sábado, 21 de fevereiro de 2009

Elvis Presley - He Touched Me (1972)

He Touched Me foi o terceiro e último álbum gospel da carreira de Elvis Presley. Lançado em 1972 o disco foi premiado com o prêmio Grammy na categoria "Melhor Interpretação Inspirativa" ainda naquele ano. Apesar de laureado pela academia musical He Touched Me não se tornou uma unanimidade entre os especialistas. Ao contrário dos discos evangélicos anteriores de Elvis esse não foi gravado em uma sessão exclusiva mas sim no meio da maratona de maio de 1971, sendo completado meio às pressas no mês seguinte em Nashville. Tanta correria e rapidez de certa forma acabaram prejudicando em parte o desenvolvimento do disco, cujo projeto deveria ter sido melhor trabalhado.

Um reflexo disso acabou aparecendo depois quando todos o ouviram pela primeira vez. Por causa da correria em finalizar o LP o produtor Felton Jarvis não conseguiu providenciar um arranjo mais original para as faixas do disco. Dessa forma quando surgiu nas lojas os principais críticos de música dos EUA foram quase unânimes em acusar o disco de simplesmente copiar linha a linha o arranjo e as harmonias das gravações originais. De certa forma havia razão por parte dos jornalistas e da crítica em geral. He Touched Me sofre bastante nesse aspecto. A impressão que nos passa é que realmente tudo foi gravado na pressa de finalizar o número de canções planejadas a tempo. Também pudera, Elvis vinha cumprindo uma extensa e apertada agenda de shows e temporadas ao vivo que acabavam sendo incompatíveis com as chamadas maratonas de gravação, como essa de 1971, praticamente a última grande sessão em estúdio da carreira de Elvis.

O álbum é puxado pela faixa título, na realidade um sucesso gospel de Bill Gaither, famoso compositor, músico e pregador americano. A canção é um spiritual ideal para o grupo The Imperials brilhar. O cantor por sua vez deve ter se sentido muito bem gravando essa faixa pois ela foi escrita  especificamente para ser executada por um quarteto gospel e não é segredo para ninguém que um dos maiores sonhos de Elvis era justamente esse, participar como vocalista de um grupo como o The Imperials (aqui brilhantemente o acompanhando). I´ve Got a Confidence, a faixa seguinte, demonstra a falta de um trabalho mais consistente de arranjo. A música mais parece uma jam session descompromissada.

Os grandes destaques do álbum realmente são as faixas Amazing Grace (clássico absoluto do repertório gospel americano, aqui muito bem executado por Elvis e seu grupo feminino de apoio), Bossom Of Abraham (com seu balanço que não deixa margens de dúvidas de onde proveio o Rock n Roll) e I, John (que acabou ganhando uma divertida cena no documentário Elvis On Tour). Enfim, He Touched Me é um disco que tem belos méritos e se peca por não ter sido muito original em seus arranjos se redime pela intensa dedicação de Elvis em dar o melhor de si nas músicas. No saldo final acaba sendo salvo do inferno de discos ruins da carreira de Elvis, o que por si só já é um grande milagre, amém.

Elvis Presley - He Touched Me (1972)
01. He Touched Me
02. I've Got Confidence
03. Amazing Grace
04. Seeing Is Believing
05. He is My Everything
06. Bosom of Abraham
07. An Evening Prayer
08. Lead Me, Guide Me
09. There Is No God But God
10. A Thing Called Love
11. I, John
12. Reach Out to Jesus

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário