terça-feira, 5 de maio de 2009

Breves Crônicas - Parte X

No armário do Vaticano - Frederic Martel
Estou lendo esse livro e fiquei surpreso com certas questões reveladas pelo autor. Eu não sabia que havia tantos homossexuais em posições de destaque na igreja católica. Eu não sabia que eles próprios se autodenominam a paróquia. Quem faz parte da paróquia ajuda outros do mesmo estilo de vida. E o mais curioso de tudo, como tem sido revelado neste livro, é que os padres, bispos e cardeais mais homofóbicos geralmente fazem parte do núcleo homossexual da igreja católica. É Ou Não É uma grande surpresa? 

O livro é baseado em entrevistas de seu autor com autoridades da igreja e pessoas que trabalham no Vaticano. O Papa Francisco é retratado positivamente. Ele não faz parte dessa paróquia de homossexuais. Na realidade, ele luta há muito tempo para trazer uma visão mais moderna e progressista sobre a questão do homossexualismo dentro da doutrina religiosa. E tem enfrentado forte resistência e oposição. Justamente desses padres, bispos e cardeais que são homossexuais no armário. 

Outro fato que me deixou surpreso foi saber que a pedofilia que ocorre dentro da igreja católica pode, muito provavelmente ter origem nessa situação. Não estou com isso dizendo que todo padre homossexual é um padre pedófilo. Entretanto essa crise moral que se abate sobre a igreja certamente contribuiu de alguma forma para o estado lamentável em que ela se encontra atualmente.

Três Milhões!
Que fique registrado que o blog chegou nos 3.000.000 (três milhões) de visitantes no dia 11 de outubro de 2022. É uma excelente marca, sem dúvida. Um fator de orgulho para esse autor que escreve. O blog chegou nos 2.000.000 (dois milhões) de visitas em janeiro de 2022. Então estamos fazendo neste ano mais de 1 milhão de acessos. O que é um número considerável, um número muito bom. Estou contente.

Lembrando que o atual blog é a reunião de vários outros blogs; Cine Western, Cinema Clássico, Elvis Presley, Drama e romance, Terror e ficção, Cine Action, Catolicismo em Maria e História e literatura. Pois é, eu já criei muitos blogs ao longo dos anos, mas por falta de tempo, resolver unir todos eles em apenas um, que é justamente esse. Escrever para blogs é um prazer para mim, mas o tempo me falta.

A Paz Interior
Sigo algumas regras básicas que ajudam a ter sempre paz interior. A primeira delas e a mais importante, é se afastar de pessoas tóxicas. O comportamento tóxico só vai atrapalhar. E ninguém tem obrigação de aguentar a chatice de gente assim. Afaste esse tipo de pessoa de seu convívio pessoal. E se não puder fazer isso, conviva com ela o menos possível. Evite maior interatividade. A pessoa tóxica espalha angústia, insatisfação pessoal, pessimismo, infelicidade. Todos esses valores são inferiores e nada palatáveis para uma vida com plena paz espiritual. Assim, siga a norma básica: foi tóxica? Afaste-se dela. 

A segunda regra para ter boa paz espiritual, é clara. Não dê importância para a opinião de pessoas que não tem importância em sua vida. Existem opiniões relevantes de pessoas relevantes e existem opiniões irrelevantes de pessoas irrelevantes. Do segundo grupo, só resta uma coisa a fazer: ignorar completamente. Nunca interiorize esse tipo de coisa. A paz espiritual não pode ser perturbada por quem não tem paz espiritual própria. Ignore, se mantenha saudável. Saúde mental é tudo. Assim, a vida vai ser muito mais feliz e gratificante.

A taça de veneno 
A ofensa é uma taça de veneno oferecida para você. Quem ofendeu está oferecendo veneno para sua alma. Você beberia de uma taça de veneno oferecida por uma pessoa que não gosta de você? Obviamente que não. Por essa razão, quando alguém lhe ofender, não beba desta taça de veneno. Ignore e saia de perto. Se existe uma verdade, é a de que o mal se consome por si mesmo. Ao não beber o vinho da ofensa, a ofensa se transforma em veneno para quem quer lhe envenenar. Esse é o segredo para sair de situações lamentáveis da vida. 

Muitas vezes encontramos pessoas altamente tóxicas querendo lhe envenenar. Envenenar a sua alma. Destruir o seu projeto de vida. Não beba dessa taça. Deixe o veneno com o envenenador. Ele vai beber de seu próprio veneno e não vai durar. Essas pessoas não duram, muito ódio consome a elas próprias. E depois que estiverem numa cova sombria e esquecida no meio do cemitério, que tal abrir uma taça em honra a memória dessas pessoas horríveis? Beba um gole e depois dê uma bela cusparada em cima de seu último vestígio nesse mundo.

O Bocó
O bocó pensa que vai ter golpe militar. O bocó usa sua velha farda no meio da rua, todo orgulhoso. O bocó marcha e dá gritos estridentes. O bocó está no céu, sendo bocó. Quem poderia tirar o bocó de sua fantasia militar? Ninguém. O bocó quer isso mesmo, fantasiar. E a sua farda nada mais é do que uma fantasia. O bocó que até ontem não tinha nenhuma razão de existência, hoje está feliz. O bocó achou uma razão para existir. O bocó encontrou uma razão para seguir em frente. O bocó se dá muita importância. Ele acha que vai salvar toda a nação em sua loucura delirante. 

O bocó veste verde e amarelo. E canta o hino. Erra toda a letra, mas não tem problema, porque bocó que é bocó, pensa que está arrasando. Se fosse diferente, ele não seria o que é. Um bocó. O bocó diz frases feitas. "vai pra Cuba!" O bocó não sabe criar nada? É uma figura. É uma figura patética. Se não fosse patética, não seria um bocó. E o bocó com os dentes tortos e olhar louco segue feliz em suas loucuras insanas em verde e amarelo. Vai bocó... Marcha bocó, cabeça de papel...

Pablo Aluísio.

3 comentários: