sexta-feira, 8 de maio de 2009

Textos Avulsos - Parte II

Pessoas tóxicas - Manter distância!
É sempre bom lembrar uma regra de ouro: saia de perto de pessoas tóxicas! Saia de perto, preserve sua sanidade mental, sua saúde mental. Eu mesmo já transformei isso em uma diretriz da minha vida há muito tempo. Infelizmente na vida você vai conhecer muitas pessoas tóxicas e muitas delas serão parentes e conhecidos em geral. O sorriso amarelo tóxico esconde a morte, pense nisso! Por trás dos sorrisos mais falsos se escondem pessoas que querem o seu mal.

Eu tenho parentes tóxicos, como praticamente todo mundo na face da Terra. São pessoas racistas, fascistas, intolerantes, estúpidas, ignorantes, gente ruim, gente de alma completamente apodrecida, gente que você precisa manter distância. Essas pessoas já morreram por dentro. Você quer viver ao lado desse cemitério? Claro que não! Não entre nem em grupo de redes sociais onde essas pessoas estejam. Não vai lhe fazer ben, não lhe trará nenhum aspecto positivo. Não chegue perto desse tipo de cova moral e ética!

E o mais importante é entender que a pessoa tóxica não quer mudar de vida. Ela quer ser tóxica! É questão de personalidade mesmo. O tóxico tem orgulho de ser racista, de ser homofóbico, de ser intolerante. O tóxico sabe que isso é errado, mas no fundo bate no peito e tem orgulho de sua alma ruim, de sua alma verde, que irradia toxicidade para todos os lados. A pessoa tóxica gosta de humilhar os pobres, gosta de passar por cima de negros, homossexuais, de minorias. São pessoas ruins que adoram ser pessoas ruins. Eles não têm salvação, mas você tem! Salve sua alma, saia de perto de gente desse tipo. Vá em direção da luz, fuja das trevas, das sombras dessa gente. Você será muito mais feliz assim!

Não dê armas aos seus inimigos
Uma regra social bem importante é aquela que diz que você não deve dar armas ao seu inimigo. Muitas pessoas vão ler essa frase e pensarão que ela é óbvia. Porém estou falando em um aspecto mental. Vou citar um exemplo bem simples para que todos possam entender. Se uma pessoa lhe calunia, não a calunie de volta! Isso seria dar armas ao seu inimigo. Assim o que se deve fazer?

A calunia B. B não deve caluniar A. B deve adotar uma postura de perfeita educação, perfeito bom comportamento. Assim ele pode entrar com um processo penal por calúnia contra A, além de entrar com uma indenização de danos morais pela calúnia proferida. E o que terá A contra B? Absolutamente nada, pois armas não foram lhes dadas.

É assim que funciona o mundo. Contra grosserias, educação. Contra crimes cometidos contra você, ação judicial. O caluniador, o difamador, aquele que comete injúria, geralmente é um covarde. Crimes contra a honra dizem muito dos criminosos que os praticam. Mantenha a postura impecável e pegue essas pessoas pelos meios legais, usando de processos de natureza penal e cível. Esse é o caminho da vitória.

A Armadura Mental
É fato e funciona! Você teve sempre estar sob essa proteção psicológica, principalmente quando alguém tenta lhe agredir com palavras e ofensas, muitas vezes tocando nos aspectos mais delicados de sua vida. Todas as pessoas tem pontos fracos, somos humanos, porém quando alguém usa esses pontos fracos para lhe atingir, então temos um ataque rasteiro, baixo, vil, partindo de pessoas de mau caráter. Nesses casos o que fazer?

Antes de tudo, manter a cabeça fria. Não aja com impulsos violentos, ainda mais no calor de uma discussão acalorada. Mantenha-se firme, frio, focado. Não dê armas ao inimigo, eu já escrevi sobre isso. Não dê armas ao inimigo. Deixe ele se afogar em seus próprios sentimentos vis, asquerosos. Mantenha a postura, pois saiba que vão aproveitar cada ato falho que você fazer para lhe atingir com ferocidade.

Com essa armadura mental você não será atingido pelas ofensas desse tipo de pessoa. Mantenha a postura ereta, cabeça levantada. Depois pense melhor. Aja com estratégia e não com burrice. Vá tecendo seu contra ataque de forma inteligente. Vá costurando seus atos de retorno com quem lhe atingiu. Pode demorar tempo, pode demorar anos, mas essa justiça virá. E virá pelos meios certos, pelo modo correto, para que você não seja atingido.

Um dos sentimentos mais horríveis que um ser humano pode sentir é a injustiça. Saiba que muitas vezes você se sentirá assim. Mas procure sobreviver, pois o que não mata fortalece e depois recomece a andar. Um passo de cada vez, uma conquista por vez. Daqui algum tempo sua sede de justiça pessoal será saciada, tenha certeza disso. Deixe os vis, os injustos e os canalhas se afogarem em seus próprios venenos. Há muitas pessoas venenosas nesse mundo. Um dia ela vai se intoxicar sozinha, tenha certeza disso.

Lute por você mesmo!
Eis uma verdade que aprendi na vida. Lute por você mesmo, não lute pelos outros. Algumas das pessoas mais próximas de sua vida mais cedo ou mais tarde vão lhe decepcionar. Vão mostrar o quanto são mesquinhas, o quanto são sórdidas. Ao longo de sua vida, principalmente quando você é jovem, você se vê pensando em lutar para ajudar aos outros, principalmente familiares. Não há nada de errado nisso, mas vou te contar uma verdade da vida.

Muitas vezes esses mesmos familiares vão lhe atingir pelas costas. Muitos desses familiares não querem o seu bem. Muitos o querem ver pelas costas, querem lhe atingir das formas e maneiras mais covardes. É a tal coisa, infelizmente não escolhemos parentes, eles surgem na sua vida naturalmente. Grande parte deles simplesmente não valem a pena. Por essa razão lute sempre por si mesmo, para ter suas conquistas. Não vá pensando que lutando pelos outros eles vão lhe agradecer. Muito longe disso!

Com o passar dos anos você vai sendo apunhalado. Primeiro um golpe por trás, depois outro pelos francos. Não pense que o fato de alguém ser parente do outro significa que ele torce por você. Muitas vezes é exatamente o contrário disso. Muitos querem ver você no chão! Por quê? Para se sentirem bem. O mundo é assim, não é um mar de rosas, há muita traição, sentimentos baixos e todo o pacote de perversidade e maldade que você possa imaginar. Assim, já sabe, lute por você e ninguém mais.

Rede Social faz Mal para sua Vida!
Rede Social faz mal para a saúde mental? Além de ser um campo fértil para besteiras inúteis, as redes sociais também fazem mal para sua saúde mental. E não sou eu falando isso, mas diversas pesquisas ao redor do mundo. A rede social turbina doenças mentais como depressão e ansiedade. Então meu caro leitor, se algum dia você teve algumas dessas doenças e foi diagnosticada nesses quadros clínicos, só tenho um conselho a lhe dar: fuja das redes sociais como um vampiro foge da cruz! Simples assim.

O que acontece na maioria dos casos? As pessoas de forma em geral vivem de aparências e falsidades. Elas só colocam em suas redes sociais o melhor. O melhor sorriso, o melhor carro, a melhor roupa, as melhores fotos. A vida de cada um mais parece um conto de fadas onde não existe dor e nem problemas. A pessoa que vive em redes sociais, olhando os perfis alheios, mais cedo ou mais tarde vai fazer uma comparação entre sua vida e a da pessoa que segue. Então, é claro, essa pessoa vai ter um baque, uma queda de auto estima profunda.

Ela se vê perguntando a si mesma no espelho: Poxa, essa pessoa tem uma vida linda, maravilhosa e a minha vida é um fracasso, uma frustração completa. Diante disso vem a depressão, a baixa auto estima, a ansiedade de se tentar mudar de vida da noite para o dia e não conseguir... é uma roleta russa mental, meus caros! Perceba que nem todas as pessoas tem o discernimento e a inteligência para analisar a situação de um ponto de vista mais racional. O resultado disso e um desastre para a saúde mental desse tipo de pessoa. Então, não vá perder o seu precioso tempo de vida em redes sociais, se sentindo mal... Pegue seu tempo livre e vá ler um bom livro, vá estudar, procure melhorar. Esqueça as falsidades e hipocrisias do mundo online. Você vai ser muito mais feliz tomando essa decisão, trilhando essas escolhas.

Pablo Aluísio.

Um comentário: