domingo, 3 de maio de 2009

Breves Crônicas - Parte VI

É tóxico? Mantenha distância!
Há tempos eu já venho escrevendo aqui no blog sobre pessoas tóxicas e a necessidade de se afastar de gente assim. Então eis que navegando pelo Youtube eu vi uma matéria excelente na BBC Brasil relatando justamente isso. O distanciamento que vem crescendo dentro das famílias justamente por razões como essas. Ainda mais em tempos como os atuais onde os mais velhos parecem intoxicados por péssimos sentimentos, fascismo, preconceitos, patifaria...

Eu apenas vou repetir do que venho escrevendo há tempos: Procure se afastar de pessoas com comportamento tóxico. Saía de perto, não dê atenção. Diga alô e depois diga ate mais. Hello Goodbye, é isso aí. Quem é tóxico mesmo pra valer vem para lhe fazer mal, vem para satirizar, vem para humilhar, vem para ofender. Mantenha máxima distância dessas pessoas pelo seu próprio bem, pelo bem de sua saúde mental.

È justamente o que tenho feito. E quer saber? Minha vida melhorou muito. Eu dispensei até mesmo um "amigo" de longos anos. O sujeito havia se tornado uma presença tóxica em minha vida. Seu grau de toxicidade era concreto. Eu já queria ter me livrado há anos desse tipo, mas só recentemente tive a oportunidade de me afastar. Espero nunca mais ver na minha frente. Que tóxico que nada, eu quero é ser feliz!

Gilberto Gil se torna imortal
Gilberto Gil se tornou o novo membro da Academia Brasileira de Letras. Eu particularmente fiquei feliz. Penso que toda classe artística merece representação na ABL. Quando um cantor e compositor como Gil se torna imortal ele automaticamente se torna representante de toda a sua classe musical. E isso é importante. Claro houve quem criticasse, mas esse tipo de ponto de vista na minha forma de pensar não tem razão de ser.

No meu ponto de vista as pessoas podem até criticar sua entrada na ABL baseado em sua obra, por acharem que não seria para tanto, mas é um erro criticar só pelo fato dele ser cantor e compositor. Música tem letra e letra é poesia. E a ABL é uma Academia de Letras, ou seja, não se torna membro apenas escritores de livros. Poetas e todo artista que lide com letras também pode ser membro. Uma atriz que lida com textos também pode ser membro como aconteceu com Fernanda Montenegro. E assim ela se torna também representante de sua classe profissional, a dos atores e atrizes. Eu que sempre amei cinema só tenho a bater palmas.

Agora o que poucos críticos assumem é que seu ressentimento muitas vezes tem raízes em racismo e preconceito social. O Gilberto Gil é um homem negro e hoje no Brasil o racismo saiu do armário. Além disso ele é um artista de esquerda o que o coloca em rota de colisão com esses reacionários que infelizmente infestam o debate na internet. Não tem importância. Basta ouvir um álbum das melhores canções do Gil para perceber que sua entrada na ABL foi muito justa. Talento não lhe falta, certamente. Parabéns Gilberto Gil. Deixo aqui meus sinceros e humildes aplausos. (11/04/22). 

Carta a um amigo tóxico
Eu fui seu amigo por anos, mas o passado é o passado. O futuro é mais importante. As lembranças dos bons tempos de escola ficarão para sempre. Entretanto não sou mais o homem de outrora. Cresci, procuro hoje em dia ser um homem melhor. Percebo que muitas vezes agi mal, agi também com toxicidade. Não sou santo e provavelmente nunca serei, só que é importante evoluir mais e mais nessa jornada chamada vida.

Eu quero que você seja feliz, com sua família e que tudo em seu caminho seja crivado de êxitos e sucessos. Apenas não quero mais ser seu amigo. Estamos em caminhos opostos da estrada. Não vou aqui colocar as atitudes suas que considerei serem bem tóxicas. Não cabe a mim apontar o dedo em sua direção. Apenas avaliei como comportamento tóxico suas atitudes e não quero mais estar perto de pessoas assim. Essa é uma decisão que tomei não faz muito tempo e tem me feito muito bem. Estou até respirando melhor, dormindo melhor. Gente tóxica faz mal. Isso é um fato!

A psicologia deixa isso bem claro. Afaste-se de pessoas tóxicas para o bem de sua própria saúde mental. Eu quero ser feliz, quero lutar pelos meus objetivos, mas sem ter alguém me julgando ou fazendo deboche. Não digo que você fez isso, mas já me afastei de pessoas justamente por essa razão. A pessoa tóxica não traz crescimento, não traz evolução, só atraso de vida. Então é isso. Obrigado pelo passado, pelos bons e divertidos momentos passados juntos. E obrigado também por me aturar em meus dias de bobagem. Só que agora vamos seguir caminhando, mas em estradas separadas. Até um dia, quem sabe nos esbarramos por aí na vida. Tudo de bom e até a próxima. 

O Velho Picareta
O velho picareta está ficando aleijado. Passou a vida passando a perna nos outros. É de natureza picareta. Agora velho tenta salvar sua alma podre. Construiu uma capelinha para ver se Deus salva sua alma sebosa. Será que vai dar certo? Picareta é picareta! Passa a perna dos vivos nessa vida e se bobear passa a perna em Deus no mundo espiritual também. O velho picareta não cansa de ser picareta.

Agora está ficando aleijado. A mulher de riso histérico, riso de hiena, gargalha! Não tem modos, é uma hiena. Hiena tem modos? Acho que não, mas não sou expert em biologia. Pode ser que esse tipo de animal tenha modos. Vai saber. A hiena e o velho picareta seguem firmes. São ditos "cidadãos de bem". E viva a hipocrisia.

O velho picareta está todo entrevado. Mal consegue se levantar de sua cadeira. Os pezões mostram como é na verdade um ogro. Ah, velho picareta, como agora vão passar a perna nos outros? O velho picareta está corcunda. Em breve estará no caixão. Quando isso acontecer vamos cuspir na sua cova? Vai ser tão legal - o velho picareta sendo comido pelos vermes e eu escarrando por cima de seu corpo em putrefação. Será que o velho picareta vai tentar passar a perna nos vermes também? Não duvido nada! 

Jeffrey Dahmer e Samuel Little
Só para registro assisti nessa semana (21.04.21) a um episódio duplo contando a vida do psicopata americano Jeffrey Dahmer. Sujeito mais do que perturbado. Homossexual, caçava parceiros na noite, de preferência homens negros. Levava eles para seu apartamento e os topava, usando daquele velho golpe "Boa Noite Cinderela". Depois que ficavam incocientes o psicopata fazia o que queria com eles. Depois de matar, os esquartejava. Colocava pedaços de seus corpos na geladeira e quando tinha vontade comia suas carnes - era canibal! Esse documentário que assisti faz parte da série "Monstros" do canal ID Discovery. Muito bom.

A mente humana pode ser um lugar bem estranho. Não apenas Jeffrey Dahmer, mas também outro psicopata chamado Samuel Little. Desse insano assassino assisti outro documentário nessa semana através do canal da BBC Brasil no Youtube. Se as suspeitas e as confissões desse serial killer se confirmarem então ele matou em torno de 90 mulheres ao longo de sua vida. Como é possível matar tanta gente e não ser preso antes?

As vítimas parecem ter a resposta. Eram mulheres negras e prostitutas de rua em sua maioria. Esse tipo de vítima muitas vezes não interessa aos policiais norte-americanos. Não vamos nos esquecer que o preconceito racial nos Estados Unidos sempre foi muito presente. Então os casos ficavam em aberto, sem solução. E o matador seguia matando. Ele era um viajante, estava sempre indo de um estado para o outro e por isso nunca era capturado. Só foi preso no final da vida. Hoje está preso, não apenas na cadeia, mas também a uma cadeira de rodas. Ele ri de seu passado. Matou e não foi pouco e passou grande parte de sua vida impune. Essa é para quem acha a justiça dos Estados Unidos uma maravilha. Definitivamente não é!

Pablo Aluísio.

Um comentário: