quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Elvis Presley - Promised Land (1975)

Dando continuidade aos trabalhos que foram interrompidos prematuramente durante as sessões de Raised On Rock, Elvis voltou ao mesmo estúdio Stax em Memphis para gravar novas músicas. Dessa vez porém mostrou muito mais disposição e interesse pelo material. Ele conseguiu inclusive comparecer aos sete dias programados de gravação marcados pelo estúdio no final de 1973. Tão produtiva foi considerada a sessão que a RCA resolveu separar as quase vinte novas canções em dois discos distintos, Good Times e Promised Land. A primeira música gravada por Elvis que iria fazer parte desse disco foi a lindamente melancólica It´s Midnight, que de tão bela acabaria sendo lançada em single para promover o álbum ao lado da faixa título do disco. O alto nível está presente em praticamente cada canção que compõe o LP, que pode ser considerado o disco da maturidade de Elvis pois apesar de ter sido gravado em 1973 só iria ser lançado em 1975, no mesmo mês em que Elvis se tornou um quarentão. O disco em si representa bem essa fase na vida de Elvis pois as letras tratam sobre temas que de certa forma diziam muito sobre o momento pelo qual ele passava. O divórcio da esposa Priscilla, a solidão e a melancolia do dia a dia. Esse clima "pesado" do álbum só é quebrado mesmo pelo empolgante rock de Chuck Berry, Promised Land. Apesar de todos os problemas em sua vida pessoal não restam dúvidas ao se ouvir o resultado final do disco que estamos na presença de mais um belo trabalho da carreira do cantor. É acima de tudo um ótimo LP e demonstra o grande artista que Elvis Presley foi. Estas são as canções que fazem parte dele:

PROMISED LAND (Chuck Berry) - O cantor e compositor Chuck Berry foi um dos pais do Rock'n'Roll. Suas músicas foram gravadas por inúmeros cantores e grupos musicais ao longo da história. Entre os principais nomes que interpretaram Berry estão os Beatles e os Rolling Stones. Elvis gravou várias canções de Berry como "Johnny B. Goode", "Too Much Monkey Business" e outras. Aqui Elvis interpreta uma canção gravada em 1964 pelo próprio Chuck Berry. É sem dúvida a melhor canção gravada por Elvis nos anos setenta. Destaque para o show do guitarrista James Burton. O single "Promised Land / It's Midnight" foi lançado antes do LP, em outubro de 1974 e se tornou um grande sucesso.

THERE'S A HONKY TONK ANGEL (Troy Seals / Danny Rice) - Apesar de gravar grandes Rocks como Promised Land Elvis se voltou mesmo nos anos setenta para as baladas românticas como esta. Sem dúvida foi uma forma do Rei expressar o que sentia em sua vida. Essa canção foi gravada no dia 15 de dezembro de 1973 nos estúdios Stax de Memphis.

HELP ME (Larry Gatlin) - Esta canção surgiu pela primeira vez na discografia de Elvis no disco "On Stage in Memphis", que foi gravado ao vivo na cidade do Tennessee durante uma das inúmeras turnês que o astro fez nos anos setenta. É uma bela melodia com toques gospel, o que deve ter fascinado o cantor, que era um grande admirador deste estilo de música.

MR. SONGMAN ( J.D.Summer) - Outra canção de estilo Gospel presente no disco, sendo que esta foi composta por J.D.Summer, que iria acompanhar Elvis durante os anos setenta. Aqui fica bem evidenciado o equilíbrio vocal alcançado pelo Rei e sua equipe de vocalistas. Grande momento do disco. Foi lançada posteriormente como lado B do single "T-R-O-U-B-L-E".

LOVE SONG OF THE YEAR (Chris Christian) - Mais uma balada romântica presente no LP. Esta canção conta com um arranjo bastante consistente fruto do trabalho do produtor de Elvis, Felton Jarvis. Foi gravada no dia 12 de Dezembro de 1973 nos estúdios Stax de Memphis. Um fato curioso vem ocorrendo no leste europeu: depois da queda do muro de Berlim, vários fãs clubs de países como República Tcheca e Polônia estão lançando CDs piratas de excelente qualidade. Um deles traz uma versão belíssima desta canção (Melhor do que a original, por incrível que possa parecer!). Difícil entender como essas matrizes foram parar tão longe. De qualquer forma, os caçadores de tesouros perdidos vão fazendo a festa nas costas da BMG!

IT'S MIDNIGHT (Billy Ed Wheler / Jerry Chesnut) - Esta canção foi lançada como lado B do Single "Promised Land" em Outubro de 1974. Ela abre o Lado B da edição norte americana do LP, sendo que no Brasil a canção que abria o Lado B era o sucesso mundial "My Boy". Aliás "My Boy" faz parte mesmo é do LP "Good Times" americano, um bom trabalho de Elvis que não foi lançado no Brasil na época! (absurdo total!). Em virtude disso houve essa alteração, que só ocorreu no Brasil pela impossibilidade da RCA nacional lançar o disco "Good Times" por aqui. Mas o sucesso de "My Boy" foi tamanho no Brasil que foi impossível ignorá-lo! Como não lançar uma música que tocava em todas as rádios? Assim resolveram consertar a besteira que fizeram lançando a música no "Promised Land" brasileiro, o tornando único no mundo com essa seleção musical. O disco "Good Times" só seria lançado no Brasil nos anos 90! Pois é, não é de hoje que fã de Elvis sofre no Brasil por causa de sua gravadora!

YOUR LOVE'S BEEN A LONG TIME COMING (Rory Rourker) - Começa a verdadeira "Ópera Country" do disco com nada mais, nada menos, do que quatro canções deste estilo musical. Elas encerram o LP de forma bem agradável. Esta "Country Song" foi gravada no dia 15 de dezembro de 1973. Em 1978 foi lançado um disco chamado "Our Memories of Elvis" que trazia uma versão desta canção sem o acompanhamento vocal.

IF TALK IN YOUR SLEEP (Red West / John Cristopher) - Canção do guarda costas e amigo de Elvis "Red West". Red e Sonny West foram os principais integrantes da turma de Elvis chamada "Máfia de Memphis". Eles ficaram conhecidos mundialmente em 1977 quando lançaram o Livro "Elvis, o que aconteceu?" que deliberadamente tentava demolir a imagem de Elvis perante o grande público. Anos depois deu nome a um dos mais interessantes bootlegs de Elvis pois trazia um show em Las Vegas no ano de 1974 em que o cantor finalmente inovava no repertório do concerto.

THINKING ABOUT YOU (Tim Baty) - Este Country foi lançado em janeiro de 1975 como lado B do single "My Boy". É outra canção country que foi gravada no dia 12 de Dezembro de 1973. Elvis acrescentou novos instrumentos e modificou a parte estrutural da canção, transformando a música em um dos pontos altos do disco.

YOU ASK ME TO ( Wayton Jennings / Billy Joe Shaver) - O Disco se encerra com esta canção country. O LP "Promised Land" alcançou um relativo sucesso quando lançado em Janeiro de 1975, o que não aliviou algumas críticas que o acusaram de ser "...primário". Apesar de tudo Elvis acalmou o ânimo dos executivos da RCA que estavam cansados de lançar discos ao vivo do cantor. "Promised Land" foi o primeiro disco de estúdio de Elvis depois de um longo período.

Elvis Presley - Promised Land (1975): Elvis Presley (voz e violão) / James Burton (guitarra) / Johnny Cristopher (guitarra) / Charlie Hodge (violão) / Norbert Putnam (baixo) / Ronnie Tutt (bateria) / David Briggs (piano e orgão) / Per-Erik "Pete" Hallin (piano e orgão) / J.D.Summer and the Stamps (vocais) / Voice (vocal) / Dennis Linde (guitarra) / Alan Rush (guitarra) / Rob Galbraith (percussão) / Bob Ogdin (piano) / Randy Cullers (orgão) / Kathy Westmoreland, Mary Greene, Mary Holladay, Susan Pilknton (vocais) / Produzido e arranjado por Felton Jarvis / Gravado no Stax Recording Studio, Memphis, nos dias 10 a 16 de dezembro de 1973 / Data de lançamento: Janeiro de 1975

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.9

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir