quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Elvis Presley - Elvis as Recorded Live On Stage in Memphis (1974)

O último disco ao vivo da carreira de Elvis Presley. Embora a fórmula de discos gravados nas apresentações de Elvis tenha dado ótimos resultados comerciais ao longo dos anos, esse LP confirmou que sem dúvida havia um esgotamento nesse tipo de lançamento. Além do fato de que Elvis pouco mudava seu repertório em seus shows, havia o problema do desgaste e saturação que fazia com que seus discos ao vivo ficassem praticamente iguais, havendo pouca mudança e inovação. Mas o Coronel era insistente e em 1974, com pouco material de estúdio disponível, o empresário de Elvis resolveu fazer uma última tentativa e colocou esse disco no mercado. Para não se repetir tanto o Coronel resolveu cortar vários números do show de Elvis em Memphis, como por exemplo Steamroller Blues, Teddy Bear, Funny How Time Slips Away, Fever e Polk Salad Annie (músicas que fizeram parte do disco ao vivo anterior de Elvis gravado no Madison Square Garden).

O disco foi gravado na apresentação que Elvis fez em Memphis no dia 20 de março de 1974. Apesar de ser realizado em sua cidade do coração, Elvis pouco acrescentou em termos de novidades, ficando praticamente preso ao seu velho repertório de shows. Com a voz demonstrando uma certa fadiga - provavelmente por causa da maratona de apresentações que ele vinha fazendo - Elvis administrou o concerto, alternando canções leves, que não exigiam tanto, com músicas mais puxadas, do ponto de vista vocal. Novamente mostrou-se descontraído, porém sabendo que o disco seria lançado pela RCA depois, procurou evitar falar demais entre as músicas ou então fazer "gracinhas" durante as canções. Procurou ser o mais profissional possível, como aconteceu no Aloha. O disco foi lançado dois meses depois e alcançou a 33º posição entre os mais vendidos da revista Billboard. Com isso o Coronel resolveu dar um tempo no lançamento de mais discos ao vivo e cancelou o projeto de lançar um single extraído da apresentação. Essas são as músicas que fazem parte do disco "Elvis as Recorded Live On Stage in Memphis" (CPL1 0606):

SEE SEE RIDER (Arr. Elvis Presley) - Novo arranjo para a canção "C.C.Rider Blues" dos anos 50. Esta canção seria utilizada em quase todos os seus shows se tornando parte fixa de seu repertório nos anos setenta. Lançada originalmente no disco "On Stage - February 1970" essa música fez parte de praticamente quase todos os discos oficiais gravados ao vivo por Elvis nos anos 70. De fácil execução e memorização, "See See Rider" caiu nas graças de Elvis por ser simples, movimentada e à prova de falhas. Aqui ela abre o disco, pois a RCA Victor não conseguiu autorização para colocar "Also Spratch Zarathustra" nesse disco.

I GOT A WOMAN / AMEM (Ray Charles) - Outra música que entrou em definitivo no repertório do Rei nos anos cinqüenta e setenta, sendo muitas vezes usada de introdução logo após "Also Spratch Zarathustra" de Richard Strauss. Deve-se sua criação a Ray Charles que colocou uma letra pop sobre o ritmo de uma música religiosa chamada "My Jesus is all the world to me". Esta música trouxe problemas para Elvis pois seu título (Eu consegui uma Mulher) foi considerado ofensivo pela rígida sociedade americana da época. Elvis era considerado um incentivador da delinquência juvenil pelos moralistas por sua dança e sua música e é claro que eles não iriam deixar passar esta oportunidade para mais uma vez atacá-lo. Foi gravada em 10 de janeiro de 1956 e é a primeira música gravada por Elvis nos estúdios da RCA Victor. Foi lançado num single junto com "I'm Counting on you" em agosto de 1956. "Amem" é uma canção gospel, mas que Elvis a utiliza aqui mais como um bom treinamento vocal.

LOVE ME (Jerry Leiber / Mike Stoller) - Sem dúvida uma das mais belas criações daquela que sem dúvida foi a mais importante dupla de compositores do Rei. Leiber e Stoller compuseram as mais importantes músicas da carreira de Elvis como "Jailhouse Rock", "Trouble" e "King Creole" entre outras. Esta foi feita especialmente para Elvis pois Mike e Jerry achavam interessante o apego que Elvis tinha por músicas românticas, então resolveram compor uma canção sob medida para o gosto e a interpretação do cantor. Era uma das preferidas dele tanto que a integrou em seu repertório nos anos setenta estando presente em quase todos os seus discos gravados ao vivo neste período. Também foi lançada num compacto duplo em outubro de 1956 junto com outras músicas do LP "Elvis Presley".

TRYING TO GET TO YOU (Charles Singleton / Rose Marie McCoy) - Gravada em 11 de julho de 1955 nos estúdios Sun em Memphis, Tennessee. Aqui Elvis exercita seu poderio vocal numa balada romântica característica do Sul dos Estados Unidos. Esta sem dúvida era uma de suas prediletas pois mesmo sendo ele o Rei do Rock'n'Roll não dispensava uma balada melódica como essa. Pode-se encontrá-la em discos ao vivo gravados durante os anos 70, porém a melhor versão sem dúvida é essa: simples e direta passando o sentimento dominante da época. Mais uma canção do disco "Elvis Presley".

MEDLEY: LONG TALL SALLY / WHOLE LOT TA SHAKIN GOIN ON / MAMA DON'T DANCE / FLIP, FLOP AND FLY / JAILHOUSE ROCK / HOUND DOG
- Medley que reúne vários clássicos de Elvis dos anos 50. Entre eles: Long Tall Sally (Enotris johnson) - Sublime Canção de Rock'n'Roll. Esta é outra que marcou toda uma época sendo posteriormente gravada pelos Beatles, Little Richard e John Lennon (em sua carreira solo). Aqui Elvis está em sua melhor forma mandando ver e abrindo as portas de um novo tempo na música pop mundial. Pode-se encontrar versões ao vivo em discos dos anos setenta porém sem nenhuma sombra de dúvida esta é a melhor versão de todas. Esta canção juntamente com "Ready Teddy", são as representantes máximas do Rock de Elvis neste seu segundo disco. Jailhouse Rock  (Leiber / Stoller) - Música título do terceiro filme estrelado por Elvis que no Brasil recebeu o nome de "O Prisioneiro do Rock", sendo que sua trilha foi lançada em um Compacto Duplo em outubro de 1957. Foi ainda lançada como single em setembro de 1957 com "Treat Me Nice" no lado B. O Sucesso foi imediato e o single chegou ao primeiro lugar na parada americana. A cena do filme em que Elvis apresenta esta canção é considerado o melhor momento do cantor no cinema. Leiber e Stoller afirmaram posteriormente que sua intenção era "...imitar o som de pedras quebrando" o que de certa forma foi conseguido. Foi gravado em 30 de abril de 1957 nos estúdios Radio Recorders em Hollywood. Assim Elvis ignorou a intenção satírica dos autores (Jerry Leiber e Mike Stoller) e interpretou a canção com fúria. Jailhouse Rock foi o primeiro single da história a ir direto para o topo das paradas no Reino Unido.

WHY MY LORD (Kristoferson) - Gospel que dá oportunidade para que J.D. Sumner mostre todo seu poder vocal. Realmente chega a ser impressionante sua capacidade de atingir notas absurdas! Muitos pensam até que se trata de algum efeito sonoro ou algo semelhante, mas não, é só o J.D. provando do que é capaz.

HOW GREAT THOU ART (Stuart K. Hine) - Escrita em 1886 pelo Reverendo Carl Boberg com o nome de "O Stored Gud". Em 1907 o Reverendo Stuart K. Hine escreveu a primeira versão em língua inglesa, esta por sua vez baseada na versão alemã da canção intitulada "Wie Gross Bist Du". A primeira gravação foi de George Beverly Shea em 1955, seguida da versão dos Blackwood Brothers em 1957. Elvis recebeu o prêmio Grammy na categoria "Melhor Performance Inspirativa" por sua interpretação desta música em 1974 no disco "Elvis As Recorded Live On Stage in Memphis" (1974). Sem dúvida um marco na carreira de Presley.

MEDLEY: BLUEBERRY HILL / I CAN'T STOP LOVING YOU - A primeira música do medley, Blueberry Hill, foi composta pelo trio Rose, Lewis e Stock e abriu o antigo Lado B do LP da trilha sonora do filme "Loving You" de 1957, em sua versão norte Americana. Uma das mais deliciosas canções dos anos 50. Se tornou bastante popular graças ao cantor e compositor de New Orleans, Fats Domino. Elvis por sua vez, não deixa por menos e protagoniza uma versão de alto nível. O mais puro som dos anos 50 está aqui!. Já "I Can't Stop Loving You" é uma nova versão para uma conhecida canção da terra do tio Sam. Sem sombra de dúvida, esta é uma das preferidas de Presley, estando presente em muitos dos discos ao vivo lançado por Pelvis durante os anos 70. O tempo de "I Can't Stop Loving You" foi acelerado para dar um maior ritmo na versão ao vivo. Elvis Presley a gravou em estúdio, mas esta gravação nunca foi lançada durante sua carreira.

HELP ME (Larry Gatlin) - Esta canção surgiu pela primeira vez na discografia de Elvis nesse disco. Porém ele já a havia gravado em estúdio, sendo que essa versão só seria lançada em 1975 no disco "Promised Land". É uma bela melodia com toques gospel, o que deve ter fascinado o cantor, que era um grande admirador deste estilo de música.

AN AMERICAN TRILOGY (Adaptado por Mickey Newbury) - O Hino pessoal definitivo de Elvis Presley. Esta música retratava de forma magistral todos os valores significativos da vida do cantor. Esta canção na verdade é a reunião de três tradicionais músicas: "Dixie", "The Battle Hymm of Republic" e "All My Trials". O conteúdo de suas letras louvam o sentimento confederado do Sul dos EEUU durante a guerra civil e o aspecto religioso de sua cultura. Foi lançada em single com "The First Time Ever I Saw Your Face" no lado B. Um dos maiores momentos da carreira de Elvis.

LET BE ME THERE (Rostill) - Originalmente lançada em 1973 pelo selo MCA por Olivia-Newton John. A versão deste LP é a mesma versão que foi lançada no disco "Moody Blue" e que foi gravada no show que Elvis fez em Memphis em 1974, depois de um longo período em que ele esteve afastado dos palcos de sua cidade do coração. Este show foi especial para Elvis pois sua versão apresentada no espetáculo da música gospel "How Great Thou Art" ganhou o Grammy, o Oscar da música norte americana.

MY BABY LEFT ME (Arthur Grudup) - Outra de Arthur "Big Boy" Grudup interpretada por Elvis. Ela foi lançada originalmente pelo próprio autor em 1946. A Versão de Elvis Presley foi gravada no dia 30 de janeiro de 1956 em Nova Iorque nas mesmas sessões de gravação que deram origem ao LP "Elvis Presley". Foi lançada como lado B do single "I Want You, I Need You, I Love You" em maio de 1956. Este é um Rock'n'Roll de primeira qualidade trazendo todas as características que fizeram deste gênero o mais popular do século.

LAWDY, MISS CLAWDY (Price) - Outro grande momento da carreira de Elvis que foi gravado no dia 3 de fevereiro de 1956 nos estúdios da RCA em Nova Iorque. Foi lançada como lado B de um single com "Shake, Rattle and Roll" em Agosto de 56. Era uma das preferidas do Rei do Rock. Muito provavelmente foi incluída na apresentação como uma homenagem aos seus anos na Sun Records.

CAN'T HELP FALLING IN LOVE (Peretti / Creatore / Weiss) -- Canção baseada em "Plaisir d'Ámor" do compositor francês de origem alemã Jean Paul Martini. A versão de Presley foi muito feliz pois foi muito bem adaptada. O maior sucesso do filme. Quando foi lançada em Single em Novembro de 1961 alcançou um enorme sucesso de vendas. Nos anos setenta ela seria utilizada como desfecho de todos os seus shows. Nos anos 90 o grupo UB40 faria uma nova versão de grande sucesso. Parte da trilha sonora do filme Blue Hawaii. O álbum ficou durante incríveis 20 semanas no nº 1 e vendeu mais de 2 milhões de exemplares.

Elvis Presley - Elvis as Recorded Live On Stage in Memphis (1974): Elvis Presley (voz e violão) / James Burton (guitarra) / Duke Bardwell (baixo) / Ronnie Tutt (bateria) / Charlie Hodge (violão e voz) / Glen Hardin (piano) / The Sweet Inspirations (vocais) / Kathy Westmoreland (vocais) / John Wilkinson (guitarra) / J.D. Sumner and The Stamps (vocais) / Voice (vocais) / Joe Guercio e sua Orquestra / Gravado no Mid South Coliseum, Memphis / Data de gravação: 20 de março de 1974 / Data de Lançamento: julho de 1974 / Melhor posição nas charts: #33 (EUA) e #44 (UK).

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir