sábado, 7 de fevereiro de 2009

Elvis Presley - Elvis Sings Flaming Star and Others (1968)

Em 1968, anos após ter aparecido na TV americana pela última vez Elvis assinou com o canal NBC a realização de um especial de final de ano. Esse programa acabou ficando conhecido como "Comeback Special" pois seria seu retorno, sua volta aos palcos e às apresentações ao vivo. Para a realização desse programa de fim de ano não bastava apenas o contrato envolvendo Elvis e o canal de TV, mas também era vital que os anunciantes acreditassem no projeto e o patrocinassem. A Singer foi a empresa que acreditou no retorno de Elvis à TV. Dando apoio financeiro a empresa foi bastante importante para que a realização desse programa fosse possível. Enquanto muitos tinham dúvidas se Elvis teria ainda capacidade de protagonizar um especial de TV sozinho e obter boa audiência com ele, a Singer abraçou a idéia e investiu na volta do cantor.

Como todo contrato esse também apresentava cláusulas que favoreciam a ambas as partes. Entre elas havia uma que determinava que um álbum seria produzido especialmente pela gravadora de Elvis para ser vendido único e exclusivamente nas revendedoras da empresa Singer. O produtor Felton Jarvis então foi designado para a seleção musical das canções que iriam fazer parte desse disco tão singular dentro da carreira de Elvis. Como o canal NBC exibiria em breve o filme Flaming Star, o produtor de Elvis resolveu utilizar a música tema desse filme como título do novo álbum que se chamaria Elvis Sings Flaming Star. A seleção das canções também traria praticamente apenas canções de filmes.

Fazer uma coletânea de canções já lançadas nas trilhas sonoras porém seria banal. Foi então que Felton Jarvis, sob ordem expressa da direção da RCA, resolveu vasculhar os arquivos da gravadora em busca de material inédito no mercado. Como os últimos filmes de Elvis sequer tinham suas próprias trilhas sonoras lançadas, havia de certa forma bastante material arquivado para compor um disco como esse. Um exemplo era o vasto material que Elvis havia gravado para o filme Viva Las Vegas. Embora a trilha desse filme tivesse um número suficiente de músicas para a composição de um álbum, ele jamais foi lançado. Ao invés disso a RCA lançou apenas um compacto duplo na época e um single, ficando o restante das canções em um limbo. Resgatá-las agora seria uma boa ideia. Assim o medley Yellow Rose Of Texas / The Eyes Of Texas (utilizado no filme mas inédito na discografia de Elvis) e Do The Vega, duas boas músicas de Viva Las Vegas, foram lançadas pela primeira vez no mercado.

O mesmo aconteceu com duas músicas recentes, de filmes de Elvis que há pouco tempo havia chegado às telas. Wonderfull World da trilha de Live a Little, Love a Little, por exemplo, ainda não havia encontrado espaço entre os discos de Elvis mas aqui finalmente achava um local para chegar ao conhecimento do grande público. Idem para All I Needed Was The Rain, um bom blues do filme Stay Away Joe, que havia passado em brancas nuvens na discografia oficial de Elvis. Da trilha de Easy Come, Easy Go havia ainda She´s a Machine, que ficou de fora do EP lançado em 1967. Para completar o álbum ainda foram incluídas duas inéditas que certamente chamariam a atenção dos colecionadores: Too Much Monkey Business, clássico de Chuck Berry, lançado pela primeira vez aqui e uma prévia do que seria o especial de Elvis a ser lançado no final de ano, Tiger Man, versão gravada ao vivo durante o programa da NBC. Enfim, Elvis Sings Flaming Star, hoje pode soar datado e ultrapassado em termos de seleção musical e repertório, porém quando foi lançado ele se tornou um álbum bem interessante, pois trazia material inédito aos admiradores e fãs de Elvis Presley.

Elvis Sings Flaming Star
Flaming Star
Wonderful World
Night Life
All I Needed Was The Rain
Too Much Monkey Business
Yellow Rose Of Texas / The Eyes Of Texas
She's A Machine
Do The Vega
Tiger Man

Pablo Aluísio - Setembro de 2009.

Um comentário:

  1. Pois é, tenho a felicidade de haver uma cópia do LP em questão que era somente vendido nas revendedoras da Singer. A capa é com a mesma foto mudando somente a posição dos dizeres e claro Singer presents; Elvis singing Flaming Star and Others.
    Abraços a todos os fãs!

    ResponderExcluir