quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Elvis Presley - Elvis Now (1972)

Elvis Now - 1972 foi um ano de grande correria para Elvis. Além de lançar vários LPs e Singles o cantor ainda gravou um filme registrando seus Shows, "Elvis On Tour" (Elvis triunfal, 1972) e também cruzou os Estados Unidos de costa a costa, sem contar ainda com suas temporadas anuais em Las Vegas. Tudo isso aliado a diversos outros problemas que ocorriam em sua vida pessoal como a separação definitiva de sua esposa Priscilla. Este Disco foi gravado em meio a este turbilhão de acontecimentos e registra de certa forma o cansaço físico e emocional de Presley. Deve-se ressaltar porém que mesmo em momentos difíceis Elvis conseguia produzir grandes momentos que sem dúvida estão presentes neste disco. A vida de Elvis Presley nesta época se resumia a viajar de cidade em cidade, um show a cada noite, em um ritmo tão frenético, que às vezes, o cantor nem sabia direito aonde se encontrava. Nos anos 70 Elvis fez mais de mil shows, nos cinquenta Estados da federação americana. A rotina do Rei do Rock era sempre a mesma: viagem, hotel, show, viagem, hotel, show... Muita correria, o que fazia muitas vezes Elvis perder o controle do que estava acontecendo. O crítico do jornal Los Angeles Times escreveu na edição de 25 de fevereiro de 1972: "O novo disco de Elvis Presley é bom, na realidade é muito melhor do que alguns outros lançamentos deste mês, mas Elvis está ficando intimista demais, romântico demais, country demais, a hora é de Presley lançar um disco de Rock 'n' Roll e sustentar o título que ele sempre ostentou". De qualquer forma o disco "Elvis Now" (LSP 4671) apresenta as seguintes canções:

HELP ME MAKE IT THROUGHT THE NIGHT (Kris Kristofferson) - Sucesso do cantor e ator Kristofferson lançado pelo selo Columbia em 1971. Foi lançada ainda nas vozes de Sammi Smith e Joe Simon. Elvis abre o disco com esta música country bem ao estilo "Nashville". Elvis Presley e seu produtor Felton Jarvis não foram fiéis a versão original acelerando seu ritmo um pouco para dar mais consistência musical à canção.

MIRACLE OF THE ROSARY (Lee Denson) - Como quase todos os discos de Presley nos anos 70 este também traz em seu repertório uma música Gospel. Elvis simplesmente adorava estas canções que traziam em suas letras o sentimento religioso típico das famílias cristãs, do sul dos EUA. Neste mesmo ano Presley iria gravar mais um LP só com canções Gospel que se intitularia "He Touched Me". Mais um trabalho musical de Elvis Presley no estilo Gospel.

HEY JUDE (Lennon/McCartney) - Um dos maiores sucessos dos Beatles. Música símbolo do final dos anos 60. Foi lançada no primeiro single dos Fab-four pela sua recém criada gravadora, a Apple. Elvis a gravou em janeiro de 1969 em Memphis, no American Studios, naquela sessão que foi considerada a melhor de sua carreira durante os anos 60. Finalmente depois de 10 anos estrelando filmes musicais fracos, o Rei voltava a gravar canções de alto nível artístico, como esta que marcou a época do "Flower Power".

PUT YOUR HAND IN THE HAND (Gene McLellan) - Sucesso de Anne Murray. Elvis gravou esta canção no dia 08 de junho de 1971, nos Estúdios B, da RCA, em Nashville. Esta sessão é histórica, porque se tornou a última de Presley em Nashville, a capital mundial da música country. Sem dúvida nesta cidade Elvis gravou algumas das músicas mais populares do século XX. A partir desse momento, Elvis iria gravar seus LPs somente em Memphis, seja em estúdios localizados na cidade ou em sua casa, Graceland.

UNTIL IT'S TIME FOR YOU TO GO (Marie) - Sucesso na voz de Neil Diamond em 1971, mas lançada antes por Buffy Sainte-Marie, pelo selo Vanguard no mesmo ano. A Versão de Elvis foi lançada como lado principal de um single em Janeiro de 1972, com "We Can Make the Morning" no lado B. Elvis resolveu regravá-la, pois achou a sua primeira versão ruim. Mas no final a nova versão ficou pior e Felton Jarvis, seu produtor, resolveu usar a original mesmo.

WE CAN MAKE THE MORNING
(Jay Ramsem) - Canção que fez parte do single lançado no começo de 1972, junto com "Until It's Time For You To Go". Nestas sessões de gravações, que deram origem a este disco, o cantor gravou mais de trinta músicas, que posteriormente seriam lançadas em vários outros trabalhos importantes de sua carreira, como por exemplo: "Elvis Now", "Elvis", "He Touched Me" e "Elvis sings the Wonderfull World of Christmas". Sem dúvida nos anos 70 Elvis Presley foi o maior "Hit Maker" da Indústria fonográfica.

EARLY MORNING RAIN (Gordon Lightfood) - Sucesso country de Peter, Paul and Mary nos anos 60. A Versão de Elvis Presley foi gravada no dia 15 de março de 1971. Era uma de suas preferidas, estando sempre presente em seus shows, como pode-se constatar nos discos "Elvis in Concert" e "Alternate Aloha". Vale salientar que ela foi utilizada e gravada em uma versão de estúdio para o "Aloha From Hawaii" em 1973.

SYLVIA (Geoff Stephens/Les Reed) - Grande sucesso de Elvis Presley no Brasil. Assim como "Kiss me Quick" esta música somente alcançou todo este sucesso em terras Brasileiras. Tamanho foi seu sucesso por aqui que a RCA Brasileira a colocou abrindo o Lado 2 do Disco. Foi gravada em junho de 1970 junto com as canções do disco "That's The Way It Is".

FOOLS RUSH IN (Rube Bloom/Johnny Mercer) - Lançada originalmente por Johnny Mercer nos anos 30. Posteriormente foi gravada por Glenn Miller e Frank Sinatra. A Versão de Elvis porém copia os arranjos da versão de Rick Nelson, que foi lançada em 1963 pelo selo Decca. Inclusive o guitarrista James Burton participou de ambas as versões. Rick Nelson considerava Burton como seu músico exclusivo e ficou muito magoado quando este o deixou, para trabalhar com Presley no lugar de Scotty Moore, como o guitarrista oficial do Rei.

I WAS BORN ABOUT TEN THOUSAND YEARS AGO (Arranjos: Elvis Presley) - Esta música é a mesma que foi "picotada" entre as faixas do LP "Elvis Country". Aqui ela aparece completa da forma como foi gravada em meados de 1970. Essa canção acabou servindo de inspiração para outro roqueiro famoso: Raul Seixas. Fã confesso de Elvis Presley sua "versão" Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás acabou se tornando um de seus maiores sucessos. Durante anos pairou a dúvida entre a música de Elvis e a música de Raul até que tudo foi esclarecido por Paulo Coelho durante uma entrevista para o programa Fantástico da Rede Globo onde ele declarou: "Realmente, a letra foi inspirada na música do Elvis. Era uma maneira de Raul prestar sua homenagem ao seu maior ídolo". "Elvis Now" foi lançado em fevereiro de 1972 e foi criticado por um cronista que afirmou que o título do disco era exagerado pois Elvis tinha gravado estas músicas já há algum tempo. Coisas do Coronel Tom Parker.

Elvis Presley - Elvis Now (1972): Elvis Presley (voz, violão e piano) / James Burton (guitarra) / Chip Young (guitarra) / Charlie Hodge (violão) / Norbert Putnam (baixo) / Jerry Carrigan (percussão e bateria) / Kenneth Buttrey (bateria) / David Briggs (piano) / Joe Moscheo (piano) / Glen Spreen (orgão) / Charlie McCoy (orgão, harmônica e percussão) / The Imperials (vocais) / June Page, Millie Kirkham, Temple Riser e Ginger Holladay (vocais) / Al Pachucki (engenheiro de som) / Arranjado e produzido por Felton Jarvis / Data de Gravação:6 e 8 de junho de 1970, 15 de março, 15 a 21 de maio e 8 a 10 de junho de 1971 nos Estúdios B da RCA em Nashville / Data de Lançamento: fevereiro de 1972.

Pablo Aluísio.

9 comentários:

  1. Olá Pablo, tudo bem?
    A primeira vez que entrei em contato com você provavélmente foi a dez anos atrás, quando eu ainda morava na Itália.
    Venho através dessa mensagem te dar os meus parabéns pelo seu ótimo trabalho, continue assim!
    Tenho dois blogs e seria uma grande prazer receber a sua visita;
    http://dalizio.blogspot.com/
    http://elvisforeversorocaba.blogspot.com/

    Um grande abraço e Viva Elvis!

    ResponderExcluir
  2. Olá Dalizio, como vai?
    Acabei de visitar seu blog e gostei muito, sempre é um prazer renovado ver as imagens internas de Graceland. De muito bom gosto seu Blog. Grato pela visita, aos poucos estou recuperando os antigos textos do site EPHP. Espero que goste.

    Um abraço
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  3. Olá Pablo, sou um grande fâ de Elvis, infelizmente aqui em BH não há um fâ clube se quer.
    Sei tudo ou quase sobre o cara e é bom encontrar gente que gosta dele.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Sou fã de Elvis e Raul, gostei muito do comentário de I WAS BORN ABOUT TEN THOUSAND YEARS AGO, pois nele está reconhecido que o que Raul fez foi uma homenagem ao seu ídolo e não um plágio como alguns consideram.
    VIVA ELVIS E VIVA RAUL.
    Valeu pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Desde que comecei a pesquisar com afinco sobre Elvis, te persigo como uma louca (olha a responsabilidade). Quando seu site (geoticies) saiu eu fiqueu extremamente perdida pois o material que a gente encontra por aí é vago ou não confiável. Agora te achei e me sinto muito feliz por isso. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Olá prezados fãs,

    Muito bom saber que estão gostando do blog e dos textos. Continuem acessando, em breve colocarei mais material on line.

    ResponderExcluir
  7. Só a título de informação: esse texto sobre o disco "Elvis Now" acaba de completar 35 mil acessos. Sem dúvida um dos meus textos mais lidos. Obrigado aos que acessaram durante todo esse tempo.

    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  8. Ola, me chamo Paulo Vargs, esse estupido coronel fez o possível pra manter Elvis nos estados unidos, na sua fase triste em 72 apos o divorcio, cogitou-se uma turnê internacional novamente o que poderia ajudar Elvis a esquecer o problema pessoal, mas graças ao ganancioso e terrível empresario coronel Tom Parker isso jamais aconteceu infelizmente, recentemente teve shows da antiga banda do Elvis aqui no brasil com sua ex-esposa fazendo entrevistas inclusive no Jo soares, mas tenho certeza absoluta que assim como Sinatra, Elvis se pudesse ter vivido um pouco mais, teria vindo ao Brasil e muitos outros países para fazer shows!

    ResponderExcluir
  9. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir