quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Elvis Presley - Stay Away Joe (1968)

Stay Away Joe (lançado no Brasil como Joe é muito vivo) foi o primeiro filme de Elvis Presley a surgir nas telas em 1968. O filme que foi rodado no Arizona era uma comédia rasgada, passada no moderno oeste americano. Nada que viesse a lembrar o filme anterior do cantor sobre o mesmo tema, Flaming Star. Aqui o clima é de total descontração, numa produção que lembra muito alguns filmes mais alternativos do final dos anos 60. Não há o menor indício de produção requintada ou algo parecido, tudo é muito despretensioso e leve. Elvis em particular passa a sensação que estava mais do que nunca se divertindo, pois sua "atuação" mais se parece com a de uma pessoa que está numa mera reunião de amigos, se divertindo no fim de semana (Realmente Elvis divide a cena com vários membros da Máfia de Memphis, principalmente nas divertidas cenas de briga no meio da lama).

O filme de certa forma mostra no que havia se transformado sua carreira no cinema. Ao invés de estar disputando por papéis realmente relevantes em boas produções, como um dia chegou a almejar, Elvis estava envolvido em mais um filme centrado única e exclusivamente em seu nome, sua fama e sua capacidade de atrair os espectadores às salas de cinema, não importando que produto fosse exibido. Infelizmente por volta de 1968 Elvis já não conseguia atrair tanta bilheteria assim, principalmente por ter queimado o filme em uma série incrível de produções B, sem nenhum atrativo além de ver o antigo ídolo cantando canções no meio de várias cenas sem nenhuma importância. Stay Away Joe não seguiu um caminho melhor, tendo ao final de sua carreira apenas uma humilde passagem pelas bilheterias americanas.

A trilha sonora, gravada parte em 1967 e completada alguns meses depois, já em 1968, não teve melhor sorte. Embora estivesse nos estúdios ao lado de seu grupo habitual não havia muito o que fazer com um material tão fraco como aquele. A canção título não passava de uma alegoria estereotipada dos nativos americanos, onde nem o arranjo levemente diferenciado se sobressaía. Elvis inclusive errou como nunca, sendo seus erros vocais levados para a master, um erro imperdoável por parte do produtor Jeff Alexander. O pior é Dominic, uma verdadeira aberração musical, que envergonhou tanto Elvis e sua banda que ele próprio exigiu garantias de que ela nunca seria lançada oficialmente em seus discos, sendo usada apenas na cena do filme.

As demais canções não ajudam muito. All I Need Was The Rain até tem arranjo interessante, lembrando um blues dos velhos tempos, com direito a gaita inspirada de Charlie McCoy. Infelizmente ela seria completamente desperdiçada na discografia de Elvis, passando em branco. A cena em que é apresentada no filme, com Elvis curtindo uma fase de baixa (será que se inspiraram na própria carreira de Elvis na época?) nada traz de muito inspirado ou relevante. Bem melhores são Goin´Home, que tecnicamente nem deve ser considerada parte da trilha em si, pois foi utilizada pessimamente como bônus no álbum de Speedway e Stay Away que até soa engraçadinha no meio desse lamaçal de músicas ruins.

A RCA após ouvir os resultados das sessões resolveu simplesmente ignorar todo o material. Embora o número de músicas fosse ideal para o lançamento de um EP (compacto duplo) a gravadora de Elvis resolveu não apostar de novo, depois do fracasso retumbante de Easy Come, Easy Go, nesse mesmo formato. A única consideração que a RCA teve com esse material foi o lançamento da música Stay Away como lado B do single US Male. Depois disso nada mais fez pelo restante das canções, a não ser colocá-las futuramente em coletâneas da série RCA CAMDEM, de discos promocionais, daqueles vendidos em supermercados pela metade do preço de um disco do selo principal da gravadora. Ah, antes que me esqueça: eles cumpriram a promessa feita a Elvis e jamais lançaram Dominic em discos oficiais (pelo menos enquanto ele estava vivo). Ao menos nisso tiveram bom senso.

Elvis Presley - Stay Away Joe (1968)
Stay Away Joe
Dominic
All I Need Was The Rain
Goin´ Home
Stay Away.

Elvis Presley - Stay Away Joe (1968): Vocais: Elvis Presley / Guitarra: Scotty Moore / Guitarra: Chip Young / Baixo: Bob Moore / Bateria: Murrey "Buddy" Harman / Bateria: D.J. Fontana / Piano: Floyd Cramer / Harmonica: Charlie McCoy / Violino: Gordon Terry / Backup Vocals: The Jordanaires (Gordon Stoker, Hoyt Hawkins, Neal Matthews e Ray Walker) / Produzido por Jeff Alexander / Gravado nos Estúdios MGM Hollywood / Data de Gravação: 1 de outubro de 1967 e 15 a 17 de janeiro de 1968 / Data de lançamento: Fevereiro de 1968 (single US Male - Stay Away) / Melhor posição nas Charts: #67 (EUA) e #15 (UK) - (single US Male - Stay Away).

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.0

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir