segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Elvis Presley - Raised On Rock (1973)

Em julho de 1973 Elvis finalmente aceitou gravar material novo. O local escolhido foi um estúdio de gravação de Memphis chamado Stax Studios. Esse selo era bem conhecido pelas inúmeros discos de soul e R&B que vinham sendo lançados desde o final da década de 50. Era material essencialmente negro e como Elvis sempre gostou da sonoridade black a escolha caiu como uma luva para ele. O cantor não gravava em Memphis desde 1969 e as expectativas eram grandes quando finalmente começaram as sessões. Inicialmente a intenção do produtor Felton Jarvis era gravar um vasto material e realizar uma nova maratona de gravações. Para isso reservaram seis noites no Stax. Embora a ideia fosse muito boa, Jarvis esqueceu de levar em conta a própria situação pessoal de Elvis nessa época. A realidade era que o cantor vinha enfrentando cada vez mais problemas, principalmente de saúde.

As dificuldades surgiram logo no primeiro dia. Elvis chegou seis horas atrasado no estúdio e acabou encontrando uma banda exausta de tanto esperar. O clima certamente não era dos melhores e ele logo percebeu isso. Embora a intenção da produção fosse gravar vasto material, Elvis mostrou-se pouco produtivo nessa ocasião e o problema se repetiu nos demais dias. Elvis não conseguia mais apresentar o antigo pique de antes, se limitando a gravar poucas músicas de cada vez. Muito disperso, sem se focar nas músicas selecionadas, Elvis foi gradativamente perdendo o interesse. O pior aconteceu alguns dias depois quando após gravar apenas uma canção Elvis se encheu e foi embora, deixando a programação pelo meio do caminho, decidindo impulsivamente abandonar definitivamente as sessões. Elvis, que era um dos mais produtivos artistas de sua época, agora enfrentava vários problemas pessoais que interferiam diretamente em seu trabalho. Como a RCA ainda não tinha material suficiente para a composição de um álbum levou seus equipamentos para a casa dele em Palm Springs dois meses depois, onde após finalizar três faixas o disco finalmente ficou completo.

O resultado final chegou nas lojas em outubro de 1973. Apesar das inúmeras dificuldades em sua gravação o LP mostrou-se coeso e de boa qualidade. A faixa título, de autoria de Mark James, já demonstrava ser bastante original e singular dentro da discografia de Elvis, tendo personalidade própria e uma sonoridade bem diferenciada. Outro grande destaque do álbum vinha de For Ol Times Sake, com um belo e rico arranjo de cordas. As duas inclusive seriam lançadas em single um mês antes do lançamento do disco. Até mesmo as faixas gravadas em Palm Springs como I Miss You e Are You Sincere mantinham um bom nível técnico.

Raised On Rock também marcou o reencontro de Elvis com sua antiga dupla de compositores, Leiber e Stoller. Eles estavam afastados da carreira do cantor desde os anos 60, quando o Coronel Parker os colocou de lado, por serem "caros" demais e isso apesar de terem compostos alguns dos maiores sucessos da carreira de Elvis! De qualquer forma lá estava Elvis de volta aos microfones para interpretar mais uma vez canções da dupla. As duas escolhidas, If You Don´t Come Back e Three Corn Patches, não eram músicas excepcionais ou fora de série, porém tinham seus méritos. If You Don´t Come Back, por exemplo, tinha um balanço essencialmente black que combinava muito bem com o clima do Stax de uma maneira em geral. A seleção fechava com um country agradável, Girl Of Mine, e uma música antiga escrita por Eddy Arnold, chamada Sweet Angeline. Assim Raised On Rock acabou cumprindo seu papel, colocando material novo no mercado e de quebra trazendo um pequeno sopro de inovação na discografia oficial de Elvis.

RAISED ON ROCK (Mark James) - Canção título do disco. Foi lançada em single junto com "For Ol'Times Sake" em Setembro de 1973. A letra feita pelo ótimo compositor Mark James faz um balanço emocional dos anos iniciais do Rock'n'Roll. A harmonia também é bastante original, transformando o conjunto em um belo momento da carreira de Elvis Presley.

ARE YOU SINCERE (Wayne Walker) - Música gravada na casa de Elvis em Palm Springs em Setembro de 1973. Participaram desta "sessão", o guitarrista James Burton, o grupo vocal Voice, o amigo e músico Charlie Hodge, o baixista Thomas Hensley e o engenheiro de som Rick Ruggieri. Depois as gravações sofreram acréscimos de instrumentos providenciados por Felton Jarvis.

FIND OUT WHAT'S HAPPENING (Jerry Crutchfield) - Música cujo arranjo segue um estilo por demais utilizado nos anos 70. Em destaque a vocalização feminina, que contou com a ótima e subestimada Kathy Westmoreland. Bom momento do disco.

I MISS YOU (J.D.Summer) - Outra gravada em Palm Springs. Elvis conta aqui com a preciosa colaboração do grupo vocal formado por ele chamado Voice. Elvis reuniu alguns músicos que estavam desempregados e formou um grupo vocal gospel para acompanhá-lo em shows e nas gravações. Esta música marca a estréia do grupo em gravações de estúdio.

GIRL OF MINE (Reed / Mason) - Country muito popular nos Estados Unidos. Esta canção deixa transparecer todo o esgotamento físico e emocional de Elvis. Tão exausto ele estava durante as sessões de gravação deste disco que neste dia (24 de julho) ele só conseguiu gravar uma música. Nos anos 60 Elvis gravava um LP inteiro em uma noite e agora, doente e exausto só conseguiu completar uma canção. A verdade era que seu estilo de vida, os shows, as viagens, os compromissos sem fim, a tensão insuportável dos camarins, a histeria dos fãs e a solidão dos quartos de hotéis estavam destruindo a saúde de Elvis Presley.

FOR OL'TIMES SAKE (Tony Joe White) - Lado B do single "Raised On Rock". Uma das músicas românticas mais bonitas e bem arranjadas da carreira de Elvis. O destaque fica com o ótimo arranjo de cordas executado por Burton, Christopher, Young e Dennis Linde (autor do grande sucesso de Elvis "Burning Love").

IF YOU DON'T COME BACK (Leiber / Stoller) - Canção que marca o reencontro de Elvis com os compositores Jerry Leiber e Mike Stoller. Esta união legou ao século XX as melhores canções de Rock'n'Roll da história como "Jailhouse Rock", "Trouble","Hound Dog" e várias outras. Aqui Elvis faz a mágica acontecer mais uma vez, pois esta e "Three Corn Patches" são as melhores canções do disco. Elvis até renasce quando canta estas músicas voltando novamente ao pique e ao entusiasmo dos anos 50.

JUST A LITTLE BIT (Rosco Gordon) - Sucesso do começo dos anos 60. Se Elvis estava exausto depois de tantos compromissos, seus músicos também estavam. Muitos deles acompanhavam o Rei na estrada e estavam à beira de um colapso nervoso. O baixista Tommy Cogbill começou a tocar deitado no chão, o que acarretou numa reprimenda enérgica do produtor Jarvis. Além disso o baterista Al Jackson começou a beber dentro do estúdio o que acabou levando o produtor Felton Jarvis a demiti-lo. Realmente o clima não estava dos melhores.

SWEET ANGELINE (Eddy Arnold / Martini / Morrow) - Esta música só foi completada por Elvis depois, pois ele não teve tempo suficiente para completá-la. Assim em Setembro de 1973 Elvis reuniu-se com James Burton e mais alguns músicos em sua casa em Palm Springs para terminar a gravação desta canção. Apesar de toda a dificuldade a canção se tornou uma das mais belas da discografia de Presley durante os anos 70. Muito bonita, com melodia atraente esta canção é um dos pontos altos do disco.

THREE CORN PATCHES (Leiber / Stoller) - Canção que fecha o disco. Mais uma maravilhosa composição de Leiber e Stoller. Elvis Presley perdeu muito com o afastamento da dupla durante os anos 60. Tudo culpa do Coronel Parker que só visava o lucro e nunca a qualidade. Esta e outras atitudes acabaram levando Elvis a desprezar seu empresário, inclusive o demitindo em uma ocasião. Porém já era tarde demais, o estrago já estava feito e Presley acabou o readmitindo, pois o Coronel cobrou uma verdadeira fortuna para acabar a sociedade entre ambos.

Elvis Presley - Raised On Rock (1973): Elvis Presley (vocal) / James Burton (guitarra) / Reggie Young (guitarra) / Dennis Linde (guitarra) / Bobby Manual (guitarra) / Johnny Christopher (guitarra) / Tommy Cogbill (baixo) / Donald Dunn (baixo) / Thomas Hensley (baixo) / Jerry Carrigan (bateria) / Ronnie Tutt (bateria) / Al Jackson (bateria) / Bobby Wood (piano) / Don Summer (piano) / Bobby Emons (orgão) / J.D.Summer and The Stamps (vocais) / Voice (vocais) / Kathy Westmoreland, Mary Greene, Mary Holladay, Ginger Holladay (vocais) / Al Pachucki (engenheiro) / Felton Jarvis (Produção e Arranjo) / Gravado nos dias 21 a 25 de julho de 1973, Stax Recording Studios, Memphis - 22 e 23 de setembro de 1973, Palm Springs / Data de lançamento: outubro de 1973 / Melhor Posição nas Paradas: #50 (EUA).

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Olá rapazes, como vcs eu também sou fã Elvis, pra ser sincera é o único cantor, o qual eu não me canso de ouvir, sempre o achei fantástico, suas canções são maravilhosas, pois falam de amor, coisa que nos dias atuais, não ouvimos muito, por outro lado tem a gospel music, que fala muito de Deus. Eu não tenho quase nada do Elvis, mais recentemente ganhei duas xícaras com o rosto dele, eu simplesmente adoreiiiiii. uma abraço a vcs e a todos os fãs de Elvis.

    ResponderExcluir
  2. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.9

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir