domingo, 22 de fevereiro de 2009

Elvis Triunfal

Com a boa repercussão do documentário "Elvis é Assim" (That´s The Way It Is, 1970) a MGM resolveu repetir a dose e produzir mais um documentário mostrando Elvis Presley nos palcos. Para não se tornar algo totalmente igual ao filme anterior porém o foco foi mudado. Ao invés de mostrar Presley em Las Vegas como na produção de 1970 a equipe da MGM resolveu seguir o cantor pelos Estados Unidos afora. Os diretores Robert Abel e Pierre Adidge colocaram o pé na estrada junto com Elvis e banda e foram registrar in loco o corre corre das concorridas turnês de Elvis pelos grandes centros do país. Usando de câmeras mais leves e de fácil deslocamento eles conseguiram captar bem o clima que antecedia os grandes concertos de Elvis. Se apresentando em grandes estádios o filme traz um rico material desses belos momentos ao vivo do astro. Além dos concertos os diretores ainda filmaram Elvis nos estúdios, em ensaios, sendo recebido pelos fãs por onde passava, mostrando um artista em um dos melhores momentos de sua carreira. O único erro maior dos diretores foi não terem registrado o concerto de Elvis no Madison Square Garden, uma apresentação histórica que parou Nova Iorque e que contou com grandes nomes na platéia prestigiando Elvis (inclusive os ex beatles John Lennon e George Harrison). Ao invés do Madison optou-se por captar momentos de shows diversos que Elvis foi realizando nessa mesma turnê.

Obviamente que um documentário como esse é especialmente indicado aos fãs de Elvis Presley mas para os cinéfilos em geral "Elvis On Tour" é também recomendado por alguns motivos básicos. O principal deles foi a participação de Martiin Scorsese no projeto. O famoso diretor participou do complicado processo de edição do filme. Com tanto material filmado - em algumas cenas seis câmeras filmavam ao mesmo tempo Elvis e seu grupo - foi necessário organizar tudo e Scorsese participou ativamente desse processo. O resultado se vê na tela, uma ótima montagem e edição de imagens que colaboraram bastante para o filme se tornar um sucesso de crítica e público na época de seu lançamento. O reconhecimento veio na noite de entrega do Globo de Ouro quando "Elvis Triunfal" foi premiado como o melhor documentário do ano. Mais um êxito na carreira de Elvis Presley nos cinemas naquele que ironicamente se tornaria seu último filme.

Elvis Triunfal (Elvis On Tour, EUA, 1972) Direção: Robert Abel, Pierre Adidge / Roteiro: Robert Abel, Pierre Adidge / Elenco: Elvis Presley, TCB Band, Joe Esposito, Charlie Hodge / Sinopse: Documentário que mostra a turnê que o cantor Elvis Presley realizou pelos Estados Unidos no ano de 1972. Vencedor do Globo de Ouro de melhor documentário.

Pablo Aluísio.

Um comentário: