quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Elvis Presley - How Great Thou Art (1967)

Em maio de 1966 Elvis finalmente entrou em estúdio para gravar material convencional, que não fizesse parte de seus filmes. O simples fato de lidar com material novo já era um alívio para os fãs que esperavam que Elvis retomasse sua carreira musical, longe um pouco das trilhas sonoras que vinha apresentando. O local de gravação escolhido foi o mesmo da grande maioria de seus álbuns de estúdio, o RCA Studios em Nashville. A grande novidade dessa sessão foi que Elvis voltaria a gravar material gospel, algo que não fazia desde 1960. Esse foi o primeiro grande trabalho do produtor Felton Jarvis ao lado de Elvis. Embora Elvis não tivesse se fixado a um único produtor ao longo dos anos 60 (eles mudavam constantemente de acordo com os interesses dos estúdios de cinema), Elvis e Felton logo iniciariam uma parceria de trabalho que iria cada vaz mais se fortalecer ao longo dos anos, principalmente nos anos 70, quando ele monopolizaria toda a produção dos discos do cantor naquela época.

How Great Thou Art foi importante na carreira de Elvis Presley por diversas razões: Foi o primeiro trabalho consistente do cantor em muitos anos; contou com uma produção extremamente inspirada e trouxe grande reconhecimento da crítica (algo que definitivamente faltava a Elvis naquele momento, pois ele vinha sendo constantemente criticado por suas trilhas sonoras de gosto duvidoso). Além disso o álbum finalmente consolidou seu prestigio como intérprete de música religiosa, algo que lhe trazia grande orgulho pessoal. Porém, de todos os méritos alcançados pelo disco o maior foi sem dúvida ter conquistado o prêmio Grammy de melhor Performance de Música Sacra de 1967. Embora tenha concorrido por várias vezes ao Grammy nos anos anteriores, Elvis jamais havia ganho o cobiçado "Oscar" da música americana. Agora ele finalmente havia sido merecidamente premiado e justamente pelo estilo musical do qual mais admirava. O repertório de How Great Thou Art é vasto e rico. O cantor fez uma excelente escolha da seleção musical, que é bem ampla e abrangente, procurando transitar por todas as vertentes da música religiosa americana. Com isso temos canções contemporâneas a Elvis naquele momento dividindo espaço no álbum com músicas clássicas e consagradas dentro do movimento evangélico americano. Para os admiradores do gênero realmente foi um Menu extremamente amplo e de bom gosto. Segue abaixo as principais referências do disco.

HOW GREAT THOU ART (Stuart K. Hine) - Escrita em 1886 pelo Reverendo Carl Boberg com o nome de "O Stored Gud". Em 1907 o Reverendo Stuart K. Hine escreveu a primeira versão em língua inglesa, esta por sua vez baseada na versão alemã da canção intitulada "Wie Gross Bist Du". A primeira gravação foi de George Beverly Shea em 1955, seguida da versão dos Blackwood Brothers em 1957. Elvis recebeu o prêmio Grammy na categoria "Melhor Performance Inspirativa" por sua interpretação desta música em 1974 no disco "Elvis As Recorded Live On Stage in Memphis" (1974). Sem dúvida um marco na carreira de Presley.

IN THE GARDEN (C.Austin Miles) - Música composta no início do século, mais exatamente em 1912. Em 1960 fez parte da trilha sonora do filme "Wild River" (rio selvagem, 1960). Entre os grandes nomes que a gravaram estão Mahalia Jackson e Jim Reeves.

SOMEBODY BIGGER THAN YOU AND I (Johnny Lange / Walter Heath - Joseph Burke) - Canção Spiritual bem ao gosto de Presley. O cantor e ator Gene Autry a gravou com grande sucesso para a trilha do filme "The Old West" (o velho oeste, 1951). Mahalia Jackson também fez sua versão, sendo ela aliás, uma das cantoras preferidas de Elvis. Finalmente o grupo "The Ink Spots" fez uma versão muito bem arranjada em 1951.

FARTHER ALONG (W.B.Stone) - Escrita em 1937. Foi gravada por Red Foley e Bill Monroe, autor de "Blue Moon of Kentucky". Certamente uma canção a qual Elvis deve ter tido contato ainda na infância, em Tupelo ou Memphis. Certamente uma das que mais tem ligação emocional com o cantor.

STAND BY ME (Charles B.Tindley) - Não é a famosa canção de Ben E.King que se tornou um grande sucesso nos anos 70 na voz de John Lennon e que foi tema do filme "Stand by Me (conta comigo) nos anos 80. Esta é na verdade, uma música composta em 1905 que foi gravada por Red Foley e pelo grupo The Harmonizing Four (o melhor grupo vocal da história, segundo Elvis). Era uma das preferidas de Elvis no período em que ele esteve servindo o exército na Alemanha.

WITHOUT HIM (Myron LeFreve) - Há controvérsia se o autor LeFreve a gravou em estúdio. Se isto ocorreu a gravação sumiu e não se tem a certeza absoluta da existência deste disco. Em 1956 Frankie Lane a gravou e alcançou um relativo sucesso na parada da revista Billboard na categoria "Gospel Music".

SO HIGH (Tradicional) - Foi gravada inicialmente por Rosetta Tharp. Em 1959 a cantora LaVern Backer a gravou com o título de "So High, So Low" e alcançou um grande sucesso. Elvis disse mais tarde em uma entrevista coletiva: "Não existe nada mais belo do que um grupo vocal em harmonia cantando Gospel". Esta canção é um exemplo do que ele se refere.

WHERE COULD I GO BUT THE LORD (James B. Coats) - Música por demais conhecida no mundo Gospel norte americano. Foi escrita inicialmente pela dupla de compositores K.E.Harris e J.M.Black em 1890. Em 1940 J.B.Coats escreveu uma versão bastante modificada. Foi gravada ainda por Red Foley em 1951 e por Faron Young em 1954. Elvis a utilizou ainda no NBC TV Special num medley com outras canções evangélicas.

BY AND BY (Charles B. Tindley) - Escrita em 1905. Lançada por Soul Stirrers e Bill Monroe. Elvis Presley já havia gravado um disco Gospel de grande sucesso em 1960 intitulado "His Hand in Mine". Em 1972 ele ainda lançaria mais um chamado "He Touched Me", este também grande sucesso e vencedor de mais um Grammy na categoria "melhor performance religiosa". Tamanha a simbiose entre Música Gospel e Elvis Presley que os três únicos prêmios Grammy da sua carreira foram conquistados através de seus trabalhos religiosos.

IF THE LORD WASN'T WALKING BY MY SIDE (Henry Slaughter) - O autor Henry era o pianista do grupo vocal The Imperials e escreveu esta canção em 1961. Elvis por essa época estava profundamente envolvido em questões religiosas, lendo e estudando muito sobre o assunto, tanto que resolveu construir um jardim em Graceland voltado para meditação e oração. O chamado "Jardim da meditação" hoje é o lugar de eterno repouso do cantor.

RUN ON (tradicional) - Música de outro grupo vocal, o "Golden Gate Quartet". Não é novidade para os que estudam sua biografia o fato de Elvis ter ambicionado desde muito jovem em fazer parte de um quarteto de música religiosa. Aliás esse sempre foi seu grande sonho na juventude. Embora nunca tenha realizado esse desejo Elvis nunca deixou de trabalhar ao lado de grupos vocais gospel, mesmo em seus anos mais roqueiros, como nos anos 50, onde usou um grupo vocal gospel, The Jordanaires, para lhe acompanhar até mesmo nos mais vibrantes rocks.

WHERE NO ONE STANDS ALONE (Mosie Lister) - Escrito sob encomenda para o grupo "Statemen Quartet" em 1955. O cantor Don Gibson também fez uma versão. Além dos três discos Gospel de Elvis (His Hand in Mine, How Great Thou Art e He Touched Me) iriam ser lançadas diversas coletâneas Gospel ao longo de sua carreira como "He Walks Beside Me" e "You'll Never Walk Alone". A reunião definitiva dos trabalhos sacros de Elvis iria se concretizar através da caixa de CDs lançadas nos anos 90 "Amazing Grace" reunindo todas as músicas Gospel de Elvis Presley em seus 21 anos de carreira.

CRYING IN THE CHAPEL (Artie Glenn) - Escrita por Artie Glenn em 1953 com apenas 16 anos de idade. Chegou ao primeiro lugar nas paradas R&B com o obscuro grupo Sonny Till and the Orioles. Em 1953 esta música explodiu nas paradas nas vozes de Rex Allen e June Valli. A versão de Elvis foi gravada em 1960. Se tornou um single de enorme sucesso em 1965. O sucesso foi tamanho que o single com "I believe in the man in the Sky" (canção do disco "His Hand In Mine") no lado B chegou ao primeiro lugar na parada britânica. Crying In The Chapel não fez parte dos trabalhos de How Great Thou Art mas devido a toda esta repercussão anterior a canção foi incluída no disco para ajudar em sua promoção.

Elvis Presley - How Great Thou Art (1967): Elvis Presley (vocal, piano e violão) / Scotty Moore (guitarra) / Chip Young (guitarra) / Bob Moore (baixo) / Henry Strzelecky (baixo) / Charlie McCoy (baixo e gaita) / D.J. Fontana (bateria) / Buddy Harman (bateria e timba) / Floyd Cramer (piano) / Henry Slaugter (piano) / David Briggs (orgão) / Pete Drake (steel guitar) / Boots Randolph (sax) / Rufus Long (sax) / Ray Stevens (piston) / The Jordanaires (vocais) / Millie Kirkham, June Page, Dolores Edgin & Sandy Posey (vocais) / The Imperials (vocais) / Produzido por Felton Jarvis / Arranjado por Felton Jarvis & Elvis Presley / Local de gravação: RCA Studios B, Nashville / Data de gravação: 25 a 28 de maio de 1966 / Lançado em fevereiro de 1967 / Melhor posição nas charts: #18 (EUA) e #11 (UK).

Pablo Aluísio - Maio de 2000 / revisado e atualizado em novembro de 2001 / Introdução: setembro de 2009.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★★
    Arranjos: ★★★★
    Letras: ★★★★
    Direção de Arte: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.4

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir