quarta-feira, 27 de maio de 2009

Crônicas Existenciais - Parte 3

Deus como personagem de Literatura...
É isso! O título explica tudo, explica muito! No ano de 2023, após muitos estudos e reflexões, cheguei nessa conclusão. E muitos vão também chegar na mesma conclusão. Milhões de pessoas já chegaram nessa conclusão. Em países do Norte da Europa o número de ateus só cresce a cada ano. E as sociedades por lá só prosperam! E vai ser algo até mesmo dolorido e penoso para determinadas pessoas, principalmente as que foram até pouco tempo muito religiosas. Lamento pelo choque psicológico e moral que vão sofrer! Não tem outra alternativa! A afirmação é verdadeira: Deus é apenas um personagem de literatura antiga!

Amigos, não havia apenas o Deus da Bíblia, esse que se chamava Jeová (ou Javé ou Yahvem, como queiram chamar) no mundo antigo. Havia centenas, quiçá milhares de deuses! Isso é a maior prova que deuses são personagens meramente culturais, eles não existem no mundo real. Nunca existiu o Deus Sol de Akhenaton, nunca existiu Rá, nem Zeus! Odim só existia nas melodias cantadas nos barcos dos vikings! São personagens de literatura muito antiga. Os super-heróis do mundo antigo. E nada mais. Lamento escrever isso...

O conceito de deuses, que parece tão natural aos homens ainda hoje, não passa de um conceito cultural. Era a forma que os antigos, ignorantes do mais básico saber científico, tinham para explicar as chuvas, as secas, as tempestades, as vitórias ou derrotas nas guerras contra povos inimigos. Eles pensavam que os deuses, que tinham criado tudo, estavam com raiva dos homens. E se vingavam mandando eventos de destruição da natureza. Para apaziguar a fúria divina coisas absurdas foram feitas, como por exemplo, sacríficio humano de crianças, como vemos nas antigas religiões pré-colombianas! Enfim, a religião também trouxe muitas mortes e destruição para os mais diferentes povos do mundo!

Com os avanços da ciência não tem mais como pensar assim. A Evolução de Darwin coloca abaixo essas mitologias como Adão e Eva. Os fósseis estão aí para provar tudo. O bom e velho Darwin estava certo em sua teoria, embora ele mesmo fosse um homem religioso e tenha sofrido internamente, de certo modo, com suas descobertas. Não tem outro caminho. Em Israel havia muitos deuses como El, Baal e Jeová. Havia também Asherah, a deusa do céu. Muitas de suas características seriam herdadas depois por Maria, mão de Jesus, dentro do catolicismo! O que aconteceu foi que os seguidores desse deus Jeová eram muito bons em escrita. E deixaram seus escritos para a posteridade. Mas é tudo literatura do mundo antigo. Só porque é um livro antigo não significa que seja um livro verdadeiro. Pode ser apenas mitologia antiga, como penso ser o caso da Bíblia. 

Eu gostaria imensamente que fosse tudo verdade, que houvesse um deus justo e bom tomando conta da humanidade. Mas infelizmente isso não parece ser verdade. O mundo é isso aí. O acaso rege as vidas. Você pode ser um homem bom e justo e tudo dar errado em sua vida, simplesmente porque a vida é um jogo de dados, onde você pode vencer ou afundar. E nenhum deus vai lhe tirar dessa. Finalizo esse texto de reflexões com uma frase que ouvi há muitos anos: "Sonhos são como deuses! Nós temos que acreditar neles!". Se não acreditar nos sonhos, eles nunca vão existir. E o mesmo vale para os deuses. Só existem mesmo nas páginas desses livros antigos e amarelados pelo tempo e na mente daqueles que acreditam neles. 

Pablo Aluísio. 

Um comentário: