domingo, 10 de maio de 2009

Textos Avulsos - Edição V

Amizades sempre são importantes?
Ter muitos amigos é realmente importante? Nem sempre! Quando se é jovem ter amigos é visto como algo positivo. E realmente se você for uma pessoa sociável, jovem, rica e bonita, certamente terá muitos "amigos". Porém cuidado. Muitas dessas pessoas que vão se aproximar de você são falsos amigos. Estão de olho em outras coisas. Competem com você sem que você saiba disso. Outros são pessoas tóxicas que não estão torcendo por você, mas contra você!

Quando descubro algo assim, nem penso duas vezes. Existem amizades que são nocivas. São pessoas que rondam em sua vida e começam a se deliciar com suas quedas, seus tropeços, seus fracassos. Essas pessoas são danosas, invejosas. Nesse caso se afaste, mas procure se afastar discretamente. Não rompa a amizade com brigas ou ofensas. Não faça isso. Simplesmente se afaste lentamente, suavemente. Deixe que a pessoa tóxica que se diz sua amiga nem perceba que esse distanciamento está acontecendo. Simplesmente deixe fluir e deixe essa pessoa ir embora. Você vai se sentir muito gratificado.

E o mesmo vale para seus familiares. Sabe aquele tipo de parente que nunca contou e nem celebrou nenhuma das suas vitórias, mas que está sempre pronto para destacar suas derrotas? É desse tipo de pessoa que estou falando. Cuidado, algumas serpentes são seus parentes. Aliás lembre-se da frase "Parente é serpente". Infelizmente isso acontece muito. Há uma camada de rivalidade e inveja tóxica em cada família. As pessoas que fracassam querem que todos fracassem. Parentes que não querem o seu bem, mas sim o seu mal. Afaste-se desse tipo de gente como você se afasta de amigos falsos. Ambos fazem muito mal a quem convive com eles. Saia de perto dessa gente, seja feliz! 

Retomada de Leituras
Uma coisa boa que fiz ultimamente foi voltar a ler livros que não fazem parte da minha profissão no ramo de direito. Eu já vinha lendo livros nos últimos meses, com destaque para as biografias da rainha Maria Antonieta, Dinastia Romanov, entre outros, mas agora meu foco ficou mais concentrado. O que tenho feito? Selecionado de quatro a cinco livros para ir lendo no final da tarde. Começo lá por volta das 4 da tarde e vou até anoitecer. É uma leitura por prazer, leitura para relaxar a mente. É tão gratificante!

Dessa nova safra de livros que li nessas ocasiões, já terminei de ler a biografia do carrasco nazista Josef Mengele. Inclusive já publiquei resenha aqui mesmo no blog. Uma vida de crimes de guerra o fizeram se tornar um fugitivo por décadas, morando na Argentina, Paraguai e Brasil, onde veio a morrer, de um derrame, numa praia do litoral paulista. Ótimo livro, recomendo muito.

Os outros livros que estou lendo no momento são os que passo a comentar brevemente aqui, lembrando que todos terão resenha própria assim que terminar a leitura de cada um. O primeiro que cito é Dália Negra, um romance policial em que dois detetives da polícia de Los Angeles tentam desvendar o famoso caso da morte da jovem Elizabeth Short, que ganhou a alcunha de Dália Negra nos jornais. Esse romance tem altos e baixos, mas no final vale pelas informações reais que traz desse caso policial.

Estou lendo ainda, nesse momento, o livro "Lady Killers", uma boa antologia trazendo casos famosos de mulheres que mataram em série ao longo desses últimos séculos. Mulheres, geralmente envenenadoras, que mataram sem perdão. "O Condenado", romance passado logo após as guerras Napoleônicas. O protagonista é um ex-capitão do exército inglês chamado Sandman. Ele é contratado para descobrir se um jovem, que está condenado a morrer na forca, é realmente culpado.

"O Poderoso Chefão". Pois é, assisti a todos os filmes, considero um clássico, mas até o momento não havia lido o livro. Antes tarde do que nunca, estou lendo nesse exato momento de minha vida, superando uma lacuna. "Salem", o primeiro livro de Stephen King da minha vida. Conheço o King desde os anos 80, mas minha aproximação com sua obra veio do cinema. Agora estou indo para as palavras que escreveu. Essas, enfim, são as leituras do momento em que escrevo esse texto, dezembro de 2020. Espero manter esse saudável hábito pelos próximos meses. Faz bem à mente, faz bem à alma. 

Equilíbrio emocional e saúde mental
Duas coisas relacionadas. É muito complicado conviver com alguém que não tem um bom equilíbrio emocional e nem uma boa saúde mental. Mesmo que você seja a pessoa mais equilibrada e racional do mundo, viver numa mesma casa com uma pessoa que não tenha esses dois requisitos se torna bem penoso. Você tem boa postura, boa atitude, está sempre na sua, fazendo seus afazeres, com total equilíbrio e racionalidade, mas isso não basta. O problema é o outro.

Sua paz é quebrada pela atitude insana do outro ou da outra. Com isso a paz doméstica termina e o stress se instala. Quando se trata de um relacionamento amoroso a melhor coisa é ir embora, terminar com tudo. Quando se trata de parentes que você tem que conviver, a situação é muito mais delicada. E nessa pandemia as coisas ficaram mais complicadas, melindrosas. Tudo é motivo para a explosão emocional de quem não tem controle emocional. O clima fica pesado, tenso, muitas vezes irrespirável. É uma situação tensa.

Qual seria a solução? Se você vive com uma pessoa rixosa, daquelas que sempre querem brigar, muitas vezes por motivo nenhum, o melhor a fazer é se afastar. Não adianta argumentar, não adianta explicar. A outra pessoa briguenta quer isso mesmo. Todo debate vira discussão. Todo argumento vira motivo para barraco. O melhor é interagir o menos possível com essas pessoas que mais parecem estopins de dinamite, fios desencapados. Deixe essa pessoa para lá, não vale a pena. Desista de tentar interagir com ela. Não vale mesmo a pena.

Aliás se existe uma verdade nesse mundo é a de que pessoas rixosas, briguentas, sempre terminam sozinhas. Os amigos se afastam, os parentes evitam visitar e os que se relacionam, sem saber, com esse tipo de pessoa logo entendem que caíram numa fria. E as coisas ficam piores quando se tratam de mulheres mais velhas. Nesse ponto surgem tintas de histerismo, ofensividade. A falta de respeito é o primeiro sinal. Se a pessoa rixosa lhe desrespeitar e você não colocar limites, pode ter certeza, a corda vai ser esticada ao máximo. Por isso vá embora e se isso não for possível evite interações. O objetivo é o mesmo: conviver o menos possível com quem só vive brigando, boicotando sua paz interior. 

Clareie sua Mente
Uma das coisas mais importantes na vida é clarear a mente. O que significa esse termo? Saiba exatamente o que as pessoas ao seu redor pensam de você. Entenda que por trás dos sorrisos mais falsos existem garras e presas, prontas para pular em seu pescoço. Sim, há pessoas que querem o seu mal, que desejam ver você se dar mal na vida. Esse tipo de pessoa sente um prazer excepcional com a derrota do outrem.

Clarear a mente é saber exatamente onde você está nesse jogo, nesse xadrez de sentimentos vis. Ao longo da minha vida eu mantive uma mentalidade de que, de maneira em geral, as pessoas queriam o meu sucesso, o meu bem. Isso porque nunca me considerei inimigo de quem quer que seja. Porém pensar assim foi um erro. Nesse último ano tive uma visão clara da situação. Muitas pessoas me odeiam simplesmente porque luto por um futuro melhor. Isso traz ódio por parte de pessoas próximas. É absurdo? Sim, mas é um sentimento que existe. A alma humana tem um lado negro, bem obscuro.

Hoje com minha mente clara e mais lúcida do que nunca, enxergo bem melhor. Sei que existem pessoas próximas que não torcem por mim ou pelo meu sucesso. Muito pelo contrário. Essas pesssoas querem me ver no chão, curvado sob uma lança de derrota. É lamentável, mas o que se pode dizer? Essa é a verdade. Diante de uma situação como essa, o que se pode fazer? Manter a mente clara, aberta. Manter o foco em seus objetivos e não se importar com o que os outros pensam de você. O mais importante é o que você pensa de si mesmo. A imagem que você vê refletido no espelho é o mais importante. O que os outros pensam e querem sobre você, muitas vezes passa longe de ser algo positivo.

Saiba quem você é! A Armadura Mental
As pessoas vazias e maldosas julgam as outras. Colocam características negativas nos outros. Difamam, caluniam, injuriam. É isso o que fazem. Jamais tome essas ofensas desmedidas como verdadeiras. Nunca adote as ofensas de terceiros em relação a você como verdadeiras. Essas pessoas não gostam de você, muitas delas odeiam, querem ver o seu mal. Saiba exatamente quem você é!

Muitas vezes a ofensa parte de algum parente, alguma pessoa próxima e, é claro, que isso machuca muito! Afirmar que isso não machuca é fugir da realidade. Machuca, porém o mais importante é você, o que você pensa de si mesmo, suas próprias percepções da vida. Quem sabe exatamente aquilo que você é, é você mesmo e mais ninguém nesse vasto mundo.

É necessário criar uma barreira mental contra esse tipo de situação. Se torne um guerreiro medieval imaginário, com uma armadura imaginária e mental contra esse tipo de ataque gratuito e de má índole. Só assim para se proteger mentalmente de coisas como essa. Lembre-se, o primeiro golpe vai ser sentido, porque virá de surpresa, pelas costas. Porém uma vez atingido de raspão se arme mentalmente contra esse tipo de coisa. Não se deixe mais atingir, não se deixe mais ser pego de surpresa. Sua alma vai agradecer muito!

Pablo Aluísio.

2 comentários: