segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Elvis Presley - Elvis Christmas Album (1970)

Muitos fãs de Elvis pensam que esse LP na verdade é apenas uma reedição do clássico "Elvis Christmas Album" de 1957. Ledo engano. Tecnicamente esse disco é na realidade um outro disco, com seleção musical própria e inclusive uma outra capa, muito bem feita por sinal. Elvis Christmas Album 1970 é apenas outro lançamento de um ano completamente produtivo de LPs na carreira de Elvis. Em 1970 foram lançados mais títulos de Elvis Presley nas lojas do que em qualquer outro ano anterior de sua carreira. Se fizermos um pequeno levantamento veremos que havia pelo menos um novo disco de Elvis a cada mês nas lojas. Com tantos LPs sendo lançados ao mesmo tempo a gravadora resolveu inovar. Utilizando de seu selo promocional RCA Camdem, a empresa lançou o Elvis Christmas Album para venda em locais nem sempre utilizados pela indústria fonográfica tais como supermercados, lojas de conveniência, postos de gasolina e até mesmo em bancas de revistas. Assim o Elvis Christmas Album, em preço bem baratinho, podia ser encontrado em vários locais de vendas, bem fora do circuito tradicional, e logo ali, bem a disposição do consumidor norte-americano (infelizmente esse LP tal como muitos outros na discografia de Elvis Presley não foi lançado na época no Brasil).

Isso acabou ocasionando uma coisa interessante. Embora tenha vendido muito o disco não obteve classificação nas principais paradas, isso porque elas só contavam as cópias vendidas nas tradicionais lojas do ramo. Também por causa desse desencontro não se sabe quantas cópias exatamente o disco vendeu, havendo uma grande confusão, ocasionada não só por esses pontos alternativos de vendas mas também pelo próprio fato de que como o LP tinha o mesmo nome do clássico álbum de 1957 muitos de seus números acabaram sendo contabilizados no disco original, causando ainda mais desencontro de informações. De qualquer forma tudo isso é apenas uma questão técnica que só interessou mesmo aos executivos da indústria fonográfica. O fato que não se pode ignorar porém é que seu sucesso acabou levando esses mesmos executivos a exercerem pressão sobre Elvis no ano seguinte para que ele gravasse novo material natalino (algo que ele não queria fazer mas que acabou fazendo, mesmo contra sua própria vontade).

Em termos de seleção musical o Elvis Christmas Album 1970 traz algumas peculiaridades. Ao lado do antigo material do álbum natalino clássico dos anos 50 a gravadora encaixou o single natalino "If Everyday Was Like Christmas" (ótima gravação de Elvis em 1966 que foi desperdiçada em um compacto sem quase nenhuma promoção na década anterior) e "Mama Liked The Roses" (das sessões de janeiro de 1969 no American, uma bela canção que não havia ainda encontrado um lugar de destaque dentro da discografia americana do cantor). Para finalizar e dar uma identidade própria ao disco a gravadora também retirou todo o material gospel que também fazia parte daquele disco natalino original (e que basicamente era formada pelas canções do EP Peace In The ValleY). Como foi um disco bem sucedido comercialmente o "Elvis Christmas Album 1970" ganhou diversas reedições ao longo dos anos, sendo relançado em 1975 e ganhando suas versões digitais em 1987, 1996 e 1999. Em alguns países ele também ganhou novas capas (algumas horrendas) deixando, de uma forma ou outra, sua marca registrada na extensa discografia do cantor.

Elvis Christmas Album (1970)
01. Blue Christmas
02. Silent Night
03. White Christmas
04. Santa Claus is Back in Town
05. Ill Be Home For Christmas
06. If Everyday Was Like Christmas
07. Here Comes Santa Claus
08. Oh Little Town of Bethlehem
09. Santa Bring My Baby Back (To Me)
10. Mama Liked The Roses

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário