quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Lugar Nenhum na África

Título no Brasil: Lugar Nenhum na África
Título Original: Nirgendwo in Afrika
Ano de Produção: 2001
País: Alemanha
Estúdio: Constantin Film
Direção: Caroline Link
Roteiro: Caroline Link, Stefanie Zweig
Elenco: Juliane Köhler, Merab Ninidze, Matthias Habich, Lea Kurka, Karoline Eckertz, Gerd Heinz

Sinopse:
Uma família alemã, de origem judia, decide ir embora de seu país pouco antes da explosão da Segunda Guerra Mundial. A mudança de país salva suas vidas, mas a nova existência na África, no Quênia, também se revela cheia de desafios.

Comentários:
Filme alemão muito pouco conhecido. Eu o assisti sendo exibido em canais a cabo, muito provavelmente no canal HBO. É uma história interessante, mostrando esses europeus, de origem alemã, que precisam se adaptar a uma nova vida, vivendo e morando nos confins do interior da África. Lugar perigoso, não apenas por causa dos animais selvagens, mas também por violência e distúrbios sociais. O filme é até bom, diria curioso, mas não esconde também suas origens televisivas. É uma produção bem modesta, nada de encher os olhos. O que vale a pena é realmente seu enredo e sua história bem peculiar. Não há atores conhecidos, mas isso não significa que não sejam bons profissionais da arte dramática. Muito pelo contrário, gostei do trabalho de todo o elenco de uma maneira em geral.

Pablo Aluísio.

Quase sem Destino

Título no Brasil: Quase sem Destino
Título Original: Flashback
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Franco Amurri
Roteiro: David Loughery
Elenco: Dennis Hopper, Kiefer Sutherland, Carol Kane, Paul Dooley, Cliff De Young, Richard Masur

Sinopse:
Finalmente os federais o pegaram! O infame radical dos anos 60, Huey Walker, está indo para a prisão. Então, por que é o jovem escolta do FBI de Huey que acaba atrás das grades?

Comentários:
Dennis Hopper foi um dos "malucos beleza" do movimento da contracultura dos Estados Unidos. E ele se consagrou com o clássico on the road "Sem Destino". Então o título nacional e o roteiro original do filme aproveitaram essa imagem para aproveitar o velho Hopper nesse filme. Ficou bom? Ficou agradável, vamos colocar nesses termos. É um filme que você assiste, até com um certo interesse, curte a sessão e depois de algumas semanas esquece completamente que um dia assistiu ao filme. Enfim, um bom passatempo, nada muito além disso. E para ter na coleção? Não, não, agredeça ao Dennis Hopper por tudo o que ele representou, mas não é preciso ter esse filme na sua coleção  particular. Não é para tanto. .

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Perdido em Marte

Por livre e espontânea pressão fui assistir ao filme Perdido em Marte com o meu filho hoje. Eu não queria ver. Filmes sobre Marte geralmente são péssimos. Eu me recordo de um estrelado por Val Kilmer (antes dele virar um boneco inflado) que era realmente de amargar. Roteiro ruim, história sem pé e nem cabeça e tudo de ruim que você possa imaginar. Outro com Arnold Schwarzenegger e Sharon Stone até que era bonzinho, porém nada demais também. Tive que engolir tudo isso para levar o guri ao cinema. Filho é filho e de repente você está fazendo coisas que se fosse solteiro teria vergonha de fazer. Acabei também indo numa sessão 3D. Como eu odeio 3D!!! Tudo fica escuro demais e aqueles óculos me incomodam demais. Eu não estava em uma posição confortável na cadeira e o preço salgado do ingresso me deixou ainda mais chateado. O filme começou e tive que encarar trailers de filmes nacionais horrorosos. Encarar Regina Casé em 3D tentando parecer engraçada é dose para leão sarnento. Mas enfim, é a vida. Como era dirigido por Ridley Scott percebi que as coisas não seriam tão desastrosas como pensei, fiquei surpreso até quando foram ficando melhores com o passar do tempo. Não há nada de muito original no roteiro, tampouco o Damon pode ser considerado o Marlon Brando. Mesmo com tanta coisa pesando contra até que curti o filme, apesar da minha rabugice. O Ridley parece encantado com o planeta vermelho e aquele deserto sem fim, uma verdadeira imensidão de nada. O céu vermelho é de deixar qualquer ser humano deprimido. Uma desolação até que poética. Para Ridley porém tudo parece ser seu parque de diversões particular.

O filme tem problemas de lógica. Aqui vai alguns furos do roteiro - e contém spoilers. Em resumo: Matt Damon e seu eterno jeito de adolescente baby face fica em Marte após uma tempestade épica. Seus companheiros de missão vão embora e ele fica para trás, enterrado na areia. Pior do que isso, sua barriga foi perfurada por um pedaço de metal. Bom, sabemos que naquele ambiente radioativo isso seria morte certa, mas vamos relevar, afinal de contas ele se recupera bem rapidinho (absurdo 1). Seguindo em frente... Ele volta ferido para a estação e lá encontra tudo o que precisa para sobreviver, menos comida que tem em estoque limitado. Para viver até que uma missão de resgate venha lhe salvar ele precisa fazer como Quincas Borba e plantar batatas numa hortinha improvisada dentro da estação (absurdo 2: aquela terra cheia de radiação jamais seria adequada para a germinação de qualquer tipo de alimento viável). Embora esteja em uma estação espacial de última tecnologia ele não tem como se comunicar com a Terra (absurdo 3, que nunca é explicado direito, como um equipamento daquele não possui um único rádio primitivo?). Para achar um modo de comunicação ele então vai atrás de uma antiga sonda, a Mars Pathfinder (absurdo 4 - como ele achou um equipamento pequeno daqueles em um planeta daquela dimensão?). Por fim no momento do resgate ele entra em órbita com uma nave adaptada, sem nariz (é sério!) e com uma lona cobrindo tudo (absurdo dos absurdos, não merece nem comentários). No final fica aquela sensação de ter visto algo que parece sério, mas não é! Parece científico, mas também não é! Pelo menos parece divertido... e pelo menos nesse ponto é de fato mesmo. Se eu gostei do filme? Bom, depende do que você espera ver. Se for apenas para levar a gurizada para o cinema até que não chega a dar dor de barriga. Agora se você estiver em busca de algo bom de verdade é melhor desistir de Marte porque no cinema americano o planeta vermelho realmente não dá muito certo mesmo. Melhor os produtores tentarem algo em Plutão da próxima vez...

Perdido em Marte (The Martian, Estados Unidos, 2015) Direção: Ridley Scott / Roteiro: Drew Goddard / Elenco: Matt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wiig / Sinopse: Um astronauta fica perdido em Marte durante uma expedição. E ele terá que sobreviver de alguma forma. Sua plantação de batatas pode significar vida ou morte naquele distante e hostil planeta.

Pablo Aluísio.

Comando Para Matar

Título no Brasil: Comando Para Matar
Título Original: Commando
Ano de Produção: 1985
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Mark L. Lester
Roteiro: Jeph Loeb, Matthew Weisman
Elenco: Arnold Schwarzenegger, Rae Dawn Chong, Dan Hedaya, Vernon Wells, David Patrick Kelly, Alyssa Milano

Sinopse:
Jenny Matrix (Alyssa Milano) é sequestrada por um grupo paramilitar. Um ex-ditador latino-americano tenta usar a garota como meio de troca para que seu pai, o Coronel John Matrix (Arnold Schwarzenegger), mate um rival político que atualmente está no poder em seu país. Como descobrirá depois essa definitivamente não foi uma boa ideia.

Comentários:
De certa forma era para ser mais um genérico de "Rambo". Realmente era essa a intenção da produtora. Usar um ator musculoso como um militar imbatível, um exército de um homem só. Acabou virando sensação do verão americano de 1985. Afinal tinha como grande atração aquele ator austríaco de nome impronunciável que o público americano só conhecia mesmo de dois recentes sucessos, "Conan" e principalmente "O Exterminador do Futuro". O filme acabou sendo importante para a carreira de Arnold Schwarzenegger porque provou que ele poderia segurar um filme sozinho, tornando ele um sucesso de bilheteria. Afinal de contas em "Conan" ele virava coadjuvante do próprio personagem, que já tinha fama entre os leitores de quadrinhos e em "Terminator" ele era suplantado pelo roteiro bem escrito e pela direção impecável de James Cameron. Já aqui ele contava apenas com ele mesmo, com as cenas de ação e com o apelo publicitário de aparecer no poster do filme já devidamente camuflado, pronto para a guerra. Revisto hoje em dia o filme soa como um exemplo do exagero do cinema de ação dos anos 80, onde apenas um super soldado era capaz de matar dez, vinte ou cinquenta inimigos sem maior problema. O que importavam eram as cenas com as metralhadoras cuspindo chumbo quente para todos os lados. Sem perda de tempo e sem sentimentalismos baratos. Sem firulas. Puro cinema para macho! Nada mais do que isso. Se nunca assistiu não deixe de ver para ter uma ideia do que imperava nos cinemas na época.

Pablo Aluísio. 

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Ghoul

Título no Brasil: Ghoul
Título Original: Ghoul
Ano de Produção: 2015
País: República Tcheca, Ucrânia
Estúdio: J.B.J. Film
Direção: Petr Jákl
Roteiro: Petr Bok, Petr Jákl
Elenco: Jennifer Armour, Alina Golovlyova, Jeremy Isabella
  
Sinopse:
Um grupo de amigos americanos, estudantes de cinema, decide ir até a Ucrânia para filmar um pequeno documentário sobre um homem que ficou vários anos preso após ser condenado por canibalismo. A intenção dos jovens é produzir uma entrevista com o criminoso e depois ligar sua história a várias lendas sobrenaturais da região que nasceram durante a ditadura soviética de Stálin, na década de 1930. Na ocasião se deu um grande surto de fome no país e a população sem ter o que comer começou a praticar em massa o canibalismo. Filme vencedor do Grossmann Fantastic Film and Wine Festival na categoria de Melhor Filme de terror.

Comentários:
Inicialmente você pensa estar assistindo a mais um daqueles filmes ao estilo mockumentary, que anda tão popular nos Estados Unidos. Há diferenças porém. A primeira e mais óbvia é que o filme foi produzido na Europa. Os produtores inclusive fizeram questão de filmar na Ucrânia, algo até perigoso nos dias de hoje por causa dos inúmeros conflitos que existem por lá. A segunda diferença substancial é que o roteiro fez uma bem bolada ligação do enredo com a vida do infame serial killer ucraniano Andrei Chikatilo. Esse foi um dos mais violentos psicopatas da história, acusado de ter matado mais de 50 pessoas e depois praticar canibalismo com seus corpos. Era um louco perigoso que ficou muito conhecido pelas atrocidades que cometeu em sua vida miserável. Tão violento que agora acabou virando vilão de filmes de terror. A ideia não é ruim, embora Chikatilo tenha conseguido ser mais sanguinário e monstruoso do que qualquer tipo de história ficcional que se possa imaginar. Infelizmente a criatividade também não vai muito além disso. Um mockumentary que usa uma história real, a utilizando como ponto de partida para a pura ficção é uma boa sacada, porém seu desenvolvimento fica no lugar comum. As mocinhas gritando, as imagens sem foco, tremendo e o caos e a gritaria imperando de forma banal. Mesmo com tantas ressalvas ainda vale a pena conferir, nem que seja para mudar um pouco, vendo um filme realizado no leste europeu; se bem que na verdade qualquer documentário que conte a história do verdadeiro Chikatilo é bem mais aterrorizante do que esse filme.

Pablo Aluísio.

2010 - O Ano Em Que Faremos Contato

Título no Brasil: 2010 - O Ano Em Que Faremos Contato
Título Original: 2010
Ano de Produção: 1984
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Peter Hyams
Roteiro: Peter Hyams
Elenco: Roy Scheider, John Lithgow, Helen Mirren
  
Sinopse:
Baseado no livro de ficção escrito por Arthur C. Clarke, o filme "2010 - O Ano Em Que Faremos Contato" dá sequência aos acontecimentos vistos no clássico de Stanley Kubrick "2001 - Uma Odisséia no Espaço". Uma nova expedição, dessa vez soviética, é enviada até os confins do sistema solar. O objetivo é chegar o mais rapidamente possível em Júpiter para descobrir o que teria acontecido com a tripulação da expedição anterior que desapareceu misteriosamente, sem deixar vestígios. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhores Efeitos Especiais, Som, Figurino, Maquiagem e Direção de Arte.

Comentários:
Acredito que seja um dos filmes mais subestimados da história. Há muitos pontos positivos, mas primeiro vamos comentar alguns probleminhas que a história apresenta nos dias de hoje. Em termos de futurologia o roteiro apresenta vários erros de previsão sobre o futuro. Acontece que no enredo do filme temos uma nave espacial soviética indo até Júpiter no ano de 2010. Tudo bem, na época em que o livro foi escrito era de se esperar que os russos tivessem mesmo capacidade no futuro para uma viagem espacial desse nível. Arthur C. Clarke só não contava que o muro de Berlim seria derrubado em 1989, colocando por terra todo o império socialista soviético naquele mesmo ano. Ele foi atropelado por um evento histórico que ninguém conseguiria prever na época. Outro fato que não se cumpriu, fruto de um otimismo típico dos anos 1960, vem da própria expedição humana rumo ao planeta Júpiter. No filme isso acontece em 2010 de uma forma quase rotineira. Pois bem, estamos em 2015 e até hoje a humanidade não conseguiu pisar em nenhum outro astro cósmico além da Lua. Nem o mais pessimista amante de astronomia dos anos 60 poderia antecipar um futuro tão decepcionante como esse! 

Quem diria... Também não há nenhum sinal de contato com seres extraterrestres. A não ser que você considere as aparições de OVNIs como algo válido nesse sentido. Para a ciência séria porém nada aconteceu. Estamos na mesma. Enfim, esses são equívocos de previsão, afinal de contas ninguém pode antecipar com segurança o que aconteceria no futuro próximo. De qualquer maneira considero um filme muito bem realizado, com um enredo muito bom, que embora muitos não digam, seria fartamente copiado nos anos que viriam por outras produções de Hollywood. Uma maneira de balancear o lado mais intelectual do filme original com uma história mais acessível ao fã de ficção mais comum. Também não podemos negar que o elenco é excelente. Além de Roy Scheider e John Lithgow, dois atores que gosto bastante, ainda temos a presença da dama da atuação Helen Mirren. Elegância e sofisticação que salvam o filme no quesito atuação. Só ela já justificaria o interesse em todo o filme. Em suma, vale a pena rever o filme para uma boa revisão.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A Forca

Título no Brasil: A Forca
Título Original: The Gallows
Ano de Produção: 2015
País: Estados Unidos
Estúdio: Blumhouse Productions
Direção: Travis Cluff, Chris Lofing
Roteiro: Travis Cluff, Chris Lofing
Elenco: Reese Mishler, Pfeifer Brown, Ryan Shoos
  
Sinopse:
Vinte anos depois de um evento trágico, quando um jovem estudante morreu em uma encenação de uma peça escolar chamada "A Forca", ela volta a ser encenada pelo grupo teatral da escola. Os atores são todos estudantes que querem dar o melhor de si no palco. O jovem Ryan Shoos resolve então gravar os bastidores da peça e acaba descobrindo que existe algo muito sinistro por trás de tudo o que está acontecendo.

Comentários:
Uma produção praticamente amadora que acabou caindo nas graças da Warner Bros que resolveu distribuir o filme nos cinemas (inclusive no Brasil). Os atores do filme usam seus próprios nomes para seus personagens e tudo é muito caseiro mesmo. Como era de esperar a linguagem e a estética seguem a linha do estilo mockumentary (uma verdadeira praga que assola o gênero terror nos Estados Unidos). Assim o espectador acaba acompanhando todos os acontecimentos em péssimas imagens  feitas naquelas pequenas câmeras de mão usadas por um dos personagens. Uma tremenda chateação. Além de não vermos praticamente quase nada do que acontece, a sensação de tontura também estará garantida (já que a câmera não para de balançar de um lado para o outro). Além da experiência nauseante você ainda será presentado (presente de grego é bom salientar) por uma trama bobinha e sem novidades. Como era de se esperar o tal fantasma do ator morto no passado volta para se vingar, com uma corda na mão e uma roupa de carrasco (fala sério!). São apenas quatro atores em cena (dois rapazes e duas garotas) que se revezam entre gritos e sustos dentro de um teatro na madrugada sem fim. Tudo muito chatinho e sem graça. As mortes não são assustadoras e nem criativas e vamos ser sinceros, quem ainda vai se assustar com esse tipo de fitinha B completamente sem originalidade? No final você vai procurar por uma corda mesmo, mas para se enforcar, com tanta raiva de ter perdido seu precioso tempo assistindo a essa bobagem nada arrepiante. É melhor pular do cadafalso do que assistir a essa bomba.

Pablo Aluísio.

Dark Was the Night

Título Original: Dark Was the Night
Título no Brasil: Ainda Não Definido
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Image Entertainment
Direção: Jack Heller
Roteiro: Tyler Hisel
Elenco: Kevin Durand, Lukas Haas, Steve Agee, Nick Damici,
  
Sinopse:
O xerife e seu assistente precisam investigar uma série de aparições inexplicáveis nas redondezas de uma pequena cidade americana. Os moradores relatam ter visto estranhas criaturas, com cascos de cavalos, mas que andam sobre duas pernas, algum tipo de animal desconhecido da ciência. Em pouco tempo todos os mais antigos moradores relembram velhas lendas, de demônios que supostamente  habitariam as profundezas da floresta local, mas o xerife considera esse tipo de coisa uma grande bobagem, uma crendice sem qualquer tipo de fundamento. Os acontecimentos que virão irão demonstrar que ele está redondamente enganado em pensar assim. Filme vencedor do Screamfest na categoria de Melhores Efeitos Visuais.

Comentários:
Bom, se você curte Criptozoologia (o estudo de espécies animais lendárias, mitológicas, hipotéticas ou avistadas por poucas pessoas) certamente vai ao menos se interessar por esse terror. A história se passa numa daquelas cidadezinhas sonolentas do interior dos Estados Unidos. O xerife local não tem muito o que fazer até que algo incomum acontece. Durante uma expedição floresta adentro um grupo de madeireiros é brutalmente assassinada. Ao mesmo tempo em que ocorrem as mortes inexplicáveis, as pessoas da cidade começam a contar avistamentos fantásticos, como animais estranhos e o surgimento de aparições de pessoas falecidas (o próprio xerife começa a ver seu jovem filho, morto alguns meses antes). Não demora muito e o policial toma conhecimento de velhas lendas. Os mais antigos afirmam que existem demônios ancestrais dentro da escura floresta e agora eles estão de volta para expulsar os moradores que invadiram o território de seu antigo lar. "Dark Was the Night" prioriza bastante o suspense, por essa razão não vá esperar um show de computação gráfico a todo momento. Sim, os monstros surgem nas cenas finais, mas até lá o diretor Jack Heller se mostra mais interessado em criar todo um clima antes do surgimento dos estranhos seres. Como é um filme de curta duração não há como se aborrecer com a ausência explícita dos monstros. Para falar a verdade quando finalmente eles surgem algo se perde, já que o mais interessante era imaginar como seriam. São bem feitos, mas eram melhores em nossa pura imaginação. Quando eles começam a atacar uma velha igreja católica grande parte do suspense também se vai. Não faz mal, é uma boa fita que diverte e consegue manter a atenção, mesmo com a presença de clichês aqui e acolá. Vale conhecer.

Pablo Aluísio.

domingo, 6 de setembro de 2015

Everly - Implacável e Perigosa

Título no Brasil: Everly - Implacável e Perigosa
Título Original: Everly
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Vega, Baby!
Direção: Joe Lynch
Roteiro: Yale Hannon
Elenco: Salma Hayek, Hiroyuki Watanabe, Laura Cepeda
  
Sinopse:
Ao abrir seus olhos Everly (Salma Hayek) percebe que está em uma situação extrema. Há corpos espalhados por todos os cantos, sangue nas paredes e sinais de que houve um grande tiroteio em seu apartamento. Sequestrada no passado e levada para servir de escrava sexual de um chefão da máfia japonesa, ela agora precisa sobreviver de todas as formas. Depois de descobrir uma mala cheia de dinheiro nos fundos de um quarto ela decide deixar o lugar, algo que definitivamente não será nada fácil pois o apartamento está cercado por todos os tipos de criminosos. A única chance dela é usar todo o arsenal que está a sua disposição para abrir caminho, mesmo que seja no meio de uma chuva de balas!

Comentários:
Um filme bem violento, sangrento e sem medo de mostrar todo tipo de cena com torturas e assassinatos, alguns bizarros causados por espadas de samurai e uso intenso de armas pesadas, de grosso calibre. De certo modo "Everly" chegou a me lembrar até mesmo em seu jeito exagerado de ser dos filmes de Tarantino, em especial "Kill Bill", mas isso claro colocando tudo em seu devido lugar. Isso porque temos que realmente tirar as devidas proporções para comparar essa produção com qualquer obra assinada pelo diretor Tarantino. Agora em termos de estética cinematográfica é tudo realmente bem semelhante. Nunca descobrimos, por exemplo, a razão de tanto ódio dirigido contra a personagem interpretada por Salma Hayek, tudo o que é informado, da forma mais sucinta possível, é que ela teria "traído" seu mentor na máfia japonesa. E isso é só. 

Como um filme que está mais preocupado em explorar a violência insana e sem limites de seus rasos personagens do que descer a detalhes de seu enredo, "Everly" aposta todas as suas fichas na mais pura e descerebrada ação. Não que isso implique que o filme não seja divertido, muito pelo contrário, ao se assumir como tal a produção acaba prendendo a atenção do espectador, sempre na expectativa do próximo absurdo que surgirá na tela. Tudo se passa praticamente dentro de um apartamento onde Everly está impossibilidade de fugir. Lá fora e lá embaixo no térreo do edifício há uma verdadeira legião de capangas armados até os dentes. Sem condições de ir até sua filha e sua mãe, Everly as traz para o meio desse campo de batalha onde elas acabam protagonizando cenas do mais puro nonsense. Embora bem violento o filme curiosamente não chega a chocar porque tudo surge bem caricato, nada muito realista ou verossímil. O final em aberto deixa claro que "Everly" seguirá em frente, provavelmente na forma de uma franquia de ação daquelas bem exageradas mesmo. É esperar para ver.

Pablo Aluísio.

Um Domingo de Chuva

Título no Brasil: Um Domingo de Chuva
Título Original: Like Sunday, Like Rain
Ano de Produção: 2015
País: Estados Unidos
Estúdio: BB Film Productions
Direção: Frank Whaley
Roteiro: Frank Whaley
Elenco: Leighton Meester, Julian Shatkin, Debra Messing, Billie Joe Armstrong
  
Sinopse:
A jovem Eleanor (Leighton Meester) tem uma vida complicada. Depois de ir embora da casa dos pais ela vai até Nova Iorque tentar realizar seu sonho de entrar na conceituada escola de música da Juilliard, mas sem dinheiro ou bolsa de estudos acaba se tornando garçonete para sobreviver na grande cidade. Para piorar ela tem um relacionamento tumultuado com o namorado, o músico Dennis (Billie Joe Armstrong). Após brigar com ele em seu trabalho acaba sendo demitida. Precisando de um novo emprego acaba aceitando uma vaga como babá em um rico apartamento do Upper East Side. Lá conhece o pequeno garoto prodígio Reggie (Julian Shatkin), um jovem com um QI acima da média que criará um laço de amizade e afeição com ela.

Comentários:
Esse filme é especialmente recomendado para os fãs da série "Gossip Girl". Isso porque ele é estrelado pela atriz Leighton Meester que interpretava a patricinha malvada Blair Waldorf. Curiosamente aqui ela retorna para o mesmo bairro chique de Upper East Side onde a série se passava, mas ao invés de dar vida a uma mimadinha da região ela vive uma garota da classe trabalhadora que precisa ganhar a vida com os empregos que vão lhe surgindo pela frente. Entre eles está justamente a de ser a babá de um garoto de 12 anos que apesar da idade é um pequeno gênio. Ele toca violoncelo, tem uma mente sofisticada e pensamentos de uma pessoa com uma idade bem superior a da sua faixa etária. Em pouco tempo ele vai se apegando emocionalmente com a nova babá, até porque vive praticamente solitário em um grande apartamento de Manhattan. Sua mãe é uma executiva estressada que vive viajando, jogando a educação de seu filho todo nas mãos de um grupo de empregados da casa. Debra Messing, a Grace Adler da série Will & Grace, interpreta esse papel. Outro destaque interessante do elenco é a presença do roqueiro Billie Joe Armstrong da banda Green Day tentando se dar bem como ator. Ele até que não se sai mal, apesar do personagem ser pequeno e de pouco destaque. No geral é um bom filme, com uma história interessante, que só peca mesmo por não assumir abertamente o amor platônico que o garoto começa a sentir por sua babá. Em tempos tão politicamente corretos a impressão que fica é a de que os produtores tiveram receio ou medo de mostrar um quase romance entre uma jovem garota adulta e um menino de 12 anos. Assim ao invés de explicitar esse aspecto preferiram apenas sugerir tudo. A saída foi um pouco covarde, mas também trouxe uma inegável sofisticação ao enredo.

Pablo Aluísio.

sábado, 5 de setembro de 2015

O Exterminador do Futuro: Gênesis (2015)

Esse novo filme é tão decepcionante, tão decepcionante! Não que a marca Terminator tenha gerado algo que preste nos últimos anos, mesmo sob o ponto de vista dos filmes ruins anteriores esse se supera no quesito porcaria. Na verdade vamos colocar as cartas na mesa. Só existe um filme realmente bom, o primeiro. Era uma produção sem muitos recursos, porém souberam criar um enredo bem bolado e ágil, que caiu como uma luva para o inexpressivo ator austríaco Arnold Schwarzenegger, um fisiculturista que tentava a sorte como ator em Hollywood lá no distante ano de 1984. Com o sucesso houve uma (praticamente) refilmagem, dessa vez com muito dinheiro e recursos, o que resultou em uma ótima produção, com trilha sonora assinada pelo Guns N' Roses (quando eles eram realmente bons e não hoje, quando mais se parecem com um grupo de velhinhos cansados). Depois disso nada mais deu muito certo. A verdade é que a trama básica de Terminator é simples e fácil de entender e por essa razão funcionou que foi uma beleza nos anos 80 e 90. Sem ideias novas e sem renovação, aliado ainda ao desejo de levantar a carreira do Scharza, então foi realizado essa saturada, cansada e confusa quarta parte (ou seria quinta?) da série. Não deveriam ter revirado esse ferro velho!

Gente, vamos ser sinceros. Que coisa chata! Ficou tudo muito fraco, do enredo que é ruim e mal bolado (embora ao contrário do que muita gente vem dizendo até seja mais ou menos fácil de entender) ao elenco, que em muitos casos é sim bizonho. A começar pelo próprio Arnold Schwarzenegger. Quem conhece algumas fotos recentes da férias do ator que foram tiradas na praia já sabe que a velha boa forma física já era, claro, causada pela idade avançada dele. Tudo bem, é a vida, o tempo passa para todo mundo. Para contornar isso o estúdio trouxe um Arnold Schwarzenegger novinho em folha, completamente digital, vindo diretamente de 1984. Ficou bacana, mas também melancólico por vermos as marcas que o tempo deixa nas pessoas. A nova Sarah Connor, a atriz Emilia Clarke, é bonitinha e faz um esforço danado para agradar. Nesse ponto temos que reconhecer. O problema é que o que antes era bem desenvolvido agora sai truncado, enrolado. Nesse processo ela acabou ficando presa (literalmente) numa verdadeira teia de idas e vindas entre passado, presente e futuro que chegou ao ponto de me fazer perder a paciência com o que estava acontecendo. Toda hora a mocinha tinha que dizer "Estou em 2007", "Estou em 1984", "Estou em 1973"... Ah, vá procurar outro para aborrecer! Cansei, não quero mais saber em que ano você está... se ao menos eu pudesse voltar ao passado e não entrar no cinema, isso sim seria uma boa viagem no tempo! O pior é encarar o bombado e inexpressivo Jai Courtney tentar trazer algum carisma para seu Kyle Reese. Vamos reconhecer que o sujeitinho é chato além da conta. Fora isso existem alguns poucos efeitos especiais realmente interessantes e muita conversa mole para enrolar o espectador que vai bocejar mais de uma vez, por puro tédio. Está na hora de juntar toda essa parafernália de robôs, viagens no tempo e guerras entre máquinas e homens e jogar tudo de volta para o fundo do baú. Já está tudo ultrapassado, enferrujado e cheirando a mofo mesmo. Diante de tantas cenas do Exterminador dizendo que vai voltar toda hora não posso deixar de fazer apenas um pequeno pedido: Não volte mais, por favor! Quem diria que o Terminator seria vítima do próprio passar dos anos? Desce o pano... /  

O Exterminador do Futuro: Gênesis (Terminator Genisys, Estados Unidos, 2015) Direção: Alan Taylor / Roteiro: Laeta Kalogridis, Patrick Lussier / Elenco: Arnold Schwarzenegger, Jason Clarke, Emilia Clarke. / Sinopse: Temos aqui mais um exemplar cinematográfico da famosa franquia de filmes de ação e ficção "Terminator".

Pablo Aluísio. . 

96 Minutos

Título no Brasil: 96 Minutos
Título Original: 96 Minutes
Ano de Produção: 2011
País: Estados Unidos
Estúdio: First Point Entertainment
Direção: Aimee Lagos
Roteiro: Aimee Lagos
Elenco: Brittany Snow, Evan Ross, Sharon Conley, David Oyelowo
  
Sinopse:
Dois jovens, um negro e o outro branco, acabam sequestrando duas estudantes com a intenção de roubarem seu carro. Uma delas se desespera no momento da abordagem e acaba levando um tiro na cabeça. A outra entra em desespero, mas é levada para o banco de trás do veículo sob ameaças. Dirigindo a esmo os dois criminosos tentam bolar uma forma de saírem daquela situação extrema sem irem parar atrás das grades pelo resto de suas vidas. Filme premiado no Boston Film Festival nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz (Brittany Snow).

Comentários:
Basta um pequeno momento, uma decisão errada, para colocar toda uma vida a perder. Veja o caso de um dos personagens desse filme. Ele é conhecido no bairro como Dre (Evan Ross). Ele é negro e mora num bairro barra pesada na cidade onde nasceu. Tentando fugir do destino da maioria de seus amigos, que acabaram entrando em gangues de criminosos da vizinhança, ele resolveu optar por ir em outra direção, estudando e se esforçando no colégio para ter um futuro melhor. Inteligente e cheio de esperanças ele pretende ir embora um dia daquele lugar para quem sabe cursar uma boa universidade. Seu maior problema talvez seja ser amigo do branco Kevin (J. Michael Trautmann), um sujeitinho marrento, filho de uma prostituta, que deseja virar um gangster, bem o oposto do que almeja para sua vida o próprio Dre. Tentando levar o rapaz para o bom caminho ele resolve levar o amigo para um bairro frequentado por estudantes universitários, para que talvez ele venha a se inspirar em estudar no futuro, quem sabe. Criar uma boa influência em sua mente. O tiro porém sai pela culatra. Num ato impensado Kevin resolve roubar um carro, sequestrando duas estudantes e o pior de tudo, atirando na cabeça de uma delas. A partir daí começa um verdadeiro inferno para Dre. Ele que sempre almejou ter uma vida mais promissora se vê encurralado justamente numa situação que ele mais temia ter que enfrentar um dia em sua vida. O desfecho dessa sucessão de erros é simplesmente brutal (e não poderia ser diferente pois foi um caso real). O roteiro desse filme deixa muitas lições, entre elas a de que não podemos brincar com o destino pois as consequências poderão ser bem trágicas, mais do que poderíamos supor. A outra grande lição é a de demonstrar que nem sempre o chamado "bandido social" é puramente fruto do meio. Muitas vezes atalhos errados na vida levam para esse triste caminho e nesse processo mais uma vida promissora é destruída para sempre.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Quarteto Fantástico

Título no Brasil: Quarteto Fantástico
Título Original: Fantastic Four
Ano de Produção: 2015
País: Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Canadá
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Josh Trank
Roteiro: Jeremy Slater, Simon Kinberg
Elenco: Miles Teller, Kate Mara, Michael B. Jordan, Jamie Bell, Toby Kebbell
  
Sinopse:
Amigos desde a infância, Reed (Miles Teller) e Ben (Jamie Bell), decidem criar uma máquina revolucionária, que consegue transportar matéria entre dimensões diversas. Assim logo chamam a atenção de um órgão governamental que os leva para um laboratório de última geração. Lá a ideia inicial de Reed é desenvolvida e eles conseguem finalmente criar a ferramenta tecnológica perfeita para essa viagem interdimensional. Os problemas começam quando um grupo deles resolve realizar uma travessia para a outra dimensão sem autorização, o que desencadeia uma série de eventos que mudará suas vidas para sempre. Filme premiado na CinemaCon, EUA.

Comentários:
Desde o seu lançamento esse novo filme sobre o Quarteto Fantástico tem sido massacrado pela crítica e pelos fãs de quadrinhos em geral. Muita coisa foi dita e escrita sobre a produção e por essa razão fui assistir esperando encontrar uma bomba, um verdadeiro abacaxi cinematográfico pela frente. Sinceramente falando não vi nada do que foi tão alardeado por aí. Tudo bem, passa longe de ser uma obra prima ou de ser considerado algum filme marcante. Longe disso. Na verdade é um filme que não vai além do que se vê de forma cotidiana por aí, mas também não desce a níveis abissais em termos de qualidade como foi afirmado por alguns. A maior crítica que faria seria mesmo em relação ao roteiro. Como se trata de um filme de origens percebi que os roteiristas perderam muito tempo com certos detalhes menores, fazendo com que o ritmo da história seja mais lenta do que seria esperado pelos fãs dos personagens. O filme vai avançando e pouca coisa de importante acontece. Como é pequeno (pouco mais de 90 minutos de duração) muita coisa fica pelo meio do caminho. 

Além disso a própria origem deles foi modificada, o que levou muitos dos fãs mais radicais a criarem um tipo de indignação desproporcional com o que se vê na tela. Tudo bobagem. A fita é na média, volto a afirmar. Não chega a decepcionar completamente como foi dito por alguns. Apenas acredito que o próprio Quarteto Fantástico seja algo meio fora de moda nos dias de hoje. Eles foram criados na década de 1960 e na época até poderia ser legal ver um sujeito cujo poder era se esticar, tal como se fosse um homem de borracha. Hoje em dia será que algo assim ainda vai interessar a alguém? O mesmo pode-se dizer do jovem que se torna uma tocha humana e da garota que fica invisível. O único personagem que poderia render algo a mais no cinema atualmente seria justamente a coisa, mas ele surge nesse filme até mesmo apagado, como uma figura soturna e abalada pelo seu próprio destino inglório. Enfim, tudo isso são meros devaneios. A questão principal é que realmente não estamos na presença de algo tão ruim como foi amplamente noticiado desde o seu lançamento. "Fantastic Four" versão 2015 é cinema pipoca plenamente digerível, sem maiores problemas.

Pablo Aluísio.

Missão Impossível - Nação Secreta

Título no Brasil: Missão Impossível - Nação Secreta
Título Original: Mission Impossible - Rogue Nation
Ano de Produção: 2015
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Christopher McQuarrie
Roteiro: Christopher McQuarrie
Elenco: Tom Cruise, Rebecca Ferguson, Jeremy Renner, Ving Rhames, Sean Harris, Alec Baldwin
  
Sinopse:
Dessa vez o agente Ethan Hunt (Tom Cruise) precisa sobreviver após se tornar alvo de uma organização chamada O Sindicato. Durante anos se especulou se ela realmente existia ou não. Para Hunt a confirmação veio ao saber que ele agora é a caça de um grupo de ex-agentes que até então eram considerados desaparecidos ou mortos em ação. Como se isso já não fosse ruim o bastante ele também precisa entender o que se passa com o seu próprio grupo de espionagem que agora está sendo desativado pelo governo americano, com suas antigas funções sendo repassadas para a agência de inteligência dos Estados Unidos, a CIA. Existiria alguma ligação entre os dois eventos?

Comentários:
Esse é aquele tipo de filme que você nem deve se importar muito com história ou roteiro. Como um blockbuster assumido, o filme não tem maiores pretensões artísticas. Tudo se resume em puro cinema comercial pipoca para ficar semanas e semanas em cartaz nos cinemas de shopping center. Um produto para as massas. De bom mesmo temos que reconhecer que essa franquia nunca teve quedas acentuadas de qualidade. Tudo parece se manter em um bom nível, pelo menos em termos de cenas de ação e diversão escapista. Na verdade, se formos analisar bem, "Missão Impossível" é uma coisa velha, ainda dos tempos da guerra fria, quando americanos e soviéticos brigavam no mundo da espionagem para se destruírem mutuamente. Tom Cruise curtia a antiga série de TV quando adolescente e assim que se tornou um ator rico e famoso, resolveu apostar numa jogada de mestre, comprando os direitos por um preço irrisório já que ninguém mais acreditava que algo tão antigo assim e ultrapassado fosse ainda gerar algum tipo de lucro, seja na TV ou no cinema. Cruise estava certo e todos os demais errados. Com a força de seu nome nas marquises de cinema, ele conseguiu reerguer esse ferro velho de tempos passados e hoje está aí, faturando horrores em cada sequência. Isso me faz também pensar que ele desistiu de tentar alcançar um velho sonho que tinha, o de um dia conquistar o Oscar de Melhor Ator.

Depois de vários bons filmes, alguns em que ele estava realmente muito bem, Cruise ao que tudo indica se decepcionou com as indicações que não se transformaram em prêmios e a partir daí se assumiu completamente como um astro comercial e nada mais. Seguindo nessa linha até que esse filme se sai muito bem. O roteiro é primário e sem maiores novidades. Como eu escrevi o que vale o ingresso aqui é ter ao menos duas ou três grandes sequências de ação e só. Nesse aspecto o filme cumpre bem esse tipo de promessa. Há pelo menos duas belas sequências nesse sentido, uma com Cruise pendurado para fora de um avião em decolagem (que inclusive ilustra um dos posters do filme) e outra submersa, quando ele tenta desativar um protocolo de identificação em uma espécie de tubo aquático de alta pressão. Claro que tudo se passando em um ambiente totalmente inverossímil, fantasioso e bem  desproporcional, o que no final das contas também faz parte do jogo. Então é isso. Um blockbuster competente que ajuda a passar o tempo com suas cenas espetaculosas. Como todo produto descartável será logo esquecido, mas quem se importa? É como tomar Coca-Cola, não traz nenhum benefício para sua saúde, não tem qualquer valor nutritivo, mas pelo menos é gostoso e mata a sua sede.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Ex-Machina - Instinto Artificial

Título no Brasil: Ex-Machina - Instinto Artificial
Título Original: Ex Machina
Ano de Produção: 2015
País: Inglaterra
Estúdio: DNA Films, Film4
Direção: Alex Garland
Roteiro: Alex Garland
Elenco: Alicia Vikander, Domhnall Gleeson, Oscar Isaac
  
Sinopse:
O jovem estudante de informática Caleb (Domhnall Gleeson) é escolhido por uma grande empresa para participar de um projeto inovador. Ele ainda não sabe do que se trata, porém considera a chance de participar de algo assim como uma grande oportunidade em sua vida. Levado até uma instalação isolada, ele acaba conhecendo Nathan (Oscar Isaac), considerado um gênio em sua area, criador de um dos mais eficientes sites de busca da Internet. Nathan então lhe explica o que deverá fazer. Ele precisará interagir com uma nova forma de inteligência artificial, completamente diferente de tudo o que já foi inventado. O objetivo é saber se já há uma consciência formada nessa nova tecnologia. Filme vencedor do Gérardmer Film Festival. Também indicado ao Empire Awards e ao prêmio da British Society of Cinematographer.

Comentários:
Um excelente argumento é a base de sustentação dessa inovadora ficção. Tudo gira em torno de uma série de experimentos dos quais participará o jovem Caleb. Ele é levado a interagir socialmente com uma nova máquina, hiper avançada, na verdade uma robô chamada Ava (Alicia Vikander). Em seu sistema cognitivo foi instalado uma nova espécie de inteligência artificial que lhe dá consciência de si mesmo e até muito provavelmente emoções humanas. A intenção é justamente sondar a mente dessa nova máquina para entender até onde vai seu potencial. O roteiro assim explora as várias sessões que são realizadas entre Caleb e Ava. Inicialmente parece haver uma aproximação normal, nada diferente do que aconteceria entre dois seres humanos. Ava é curiosa e também esperta, mais ainda do que se esperava. Ela desenvolve sentimentos comuns ao ser humano como simpatia, curiosidade e até mesmo mesmo paixão. Até surpreende a todos com nuances de bom humor no trato social.

O problema é que tendo plena capacidade de entender tudo o que está lhe acontecendo ela também desenvolve um aguçado instinto de preservação pois não está disposta a ser simplesmente desligada ou formatada depois das sessões programadas. Não demora muito e começa a manipular emocionalmente o perspicaz porém inseguro Caleb. Além do roteiro inteligente que explora esse aspecto do homem brincando de ser Deus ao criar criaturas perfeitas, o visual asséptico dos cenários e das  ambientações acabam criando uma sensação desconfortável no espectador, tal como se ele próprio estivesse sondando o mundo de Ava. Os efeitos especiais também são extremamente bem inseridos dentro da trama, principalmente na composição do corpo físico da robô. Nada que venha a suplantar a importância do tema em si. Efeitos digitais a serviço de uma boa história e não o contrário como geralmente acontece em produções americanas. Assim não há nada que venha a desapontar nesse novo filme. É uma produção bem realizada, inteligente e muito oportuna pois experiências parecidas ao que vemos na tela já estão em fase de planejamento por grandes empresas do mundo real. O futuro, pelo visto, já está ao nosso redor, em nosso presente.

Pablo Aluísio.

Minions

Título no Brasil: Minions
Título Original: Minions
Ano de Produção: 2015
País: Estados Unidos
Estúdio: Illumination Entertainment
Direção: Kyle Balda, Pierre Coffin
Roteiro: Brian Lynch
Elenco: Sandra Bullock, Jon Hamm, Michael Keaton, Geoffrey Rush
  
Sinopse:
Os Minions estão na Terra desde o começo da história do planeta. Assim eles surgem na era dos grandes dinossauros, no surgimento do grande Egito Antigo e até mesmo nas guerras Napoleônicas. Agora, tristes e isolados numa região ártica, três minions, Bob, Kevin e Stuart resolvem ir embora atrás de um novo vilão para seguirem. Na viagem acabam parando na Nova Iorque dos anos 60 e lá descobrem que está para ser realizada uma grande convenção de vilões do mundo inteiro em Orlando. Sem pensarem muito, embarcam em uma nova aventura e ficam fascinados pela vilã inglesa Scarlet Overkill. Ela parece ser justamente tudo aquilo que procuravam! 

Comentários:
Essa animação existe por motivos puramente comerciais. Depois do sucesso dos dois filmes da franquia "Meu Malvado Favorito" os produtores descobriram que os Minions eram um sucesso e tanto no mundo de brinquedos e produtos em geral para o público infantil. Estampando todos os tipos de bugigangas e mercadorias eles se tornaram mais rentáveis do que os próprios filmes onde eram meros coadjuvantes. Diante do sucesso era de se esperar que eles ganhassem seu próprio filme solo mais cedo ou mais tarde. Na minha opinião não foi uma boa ideia já que as simpáticas e carismáticas criaturinhas não conseguem levar um filme inteiro sozinhos. Eles funcionam muito bem em pequenas sequências divertidas, mas quando ficam o tempo todo em evidência logo surge o cansaço por parte do espectador. O roteiro assim se resume a uma sucessão de gags, algumas divertidas e outras nem tanto. Como os minions não vivem sem seguir algum vilão os roteiristas tiveram que inventar uma, versão feminina e inglesa, chamada Scarlet Overkill (que na versão original ganhou a voz da atriz Sandra Bullock). Usando a própria Inglaterra como cenário a traminha é frouxa e sem muitos atrativos, principalmente para o público alvo da fita que é justamente das crianças com menos de dez anos de idade. Há referências do mundo pop que até soam divertidas como a que envolve os Beatles e a capa do álbum Abbey Road, porém os pequeninos certamente não entenderão esse tipo de piada. A trilha sonora traz vários clássicos do rock dos anos 60 (a estorinha se passa nessa época) e assim somos surpreendidos com o som de grupos como The Doors, por exemplo. Infelizmente nada disso melhora o resultado final, que é bem pálido e descartável mesmo. Apenas o interesse em faturar muito no mercado infantil justifica realmente a existência desse filme, todo o resto é sem maior interesse.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Ricardo Coração de Leão - A Rebelião

Título no Brasil: Ricardo Coração de Leão - A Rebelião
Título Original: Richard the Lionheart - Rebellion
Ano de Produção: 2015
País: Estados Unidos
Estúdio: Claang Entertainment
Direção: Stefano Milla
Roteiro: Gero Giglio
Elenco: Greg Chandler Maness, Derek Allen, Debbie Rochon
  
Sinopse:
Na Inglaterra medieval do ano de 1173, o nobre Ricardo Coração de Leão (Greg Chandler Maness) lidera uma rebelião para tirar do trono o seu próprio pai, o Rei Henrique II (Derek Allen), considerado um tirano sanguinário e cruel pelo povo inglês. A conspiração conta com os demais irmãos de Ricardo e o Rei da França Louis (Brian Ayres) que tem grandes interesses em terras da Normandia francesa, região ao norte da França ocupada pelos ingleses. Além disso Ricardo também conta com o apoio de sua mãe, a Rainha Eleanor de Acquitaine (Debbie Rochon), que também deseja ver o marido destronado e morto o mais breve possível. Filme premiado no Los Angeles Cinema Festival of Hollywood.

Comentários:
Ricardo Coração de Leão (1157 - 1199) foi uma figura bem peculiar da história britânica. Embora seja considerado um dos maiores monarcas daquela nação ele era na verdade mais franco do que propriamente inglês. Filho de uma francesa, praticamente criado toda a sua infância e juventude no norte da França, ele considerava sua língua natural o francês e não o inglês de seu pai. Tinha modos e educação tipicamente continentais e para falar a verdade não nutria grandes laços emocionais e sentimentais com o povo da Inglaterra. Por qual razão então ele é ainda tão celebrado até hoje naquele país? Talvez a verdade venha justamente dessa rebelião que visava destronar o despótico Henrique II, um sujeito realmente desprezível, apesar de ser seu próprio pai. Quando conseguiu seu objetivo entrou imediatamente no coração do povo da grande ilha. Outro fato digno de nota é salientar que Ricardo Coração de Leão é mais lembrado atualmente por causa de sua participação nas cruzadas do que por qualquer outra coisa que tenha realizado em vida. 

A história que o roteiro desse filme porém explora é a de um período histórico bem anterior a essa jornada que iria valer a imortalidade para Ricardo. Aqui ele ainda está tentando alcançar o trono por meio de uma guerra sangrenta. Deixando a questão puramente cronológica de lado temos que reconhecer que o filme "Richard the Lionheart - Rebellion" é apenas mediano. A primeira terça parte inicial vai soar um pouco confusa para o espectador que não conheça melhor os eventos históricos. Depois o filme melhora consideravelmente, principalmente nas cenas de batalhas, mas nada que se revele muito marcante ou brilhante sob um ponto de vista puramente cinematográfico. Na verdade a produção até mesmo deixa a desejar em certos momentos, isso apesar da habilidade do diretor italiano Stefano Milla em esconder essa falta de maiores recursos (algo que ele definitivamente faz muito bem). No final de tudo a fita vai agradar muito mais a quem já tem natural  curiosidade ou interesse por aspectos históricos das dinastias britânicas. Já para o espectador comum tudo vai soar apenas como um mero passatempo sem maiores consequências.

Pablo Aluísio.

Effie Gray

Título no Brasil: Effie Gray
Título Original: Effie Gray
Ano de Produção: 2014
País: Inglaterra
Estúdio: Sovereign Films
Direção: Richard Laxton
Roteiro: Emma Thompson
Elenco: Dakota Fanning, Greg Wise, Emma Thompson, Tom Sturridge
  
Sinopse:
Baseado em fatos reais, o filme mostra a história da jovem Euphemia "Effie" Gray (Dakota Fanning). Durante a era vitoriana sua família escocesa passa por inúmeras dificuldades financeiras. Em idade de se casar ela acaba arranjando um bom partido, o historiador e crítico de arte inglês John Ruskin (Greg Wise). Depois do casamento ela parte para morar com o marido em sua casa na Inglaterra. Os problemas porém logo surgem. Ruskin decide continuar morando com os pais e Effie acaba não se dando bem com sua sogra. Pior de tudo, o marido não parece disposto a ter uma vida conjugal íntima com ela, a tratando de modo indiferente e arrogante, o que joga sua auto estima para baixo, destruindo qualquer sonho de um dia ser plenamente feliz em seu matrimônio. Apenas um ato de extrema coragem colocaria um fim em seu drama pessoal.

Comentários:
Com roteiro escrito pela atriz Emma Thompson, que também está no elenco, esse filme chamado "Effie Gray" explora um caso jurídico real ocorrido no século XVIII que chocou a Inglaterra puritana e vitoriana da época. Embora fosse previsto nas leis até aquele momento nenhuma mulher havia entrado com um pedido de anulação de casamento baseado na não consumação do mesmo. Pois foi justamente isso que ocorreu com a jovem escocesa Effie. Em determinado momento ela pensou que o casamento seria o fim de todos os seus problemas, afinal seu pobre pai estava arruinado financeiramente e sua família passava por necessidades básicas de sobrevivência. O jeito foi então arranjar um homem rico para se casar. Ela acabou encontrando isso na figura de John Ruskin, um homem bem mais velho do que ela, mas considerado um bom sujeito, culto e amigo das artes. A questão é que ele também era frio ao extremo, indiferente e muitas vezes rude com a própria esposa ao qual considerava inferior a ele em todos os aspectos, não apenas por sua condição social, mas também pelo simples fato dela ser uma mulher. Rejeitando ter uma vida sexual ao seu lado, Ruskin começou então a usar sua esposa apenas como um artefato, um enfeite para a sociedade.

Obviamente que uma jovem como ela, desprezada ainda na flor da idade, em pouco tempo iria procurar nos braços de outro homem o afeto e o carinho que tanto desejava. Inicialmente, durante uma viagem a Veneza, ela logo se apaixona por um italiano galanteador, mas seria mesmo com o pintor John Everett Millais (Tom Sturridge) que ela finalmente encontraria o verdadeiro amor. Esse filme apresenta dois grandes trunfos em seu favor. O primeiro vem de sua história incomum, algo que choca até os dias de hoje. Emma Thompson mostra extrema sensibilidade em explorar algo assim com a devida elegância, sem cair no mau gosto em nenhum momento. Tudo muito sofisticado e de bom tom. O segundo grande mérito do filme vem do elenco. Dakota Fanning brilha em sua personagem. Quem poderia dizer que uma americana como ela se sairia tão bem interpretando uma escocesa em plena era vitoriana? Pois ela conseguiu. Acertou no sotaque e no modo de agir. Dessa nova safra de atrizes ela é certamente uma das mais promissoras. Se continuar a surgir em bons filmes como esse certamente em breve será uma estrela. Assim deixamos a dica desse belo romance trágico, "Effie Gray", que explora o coração de uma pobre mulher infeliz na vida amorosa, presa em um casamento de fachada e interesse, destino pelo qual infelizmente muitas mulheres ainda hoje trilham em suas vidas.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

A Viatura

Título Original: Cop Car
Título no Brasil: A Viatura
Ano de Produção: 2015
País: Estados Unidos
Estúdio: Focus World
Direção: Jon Watts
Roteiro: Jon Watts, Christopher D. Ford
Elenco: Kevin Bacon, Shea Whigham, James Freedson-Jackson, Hays Wellford
  
Sinopse:
Enquanto "desova" um corpo de um criminoso no meio do deserto do Colorado, o xerife Kretzer (Kevin Bacon) se vê numa situação inesperada. Enquanto joga o cadáver em um poço próximo, dois garotos, menores de dez anos, entram em seu carro patrulha e saem em disparada. Detalhe: há um homem jogado no porta-malas da viatura, um sujeito que Kretzer estava prestes a executar! Agora o policial tentará de todas as formas recuperar o veículo antes que suas atividades criminosas sejam descobertas pela polícia do condado. Filme indicado no Edinburgh International Film Festival na categoria de Melhor Direção (Jon Watts).

Comentários:
Em algumas situações basta um roteiro esperto para que o diretor consiga contar uma boa história. O enredo desse filme se passa em uma só situação, com obviamente vários desdobramentos. A história é simples: o xerife corrupto de uma pequena cidade do Colorado resolve eliminar alguns criminosos que estavam em seu caminho. Ele os jogam no porta-malas de seu carro patrulha e ruma em direção ao deserto. Sua intenção é executar os dois e depois jogar os corpos em um poço esquecido no meio do nada. Enquanto dá cabo do primeiro bandido, dois garotos que estavam por ali por perto brincando, descobrem seu carro aberto, as chaves e resolvem sair dirigindo o veículo, obviamente pensando em se divertir. O problema é que o outro sujeito que o xerife queria eliminar ainda está no porta-malas da patrulha. Inicia-se então um jogo de gato e rato, com o tira tentando recuperar o carro antes que suas atividades sejam descobertas e os garotos, meio aterrorizados ainda com a situação, tentando escapar ilesos de tudo. 

Nesse meio tempo surgem cenas absurdas, de puro nonsense, com os meninos brincando com equipamentos perigosos que estavam dentro da viatura. Imagine dois garotos com pistolas, escopetas e armas pesadas, tentando dar tiros com elas, mas sem saber direito como proceder! O diretor Jon Watts é praticamente um estreante no cinema, vindo das séries de TV ele acabou filmando esse bom filme policial de humor negro (em termos) baseado em seu próprio roteiro. O resultado é muito bom, até porque Watts teve o bom senso de realizar um filme curto, o que lhe dá uma agilidade e uma eficiência no desenvolvimento dos acontecimentos, tudo sem excessos ou enrolações desnecessárias. Bacon, extremamente magro e com um bigode estranho, está muito bem caracterizado em seu personagem. Um xerife que em pouco menos de trinta minutos de duração do filme consegue violar inúmeros artigos do código penal. Um tira nada honesto e nem correto. Seu personagem é certamente uma das melhores coisas de toda a fita. 

Pablo Aluísio.

Cavalos Domados

Título no Brasil: Cavalos Domados
Título Original: Broken Horses
Ano de Produção: 2015
País: Estados Unidos
Estúdio: Reliance Entertainment
Direção: Vidhu Vinod Chopra
Roteiro: Vidhu Vinod Chopra, Abhijat Joshi
Elenco: Anton Yelchin, Chris Marquette, Vincent D'Onofrio, María Valverde, Sean Patrick Flanery
  
Sinopse:
O filme narra a história de dois irmãos, Buddy (Chris Marquette) e Jacob (Anton Yelchin). Quando eram apenas garotos eles viram seu pai, o xerife da cidade, ser assassinado de forma covarde. Com o passar dos anos a vida deles tomam rumos diferentes. Jacob vai embora para Nova Iorque tentar vencer na carreira de músico que abraçou. Buddy fica na mesma cidadezinha onde nasceu. Extremamente habilidoso no manejo de armas de fogo, acaba se tornando assassino profissional da quadrilha chefiada por Julius Hench (Vincent D'Onofrio). Depois de oito anos sem se verem pessoalmente Jacob resolve retornar para reencontrar o irmão. Ele quer que ele seja seu padrinho de casamento. O que encontra porém é muito mais complicado de se lidar do que seu próprio passado.

Comentários:
Pela sinopse dá para perceber que o enredo é interessante. Geralmente roteiros assim, que exploram a vida de irmãos que em determinado momento caminham por jornadas diferentes, costumam ser bons. Jacob (Yelchin) trilha o caminho do estudo e se torna um dedicado músico. Violinista talentoso, ele almeja entrar um dia na prestigiada Filarmônica de Nova Iorque. Caso consiga realizar seu sonho planeja também se casar com sua namorada de longa data. Já Buddy (Marquette) ficou para trás. Ele ainda mora na mesma cidadezinha onde nasceu. No passado acabou entrando para o mundo do crime ao se vingar da morte do pai, um policial honesto. Depois do primeiro crime não parou mais e acabou sendo "adotado" pelo chefão mafioso Hench (D'Onofrio). Quando essas duas realidades tão diversas se reencontram após tantos anos as velhas feridas do passado são abertas. Poderia ser um bom drama e com tanto potencial na história poderia certamente render um belo filme. 

O diretor Vidhu Vinod Chopra porém optou por uma linguagem quase Tarantinesca. O problema é que ele não tem cacife para tanto. Ao invés de contar a trama dos irmãos de forma mais convencional, ele acabou adotando uma narrativa mais fragmentada, com doses de nonsense e absurdo que só atrapalham o resultado final. O que mais incomoda é a forma como leva e desenvolve o personagem de Buddy, o irmão mais velho. Ele não parece ter o juízo no lugar, agindo de forma abobalhada e em muitos aspectos até mesmo infantilóide. Embora Jacob seja bem desenvolvido, na forma de ser e agir, o comportamento estranho e bizarro de Buddy quase coloca tudo a perder. O roteiro não deixa claro em nenhum momento se Buddy tem algum tipo de retardo mental e isso compromete todo o enredo. Dessa maneira "Cavalos Domados" deve ser apreciado com reservas. Não é Tarantino e nem tampouco maravilhoso. No fundo é aquele tipo de filme que você sai com a sensação de que tinha potencial de verdade, mas que foi desperdiçado com ideias e escolhas ruins. 

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Nada em Comum

Título no Brasil: Nada em Comum
Título Original: Nothing in Common
Ano de Produção: 1986
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Garry Marshall
Roteiro: Rick Podell, Michael Preminger
Elenco: Tom Hanks, Jackie Gleason, Eva Marie Saint, Hector Elizondo, Barry Corbin, Bess Armstrong

Sinopse:
David Basner (Tom Hanks) é um jovem executivo de publicidade muito bem-sucedido, que precisa lidar com uma situação no mínimo delicada, quando é informado que seus pais estão se divorciando, após décadas de casamento.

Comentários:
Tom Hanks surgiu no mundo do cinema como um astro de comédias, um comediante de ofício, gaiato, em filmes como "Despedida de Solteiro" e "Splash - Uma Sereia em Minha Vida". Filmes descompromissados, leves e até, de certo modo, bobinhos. Esse aqui foi seu primeiro filme com um roteiro mais centrado, mais sério, tratando de temas humanos mais profundos. Ainda pode ser considerada uma comédia, porém uma comédia dramática, vamos colocar nesses termos. E isso é curioso porque na época os fãs do ator tiveram uma surpresa e tanto quando chegaram aos cinemas pensando que iriam rir bastante, como nos seus filmes anteriores, e acabaram se deparando com temas pesados como divórcio, velhice, etc. Mesmo assim é um bom filme, sem dúvida. E o Tom Hanks só iria se aprofundar ainda mais no drama, como sua carreira no futuro bem iria demonstrar.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Férias da Pesada

Título no Brasil: Férias da Pesada
Título Original: Fraternity Vacation
Ano de Produção: 1985
País: Estados Unidos
Estúdio:  New World Pictures
Direção: James Frawley
Roteiro: Lindsay Harrison
Elenco: Stephen Geoffreys, Tim Robbins, Sheree J. Wilson, Cameron Dye, Leigh McCloskey, Matt McCoy

Sinopse:
A mais nova promessa da fraternidade Theta Pi Gamma - um leitor ávido desajeitado, inocente e totalmente chato - e dois de seus confiantes irmãos da fraternidade embarcam em uma semana de férias em Palm Springs. Eles podem transformá-lo em um verdadeiro Casanova?

Comentários:
Nos anos 80 eu comprei um videocassete Betamax da Sony (foi o meu primeiro videocassete!). Pois e, na locadora em que eu alugava filmes não havia muitos filmes disponíveis para alugar, mas esse aqui sempre estava nas prateleiras (pegando poeira, claro!). Um fim de semana resolvi alugar só para ter o que assistir. Obviamente era um filme de verão dos mais bobos, que logo iriam passar inúmeras vezes em reprises no Cinema em Casa do SBT. A maior curiosidade para os cinéfilos hoje em dia (se existir) vem da presença do ator Tim Robbins, bem jovem, em um dos seus primeiros filmes. No mais, nada de importante, a não ser um bando de garotas em seus bikinis, nem tão pequenos assim, mais ao estilo vovozinha. Enfim, filme de verão dos anos 80. Nada muito além disso.  

Pablo Aluísio.

Armados e Perigosos

Título no Brasil: Armados e Perigosos
Título Original: Armed and Dangerous
Ano de Produção: 1986
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Mark L. Lester
Roteiro: Brian Grazer, Harold Ramis
Elenco: John Candy, Meg Ryan, Eugene Levy, Kenneth McMillan, Brion James, Jonathan Banks

Sinopse:
Um policial demitido e um advogado inútil se inscrevem como guardas de segurança e descobrem que aderiram a um sindicato corrupto sem saber onde estavam se metendo na verdade. E isso dá origem a muitas confusões.

Comentários:
Comédia B da Columbia. Penso que nem foi exibido nos cinemas brasileiros, sendo lançado diretamente no mercado de vídeo VHS da época. Aqui três nomes se destacam. O primeiro é a do comediante John Candy. Ele era um artista talentoso, mas morreu jovem, pois era extremamente obeso. O segundo nome a se destacar é a da atriz Meg Ryan, aqui nesse filme antes de sua fama, quando era apenas uma loirinha muito bonitinha. Uma graça. Por fim o roteiro foi escrito em parte por Harold Ramis. Consultando fichas técnicas de antigos filmes de comédia dos anos 80 sempre vejo a presença de Ramis. Ele trabalhou como nunca naquela época. Foi sem dúvida um nome importante dentro do humor americano dos anos 80. Hoje em dia ele é mais lembrado por causa de "Os Caça-Fantasma", mas não trabalhava apenas como ator, mas como roteirista e diretor também. Um nome a ser sempre lembrado.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Um Robô em Curto Circuito

Título no Brasil: Um Robô em Curto Circuito
Título Original: Short Circuit
Ano de Produção: 1986
País: Estados Unidos
Estúdio: TriStar Pictures
Direção: John Badham
Roteiro: S.S. Wilson, Brent Maddock
Elenco: Ally Sheedy, Steve Guttenberg, Fisher Stevens, Austin Pendleton, G.W. Bailey, Brian McNamara

Sinopse:
Um pequeno robô, denominado número 5, é eletrocutado acidentalmente no laboratório. Com isso ele desenvolve uma super inteligência artificial e decide fugir, ganhando as ruas, criando várias confusões.

Comentários:
O cineasta John Badham já dirigiu coisas bem melhores na carreira. De qualquer maneira não há como ser genial todas as vezes, algumas vezes o diretor topa um projeto apenas par se manter ativo, com o nome no mercado. Esse "Short Circuit" até que fez boa carreira nas videolocadoras VHS da época, mas a pura verdade é que se trata de um filme por demais fraquinho, bobinho, sem grandes atrativos, a não ser o próprio robozinho que é bem feito, fazendo a alegria das crianças nos anos 80. Esse tipo de produção realmente não costumava fazer sucesso nos cinemas, muitas vezes nem era lançado no circuito comercial (como aconteceu no Brasil) sendo enviado diretamente para o mercado de vídeo onde aí sim fazia certo sucesso e pagava seus custos. Hoje em dia a indústria cinematográfica sem dúvida sente muita falta desse mercado. Muitos filmes eram feitos visando justamente ele.

Pablo Aluísio.

Salve-me Quem Puder

Título no Brasil: Salve-me Quem Puder
Título Original: Jumpin' Jack Flash
Ano de Produção: 1986
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Penny Marshall
Roteiro: David Franzoni
Elenco: Whoopi Goldberg, Stephen Collins, John Wood, Carol Kane, Annie Potts, Peter Michael Goetz

Sinopse:
Terry Doolittle (Whoopi Goldberg) trabalha em um terminal de computador em um banco de Nova York. Um dia ela recebe uma mensagem estranha e quebra o código. De repente, ela se encontra no meio de um perigoso negócio de espionagem.

Comentários:
Não me entenda mal. Whoopi Goldberg sempre foi uma das atrizes e comediantes mais talentosas que surgiram no cinema durante os anos 80. Porém, dito isso, devo dizer também que esse é um de seus filmes mais fraquinhos. O roteiro não diz a que veio e as situações de puro humor físico - um tipo de comédia bem velha e ultrapassada - não convence ninguém. Muito longe do sucesso que viria com "Ghost", o maior sucesso comercial da carreira de Whoopi Goldberg, esse filme é apenas um ponto menor de sua filmografia. Uma comédia B, descartável e hoje plenamente esquecida. Fraco mesmo. Nem a talentosa diretora Penny Marshall conseguiu evitar que esse barco afundasse.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Warbus

Título no Brasil: Warbus
Título Original: War Bus
Ano de Produção: 1985
País: Itália
Estúdio: Amerinda Est, Regal Films
Direção: Ferdinando Baldi
Roteiro: Ferdinando Baldi
Elenco: Daniel Stephen, Romano Kristoff, Urs Althaus, Gwendolyn Hung, Ernie Zarate, Don Gordon Bell

Sinopse:
Um grupo de soldados no Vietnã, salvando alguns soldados desaparecidos em ação em um ônibus escolar. Filme italiano de ação lançado nos anos 80.

Comentários:
A década de 1980 foi a década dos filmes de ação. Não tem jeito e nem comparação com qualquer outra era do cinema mundial. E no meio dos filmes de Rambo, Exterminador do Futuro, Cobra, etc, surgiram os filmes de ação de baixo clero, entre eles alguns europeus que imitavam o estilo dos filmes americanos. Essa produção italiana "Warbus" ou "Õnibus de Guerra" foi uma dessas produções genéricas que chegavam aos montes na locadoras do Brasil. Esse filme em questão me lembro bem foi lançado em nosso país pelo selo Look Vídeo, que era bem voltado para filmes desse tipo. Produções B ou produções Z. Nos tempos das locadoras sempre havia espaço para esse tipo de fita. Por isso elas eram produzidas em série. Esse filme não é bom, longe disso, mas é bem a cara desse tempo.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Os Dois Super-Tiras em Miami

Título no Brasil: Os Dois Super-Tiras em Miami
Título Original: Miami Supercops
Ano de Produção: 1985
País: Itália
Estúdio: Trans-Cinema TV, El Pico S.A.
Direção: Bruno Corbucci
Roteiro: Bruno Corbucci, Luciano Vincenzoni
Elenco: Terence Hill, Bud Spencer, C.B. Seay, William 'Bo' Jim, Buffy Dee, Michael Warren

Sinopse:
Usando disfarces, dois agentes do FBI se passam por policiais de Miami para resolver finalmente um caso que ficou em aberto por anos e anos. E no meio de tudo está uma pequena fortuna envolvendo um roubo a bancos.

Comentários:
Quem foi criança nos anos 80 sabe muito bem quem foi Terence Hill e Bud Spencer. Essa dupla italiana primeiro fez sucesso em filmes de faroeste spaghetti. Depois ampliaram seu estilo para outros gêneros cinematográficos. E como sempre usavam o mesmo jeito de fazer filmes, com humor pastelão, brigas divertidas (sempre com Bud Spencer dando seu famoso tapa de mão aberta) e muitas confusões. Uma coisa que levou alegria e diversão para muitos jovens e a criançada naquela década. Durante anos esse filme passou na Sessão da Tarde e depois foi exibido nas sessões matinês do canal SBT. Por isso sempre foi muito conhecido e popular. Nostaliga pura dos anos 80.

Pablo Aluísio.

Um Vagabundo na Alta Roda

Título no Brasil: Um Vagabundo na Alta Roda
Título Original: Down and Out in Beverly Hills
Ano de Produção: 1986
País: Estados Unidos
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: Paul Mazursky
Roteiro: René Fauchois, Paul Mazursky
Elenco: Nick Nolte, Bette Midler, Richard Dreyfuss, Little Richard, Tracy Nelson, Elizabeth Peña

Sinopse:
Uma família rica, mas problemática, vê sua vida alterada pela chegada de um vagabundo que tenta se afogar em sua piscina. Ele não morre e acaba mudando a vida de todos aqueles ricaços vazios e sem objetivos na vida.

Comentários:
Touchstone Pictures era o braço adulto dos estúdios Walt Disney. Era nesse selo que a Disney lançava seus filmes fora do nicho infantil. E eram bons filmes, a maioria deles feito especialmente para os pais, se bem que toda a família podia assistir sem problemas. Essa comédia aqui é muito boa, foi inclusive campeã de reprises na Rede Globo, nos bons dias do Supercine (no tempo em que eram exibidos bons filmes nessa sessão televisiva). O elenco está todo bem, afiado. Nick Nolte é o vagabundo. Richard Dreyfuss é o marido rico, um tipo meio idiota e Bette Midler é a sua esposa, afundada em futilidades e falsidades dos mais ricos. Um bom filme, repito, repleto de boas sacadas em seu bem escrito roteiro.

Pablo Aluísio.

domingo, 23 de agosto de 2015

Loucademia de Polícia 3

Título no Brasil: Loucademia de Polícia 3
Título Original: Police Academy 3
Ano de Produção: 1986
País: Estados Undos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Jerry Paris
Roteiro: Neal Israel, Pat Proft
Elenco: Steve Guttenberg, Bubba Smith, David Graf, Michael Winslow, Marion Ramsey, Leslie Easterbrook

Sinopse:
Os ex-alunos do curso Loucademia de Polícia (1984) do Comandante Lassard voltam à escola para treinar novos recrutas e evitar o seu fechamento. Terceiro filme da franquia cinematográfica Loucademia de Polícia.

Comentários:
Chamado no Brasil de "Loucademia de Polícia 3 - De Volta ao Treinamento" (do original inglês Police Academy 3: Back in Training) esse terceiro filme já demonstrava que tudo estava saturado. O roteiro? Esqueça. Mero pretexto para velhas piadas, algumas copiadas inclusive do primeiro filme. O ator Steve Guttenberg nem queria mais fazer esse filme e só voltou atrás de sua opinião quando a Warner Bros ofereceu uma quantidade de dólares irrecusável. O curioso é que apesar de seu humor antigo, pastelão, essa franquia fazia muito sucesso nos cinemas e nas videolocadoras nos anos 80. Era um dos preferidos do povão, inclusive dos brasileiros. Eu particularmente sempre achei tudo muito bobo e derivativo. Afinal nós já tínhamos os nossos Trapalhões, que fazia um tipo de humor na mesma linha. Então é isso, esse "Loucademia 3" é visivelmente sem originalidade e ideias novas, a tal ponto que tentou copiar até mesmo o primeiro filme. A cobra mordendo o próprio rabo em busca de alguns trocados. Ficou sem graça.

Pablo Aluísio.

Férias do Barulho

Título no Brasil: Férias do Barulho
Título Original: Private Resort
Ano de Produção: 1985
País: Estados Unidos
Estúdio: TriStar Pictures
Direção: George Bowers
Roteiro: Gordon Mitchell, Ken Segall
Elenco: Rob Morrow, Johnny Depp, Emily Longstreth, Karyn O'Bryan, Hector Elizondo, Dody Goodman

Sinopse:
A história de dois adolescentes que passam o fim de semana em um resort na Flórida. Seu único interesse é, claro, perseguir garotas, mas o destino tem muito mais coisas reservadas para eles.

Comentários:
Todo mundo precisa começar de algum jeito. No caso da carreira do ator Johnny Depp foi aqui nesse filme de verão. E quando digo "filme de verão", olha, esse é o exemplo perfeito, sem colocar e nem tirar nada. Por anos foi exibido pelo canal SBT, por isso quando se fala nesse filme no Brasil as pessoas lembram imediatamente das preguiçosas sessões de cinema no canal do Silvio Santos. É uma comédia bem simples - diria simplória - com um Depp muito jovem ainda, garotão mesmo, e um bando de garotas peitudas, tal como os americanos apreciam. Enfim, em poucas palavras, é um filme feito para os adolescentes dos anos 80 com hormônios em profusão. Basicamente é isso apenas.

Pablo Aluísio.

sábado, 22 de agosto de 2015

RoboCop 2

Título no Brasil: RoboCop 2
Título Original: RoboCop 2
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Orion Pictures Corporation
Direção: Irvin Kershner
Roteiro: Edward Neumeier, Michael Miner
Elenco: Peter Weller, Nancy Allen, Belinda Bauer, John Glover      

Sinopse: 
Detroit continua caótica e para piorar há uma nova ameaça nas ruas, a popular e altamente viciante droga Nuke. Para combater sua proliferação a corrupta corporação OCP resolve criar um novo ciborgue denominado "Robocop 2" para substituir o Robocop original uma vez que esse se mostra falho para os objetivos da empresa já que insiste em sua crise de identidade, cercando inclusive a família do policial morto Murphy. Assim o novo policial cibernético parece ser a solução. O problema é que o novo Robocop 2 conta com o cérebro de um ex-traficante, viciado em Nuke, o que colocará toda a sociedade em grande perigo.

Comentários:
Dirigido pelo ótimo Irvin Kershner (o mesmo de "O Império Contra-Ataca"), Robocop 2 certamente não é melhor do que o filme original da franquia mas tampouco faz feio. Trata-se de uma competente fita de ação e ficção que certamente agradará aos fãs do personagem. Aqui o tom de denúncia que fazia parte do sub texto do primeiro filme é deixado de lado para valorizar mesmo as cenas de confrontos e tiroteios. O Robocop 2 é uma dos grandes achados do filme. Uma geringonça de três metros de altura e alto poder de fogo que surge em cena graças à charmosa técnica de Stop motion. No começo dos anos 90 não havia ainda tecnologia para criar uma máquina daquelas em computação gráfica embora ela exista no filme, principalmente nas expressões do criminoso inserido dentro da armadura do Robocop 2. Em termos de elenco temos praticamente o mesmo do primeiro filme. Peter Weller e Nancy Allen continuam muito bem em seus personagens embora para Weller o roteiro tenha sido meio frustrante uma vez que as cenas de crise existencial do policial Murphy, que sempre lhe deram maiores chances de atuar bem, foram bem minimizadas aqui. De qualquer forma "Robocop 2" é sem dúvida um ótimo entretenimento. Pode assistir (ou rever) sem receios.

Pablo Aluísio.

Zona de Perigo

Título no Brasil: Zona de Perigo
Título Original: Striking Distance
Ano de Produção: 1993
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Rowdy Herrington
Roteiro: Rowdy Herrington, Marty Kaplan
Elenco: Bruce Willis, Sarah Jessica Parker, Dennis Farina

Sinopse: 
O detetive Tom Hardy (Bruce Willis) vem de uma longa linhagem de policiais em Pittsburgh. Tendo que decidir entre sua ética pessoal e a fidelidade com membros de seu clã familiar ele acaba escolhendo o caminho mais correto e resolve depor na justiça contra seu próprio primo, um policial acusado de brutalidade em serviço. Seu ato nobre porém se torna mal visto entre seus colegas policiais e ele acaba sendo ainda mais hostilizado em seu meio depois de criar a convicção de que um serial killer que está agindo na região é na verdade um tira que resolveu liberar seus instintos assassinos. Estará certo ou isso seria apenas uma forma de revanchismo contra seus colegas de farda?

Comentários:
Depois do sucesso de "Duro de Matar" a carreira de Bruce Willis foi redirecionada mesmo para os filmes com muita ação e pancadaria. Esse "Zona de Perigo" é quase um genérico do maior sucesso de Willis no cinema. O enredo é até melhor desenvolvido, há uma trama envolvendo um serial killer mas no fundo tudo não passa de mera desculpa para as cenas de ação. Há realmente poucas novidades a não ser as locações diferentes (sai de cena Los Angeles e entra Pittsburgh, Pennsylvania) e algumas cenas de perseguição com lanchas que fogem um pouco do lugar comum dos action movies da época. Em termos de roteiro ainda percebemos uma preocupação maior em dar uma profundidade mais humana ao personagem de Willis, sem apostar somente no conceito de super-herói de ação, mas nada também muito complexo. Lançado há 20 anos o filme não foi um grande sucesso nos cinemas mas fez bonito no mercado de vídeo onde encontrou seu público ideal. Afinal de contas a fita não passa de um entretenimento ligeiro realmente, ótimo para ser locado em um fim de semana preguiçoso. Por fim um lembrete interessante para as fãs de "Sex and the City", a atriz Sarah Jessica Parker está no elenco, aliás de maneira nada sofisticada ou elegante. Provavelmente ela queira mesmo é esquecer sua participação aqui.

Pablo Aluísio.