segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Elvis Presley - From Elvis in Memphis (1969)

Este disco representou muito na carreira de Elvis Presley. Depois de vários anos desperdiçando seu talento em trilhas sonoras, o cantor voltava a gravar músicas de qualidade. A fórmula "trilha / filme" já havia se esgotado pois o último grande êxito de Elvis tinha sido o filme "Viva Las Vegas" (amor a toda velocidade, 1964). De 1965 em diante Elvis iria lançar trilhas cada vez piores, como "Spinout" (minhas três noivas, 1966), "Double Trouble" (canções e confusões, 1967), "Clambake" (o barco do amor, 1967) e "Speedway" (o bacana do volante, 1968), que seriam grandes fracassos de vendas. Era hora de mudar para salvar a carreira do Rei do Rock. Em 1968 o cantor iria estrelar um especial de TV pela NBC que se tornaria um grande sucesso e que recuperaria o brilho de Presley. A Partir daí Elvis voltaria aos shows ao vivo e às paradas de sucesso, conquistando novamente público e crítica. A Revista Rolling Stone resumiu tudo no artigo referente ao lançamento deste disco: "From Elvis in Memphis é mais que um LP. É a prova de que quem começou tudo isso está melhor do que nunca. Um verdadeiro astro de Rock'n'Roll. Elvis domina um repertório que derrubaria dúzias de Mick Jaggers. Sem esforço algum, ele vai da ternura à fúria, da ironia à paixão, tudo em menos de um segundo. Ele só precisava de um disco para provar que ainda é o melhor de todos e este disco chama-se From Elvis in Memphis".

WEARIN' THAT LOVED ON LOOK (Dallas Frazier/Al Owens) - Elvis abre o LP com esta ótima canção. Priscilla Presley em seu livro "Elvis e eu" (Elvis and Me, Ed.Rocco, 1985) relembra sobre estas sessões de gravação: "Pela primeira vez em 14 anos ele fora persuadido a gravar em Memphis no American Studios(...) Os músicos do estúdio eram jovens e Elvis estabeleceu um grande contato com eles. Mais importante ainda: Elvis fazia uma música sensacional com eles". Essa canção inicial já trazia uma instrumentalização muito bem elaborada, muito distante dos arranjos feitos às pressas pelas sofríveis trilhas sonoras pós 65. Era o prenúncio do que estava por vir.

ONLY THE STRONG SURVIVE (Gamble/Huff/Butler) - Grande sucesso do cantor e compositor Jerry Butler. O Estúdio escolhido para Elvis gravar este disco foi o American Studios em Memphis. Era um estúdio de gravação bem rústico localizado nos arredores de Memphis onde grandes nomes como Dione Warwick, Roy Hamilton, Neil Diamond, Aretha Franklin e Wilson Picket gravaram grandes sucessos. Era para muitos a "Volta ao lar" de Elvis.

I'LL HOLD YOUR IN MY HEART (Arnold/Horton/Dilbeck) - Um bom exemplo da dedicação de Elvis nas músicas deste disco. Aqui o cantor participa não só dos arranjos como também toca Piano. É uma bela canção bem ao estilo Blues. Mais um grande momento do disco.

LONG BLACK LIMOUSINE (George/Stavall) - Sucesso de Jody Miller. Foi a primeira música gravada por Elvis durante as sessões no American Studios. As músicas foram gravadas entre os dias 13 e 22 de Janeiro e 17 a 22 de Fevereiro de 1969. A intenção era gravar mais de trinta músicas em uma única vez, porém Elvis pegou uma infecção viral que o afastou dos estúdios durante um mês, voltando logo após para mais uma rodada de gravações. Detalhe: Elvis nunca mais gravaria com alguns desses músicos, pois ele iria montar o seu próprio grupo, a famosa TCB Band (das iniciais de "Taking Care of Business" ou em português "Tomando conta dos negócios", o lema de Elvis). A TCB iria acompanhá-lo até seus últimos shows e discos.

IT KEEPS RIGHT A HURTIN (Tilloston) - Lançada originalmente em 1962 pelo cantor e compositor Johnny Tilloston. O maior especialista sobre a história de Elvis, Peter Guralnick, escreveu sobre estas sessões: "Elvis Presley será lembrado pela posteridade por suas músicas na Sun Records e pelas maravilhosas gravações no American Studios em Memphis". Sem dúvida, o salto de qualidade foi enorme e mostrou para Elvis que ele deveria deixar Hollywood para trás. Esses caras de cinema não entendiam nada de Rock 'n' Roll.

I'M MOVIN ON (Hank Snow) - Música escrita pelo lendário Hank Snow e grande sucesso em 1950. Elvis que possuía uma incrível intuição artística sabia que estas canções iriam se transformar em grandes sucessos. Ele já tinha perdido a paciência de gravar tantas musiquinhas ruins das trilhas sonoras pós-65 e sabia que esta era a chance que ele precisava para voltar ao topo. Por essa razão deu o melhor de si nas sessões, trocando ideias com seus novos produtores Felton Jarvis e Chips Moman. Elvis sentiu durante muito tempo a falta de um bom produtor, pois passou os anos 60 produzindo praticamente sozinho seus discos. Jarvis se tornou um bom parceiro de estúdio para o cantor, tanto que dele não mais se separou. O produtor continuou trabalhando com Elvis até seu último disco, "Moody Blue".

POWER OF MY LOVE (Bill Giant / Bernie Baum / Florence Kaye) - A Melhor música do disco. Um dos músicos relembra sobre estas sessões: "O famoso cantor negro Roy Hamilton também gravava no American. Cantava nos clubes à noite e vinha de dia aos estúdios. Elvis gravava à noite, mas costumava chegar cedo aos estúdios para ouvir Roy" (Elvis adorava o sentimento e o estilo musical dos negros). E quando recebeu o Demo de "Angelica" deu para Roy gravar. A Música se tornou um grande sucesso mas infelizmente Roy Hamilton faleceu logo depois.

GENTLE ON MY MIND
(John Hartford) - Sucesso na voz de Glen Campbell. 1969 foi também o ano que Elvis voltou a fazer shows ao vivo em Las Vegas e nas demais cidades dos Estados Unidos. Assim se manifestou a revista Rolling Stone sobre os shows de Presley: "Elvis é sobrenatural. É a sua própria ressurreição". A Revista Newsweek escreveu: "Aconteceram muitos fatos na vida de Elvis, mas o mais inacreditável foi sua permanência no mundo musical, onde carreiras meteóricas quase sempre se desvanecem, tal qual estrelas cadentes". A revista "Elvis Monthly" expressou a opinião dos fãs: "Em 20 de julho de 1969, o Homem desceu na Lua, a Águia pousou e Neil Armstrong deu um pequeno passo para o homem, um gigantesco passo para a humanidade. A Atenção do mundo voltou-se para o Mar da Tranquilidade e fez-se a História. Em 26 de julho de 1969, Elvis Presley pisou no palco do International Hotel - O Rei retornou. Pode ter sido um pequeno passo para Elvis, mas foi um gigantesco passo para seus fãs".

AFTER LOVING YOU (Miller/Lantz) - Este disco se tornou um grande sucesso levando Elvis a ganhar mais um disco de Ouro. O Disco foi lançado em novembro de 1969. Foram lançados ainda vários singles com músicas destas sessões que levaram o Rei de novo ao topo da parada musical. O disco foi o primeiro de Elvis em muitos anos a vender mais de um milhão de cópias. O Rei deve ter se sentido aliviado, sem dúvida.

TRUE LOVE TRAVELLS ON A GRAVEL ROAD (Frazier/Owens) - Sucesso de Duanne Dee. Elvis e seu produtor Felton Jarvis mudaram os arranjos originais de algumas destas músicas para melhorar e adaptar as mesmas ao estilo de Presley. No final tudo saiu bem e Elvis nos legou mais alguns grandes momentos como este. Curiosidade: Depois de anos sem costeletas, Elvis resolveu voltar ao seu antigo visual, com os cabelos mais longos e as próprias costeletas maiores do que nunca! E muito bem trabalhadas também, basta dar uma conferida nestas fotos. O "Elvis Style" também estava de volta!

ANY DAY NOW (Hillard/Bacharad) - Sucesso do maestro Burt Bacharach que se tornou um grande sucesso na voz do cantor Chuck Jackson em 1962. No final dos anos 60 ainda foi gravada por Percy Sladge. Elvis escolheu o melhor para gravar durante estas sessões. Aqui se nota a marcante presença dos metais durante todo o arranjo. Foi lançada como lado B do single "In the Guetto" em Abril de 1969.

IN THE GUETTO (Mac Davis) - Em meio ao furacão que foi os anos sessenta Elvis lançaria esta música que trazia um conteúdo político em sua letra. A Guerra do Vietnã, a revolução sexual e a luta dos negros contra o preconceito racial (luta pelos direitos civis) eram alguns dos fatos que estavam na ordem do dia. Elvis Presley não poderia ficar à margem de tudo isso. Em uma entrevista coletiva o repórter perguntou a Elvis: "Está tentando mudar sua imagem com temas tipo "In The Guetto"? Elvis respondeu: "Não. 'Guetto' é uma grande música e simplesmente não poderia dispensá-la após tê-la escutado". "In The Guetto" foi lançada em abril de 69 como single alcançando o terceiro lugar das paradas dos EEUU e o segundo lugar no Reino Unido.

Elvis Presley - From Elvis in Memphis (1969): Elvis Presley (voz, piano e violão) / Reggie Young (guitarra) / Tommy Cogbill (baixo) / Mike Leech (baixo) / Gene Chrisman (bateria) / Bobby Wood (piano) / Ronnie Milsap (piano) / Bobby Emons (orgão) / John Hughey (steel guitar) / Ed Kollis (harmônica) / Sonja Montgomery, Mary Green, Mary Holladay, Donna Thatcher, Susan Pilikington & Sandy Bolsey (vocais) / Charlie Hodge (vocais) / The Memphis Horns (metais) / The Memphis Strings (cordas) / Orquestra Sinfônica Municipal de Memphis / Produzido por Felton Jarvis, Chips Moman e Elvis Presley / Data de gravação: 13 a 22 de janeiro e 17 a 22 de fevereiro de 1969 / Gravado no American Studios, Memphis / Data de lançamento: Novembro de 1969 / Melhor posição nas charts: #13 (EUA) e #1 (UK).

PABLO ALUÍSIO - Março de 2000 / revisado e atualizado em novembro de 2001.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★★
    Arranjos: ★★★★
    Letras: ★★★★
    Direção de Arte: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir