sábado, 7 de fevereiro de 2009

Elvis Presley - NBC TV Special (1968)

No final de 1968 finalmente foi exibido o especial de TV que Elvis havia gravado em meados do ano. O Rei do Rock vinha em um mal momento da carreira. Seus filmes já estavam desgastados, Elvis sentia-se cada vez mais frustrado com a política dos grandes estúdios de cinema de Hollywood, que lhe mandavam fazer o mesmo filme ano após ano, com as mesmas trilhas sonoras e os mesmos roteiros estúpidos. Elvis estava mais do que farto deste esquema em 1968. Quando soube da ideia do especial, se empolgou e disse ao seu empresário que fechasse o contrato, pois ele queria voltar o quando antes a se apresentar ao vivo. Ainda tinha contratos a cumprir na costa oeste, mas queria que estes fossem os últimos. Sem dúvida, para quem apostava em uma carreira de ator, aquilo tudo representava um grande retrocesso. Era uma derrota para Elvis deixar Hollywood assim. A verdade era que ele descobriu, ao longo dos anos, que nenhum estúdio iria lhe dar uma chance para desenvolver uma carreira dramática em Hollywood. Para os chefões Elvis tinha que sempre desempenhar o mesmo papel: o de Elvis Presley. Se continuasse no esquema dos estúdios cinematográficos, Elvis iria continuar a fazer uma comédia musical atrás da outra até sua carreira se apagar de vez.

Ele estava decidido a pular fora e salvar o que ainda tinha restado de seu legado musical. E assim foi feito. Depois de acertar seu cachê (meio milhão de dólares por quatro dias de trabalho) Elvis finalmente se preparou para sua volta. O show seria transmitido no final do ano, em dezembro. O coronel Parker sugeriu um roteiro simplesmente desastroso para o especial: "Elvis entraria de papai noel, cantaria meia dúzia de músicas natalinas e iria embora pela chaminé". Elvis e o produtor Steve Binder simplesmente odiaram essa ideia. Juntos, trocaram pensamentos e conceitos e chegaram a um modelo básico. Elvis seria acompanhado de sua primeira banda, Scotty Moore e D.J. Fontana (Bill Black havia morrido em 1965). Seria um show acústico, com Elvis vestindo uma roupa de couro negro, tocando uma guitarra Gibson, tudo de forma natural e autêntica. Ele interpretaria seus velhos sucessos e duas canções escritas especialmente para o programa: "If I Can Dream" e "Memories". Estava em ótima forma física e empolgado pela chance de voltar a apresentar um material de qualidade. Tudo que precisava era uma chance de mostrar novamente seu incontestável talento. Os ensaios e as gravações foram exaustivos. Esse foi um momento crucial de sua vida, se falhasse, provavelmente seria o fim de sua carreira. E ele sabia disso.

Assim, aos 33 anos de idade, Elvis Presley finalmente voltou à TV, num especial histórico para NBC em comemoração ao natal. O show foi um marco em sua vida. Com cenas em estúdio e ao vivo, Elvis estava natural, espontâneo e decidido a dar o melhor de si no show. As sessões para o especial ocorreram em momentos diferentes. De inicio Elvis foi até o Western Recorders para gravar o material que seria dublado nas cenas de estúdio. Entre os dias 20 a 23 de junho Elvis gravou as novas versões de Big Boss Man, It Hurts Me, Guitar Man e os medleys que seriam usados no especial como Trouble / Guitar Man e o Medley gospel liderado pela canção Where Could I Go But To The Lord. Mas isso seria apenas o começo, Elvis participaria de várias outras sessões para se chegar ao material que iria ser usado incidentalmente no especial.

Depois desses preparativos finalmente começaram as filmagens de palco. Inicialmente com Elvis e banda em um tablado quadrado cercado pelo público. Depois novas tomadas de cena foram feitas, dessa vez sem plateia, com Elvis encenando pequenas cenas avulsas ao lado do corpo de baile do canal NBC. Curiosamente essa parte do especial lembrou e muito seus antigos filmes. interessante notar que essa parte foi também a que mais envelheceu do programa no decorrer dos anos. Enquanto as cenas de Elvis ao lado da banda parecem absurdamente atuais, as que Elvis contracena com atores soam incrivelmente datadas. Em termos de repertório o NBC usou e abusou de seus velhos sucessos dos anos 50. Seus maiores clássicos foram desenterrados, até mesmo porque a intenção era realmente alcançar um bom índice de audiência, pois o êxito era mais do que necessário. De material inédito mesmo havia apenas duas músicas: If I Can Dream e Memories. If I Can Dream foi especialmente composta para ser usada no programa de TV. Lançada em novembro daquele mesmo ano o single finalmente conciliou Elvis de novo com o sucesso que tanto esperava. Foi o primeiro single do cantor a receber o disco de ouro em muitos anos.

Priscilla Presley em seu livro "Elvis e eu" relembra o impacto do show: "O especial de Elvis foi um sucesso espetacular e alcançou o maior índice de audiência do ano. A música final, "If I Can Dream", foi sua primeira gravação que ultrapassou a barreira de um milhão de cópias vendidas em muitos anos. Sentamos em torno da TV assistindo ao programa, esperando nervosamente pela reação. Elvis se manteve silencioso e tenso durante toda a exibição do programa, mas assim que os telefones começaram a tocar, compreendemos que ele conquistara um novo triunfo. Não perdera a classe, ainda era o rei do rock'n'roll". Com esse programa Elvis se convenceu que era hora de deixar Hollywood para trás e retomar os rumos de sua carreira musical. Não haveria mais trilhas sonoras insípidas, o momento era de entrar em estúdio novamente para gravar canções de qualidade, para mudar novamente os rumos musicais de seu tempo.

Elvis Presley  - NBC TV Special (1968)
Trouble / Guitar Man
Lawdy, Miss Clawdy
Baby, What You Want Me To Do
Heartbreak Hotel / Hound Dog / All Shook Up
Can't Help Falling In Love
Jailhouse Rock
Love Me Tender
Where Could I Go But To The Lord / Up Above My Head / Saved
Blue Christmas
One Night
Memories
Nothingville / Big Boss Man / Guitar Man / Little Egypt / Trouble / Guitar Man
If I Can Dream

Elvis Presley - NBC TV Special (1968): Elvis Presley (vocal, guitarra e violão) / Scotty Moore (guitarra) / D.J. Fontana (bateria) / Charlie Hodge (guitarra) / Alan Fortas (percussão) / Lance Le Gault (tamborim) / The NBC Orquestra / Bob Finkel (produção executiva) / Steve Binder (direção) / Bones Howe (supervisão musical) / Allan Blye e Chris Beard (roteiro) / W. Earl Brown (arranjos) / Gene McAvoy (direção de arte) / Jaime Rodgers e Claude Thompson (coreografias) / Gravado nos estúdios Burbank, Califórnia / Data de gravação: 27, 28, 29 e 30 de junho de 1968 / Data de exibição: 3 de dezembro de 1968 / Data de lançamento da trilha sonora: dezembro de 1968 / Melhor posição nas charts: # 8 (EUA) e # 2 (Inglaterra).

Pablo Aluísio - Setembro de 2003 / Setembro de 2009.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir