domingo, 1 de fevereiro de 2009

Elvis Presley - Easy Come, Easy Go (1967)

Easy Come, Easy Go foi o último filme de Elvis pela Paramount Pictures. Contando com a equipe de sempre Elvis deu adeus ao estúdio que mais sucessos lhe trouxe nos anos 60. Blue Hawaii, o pico comercial de sua passagem pelo cinema e G.I. Blues, seu primeiro filme após deixar o exército e outro grande sucesso comercial, também foram rodados lá. Esse filme inclusive contava com a mesma produção desses sucessos do passado recente de Elvs, sob o comando de Hall Wallis.

Infelizmente as semelhanças param por aí. Easy Come, Easy Go é uma produção modesta, sem grandes pretensões, lançada num momento de baixa na carreira de Elvis. A trilha sonora, gravada nos próprios estúdios da Paramount, contou com a direção do maestro Joseph Lilley. Apenas seis canções foram gravadas para serem lançadas num EP nos EUA. EP é a sigla para Extended Play, conhecido no Brasil como Compacto Duplo, onde eram lançadas de quatro a seis canções. Nos EUA o EP contou com as seis músicas do filme, na Inglaterra porém o EP inglês contava apenas com quatro das faixas da trilha (as duas outras, The Love Machine e You Gotta Stop, saíram em single). No Brasil o compacto duplo não foi lançado.

O resultado comercial de Easy Come, Easy Go foi um desastre. O EP não conseguiu classificação nem entre os mais vendidos da Top 100 (parada mais importante dos EUA onde eram listados os cem discos mais vendidos da semana). Foi a primeira vez que uma trilha sonora de Elvis Presley não conseguia sequer aparecer nessa lista, o que demonstra claramente que todo o trabalho musical do filme foi simplesmente ignorado pelo grande público, sendo consumido apenas por um pequeno grupo de fãs de Elvis e nada mais.

O filme não foi melhor nas bilheterias. O enredo, batido e sem grandes atrativos, não fugiu da rotina tediosa das comédias musicais românticas de Elvis no período. O roteiro conta a história de Ted Jackson, membro da marinha, que em uma de suas últimas expedições ao mar encontra um tesouro naufragado. Já civil, semanas depois, Ted se junta com seu amigo de banda e um jovem e vão à procura do tesouro. Se a história já parece ser sofrível, você não viu nada, só assistindo o filme para ver como a qualidade deixou a desejar. Os vilões são desinteressantes e caricatos e as tomadas filmadas embaixo d´água, que poderiam contar em favor do filme, não empolgam e são superficiais.

O filme possui alguns indícios da psicodelia da época como na cena em que algumas garotas fazem o estilo hippie, tão em moda na ocasião. Além disso existem referências à prática da yoga e outra vertentes alternativas do final dos anos 60 mas tudo feito de forma superficial visando acentuar um tom mais humorístico do filme. A trilha passa longe do psicodelismo que começava a se destacar na música mundial da época. Não existem grandes destaques nela. Apenas You Gotta Stop chama um pouco atenção, idem para a animada harmonia da música título, embora as letras não sejam nada inspiradas. A trilha sonora ainda conta com The Love Machine (curiosamente a música mais vendida de Elvis Presley na Índia!) e Yoga Is Yoga Does (que sempre está presente em qualquer lista que traga as piores canções da carreira de Elvis). Enfim nada muito memorável ou marcante, apenas na média do que Elvis vinha produzindo em sua carreira do cinema. Como ponto positivo é bom lembrar que em breve Elvis estaria de volta aos gloriosos momentos de sua carreira ao realizar seu especial de TV na NBC no ano seguinte, ressuscitando definitivamente sua trajetória artística.

Elvis Presley - Easy Come, Easy Go (1967)
Easy Come, Easy Go
The Love Machine
Yoga Is Yoga Does
You Gotta Stop
Sing You children
I'll Take Love

Ficha Técnica: Elvis Presley (vocal) / Scotty Moore (guitarra) / Tiny Timbrell (guitarra) / Charlie McCoy (guitarra e órgão) / Bob Moore (baixo) / Buddy Harman (bateria) / D.J. Fontana (bateria) / Hal Blaine (bateria) / Curry Tjader (bateria) / Larry Bunker (bateria) / Emil Radocchia (percussão) / Michel Rubini (Harpsichord) / Mike Henderson (trumpete) / Anthony Terran (trumpete) / Jerry Scheff (trumpete) / Butch Parker (trombone) / Meredith Flory (sax) / William Hood (sax) / The Jordanaires: Gordon Stoker, Hoyt Hawkins, Neal Matthews e Ray Walker (vocais) / Gravado no Paramount Scoring Stage, Hollywood, California / Data de gravação: 28 e 29 de setembro de 1966 / Produzido e arranjado por Joseph Lilley / Data de lançamento: Março de 1967 / Melhor posição nas charts: # - (USA) e # - (UK) Obs: O EP não conseguiu classificação nas paradas inglesas e americanas.

Pablo Aluísio - Setembro de 2009.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★
    Arranjos: ★★
    Letras: ★★
    Direção de Arte: ★★
    Cotação Geral: ★★
    Nota Geral: 6.0

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir