sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Elvis Presley - Twenty Days & Nights

Quem é fã de Elvis Presley há muito tempo, como eu, sabe que ao lado da discografia oficial do cantor existe um verdadeiro oceano de lançamentos das mais diversas fases da carreira de Elvis. São os conhecidos bootlegs. Como o Rei do Rock foi extremamente produtivo na década de 1970 muitos desses CDs nada mais são do que registros gravados de seus concertos (na última década de sua carreira Elvis Presley realizou mais de mil shows ao vivo, um recorde!). Pois bem nesse vasto universo há registros para todos os gostos, gravações profissionais, semi-profissionais, retiradas da mesa de som, captadas do meio da plateia, etc, etc.

Eu chamo atenção porém para um pequeno e seleto grupo de bootlegs que conseguem ser melhores do que os discos oficiais de Elvis. Isso mesmo, são mais completos, muitos deles com excelente qualidade sonora e performances impecáveis do astro. Um exemplo? “Twenty Days & Nights”, lançado originalmente em 2009. O CD traz o show na íntegra que Elvis Presley realizou em Las Vegas na noite de 12 de agosto de 1970. Eu particularmente considero essa uma das melhores temporadas de Elvis em Vegas em toda a sua carreira. Não havia mais a pressão da primeira temporada e nem o receio de ter o showroom com ingressos sobrando da segunda temporada, que foi realizada em uma baixa estação na cidade.

Aqui Elvis está perfeitamente à vontade, tranquilo, feliz e cantando muito bem! Seus concertos não eram muito longos – bem abaixo da duração de um show atual – mas Elvis fazia valer cada momento, cada segundo ao lado de seu público querido. Rindo, brincando com a plateia, inovando no repertório, cantando com afinco e vontade, realmente ver o grande mito no palco, ali pertinho de você, deve ter sido algo magnífico. Como eu escrevi esse show é realmente impecável. Aqui Elvis mostra o grande showman que sempre foi, um homem de palco, ciente de sua importância e talento. No repertório algumas preciosidades chamam logo a atenção. A primeira, que inclusive dá nome ao disco, é a linda balada “Twenty Days And Twenty Nights” do álbum “That´s The Way It Is”.

A versão oficial é a de estúdio, gravada em Nashville, que todos já conhecemos. Aqui temos a versão de palco. Ouvir ela ao vivo é de dar arrepios. Essa é uma música que raramente Elvis cantou ao vivo, uma verdadeira jóia rara. Aliás é bom frisar que o CD é particularmente indicado para os fãs do TTWII, pois além dessa Elvis desfila várias canções desse disco. “I've Lost You”, “I Just Can't Help Believing” e “Patch It Up”, por exemplo, surgem em uma seqüência realmente arrebatadora! E o que dizer das versões de “You've Lost That Loving Feeling” e “Bridge Over Troubled Water”? Simplesmente perfeitas, lindas! Percebe-se claramente que Elvis estava com muita vontade de apresentar seu novo material ao público. Assim não há muito mais o que dizer. Esse CD é realmente magistral, um grande momento de um artista único em um de seus momentos mais inspirados! Mito é pouco!

Elvis Presley - Twenty Days & Nights (2009)
1: Opening Vamp / That's All Right
2: I Got A Woman
3: Monologue
4: Hound Dog
5: Monologue
6: Heartbreak Hotel
7: Monologue
8: Love Me Tender
9: I've Lost You
10: I Just Can't Help Believing
11: Patch It Up
12: Monologue
13: Twenty Days And Twenty Nights
14: You've Lost That Loving Feeling
15: Polk Salad Annie
16: Band introductions
17: Blue Suede Shoes
18: You Don't Have To Say You Love Me
19: Bridge Over Troubled Water
20: Suspicious Minds
21: Can't Help Falling In Love

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 8.0

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir