quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Elvis Presley - Separate Ways / Always On My Mind

Em 1972 Elvis lançou em single uma das canções que se tornariam símbolo de sua carreira: Always On My Mind. Essa música foi o melhor e maior exemplo de sucesso póstumo da carreira de Elvis. Isso porque quando ela foi lançada originalmente em 1972 como lado B de Separate Ways passou em brancas nuvens. Burning Love, por exemplo, foi o single mais vendido de Elvis durante os anos 70 e Always on My Mind? Não chegou nem ao Top 100 da Billboard. Como explicar tamanho sucesso nos dias de hoje? O caminho de Always on My Mind foi muito curioso. Inicialmente ela foi gravada para fazer parte do disco Standind Room Only, trilha sonora do segundo documentário feito por Elvis nos anos 70.

Depois de gravar cenas de Elvis gravando essa e Separate Ways para o filme, a trilha foi cancelada por Felton Jarvis. O nome do filme foi mudado para Elvis On Tour e Always on My Mind foi renegada a um lado B de um single do Rei nos anos 70. O Lado A, Separate Ways, conseguiu entrar no Top 20 da Billboard. O coronel ainda a utilizou para lançar um disco de preço promocional de mesmo nome e depois disso Always on My Mind foi completamente esquecida. Detalhe mais do que curioso: Nunca foi lançada no Brasil durante a carreira de Elvis. O tempo passa, Elvis morre e a música continua completamente obscura e perdida dentro da vasta discografia de Elvis. Só os fãs mais conceituados a conhecem, não por sua falta de qualidade, nada disso, muito pelo contrário, mas por ter sido tão mal lançada na época.

Muitas pessoas que assistem Elvis On Tour em sua versão original estranham muito o fato de aparecer Elvis cantando Separate Ways e não Always on My Mind. Isso demonstra que ela nunca foi uma música de ponta durante a carreira de Elvis. Passaram-se muitos anos até que o grupo Pet Shop Boys lançou uma versão de Always on My Mind que estourou em todas as rádios do mundo todo. A música ficou então conhecidíssima e sua melodia se tornou muito, mas muito popular. Em uma entrevista na BBC de Londres um dos vocalistas do Pet afirmou então que a música era na realidade uma versão de uma antiga canção de Elvis Presley. Mas ninguém a conhecia. Os radialistas ingleses começaram a procurar a tal versão de Elvis e então promoveram a Always on My Mind do Rei do Rock nas rádios, muitas vezes em dobradinha com a versão do Pet Shop Boys.

Não tardou para a RCA aproveitar o momento e relançar a canção dessa vez com toda a campanha de marketing a que ela tinha direito. Assim nasceu o maior de todos os hits póstumos de Elvis Presley. Para terminar a consagração Priscilla Presley ainda a escolheu como tema da minissérie "Elvis e Eu". A metamorfose então estava completa. "Always on My Mind" se tornava assim a canção super popular que todos conhecem nos dias de hoje. O fato da canção só ter se tornado o hit que conhecemos muitos anos depois da morte de Elvis explica o porquê do cantor nunca tê-la cantado ao vivo. Para Elvis a música passou completamente despercebida e não teve qualquer repercussão em sua carreira, muito embora sua letra diga muito sobre o problema pelo qual ele estava passando (com o fim de seu casamento com Priscilla). O tempo porém lhe fez justiça.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 8.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir