quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Ricardo Coração de Leão - A Rebelião

Título no Brasil: Ricardo Coração de Leão - A Rebelião
Título Original: Richard the Lionheart - Rebellion
Ano de Produção: 2015
País: Estados Unidos
Estúdio: Claang Entertainment
Direção: Stefano Milla
Roteiro: Gero Giglio
Elenco: Greg Chandler Maness, Derek Allen, Debbie Rochon
  
Sinopse:
Na Inglaterra medieval do ano de 1173, o nobre Ricardo Coração de Leão (Greg Chandler Maness) lidera uma rebelião para tirar do trono o seu próprio pai, o Rei Henrique II (Derek Allen), considerado um tirano sanguinário e cruel pelo povo inglês. A conspiração conta com os demais irmãos de Ricardo e o Rei da França Louis (Brian Ayres) que tem grandes interesses em terras da Normandia francesa, região ao norte da França ocupada pelos ingleses. Além disso Ricardo também conta com o apoio de sua mãe, a Rainha Eleanor de Acquitaine (Debbie Rochon), que também deseja ver o marido destronado e morto o mais breve possível. Filme premiado no Los Angeles Cinema Festival of Hollywood.

Comentários:
Ricardo Coração de Leão (1157 - 1199) foi uma figura bem peculiar da história britânica. Embora seja considerado um dos maiores monarcas daquela nação ele era na verdade mais franco do que propriamente inglês. Filho de uma francesa, praticamente criado toda a sua infância e juventude no norte da França, ele considerava sua língua natural o francês e não o inglês de seu pai. Tinha modos e educação tipicamente continentais e para falar a verdade não nutria grandes laços emocionais e sentimentais com o povo da Inglaterra. Por qual razão então ele é ainda tão celebrado até hoje naquele país? Talvez a verdade venha justamente dessa rebelião que visava destronar o despótico Henrique II, um sujeito realmente desprezível, apesar de ser seu próprio pai. Quando conseguiu seu objetivo entrou imediatamente no coração do povo da grande ilha. Outro fato digno de nota é salientar que Ricardo Coração de Leão é mais lembrado atualmente por causa de sua participação nas cruzadas do que por qualquer outra coisa que tenha realizado em vida. 

A história que o roteiro desse filme porém explora é a de um período histórico bem anterior a essa jornada que iria valer a imortalidade para Ricardo. Aqui ele ainda está tentando alcançar o trono por meio de uma guerra sangrenta. Deixando a questão puramente cronológica de lado temos que reconhecer que o filme "Richard the Lionheart - Rebellion" é apenas mediano. A primeira terça parte inicial vai soar um pouco confusa para o espectador que não conheça melhor os eventos históricos. Depois o filme melhora consideravelmente, principalmente nas cenas de batalhas, mas nada que se revele muito marcante ou brilhante sob um ponto de vista puramente cinematográfico. Na verdade a produção até mesmo deixa a desejar em certos momentos, isso apesar da habilidade do diretor italiano Stefano Milla em esconder essa falta de maiores recursos (algo que ele definitivamente faz muito bem). No final de tudo a fita vai agradar muito mais a quem já tem natural  curiosidade ou interesse por aspectos históricos das dinastias britânicas. Já para o espectador comum tudo vai soar apenas como um mero passatempo sem maiores consequências.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 6.5

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir