sábado, 14 de fevereiro de 2009

Elvis Presley - Elvis é Assim

Elvis Presley ficou praticamente toda a década de 60 realizando filmes em Hollywood. Numa média de três produções por ano aos poucos suas comédias musicais românticas foram se desgastando. A fórmula realmente se esgotou. Em 1969 ele retornou aos shows ao vivo. Sentia saudades do calor humano das grandes plateias. O palco de seu retorno foi Las Vegas. A cidade era a capital do entretenimento nos EUA, com seus cassinos luxuosos e fluxo incessante de turistas. 

Durante anos Frank Sinatra, Dean Martin e outros cantores desse estilo reinaram em Vegas sem concorrência. Quando Elvis resolveu realizar temporadas anuais na cidade tudo mudou. Era um estilo de show diferente, mesclando o velho rock´n´roll com musicas mais bem mais trabalhadas dos últimos discos de estúdio do famoso Rei do Rock. A primeira temporada ocorreu em 1969 e o sucesso foi tão grande que chamou a atenção da MGM que decidiu realizar um documentário de seus concertos na cidade. Assim surgiu "Elvis é Assim", uma produção muito curiosa que tenta captar todo o clima reinante de Elvis na chamada "cidade do pecado".

O filme capta os ensaios, os bastidores e finalmente o show de Elvis em Vegas. O que assistimos aqui é na realidade a terceira temporada de Presley, quando ele já estava muito mais familiarizado com o local. O Elvis que surge em cena é bem humorado, brincalhão, de bem com a vida. Nos ensaios percebemos sua postura em relação a seus músicos e amigos. Sempre se divertindo, rindo, se auto parodiando. Elvis parece não levar nada muito à sério. Chega ao ponto de jogar água em seus companheiros da Máfia de Memphis (o nome divertido que dava ao seu mais chegado grupo de amigos próximos). O clima muda um pouco porém na hora da apresentação.

Aqui Elvis já demonstra um pouco de nervosismo em seu camarim, lendo mensagens de boa sorte de celebridades e políticos (onde ele aproveita para obviamente fazer mais algumas tiradas cômicas). Já no palco, durante o show, Elvis demonstra porque foi um dos grandes nomes da música. Embora o público de Vegas fosse um pouco mais comportado do que o habitual Elvis faz de tudo para elevar a temperatura do local. Dançando, cantando excepcionalmente bem (sua interpretação de "Bridge Over Troubled Water" é monumental) o aclamado artista emociona a todos - inclusive o espectador que é presenteado com alguns de seus mais inspirados momentos no local onde realmente sempre reinou, o palco! "Elvis é Assim" é dessa forma um item obrigatório para não apenas os fãs de Elvis Presley mas também para todos aqueles que gostam de música de qualidade. Não deixe de assistir.

Elvis é Assim (That´s The Way It Is, EUA, 1970) Direção: Denis Sanders / Roteiro: Denis Sanders / Elenco: Elvis Presley, James Burton, Glen Hardin, Charlie Hodge / Sinopse: Documentário mostrando a terceira temporada anual de Elvis Presley na cidade de Las Vegas em 1970. Cenas de ensaios, bastidores e shows realizados pelo Rei do Rock na cidade do pecado. Um marco na história da música americana.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 8.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir