quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Elvis Presley - Elvis Gold Records Vol.4 (1968)

O ano de 1968 começou para Elvis com o lançamento do disco Elvis Gold Records vol. 4. Essa era uma coletânea dos principais sucessos de Elvis que chegaram ao mercado através de singles no período compreendido entre 1960 a 1967 (com ênfase maior entre 63 a 66). Basicamente segue o mesmo espírito dos volumes anteriores. Ouvindo esse CD percebemos bem como Elvis estava em crise nesse período de sua carreira. Não há entre as faixas nenhum grande hit, nenhuma música campeã de popularidade. Ao contrário do volume 1, que era recheado de megassucessos, do volume 2, que captou um ótimo momento da carreira rocker do cantor e do volume 3 que trazia os seus maiores sucessos logo após seu retorno à vida civil em 1960, o volume 4 consegue apenas reunir boas músicas, sem nenhum grande destaque, e o pior: sem ter sequer um número 1 para puxar o disco.

O CD abre com Love Letters, single de relativo sucesso lançado em 1966 (chegou ao sexto lugar nas paradas inglesas!). Essa versão não é a mesma que deu origem a um disco de Elvis do mesmo nome nos anos 70. É a mesma canção mas arranjada e executada de maneira completamente diversa. A versão original é bem melhor e sempre achei a versão de Elvis dos anos 70 desnecessária. Witchcraft vem logo a seguir. Até hoje não consegui entender o que essa música está fazendo aqui. Ela foi apenas o lado B do single Bossa Nova Baby e não fez sucesso nenhum quando foi lançada. Hit definitivamente ela nunca foi. O mesmo acontece com It Hurts Me. A canção é linda, mas nunca foi uma música digna do título de Gold Records. Ela foi lançada originalmente na discografia de Elvis como mero lado B do single Kissin Cousins e alcançou uma decepcionante 29ª posição! Não há como entender sua inclusão nesse disco.

Como esse período na carreira de Elvis foi marcado pelas trilhas sonoras, músicas de filmes não poderiam faltar. Assim temos What´D I Say de Viva Las Vegas e Lonely Man de Wild In The Country. São dois belos momentos da discografia de Elvis nos anos 60. O clássico absoluto de Ray Charles ganhou uma versão animada e com sabor pop na voz de Elvis, combinando perfeitamente com a proposta do filme e Lonely Man é seguramente uma das mais belas músicas de Elvis em sua fase Hollywoodiana, tanto pelo arranjo, como pela bela interpretação do cantor. Apesar de ter grandes méritos artísticos, nenhuma delas também foi grande sucesso na época de seus lançamentos. Lonely Man foi o lado B de Surrender (esse sim grande hit) e What`D I Say amargou uma 21ª posição nas paradas americanas.

O grande sucesso de todo o disco, se é que podemos qualificar assim, é realmente You´re The Devil In Disguise. O single, lançado em meados de 1963 chegou ao terceiro lugar nas paradas americanas, uma ótima posição para Elvis naquele momento. Como achar grandes hits estava complicado para os produtores que estavam selecionando as músicas desse disco resolveu-se acrescentar também o lado B do single, Please Don´t Drag That String Around. Percebam que no auge de Elvis, quando seus discos da série Golden Records eram lançados apenas com sucessos absolutos, seria impossível que uma canção como essa fosse incluída na seleção do repertório. Porém como Elvis estava em tempo de vacas magras ela foi sorrateiramente selecionada, mesmo sem ter feito sucesso nenhum.

O disco ainda conta com vários outros lados B: A Mess Of Blues (lado B do hit It´s Now Or Never) e Just Tell Her Jim Said Hello (lado B de She´s Not You). Duas músicas que só foram encaixadas porque, para ser sincero, não havia mais nenhum outro sucesso de Elvis para ser selecionado. O último single presente na coletânea é Ask Me / Ain´t That Loving Baby (essa um reaproveitamento dos anos 50). Apesar de ter chegado apenas a 12ª entre os mais vendidos ganhou seu espaço na série. Enfim, Elvis Gold Records vol. 4 é seguramente o mais fraco LP dessa série. É mal selecionado, equivocado e disperso, não fazendo jus ao espírito da série da qual faz parte. Também foi o último lançado na carreira do cantor (um quinto volume foi até inventado pela RCA, mas após a morte de Elvis).

Elvis Presley - Elvis Gold Records Vol. 4 (1968)
Love Letters
Whitcraft
It Hurts Me
What'd I Say
Please Don't Drag That String Around
Indescribably Blue
Devil in Disguise
Lonely Man
A Mess Of Blues
Ask Me
Ain't That Loving You Baby
Just Tell Her Jim Said Hello

Pablo Aluísio - setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário