segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Elvis Presley - From Memphis to Vegas / From Vegas to Memphis (1969)

As duas melhores coisas que Elvis poderia ter feito por sua carreira eram: a) voltar a gravar músicas de qualidade e b) retornar aos palcos. Em 1969 para o bem de todos os fãs ele fez exatamente isso. O resultado de tudo pode ser encontrado em um álbum duplo que o cantor lançou no final desse mesmo ano. Denominado inteligentemente de From Memphis to Vegas / From Vegas to Memphis o disco era o trabalho definitivo que colocaria Elvis Presley de volta ao Olimpo dos grandes astros dos anos 1960. Como não poderia deixar de ser, nele o fã encontraria pela primeira vez na discografia de Elvis um LP inteiramente gravado ao vivo pelo cantor em Las Vegas (a cidade que seu empresário escolheu para sua volta) e um segundo disco com mais uma rodada de canções inéditas retiradas das ótimas sessões do American Studios. O disco ao vivo dava uma boa idéia de como eram os shows ao vivo do cantor em sua volta aos palcos na sua primeira temporada em Las Vegas. Elvis aparecia esbanjando um grande talento vocal, animação e boa vontade nas apresentações, tudo aliado a um fantástico repertório que louvava não só seu passado de glórias nos anos 50 como também seu material mais recente, representado aqui pelo seu grande hit do momento: Suspicious Minds. Acompanhado de uma nova banda, diferente de tudo o que os fãs do cantor estavam acostumados a ouvir até aquele momento, Elvis vinha para provar que o título de Rei do Rock ainda lhe pertencia e era mais do que merecido. Os fãs mais tradicionais certamente levaram um susto ao ouvir as primeiras notas de canções como I Got a Woman, velha música de seu primeiro disco, completamente atualizada e remodelada. O nível dos arranjos também eram bem superiores ao que se ouviu no disco do NBC Special, pois se lá a orquestra soava um pouco antiquada aqui tudo se encontrava no lugar e no timing perfeito. O resultado foi tão bom que a RCA Victor depois o relançaria, apenas alguns meses à frente, o denominando de Elvis In Person at The International Hotel.

O segundo LP vinha com uma excelente seleção musical retirada diretamente das sessões do American Studios. Pela primeira vez os fãs ouviriam belas baladas como Inherit The Wind e This Is The Story, extremamente bem arranjadas e gravadas. Mas não era só, como no disco anterior, From Elvis in Memphis, o cantor passearia novamente por diversos estilos e gêneros musicais. Um exemplo clássico era o blues Stranger In My Own Home Town e para quem gostava de um sabor mais country havia muitas opções como a sempre lembrada From A Jack to a King (uma das preferidas de seu esposa Priscilla Presley). Até o lado B do vitorioso single Suspicious Minds, You´ll Think Of Me, foi incluído, para não deixar mais margens de dúvidas sobre o alto nível das músicas presentes no disco. Esse segundo LP também seria lançado separadamente depois com o título de Back In Memphis. O álbum foi lançado no final do ano e pegou a febre das vendas de final de ano, conseguindo obter mais êxito nas paradas que seu antecessor. Na realidade esse trabalho marca a despedida de Elvis aos anos 1960. Uma década que começou muito bem para o cantor, com ele colecionando um sucesso atrás do outro após seu retorno do exército mas que nitidamente caiu de qualidade com o passar dos anos. Os chamados anos de Hollywood trouxeram o desgaste e a saturação que só foram recuperados plenamente com seu especial de TV na NBC em 1968 e que só se completaram definitivamente com o seu retorno aos palcos e aos estúdios em 1969. Uma nova década nascia e nela Elvis iria aprofundar ainda mais as mudanças que havia promovido em sua carreira, tanto para o bem como para o mal. Mas isso é uma outra história...

DISCO I "FROM MEMPHIS TO VEGAS" (Elvis in Person at International Hotel):

BLUE SUEDE SHOES (Carl Perkins) - Nada melhor que abrir o show com esta música símbolo do Rock mundial. Quando a RCA comprou o passe de Elvis da Sun Records, um executivo da gravadora perguntou a Sam Phillips, o dono da Sun, se não teria sido melhor contratar Carl Perkins ao invés de Elvis, pois Perkins estava estourando em nível nacional com "Blue Suede Shoes". Sam Phillips respondeu: "vocês não contrataram o cara errado porque Elvis não está ficando careca, não possui filhos e ao contrário de Perkins é boa pinta". Brincadeiras à parte, Sam tinha razão. O destino iria pregar uma peça em Perkins, pois logo após seu sucesso inicial, Carl sofreu um sério acidente que o tirou de circulação por um longo tempo e que acabou enterrando sua carreira de vez. Apesar de tudo isso, Carl Perkins deu a volta por cima e hoje é reconhecido como um dos pais do verdadeiro Rock 'n' Roll.

JOHNNY B. GOODE (Chuck Berry) - O Riff mais conhecido da história do Rock. Aqui, James Burton dá o tom da nova era na carreira de Elvis Presley. Um dos mais adorados e conhecidos hinos da nação rocker ganha sua versão na voz do Rei. Elvis, por sua vez, não deixa por menos e protagoniza uma das melhores versões para a histórica canção de Chuck Berry. O próprio Berry já dizia: "Tudo o que eu preciso para fazer uma música de Rock é um cara, uma garota e um cadillac". Definitivo, nas palavras do mais Outsider de todos os grandes nomes do surgimento do Rock.

ALL SHOOK UP (Blackwell / Presley) - Música título de um dos singles mais vendidos da história da música pop. Elvis Presley a lançou nos anos 50 e o compacto subiu como um foguete para o primeiro lugar entre os mais vendidos. O Rei estava no auge e esta canção se tornou um verdadeiro hino para a juventude norte-americana. Depois que se tornou um sucesso estrondoso ela foi gravada por inúmeros artistas ao longo do tempo. A mais recente versão foi lançada em 1999 no CD "Run Devil Run" de Paul McCartney. O Ex-Beatle afirma no encarte do CD que esta sempre foi uma de suas preferidas, sendo que ela chegou ao primeiro lugar na Inglaterra no dia do décimo quinto aniversário do ex-Fab Four. Uma justa homenagem à uma canção eterna.

ARE YOU LONESOME TONIGHT? (Turk / Handman) - Esta canção foi lançado por Elvis no início dos anos 60, quando ele acabava de voltar do exército. É uma música sui generis na carreira do cantor, inclusive com um trecho em que Elvis declama uma declaração de amor à mulher amada. O Single com "I Gotta Know" no lado B se tornou um estrondoso sucesso quando foi lançado em novembro de 1960. Elvis assim fechava seu ano como começou: Liderando todas as paradas mundiais.

HOUND DOG (Leiber / Stoller) - Outra que foi lançada como single por Elvis em 1956 e que se tornou um de seus maiores sucessos. O single contava com "Don't Be Cruel" no lado B e Elvis ganhou cinco discos de ouro por apenas este compacto. Daqui há muitos anos quando Elvis for lembrado pelas gerações futuras, certamente esta será uma das músicas que irão servir de exemplo do som de Presley.

I CAN'T STOP LOVING YOU (Gibson) - Depois do revival representado pelas canções do nascimento da carreira do cantor, Elvis apresenta uma nova versão para uma conhecida canção da terra do tio Sam. Sem sombra de dúvida, esta é uma das preferidas de Presley, estando presente em muitos dos discos ao vivo lançado por Pelvis durante os anos 70. O tempo de "I Can't Stop Loving You" foi acelerado para dar um maior ritmo na versão ao vivo. Elvis Presley a gravou em estúdio, mas esta gravação nunca foi lançada durante sua carreira.

MEDLEY: MISTERY TRAIN (Philips / Parker) / TIGER MAN (Lewis / Burns) - Ótimo Medley reunindo "Mystery Train", canção da época da Sun Records e Tiger Man, que se tornou conhecida após Elvis a apresentar no NBC TV Special em 1968. Tudo foi perfeitamente arranjado por Felton Jarvis e Elvis, com um maravilhoso balanço e equilíbrio entre cordas e metais. Este mesmo medley foi utilizado por Elvis no começo do filme "That's The Way It Is" (Elvis é assim, 1970). A coreografia e os efeitos de luzes do cinema completaram o magnifico show visual e sonoro desta joia do Rock.

WORDS (B.Gibb / R.Gibb / M. Gibb) - Ótimo momento do disco. Aqui se percebe toda a versatilidade de Elvis, pois esta é uma música do conjunto Bee Gees, muito popular nos anos 70, principalmente pela trilha sonora do filme "Saturday Night Fever" (os embalos de sábado à noite, 1977). Este grupo se tornou um dos símbolos dos anos em que a discoteque dominava o mundo musical americano e mundial.

IN THE GUETTO (Davis) - Canção do disco "From Elvis in Memphis". Aqui ela é apresentada so vivo e demonstra o grande talento de Elvis. A letra de "In The Guetto" é considerada uma das melhores de sua carreira. Traz um conteúdo bastante político que, de certa forma representa o conturbado período em que o mundo passava no momento em que ela foi lançada. O single "In the Guetto" com "Any Day Now" chegou às lojas em Abril de 1969.

SUSPICIOUS MINDS (Mark James) - O grande sucesso de Elvis no período em que este disco foi lançado. Quando este show foi realizado (agosto de 1969), o single "Suspicious Minds" ocupava a primeira posição no hit parade mundial. A canção em si é muito bem arranjada e faz parte das maravilhosas sessões de Elvis em Memphis no American Studios. Elvis aqui conta com ótimo material composto por Mark James, que iria se tornar um de seus principais compositores nos anos 70 ao lado de Dennis Linde, Tony Joe White, Joe South, Jerry Reed e Mac Davis.

CAN'T HELP FALLING IN LOVE (Peretti / Creatore / Weiss) - Música do álbum mais vendido da carreira de Elvis Presley: a trilha sonora do Filme "Blue Hawaii" (feitiço havaiano, 1961). Elvis iria utilizar esta música como desfecho de todos os seus shows a partir daí. Logo após sua saída do palco Al Dvorin anunciava: "Elvis has left the Building. Thank You and Good Night!" (Elvis já deixou o local, obrigado a todos e boa noite!). Esta acabou se tornando uma das frases mais conhecidas da história do Show business americano.

Elvis Presley - From Memphis to Vegas / From Vegas to Memphis (1969): (ao vivo): Elvis Presley (voz e violão) / James Burton (guitarra) / Jerry Scheff (baixo) / Ronnie Tutt (bateria) / Chip Young (guitarra) / Bob Lanning (bateria) / Charlie Hodge (violão e voz) / Glen Hardin (piano) / The Imperials (vocais) / The Sweet Inspirations (vocais) / Millie Kirkham (vocais) / John Wilkinson (guitarra) / Norbert Putnam (baixo) / Jerry Carrigan (bateria) / David Briggs (piano) / Charlie McCoy (orgão e harmônica) / Bobby Thompson (banjo) / Harold Bradley (guitarra) / Farrel Morris (percussão) / Bobby Morris e sua Orquestra / Gravado no International Hotel, Las Vegas

DISCO II "FROM VEGAS TO MEMPHIS" (Back in Memphis):

INHERIT THE WIND
(Rabbit) - Canção que abre o segundo disco denominado "From Vegas to Memphis". Esta segunda parte traz músicas gravadas por Elvis em estúdio em Memphis no American Studios. O Coronel Tom Parker, empresário de Elvis, resolveu em 1970 relançar este álbum duplo de Presley em dois LPs separados. Assim o disco "Back in Memphis" nada mais é que o segundo disco do álbum duplo "From Memphis to Vegas / From Vegas to Memphis". A estratégia do coronel acabou dando certo, levando Elvis a receber mais um disco de ouro pelo LP "Elvis in Person at International Hotel".

THIS IS THE STORY (Arnold / Morrow / Martin) - Uma música bem arranjada e executada, contando com a voz de Elvis numa de suas melhores fases. Precisa dizer mais? Elvis Presley ficou particularmente orgulhoso por estas faixas a tocando para amigos e parentes. Finalmente depois de vários anos gravando o que lhe era imposto pelos estúdios de cinema, Elvis se sentia novamente livre para cantar as músicas de que gostava. Isto o levou a ter novamente orgulho por sua carreira.

STRANGER IN MY OWN HOME TOWN (Mayfield) - Mais um blues dentro da carreira de Elvis. O cantor apreciava particularmente R&B, ou seja, Rinthim and Blues, mas sempre estava à procura de um bom material para gravar blues. Aqui ele encontra um de ótimo nível, o que resulta num dos melhores momentos do disco. Na caixa "Walk a mile in my shoes" há uma versão envenenada desta música, bem melhor que a oficial.

A LITTLE BIT OF GREEN (Arnold / Morrow / Martin) - Canção que foi sucesso na voz do cantor Eddy Arnold. Elvis apreciava muito o estilo de Arnold, chegando inclusive a gravar duas vezes seguidas uma música de Eddy nos anos sessenta: "You Don't Know Me". A primeira versão foi completada para o filme "Clambake" (o barco do amor, 1967), mas Elvis não gostou e resolveu gravá-la novamente.

AND THE GRASS WON'T PAY NO MIND (Neil Diamond) - Sucesso de Neil Diamond. Elvis iria gravar outras canções de Diamond como "Sweet Caroline". Neil Diamond foi um típico cantor romântico dos anos setenta e não conseguiu ficar muito tempo entre os mais do Hit Parade mundial. Sua carreira entrou em decadência no início dos anos oitenta, mas mesmo assim ele gravou vários outros discos.

DO YOU KNOW WHO I AM? (Russel) - Uma magnifica interpretação de Elvis Presley. Mais uma vez fica evidenciado a perfeita harmonia entre o cantor e sua equipe vocal. Elvis a gravou diversas vezes para se chegar a um resultado perfeito. Nestes casos Elvis usava um modo original de gravar. Ele mandava apagar as luzes do estúdio para sentir maior inspiração. Ouvindo a canção chega-se a conclusão que a tática deu certo. Esta sem dúvida é uma das melhores canções que Elvis gravou em Memphis em 1969. Um primor.

FROM A JACK TO A KING (Miller) - Era uma das preferidas de Priscilla Presley, a esposa de Elvis. Numa versão pirata pode-se ouvir Elvis e seu Produtor Felton Jarvis discutindo o melhor modo de gravá-la. É um grande registro do que se passava dentro do estúdio, com Presley cheio de ideias para transformar o demo numa grande música.

THE FAIR'S MOVING ON (Fletcher / Flett) - Lado B de um single lançado em junho de 1969 com "Clean Up Your Own Back Yard", esta tema do filme "The Trouble With girls" (lindas encrencas, as garotas, 1969). Em 1969 Elvis terminava seu contrato de sete anos com a MGM. Estava cansado de Hollywood, de seus roteiros de baixo nível e do sistema industrial dos executivos da indústria do cinema. Queria sair novamente para a estrada e entrar em contato com seus fãs. Os seus três últimos filmes feito ao velho estilo foram: "Charro" (charro, 1969), um western com o cantor de barba! ; "The Trouble with Girls" (lindas encrencas, as garotas, 1969) o melhor dos três com a presença de Vincent Price no elenco e "Change of Habit" (ele e as três noviças, 1969), com Mary Tyler Moore, no qual o cantor interpreta um médico numa clínica pobre de um guetto de Nova York. Nesta época Elvis cunhou uma frase que resumia seus últimos filmes: "Pior que assistir um filme ruim é estar em um".

YOU'LL THINK OF ME (Shuman) - Lado B do single "Suspicious Minds". Elvis utilizou o que de melhor havia em estúdio para gravar as músicas escolhidas por ele, bem ao contrário das trilhas de filmes em que o material era determinado pelos estúdios de cinema. Elvis sabia da má qualidade destas músicas e se sentia muito mal ao gravá-las. Finalmente em 1969 ele deu um basta a esta situação e decidiu que ninguém mais iria interferir no seu trabalho. Isto representou um saldo de qualidade imenso na carreira do Rei.

WITHOUT LOVE (Small) - Nos tempos da Sun Records, o produtor de Elvis, Sam Phillips, sugeriu que o cantor gravasse "Without Love". Elvis tentou, tentou, mas não conseguiu gravá-la. Ao longo dos anos esta música acabou virando um tabu para o cantor. Scotty Moore relembra: "Elvis sempre tentava gravar esta canção, mas nunca conseguia". Finalmente em 1969, no American Studios em Memphis, Elvis Presley conseguiu gravar sua versão de "Without Love" após 16 takes!. Esta foi uma vitória pessoal e particular do Rei. É um desfecho magistral para um trabalho fantástico.

Elvis Presley - From Memphis to Vegas / From Vegas to Memphis (1969): (American Studios): Elvis Presley (voz, violão, baixo e piano) / Reggie Young (guitarra) / Tommy Cogbill (baixo) / Mike Leech (baixo) / Gene Chrisman (bateria) / Bobby Wood (piano) / Ronnie Milsap (piano) / Bobby Emons (orgão) / John Hughey (steel guitar) / Ed Kollis (harmonica) / Sonja Montgomery, Mary Green, Mary Holladay, Donna Thatcher, Susan Pilikington & Sandy Bolsey (vocais) / Charlie Hodge (vocais) / The Memphis Horns (metais) / The Memphis Strings (cordas) / Orquestra Sinfônica Municipal de Memphis / Felton Jarvis (produção) / Chips Moman (produção) / Data de gravação: 13 a 22 de janeiro e 17 a 22 de fevereiro de 1969 / Gravado no American Studios, Memphis / Data de lançamento: Novembro de 1969 / Melhor posição nas charts: # 12 (Billboard) e # 3 (UK)

Pablo Aluísio - Outubro de 2001

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★★
    Arranjos: ★★★★
    Letras: ★★★★
    Direção de Arte: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.5

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir