele lugar sem hesitar. Familismo é uma das maiores merdas já inventadas na sociedade. 

Então existirá muitos limites e barreiras, ainda mais se você for um jovem estudante pobre. Vai ter barreira para comprar livros, para fazer cursos de pós-graduação, problemas até mesmo para pagar as inscrições dos concursos que você escolher. Uma vez ouvi de um jovem cliente meu que ele não tinha ido para a universidade porque sua família não tinha como pagar as passagens de onibus! Fiquei horrorizado em ouvir aquilo. Muitos não se dão conta de como há pobreza extrema em nosso país! Não vai ser fácil mesmo vencer com seus estudos. Daí um dia você acorda, descobre que está com os cabelos brancos e não conseguiu muita coisa. É frustrante mesmo. Tem que ter muito preparo intelectual e espiritual para aguentar essa situação toda. Definitivamente não ser fácil vencer nessa vida, nesse Brasil, apenas com seus estudos. 

Pablo Aluísio. 

Um comentário: