terça-feira, 19 de maio de 2009

Dossiê das Séries - Edição 4

O Mandaloriano 3.02
Essa foi a série derivada de Star Wars em que a Disney finalmente acertou na mira do sucesso. Nesse episódio o Mandaloriano decide retornar para Mandalorian, o planeta de origem de seu povo. Ele quer se banhar nas águas sagradas de um rio onde no passado eram realizadas festas e celebrações religiosas. Mas uma vez chegando no planeta  tudo o que ele encontra são ruínas. Não existe mais civilização por ali. Os únicos que vivem naquele planeta são bestas selvagens e dróides assassinos, um deles que o encurrala e o aprisiona. Sobra ao pequeno Baby Yoda fugir do planeta em busca de ajuda. Um aspecto curioso desse episódio é que um dos Dróides R5 que ajuda o Mandaloriano é do mesmo modelo que foi visto no primeiro filme de Guerra nas Estrelas em 1977. Papo de nerd, claro!

Hollywood 1.07
Último episódio de uma série que definitivamente perdeu o rumo de casa. A tentativa de fazer lacração em excesso acabou com o resto da pouca fidelidade histórica que existia. Uma cena exemplifica isso nesse final. O ator Rock Hudson aparece na festa do Oscar ao lado de seu namorado, um roteirista negro. Entram de mãos dadas na festa e lá dentro trocam um beijo na boca. Nem preciso dizer que isso jamais aconteceu. Rock só assumiu sua homossexualidade em seus últimos dias de vida, quando já estava velho e morrendo de AIDS. O que se vê nesse episódio jamais aconteceu, é pura lacração dos dias atuais. Com isso a série afundou completamente, apesar da boa produção e até mesmo das boas ideias iniciais. Só que diante de tanto falseamento da história nada mais consegue sobreviver. Oportunidade perdida de mostrar a velha Hollywood!

Yellowstone 3.04
O personagem interpretado por Kevin Costner está curtindo a vida no campo ao lado de sua namorada, nada menos do que a governadora de Montana, quando é avisado que um grupo de motoqueiros invadiu sua propriedade. Cortaram a cerca de arame farpado e estão ali bebendo e ouvindo rock pauleira. Claro que tudo vai desandar em uma tremenda briga entre os cowboys do rancho e os motoqueiros da pesada. E o próprio rancho está em perigo pois um grupo de financiadores estrangeiros querem transformar o lugar em um point de turismo, com hotéis, aeroporto e piscinas, descaracterizando aquele região selvagem.

Império Romano 1.01
Primeiro episódio da primeira temporada que explora a vida do imperador Marco Aurélio e seu filho Commodus. Pai e filho não poderiam ser mais diferentes O velho imperador era um homem sábio, ponderado, consciente de sua importância. Chegou inclusive a escrever livros de filosofia que ainda hoje são lidos e debatidos no meio acadêmico. O filho era um imprestável que vivia cercado de orgias e bebedeiras. Eram tão fútil e frívolo que foi o único imperador de Roma da história a entrar para lutar numa arena de gladiadores! E a mãe, a imperatriz, também não era grande coisa, tanto que traía Marco Aurélio com um de seus generais. Todas essas informações estão aqui nessa série imperdível de história que pode ser assistida na Netflix. Não deixe de conferir. 

Homeland 6.05 
Um atentado terrorista acontece em Nova Iorque. Muitos problemas para Carrie pois o sujeito que estava no carro que explodiu era um de seus clientes. A imprensa vai na casa dele e o ex-agente que está lá com sua filha reage. Tiros são trocados e o apartamento de Carrie é invadida pela polícia. Confusão completa. Felizmente para todos não há baixas e nem mortos, mas o ex-agente da CIA com graves problemas mentais vai para a prisão.

Pablo Aluísio.

3 comentários: