sexta-feira, 15 de maio de 2009

Crônicas do Futebol - Edição 8

Crônicas do Futebol
Ontem parei e fui assistir à final da Libertadores. O Fluminense se sagrou campeão em um belo jogo. Foi uma daquelas vitórias bonitas, dignas de entrar na história do futebol brasileiro. Eu nunca torci pelo Fluminense, nem tenho parentes e amigos tricolores, mas no caso da tarde de ontem virei torcedor do time mesmo que por um dia, afinal o Fluminense era o Brasil no gramado e aqueles argentinos do Boca Juniors mereciam uma derrota daquelas, principalmente depois que sua torcida deu um show de horrores na internet, promovendo racismo em massa nas próprias publicações do clube que pedia civilidade de sua torcida no Rio de Janeiro. 

E a ironia de tudo é que no passado o próprio Fluminense foi protagonista de uma vergonhosa história de racismo no esporte nacional. O time não aceitava negros em sua equipe. Era o time da elite do Rio, só jogava brancos em suas linhas. Então surgiu um craque negro nas Laranjeiras. Para disfarçar a cor do atleta, o Fluminense encheu a cara do pobre jogador de pó de arroz, surgindo daí o apelido que pegaria para sempre no clube, até os dias de hoje. Ainda bem que esse tipo de coisa foi superada e o Fluminense ontem teve sua maior glória vindo dos pés de um mulato brasileiro com nome de presidente dos Estados Unidos. Coisas que só a nossa cultura explica!

E indo mais além, o meu Corinthians segue aos trancos e barrancos. Time fraco, caindo pelas tabelas do brasileirão. O Corinthians atualmente não tem uma equipe competitiva porque precisa pagar pelo seu estádio que custou uma fortuna. Assim ou paga as prestações ou compra jogadores de ponta. As duas coisas não dá para fazer. O jeito é se contentar em não cair, sair do buraco negro do rebaixamento. Há tempo de vitórias e há tempos de existência medíocre. O Corinthians atualmente passa por essa fase. 

E o pior é saber que o Palmeiras pode ser o novo campeão brasileiro. O Botafogo parece ser mesmo um cavalo paraguaio, daqueles que ficam na frente a corrida inteira, para perder nos metros finais por falta de raça, por falta de fôlego. É um falso time de grandeza. Será mesmo que vão perder o campeonato brasileiro nas últimas rodadas? É vergonhoso se isso realmente acontecer. Oremos aos deuses do futebol. 

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Apesar de saber que está longe de ter um time bom, pelo menos meu São Paulo foi campeão da Copa do Brasil, inédito pra ele. Já consola.

    ResponderExcluir
  3. O título da Copa do Brasil é importante. Uma bela vitória dentro do calendário do futebol brasileiro. A temporada do São Paulo pode ser considerada vitoriosa em todos os sentidos por essa conquista,

    ResponderExcluir