sábado, 2 de maio de 2009

Breves Crônicas - Parte III

O Falso Amigo - São chamados no exterior de "Fake Friends"! É sem dúvida uma das figuras mais assustadoras. Você pensa que está na presença de um amigo, mas ele na verdade não é seu amigo. Você vai percebendo suas reais intenções em pequenos detalhes. Por exemplo ele parece se deliciar com suas dificuldades na vida. Vibra, escondido, de suas derrotas e jamais celebra as suas vitórias. Pelo contrário, ele fica irado quando sabe que você conseguiu uma vitória, mesmo que mínima, na sua vida pessoal ou profissional.

O falso amigo tem duas outras definições na psicologia: O falso amigo é uma pessoa tóxica e o falso amigo é também aquilo que chamam de vampiro emocional. São figuras que vão atrapalhar sua vida, vão socar você por trás, vão usar seus familiares para lhe dar estocadas pelas costas. Um perigo! Por isso afaste-se o mais rapidamente possível. Não deixe uma criatura dessas ao seu redor!

E se afastar também pode ser complicado. Como mandar embora alguém que até ontem você considerava amigo? É melhor ser sutil, vá se afastando cada vez mais, tente manter distância. Até porque se você criar uma briga ou algo assim pode ser perigoso. Muitos falsos amigos também são psicopatas. Alguns falsos amigos podem apresentar doenças mentais. Afinal não é normal que ninguém queira ser um falso amigo de outro. Assim, se afaste, mas saiba fazer isso. Puna ele com sua ausência para sempre!

O Apego à Mentira - Eu sinceramente já vi muita coisa estranha nessa minha vida, mas nesse mundo de redes sociais conheci outro lado podre do ser humano. É o apego à mentira. Isso se concretiza quando você vê alguém vibrando com uma fake news divulgada nas redes sociais. Você sabe que é mentira. Ele sabe que é mentira. Você rejeita a informação. O Outro adora, mesmo sabendo ser pura mentira.

O nível a que chegamos assusta. Muita gente vive de fake news. Essas pessoas só conseguem ler aquelas informações falsas que são divulgadas em bolhas de fanatismo político. Da noite para o dia nasce outro fanático que diz que seu político de estimação é a pura reencarnação de Jesus! Aleluia irmãos, o mito é Jesus Cristo que voltou! Achou exagero? Pior é que as redes sociais estão cheias dessas maluquices! Cruz credo!

As pessoas com menor escolaridade são as maiores vítimas disso. Elas acreditam em qualquer coisa. Até porque para se saber se uma informação é ou não falsa é necessário um certo grau de cultura, de conhecimento. O pobre sem estudo afunda nessas fake news. Acredita em tudo, até mesmo que Jesus voltou, ainda mais quando o pastor sem escrúpulos garante que é tudo verdade! Que tempo que vivemos...Meu Deus! 

Jogue fora o Lixo Tóxico!
As pessoas precisam entender que ninguém é obrigado a aguentar toxicidade de ninguém. Percebeu que o outro apresenta um comportamento tóxico? Manda passear, sai de perto! A pessoa tóxica só lhe atrapalha a vida, além de ser altamente prejudicial para sua saúde mental. Vai ganhar o que convivendo com gente tóxica? Não sabe a resposta? Nada! Você só vai se aborrecer mais e mais. E a pessoa tóxica vai testando os limites, um grau a cada vez, um abuso a cada vez. Manda essa gente pro inferno!

Eu senti um grande alívio quando me afastei de duas pessoas tóxicas. Uma era um parente. Como era mais velho sempre o tratei bem. Quando vinha em minha casa falava numa boa, tentava ser simpático. Só que pessoas tóxicas não estão nem aí se você é simpático, cortês e tudo mais. Essa gente é radioativa, tente entender. Eles vão arranjar um jeito de dar uma estocada em você, falar algo tóxico para lhe atingir em cheio. Não aguente abusos. Sai de perto dessa lixarada!

O outro que mandei passear foi um amigo de vários anos. Olha, esse fazia muito tempo que queria distância. Fui firme com ele e bloqueei em minhas redes sociais. O sujeito havia se tornado altamente tóxico, fazendo comentários ofensivos. Quando chegou ao ponto de me xingar eu disse "Chega! basta!". Saí fora, fique longe de mim monstro do lodo atõmico. Eu não preciso aguentar gente como você perto de mim, ainda mais agora que estou com uma certa idade, chegando aos 50 anos! Eu quero é milhas e milhas de distância dessa gente! Deus me livre de voltar a conviver com esse tipo de gente! Sai de perto de mim, sacolas de lixo tóxico! 

Esquizofrenia Religiosa
Ontem eu soube da morte de um sujeito que eu já conhecia há alguns anos. Ele fazia vídeos para o Youtube. No começo me parecia ser um sujeito inofensivo, um tanto maluco, mas que não faria mal a ninguém. Depois de assistir alguns vídeos dele o tal sumiu. Vendeu tudo em São Paulo e foi morar no sertão da Bahia. No Passado ele havia ficado rico na Bolsa de Valores de São Paulo no mercado de ações. Seu comportamento foi ficando cada vez mais estranho, mais radical.

Depois de um tempo sumido reapareceu em um podcast bem popular na net. Parecia bem surtado. E estava mesmo. Falando compulsivamente sobre Deus, não parecia um homem normal, mentalmente equilibrado. Dizia que a Terra era Plana, que a vacina matava as pessoas (sim, tinha virado negacionista) e que o apocalipse estava chegando! Surtado, surtado! O podcast estourou em views, foi muito comentado. Era inegavelmente uma pessoa com problemas mentais.

Ontem eu descobri que ele morreu! Teve uma crise de diabetes, pois não tomava remédios (a mesma coisa do negacionismo). Sem remédios dizia que tinha ficado cego. Sucumbiu rapidamente. Enlouqueceu completamente como podemos ver em sua última Live! Lendo sobre tudo o que aconteceu descobri que ele muito provavelmente era esquizofrênico. Existe um surto de esquixofrenia que se liga com delírios religiosos. Penso que foi o caso dele. Ao deixar de tomar remédios pirou completamente! Eis o perigo maior do negacionismo: com a cabeça cheia de teorias da conspiração, divulgadas por fake news em redes sociais, encontrou o caminho de sua própria morte. Está aí as consequências desses novos tempo em que vivemos. Essa enfim foi a história do Mario, que acabou tragado pela sua própria mente. Descanse em Paz!

A Religião pode enlouquecer você!
É verdade, a mais pura verdade! Ter uma religião pode ser algo bem positivo na vida de algumas pessoas, principalmente se essas pessoas não possuem nenhuma disciplina ou organização pessoal. A religião coloca muitos na linha. É uma importante ferramenta de freio social. Porém como tudo na vida, usada sem moderação, sem bom senso e sem senso crítico a religião pode enlouquecer a pessoa! O fanatismo é só um dos sintomas. Religião demais já enlouqueceu muita gente ao longo da história, não tenha dúvidas sobre isso.

O problema acontece quando surge o fundamentalismo. Veja, alguns livros considerados sagrados não passam de pura literatura. É literatura de povos antigos. Retrata a mentalidade de pessoas que viveram há milhares de anos! É o pensamento dessas pessoas que já deixaram de viver e existir há milênios! Não é algo para ser seguido com ferro e fogo nos dias atuais. Essas gerações já passaram, o mundo evoluiu, a sociedade cria novas maneiras de pensar, novas mentalidades! Você que vive no mundo atual não deve pensar como um camponês que viveu há 2, 3 mil anos, Pessoas que não tinham qualquer conhecimento científico. O que deixaram escrito vale como literatura e história. Não é regra de vida para ninguém mais.

E quando o bom senso sai pela janela, o fanatismo entra pela porta da frente. Vejo pessoas rejeitando, por exemplo, tratamentos médicos ou descobertas da ciência, em nome de uma suposta pureza de fé! Meus caros, quem pensa assim vai simplesmente morrer por falta de assistência médica. O mesmo vale para os negacionistas de vacinas, remédios, etc. Eles decidem virar as costas por causa de um deus antigo, cujas origens são completamente nebulosas! Racionalidade zero, zero absoluto. Também tenha consciência que algumas das pessoas mais tóxicas que você vai conhecer em sua vida são religiosas. Elas nem vão pensar duas vezes em lhe julgar, lhe condenar e lhe amaldiçoar! A religião aqui acaba servindo apenas como escudo da ignorância e do preconceito deles.

Assim, se você quiser seguir uma religião, tudo bem, não há qualquer problema nisso. Você tem todo o direito do mundo de seguir a religião que você bem entender. A fé pessoal é respeitada inclusive por todas as leis e constituições de países ocidentais. Entretanto viva sua fé sem abandonar a razão! Sem razão o fanatismo cresce e toma conta. Transforma pessoas inteligentes em verdadeiros asnos. Pensam e deliram em nome de um deus que muito provavelmente nunca existiu! É mera peça de literatura. Pense sobre isso.

Pablo Aluísio.

Um comentário: