sexta-feira, 8 de maio de 2009

Textos Avulsos - Parte I

Você não é Atlas!
Coloque uma coisa na sua cabeça: você não vai consertar o mundo. Você não vai consertar nem o mundo das pessoas próximas a você! Essa é a realidade! Então porque você deve esquentar sua cabeça? Eu vejo pessoas preocupadas porque a mãe está viciada em rede social What's Up, que passa o dia acreditando em fake news. Gente preocupada porque os parentes estão todos fanatizados por políticos fascistas...

Olha, procure preservar a você mesmo! Cure-se a si mesmo. Conserte-se se for possível, mas se existe uma realidade nesse mundo é que não dá para consertar os outros. As pessoas, principalmente as mais carentes e as que possuem pouca cultura, não vão ler livros, não vão procurar por outros meios, essas pessoas vão afundar fundo em What's Up! É um vício mesmo, vai estragar a mente dessa gente, mas o que podemos fazer? Você não é o Deus Atlas que segura o mundo em suas próprias costas!

Se damos um toque para não cair em fanatismo o que recebemos em troca é pura hostilidade. Tem gente que vive de ódio, fazer o quê? Pedir para usar menos celular, principalmente para quem é idoso e fica estragando a vista de noite nesses celulares modernos... a pessoa não atende a sugestão, fica mesmo de birra! Não dá gente, não tem quem conserte o mundo. Fora que muitos idosos não entendem que redes sociais podem ser extremamente danosas para a mente pois causam angústia, depressão e outros distúrbios mentais se usadas em excesso. Porém com todos esses argumentos as pessoas usam cada vez mais e mais, até explodirem completamente a própria mente. É isso, se elas querem isso, não tem saída. Você não vai consertar o mundo. Eis a verdade.

A Lenda do Velho Sábio
Infelizmente essa é uma lenda mesmo. A lenda, ou melhor colocando, um certo senso comum, popular, afirma que a idade traz sabedoria. Nem sempre, aliás bem raramente. Sim, existem pessoas idosas que são sábias, que viveram e aprenderam na luta dos anos. Porém há também aqueles que nunca amadureceram, continuam pessoas agarradas em máximas de ignorância e estupidez. Vão morrer assim. Não prezam pela leitura, não prezam pela sabedoria. Alguns são inclusive historicamente perversos.

Em termos de Brasil e do que aconteceu nas últimas eleições, com senhores e senhoras idosas pedindo por intervenção militar, botas de militares na cara do povo, falta de liberdade e tudo mais, vimos com nossos próprios olhos a falta de sabedoria de determinados idosos. Não viram as atrocidades do regime militar? Certamente viram e conheceram, mas preferiram ficar ao lado do torturador, daquele que foi perverso, desumano.

Qual é a sabedoria de um velho desses? Eu respondo, nenhuma. Não procuraram melhorar como seres humanos, não abraçaram a poesia que o avanço da idade poderia lhes trazer. Continuaram carcomidos no ódio, idolatras de violência e desumanidade. Um idoso desses é um sábio? Nunca nessa vida. Não aprenderam nada mesmo com o passar dos anos, das décadas, com o folhear do calendário. Muitos deles inclusive ficaram ainda piores. São seres humanos, ao que tudo indica, sem salvação.

A Drama Queen
Isso mesmo, pare de ser baixo astral! Pare de fazer drama! Pare de ficar abraçando o Diabo! Quem curte falta de esperanças, pessimismo agudo, mentiras, é esse personagem mitológico da cultura judaico cristã. Abrace a esperança, abrace os sentimentos positivos! Eu já convivi com pessoas de baixo astral e sei do que falo. São pessoas que logo pela manhã já estão reclamando da vida, jogando um balde de negatividade em cima de você. E olha que o dia nem começou, só estamos no café da manhã.

Depois o baixo astral atravessa a tarde, vara a noite. Cansativo. Gente que só reclama, reclama, reclama, gente que diz que não acredita mais, que não tem esperanças. Olha, tem que ter um espírito de ferro e aço para aguentar. Caso seja possível sair do convívio dessa pessoa, faça isso rapidamente. Caso não seja possível, procure ignorar. Interaja o mínimo possível, faça de conta que não ouviu.

Também evite dar conselhos. Pessoas assim adoram o seu próprio baixo astral, sua própria negatividade. Um conselho é recebido com patadas e frases ofensivas. Essa pessoa já mergulhou de braçadas nas larvas das profundezas infernais. Como já escrevi várias vezes existem pessoas que não valem mais a pena, seja pela idade, seja pela formação (ou falta dela) que tiveram.

E como são dramáticas!!! Pessoas assim geralmente são as rainhas do Drama, a própria Drama Queen personificada na Terra. Qualquer palavra vira a Guerra de Tróia ou o afundamento do Titanic. É altamente cansativo e psicologicamente desgastante viver com gente desse tipo. Assim só resta mesmo vestir a velha armadura mental para aguentar mais uma rodada de chatices e dramas fora de tom.

As Pessoas tóxicas e o Mal de Parkinson
Eu tenho uma pessoa próxima em minha vida que foi diagnosticada com Mal de Parkinson. Estudando a doença descobri, entre outras coisas, que o Parkinson muitas vezes foi diagnosticado em pessoas que ao longo da vida sofreram danos emocionais severos, o que alguns pesquisadores chamam de dores emocionais. Pois bem, ligando os pontos vi que essa pessoa próxima que sofre de Parkinson sempre teve problemas, principalmente com seus familiares.

E como são esses familiares? Pense na pessoa mais tóxica que você já conheceu em sua vida. Pois bem, agora multiplique por duzentos a toxicidade desse sujeito. Exatamente isso. Os familiares dessa pessoa são as mais tóxicas que já conheci na minha vida. A toxicidade é nível nuclear, nível hard, absurdamente terrível. Uma desgraça.

Então foi relativamente fácil entender porque essa pobre alma se tornou um portador do Mal de Parkinson. Conviver com pessoas tóxicas faz muito mal para a saúde. Conheceu ou convive com alguém assim? Faça uma favor para sua própria vida, para seu futuro. Saia de perto desse tipo de gente. Não conviva com ele, não queira saber sobre sua vida, não queira tomar conhecimento de suas opiniões tóxicas. Isso vai lhe fazer um mal absurdo, absurdo.

Mantenha distância de todos. Se forem familiares então, saia de perto o mais rapidamente possível. O familiar tóxico se sente no direito de ser ainda mais tóxico com você. Fuja para as montanhas quando esse tipo de gente se aproximar de sua casa. O Mal de Parkinson é uma doença horrível, muito penosa para o paciente. Viver em ambientes tóxicos, com gente lhe fazendo mal vai lhe trazer dor emocional. Você sinceramente precisa disso na sua vida? Não importa se essas pessoas são seus tios, primos, o que for. Cave um fosso medieval entre você e eles e não chegue perto. Deixe os tóxicos se envenenarem sozinhos com sua própria toxicidade. Vá viver sua vida e ser feliz!   

Almas Pequenas
Existe um pensamento que diz que você não teve esperar por grandes valores em pessoas medíocres, pessoas com almas pequenas. É a pura verdade. Quando Jesus disse que não se devia atirar pérolas aos porcos ele estava indiretamente falando a mesma coisa. Algumas vezes nos enganamos. Pensamos que pessoas próximas possuem todos os nossos valores éticos, de honestidade e honradez. Ledo engano, meu caro!

A maioria das pessoas, e lamento dizer isso, possuem mesmo almas pequenas. Estou falando de gente que tem inveja, que se morde de raiva com a conquista do próximo. Gente que tem grande satisfação em saber que alguém se deu mal na vida, que está passando por dificuldades. É mais comum do que se pensa. Somos enganados por nossas percepções pessoais. Pensamos que o outro pensa de uma forma, sendo que na verdade ele pensa de forma completamente diferente.

E é na explosão da raiva que a boca diz o que o coração está cheio. O ódio vomita em longas labaredas de fogo e insanidade. Quando se deparar com alguém assim mantenha distância, fique longe, se comunique o mínimo possível. Geralmente uma alma pequena vem acompanhada de uma alma torturada, por uma alma de puro ódio. Almas assim devem ser entregues a uma força superior. Essa força, que muitos podem chamar de Deus, lhes dará uma grande lição. É assim que gira o universo, pode ter certeza disso.

Pablo Aluísio.

Um comentário: