sexta-feira, 5 de maio de 2017

Fome de Poder

Dois irmãos do interior decidem fugir da pobreza e da falta de emprego onde moram e se mudam para San Bernardino na Califórnia. No começo eles se dão mal em uma série de pequenas empresas que não dão certo. Então decidem abrir uma lanchonete. Um deles resolve inovar no atendimento, criando um sistema rápido, onde o cliente não ficaria muito tempo esperando por seu lanche. A ideia acabou dando certo e eles denominaram seu empreendimento de McDonald's!

Apesar desse começo promissor os dois irmãos não vão muito longe. A lanchonete, embora muito eficiente, não consegue passar de ser uma pequena pequena empresa familiar onde eles tiram seu sustento. Tudo muda porém com a chegada de Ray Kroc (Michael Keaton). Ele é um vendedor de porta em porta que está tendo dificuldades de vender sua máquina de fazer milk shake. Ray fica impressionado com o método de venda dos irmãos McDonald's  e decide se unir a eles, criando uma rede de franquias que se tornaria mundial e elevaria a marca comercial McDonald's ao patamar de ser uma das maiores do mundo dos negócios.

O enredo desse filme, baseado em fatos reais, é extremamente interessante. É uma história que desconhecia. Não sabia, por exemplo, que a rede mundial de fast food McDonald's tinha tido um começo tão modesto. O roteiro então explora essa metamorfose de uma pequena lanchonete de dois irmãos caipiras a uma potência do ramo de alimentação. A figura central nessa jornada de sucesso absoluto no ramo comercial se deveu e muito a um sujeito meio inescrupuloso, ganancioso e muito esperto. O Ray Kroc interpretado por Michael Keaton é um achado, um dos personagens mais interessantes já explorados pelo cinema nesses últimos anos.

É óbvio que em muitos momentos percebemos um certo malabarismo do filme em tentar esconder as canalhices de Kroc, como por exemplo, quando ele começa a passar a perna nos irmãos McDonald's, mas isso se torna secundário diante das próprias qualidades do filme. A história começa a ser contada em 1954, quando Kroc teve um estalo de que poderia ganhar muito dinheiro com aquele sistema de vendas de comida fast food. Aliás essa expressão seria criada por ele. Um tipo de alimentação rápida, barata e gostosa. Claro que também nada saudável, o que criaria nos Estados Unidos (e no mundo) uma geração de pessoas obesas e doentes. Isso porém nem é discutido no roteiro. Para Kroc o que importava era mesmo os negócios e sob esse ponto de vista ele foi certamente um vencedor. Afinal de contas no mundo do capitalismo selvagem americano o que conta realmente são os lucros milionários, acima de tudo!

Fome de Poder (The Founder, Estados Unidos, 2016) Direção: John Lee Hancock / Roteiro: Robert D. Siegel / Elenco: Michael Keaton, Laura Dern, Patrick Wilson, Nick Offerman, John Carroll Lynch / Sinopse: Ray Kroc (Michael Keaton) é um vendedor de máquinas de milk shake que acaba conhecendo a lanchonete McDonald's, um pequeno estabelecimento comercial que vende lanches. De propriedade de dois irmãos do interior, Kroc então tem a excelente ideia de vender franquias daquele comércio, criando assim uma das maiores redes de alimentação de todo o mundo.

Pablo Aluísio.

Sicario: Terra de Ninguém

A fronteira entre Estados Unidos e México é seguramente um dos lugares mais violentos do mundo. É justamente essa rota que os cartéis mexicanos de drogas usam para transportar sua produção para o maior mercado consumidor de entorpecentes do mundo. Pois é, os mexicanos produzem e transportam as drogas, enquanto os americanos as consomem. Regra básica do capitalismo. Enquanto houve consumidor de um produto, haverá um produtor. Nesse campo de batalha trabalha a agente do FBI Kate Macer (Emily Blunt). Após sua equipe estourar uma casa do cartel, onde encontram corpos literalmente enterrados em suas paredes, ela aceita o convite para entrar em uma nova missão.

Esse novo grupo é comandado pelo agente da CIA Matt Graver (Josh Brolin). Ele é um sujeito experiente que sabe com quem está lidando. Por isso seu grupo é bem heterogêneo, contando inclusive com um ex-traficante barra pesada conhecido apenas como Alejandro (Benicio Del Toro). Os traficantes do cartel da fronteira mataram sua família no passado e agora ele está disposto a fazer qualquer coisa por vingança. Esses três personagens formam o trio central desse filme policial dirigido por Denis Villeneuve, novo cineasta que tem chamado bastante a atenção, principalmente por causa de seu último filme, a ficção "A Chegada", um dos melhores do ano passado.

Dizem que todo filme desse estilo precisa ter pelo menos três boas cenas. Requisito cumprido por Sicario. A primeira sequência, quando a equipe de Blunt chega na casa utilizada pelos traficantes é muito boa, com suspense e ação nas doses certas. Outra boa cena vem quando eles entram no México para levar até os Estados Unidos um parente do principal chefão mexicano. Andar naquelas ruas sendo cercados por criminosos é pura adrenalina, por si só. Por fim o filme fecha tudo com uma ótima cena final quando Del Toro finalmente tem a chance de concretizar sua vingança pessoal.

Hoje em dia fala-se muito no fracasso da guerra contra o tráfico. Que tudo deveria ser liberado para que não houvesse mais esse tipo de violência, como a que vemos no filme. Embora essa nova forma de pensar tenha alguns bons argumentos em seu favor, sou completamente contra esse tipo de pensamento. Basta ver como vivem e quais são os limites (ou a falta deles) dos que controlam esse tipo de atividade. Fora o fato de que se tudo fosse liberado a sociedade iria ter que arcar com os custos de ter que lidar com uma geração de zumbis, os próprios viciados. Lembre-se da Cracolândia. Assim embora seja algo nocivo, violento, que gera muitas mortes, a repressão ainda se faz necessária. "Sicario" mostra acima de tudo que nessa guerra nem sempre os lados estão bem delimitados. A guerra contra as drogas porém, ao contrário do que muitos dizem, pode sim ainda ser vencida.

Sicario: Terra de Ninguém (Sicario, Estados Unidos, 2015) Direção: Denis Villeneuve / Roteiro: Taylor Sheridan / Elenco: Emily Blunt, Josh Brolin, Benicio Del Toro / Sinopse: O filme acompanha um grupo de agentes do FBI e da CIA atuando na fronteira entre Estados Unidos e México. A missão deles é colocar atrás das grades o grande chefão do tráfico de drogas na região. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Fotografia (Roger Deakins), Melhor Música Original (Jóhann Jóhannsson) e Melhor Edição de Som (Alan Robert Murray).

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Horizonte Profundo - Desastre no Golfo

Título no Brasil: Horizonte Profundo - Desastre no Golfo
Título Original: Deepwater Horizon
Ano de Produção: 2016
País: Estados Unidos
Estúdio: Summit Entertainment
Direção: Peter Berg
Roteiro: Matthew Michael Carnahan, Matthew Sand
Elenco: Mark Wahlberg, Kurt Russell, John Malkovich, Kate Hudson, Douglas M. Griffin, Ethan Suplee

Sinopse:
Com roteiro baseado em fatos reais, o filme mostra um momento decisivo na vida de Mike Williams (Mark Wahlberg), um homem feliz, bem casado, que adora sua pequena filha de 10 anos. Ele tem um emprego numa estação de extração de petróleo no golfo da Louisiana. Durante um teste padrão algo sai errado e tudo termina em um grande desastre, quando a estação sofre um enorme incêndio.

Comentários:
Esse estilo de filme, chamado pelos americanos de "Disaster Movies" e de "Cinema catástrofe" por nós, brasileiros, é um velho conhecido dos cinéfilos. Muitos deles são baseados em fatos reais, grandes tragédias que marcaram época. Esse é o caso aqui. O filme foi baseado no enorme incêndio que atingiu a estação "Deepwater Horizon". Nessa trama três personagens são bem centrais. O protagonista é um técnico de manutenção, interpretado por  Mark Wahlberg. Esse é o único personagem que é mais bem desenvolvido pelo roteiro, mostrando sua vida familiar, aspectos de sua vida pessoal. O outro é o chefe de segurança Jimmy Harrell (Kurt Russell). Ele é um profissional respeitado, premiado, por ser linha dura na segurança dos lugares onde trabalhou. É o único que bate de frente com a companhia, cujos interesses são defendidos por Mark Vidrine (John Malkovich), um supervisor que quer a estação funcionando à toda, para evitar custos e perda de dinheiro. O problema é que ainda não há certeza sobre a segurança dos equipamentos. Durante um teste de pressão da broca de exploração profunda tudo sai do controle. Depois que o fogo se alastra tudo se resume na busca pela sobrevivência naquele inferno de chamas, que para piorar tudo é localizado em alto-mar. Os efeitos especiais são bons, a produção idem, porém não consegui me empolgar em nenhum momento. Acredito que em termos de dramaticidade e emoção o filme deixe a desejar. Não empolga mesmo. Em muitos momentos soa burocrático. De interessante mesmo apenas as cenas finais quando somos apresentados às pessoas reais, aos sobreviventes. Vale por registrar essa história, mas como puro cinema não chega a emocionar. Falta mesmo emoção nessa obra. Uma pena.

Pablo Aluísio.

A Infância de Um Líder

Título no Brasil: A Infância de Um Líder
Título Original: The Childhood of a Leader
Ano de Produção: 2015
País: França, Inglaterra, Hungria
Estúdio: Bow and Arrow Entertainment
Direção: Brady Corbet
Roteiro: Brady Corbet, Mona Fastvold
Elenco: Tom Sweet, Bérénice Bejo, Liam Cunningham, Stacy Martin, Robert Pattinson, Rebecca Dayan

Sinopse:
O filme acompanha a infância de um garoto, filho de um diplomata americano na França. A I Guerra Mundial acabou e as nações vencedoras impõe uma dura realidade para a Alemanha derrotada no Tratado de Versalhes. A família é disfuncional. O pai do garoto trai sua mãe com sua própria professora de língua francesa. A mãe é uma religiosa fervorosa e o próprio menino é rebelde e indomável.

Comentários:
Um filme interessante que porém não chega a empolgar em nenhum momento. O roteiro se perde em detalhes que tornam o filme longo demais, penoso de assistir. Muitos vão desistir na primeira meia hora. Seguindo uma velha fórmula do cinema europeu, tudo vai se desenvolvendo bem lentamente. Outro aspecto que me incomodou é que a trama não parece ir para lugar nenhum. Claro que vi aqui várias metáforas que sugerem a própria ascensão do nazismo. Afinal a história se passa logo após o fim da I Guerra Mundial quando os aliados impuseram uma série de medidas massacrantes contra a Alemanha e o povo alemão. Isso criou um ressentimento que depois levou ao poder Adolf Hitler e o Partido Nazista. Essa premissa não fica totalmente clara, tudo é mais sugerido, apelando para uma certa inteligência histórica por parte do espectador, porém no geral o que temos é isso mesmo: uma metáfora, um enredo cifrado que procura demonstrar as razões de ascensão de um líder ditatorial. Por fim uma advertência para as fãs de Robert Pattinson. Ele aparece pouco, em breves momentos. Sua interpretação e importância são praticamente nulas, a não ser no clímax quando ele finalmente assume uma maior relevância. Porém nem todos vão pegar o que aquela cena significa. Como eu escrevi, será necessário ao espectador ter esse background histórico cultural para pegar todas as nuances do roteiro. Sem isso o filme só vai parecer mesmo apenas um drama insosso sobre um garotinho chato.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Sete Minutos Depois da Meia-Noite

Dos filmes mais recentes que assisti esse foi seguramente um dos que mais me impressionaram. A história central é até básica. Um garotinho chamado Conor (Lewis MacDougall) está passando por uma das piores fases de sua vida. Na escola ele é mais uma vítima do bullying violento, apanhando praticamente todos os dias de outros alunos. Em casa a situação não é melhor. Sua mãe está morrendo de câncer e os tratamentos não parecem surtir qualquer efeito em sua melhora. Sua única saída é a imaginação. Conor começa a imaginar um personagem de fantasia, uma criatura que durante o dia é uma árvore e durante a noite o procura para contar histórias.

Essa criatura de realismo fantástico é seguramente uma das melhores coisas do filme. Com voz de Liam Neeson, esse ser absolutamente fora do normal, vai através de seus enredos de contos de fada passar ao garoto preciosas lições de vida. Toda fábula tem um significado que pode ser usado na própria vida do garoto Conor. Desde o conto de uma rainha má que matou a esposa do jovem príncipe herdeiro, até uma pequena estorinha de um boticário que passa a ser perseguido por um pastor fanático em uma aldeia medieval. No final tudo se encaixará perfeitamente, em plena harmonia.

Embora pareça um filme feito para o público infantil o fato é que sua mensagem não é nada pueril. O roteiro explora a situação de alguém que está passando pelos sentimentos de se perder um ente querido. No caso do personagem principal do filme temos o garoto que está prestes a ir morar com sua avó, pois sua mãe vive seus últimos dias. Ela está morrendo. Assim temos duas realidades no filme passando ao mesmo tempo. Numa delas somos apresentados à vida real do garoto, com todos os dramas e tristezas. Na outra, sem aviso prévio, entramos na mente criativa do menino, com seres mágicos, sábios e de fantasia. É tudo tão bem realizado, delicadamente harmonizado, que ao final do filme não podemos ficar menos do que encantados com o que vimos. Sim, há muita melancolia envolvida nesse filme, porém um tipo de melancolia boa, que nos faz crescer e pensar em nós mesmos. No fundo é uma grande lição sobre a vida em forma de cinema.

Sete Minutos Depois da Meia-Noite (A Monster Calls, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, 2016) Direção: J.A. Bayona / Roteiro: Patrick Ness / Elenco: Lewis MacDougall, Sigourney Weaver, Liam Neeson, Felicity Jones  / Sinopse: Garoto decide buscar por ajuda em sua própria imaginação. Com a mãe morrendo de câncer e sofrendo no colégio nas mãos de alunos mais velhos (e violentos) ele procura por cumplicidade com uma estranha criatura em forma de árvore, que vem lhe fazer visitas, contando contos de fadas e estórias de fantasia. Filme premiado pelo Goya Awards nas categorias de Melhor Fotografia (Oscar Faura), Melhor Direção (J.A. Bayona), Melhor Design de produção (Eugenio Caballero) e Melhores Efeitos Especiais (Paul Costa e Félix Bergés).

Pablo Aluísio.

O Dia do Atentado

Inicialmente não estava com muita vontade de assistir a esse filme. Como muitas pessoas que acompanharam os fatos na época do atentado em Boston, fiquei com a sensação de que o assunto já estava saturado. Foi algo marcante, mas assistir a um filme sobre isso não me animava muito. Porém como o filme estreou no Brasil nessa semana resolvi dar um voto de confiança ao diretor Peter Berg e ao ator Mark Wahlberg e resolvi conferir o filme. Olha, devo dizer que fui completamente surpreendido (mais uma vez!). O filme é muito bom, diria até mesmo excelente.

Sem perder tempo com bobagens o roteiro vai direto ao ponto. Em poucos minutos somos apresentados ao protagonista, o oficial da polícia de Boston Tommy Saunders (Mark Wahlberg) e em trinta minutos as cartas já estão na mesa. O atentado é cometido na maratona de Boston e começam as investigações para descobrir quem seria o autor daquele crime terrível. É a tal coisa, nem considero esse tipo de informação como spoiler porque os eventos reais são amplamente conhecidos pelo público. A não ser que você more na Coreia do Norte certamente sabe do que se trata a história do filme e como se deu seus principais desdobramentos - diria até mesmo seu final, como tudo acaba. É algo notório.

Isso porém passa longe de ser o mais importante aqui. O que realmente importa é a preciosa direção do cineasta Peter Berg que deu um dinamismo acima da média ao filme. Embora tenha mais de duas horas de duração, esse é aquele tipo de filme que você nem percebe que o tempo está passando. O elenco também está muito bem escolhido. Mark Wahlberg vem crescendo bastante na carreira. De astro chocho e sem graça ele vem conquistando cada vez mais espaço com bons filmes. Ele parece saber muito bem onde atuar. Suas escolhas andam certeiras nesse aspecto. Kevin Bacon, como o agente do FBI, também acertou em cheio. Ele tem uma participação bem pontual, mas igualmente importante.

E por falar em pequenas, mas preciosas atuações, o que podemos dizer do sargento interpretado por  J.K. Simmons? Ele começa surgindo apenas em pequenos momentos até entrar pra valer na cena que considero a melhor de todo o filme, quando a polícia de Boston encurrala o carro dos terroristas numa rua residencial suburbana da cidade. Excelente sequência, com trocas de tiros face a face! Enfim, falar mais seria estragar surpresas. Tudo o que você precisa saber mesmo no final é que "O Dia do Atentado" é um dos melhores filmes de 2017. Muito, muito bom!

O Dia do Atentado (Patriots Day, Estados Unidos, 2016) Direção: Peter Berg / Roteiro: Peter Berg, Matt Cook / Elenco: Mark Wahlberg, Kevin Bacon,  John Godman, J.K. Simmons, Michelle Monaghan/ Sinopse: Oficial do Departamento de Polícia de Boston é designado para participar da segurança da maratona anual da cidade. Inicialmente ele fica bem contrariado de ter que trabalhar naquele dia, em um serviço que ele considera de rotina. Tudo muda dramaticamente quando um atentado é cometido bem na linha de chegada da maratona, levando Boston a entrar em um situação de segurança nacional contra atentados terroristas. Filme baseado em fatos reais.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 2 de maio de 2017

The Beatles - Eight Days a Week

Título no Brasil: The Beatles - Eight Days a Week
Título Original: The Beatles - Eight Days a Week
Ano de Produção: 2016
País: Estados Unidos
Estúdio: Apple Corps
Direção: Ron Howard
Roteiro: Mark Monroe, P.G. Morgan
Elenco: Paul McCartney, Ringo Starr, John Lennon, George Harrison, George Martin, Larry Kane
  
Sinopse:
"The Beatles: Eight Days a Week - The Touring Years" é um documentário que resgata as primeiras turnês dos Beatles nos Estados Unidos. Após um começo de carreira modesto, tocando em pequenos clubes e bares da Inglaterra e Alemanha, os Beatles se tornam uma sensação do mundo da música com álbuns e singles de sucesso. Após atingir o primeiro lugar nas paradas americanas com a música "I Want to Hold Your Hand" eles decidem viajar para a América, para sua primeira turnê de sucesso. Filme indicado ao BAFTA Awards na categoria de Melhor Documentário.

Comentários:
Não há nada de muito surpreendente nesse novo documentário sobre os Beatles. A história da Beatlemania já foi contada inúmeras vezes no cinema e na TV. As imagens de histeria, seus primeiros concertos nas cidades americanas, a apresentação no Ed Sullivan Show. Tudo já foi visto e revisto. A única novidade mais interessante vem de novos depoimentos de Paul McCartney e Ringo Starr. Como esse documentário foi produzido pela Apple Corps (a empresa que pertence aos próprios Beatles), temos as músicas e tudo o mais relacionado ao grupo, sem restrições de direitos autorais. Paul se mostra o mais presente, esclarecendo algumas questões e parecendo se divertir bastante em relembrar de tudo o que aconteceu. Imagens do passado de John e George completam o quadro informativo. O diretor Ron Howard preferiu focar nos concertos, indo do começo da Beatlemania até a gravação do disco "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" quando os Beatles decidiram parar de fazer turnês. Os álbuns são mostrados de forma bem didática, inclusive com informações bem interessantes como o tempo em que ficaram no primeiro lugar das paradas. Depois de "Sgt. Pepper´s" o diretor faz pequenas referências sobre o resto da discografia e o que aconteceu com a banda. Nada sobre as brigas e atritos entre eles é explorado. Tudo é jogado para debaixo do tapete. É um documentário feito por fãs e para fãs. Curiosamente a cena final explora o "último concerto dos Beatles", na verdade um show improvisado nos telhados da Apple. Como escrevi, para o fã mais antigo dos Beatles não há grandes novidades. Já para as novas gerações o filme poderá funcionar como um resgate histórico sobre o passado dos Beatles e seu impacto na cultura pop mundial. Não deixa assim de ter o seu valor.

Pablo Aluísio.

Chet Baker: A Lenda do Jazz

Chet Baker foi um dos grandes músicos da história do jazz. Ele marcou época em um tempo onde só havia gênios atuando nesse estilo musical como Miles Davis e Dizzy Gillespie. O roteiro desse filme "Born to Be Blue" porém não se ocupa dos anos de glória de Chet Baker, mas sim de seus anos de queda. Após um início promissor no mundo da música, com muitos discos de sucesso, tanto do ponto de vista comercial como de crítica, Chet começou a decair. Seu talento não havia desaparecido, ele apenas estava viciado em heroína.

A partir da perda do controle de seus problemas com drogas ele começou a sofrer reveses sucessivos, tanto na vida profissional como pessoal. Sua mulher o abandonou, a gravadora rescindiu seu contrato e uma surra dada por traficantes acabou quebrando todos os seus dentes. Para quem era trompetista a perda dos dentes representou um problema e tanto. Em pouco tempo ele estava praticamente acabado.

O filme começa quando Chet saiu da prisão. Um produtor de Hollywood pagou sua fiança para que ele estrelasse um filme sobre sua vida pessoal. Chet iria interpretar ele mesmo. A produção não deu certo e assim o músico precisou reencontrar o caminho do sucesso e do respeito. O roteiro do filme mostra apenas uma pequena parte da vida do músico, justamente aquela em que ele tenta se reerguer na vida. Arruinado financeiramente, sem trabalho, ele busca pela última chance em sua vida. Há uma luta interna para não voltar para as drogas e a humilhação de ter que tocar em pequenos bares para sobreviver. Um momento particularmente difícil em sua trajetória.

O ator Ethan Hawke se sai muito bem em sua interpretação de Chet Baker. Esse ator sempre teve uma característica bem interessante, a de passar uma certa vulnerabilidade, até mesmo uma fraqueza física e psicológica em todos os personagens que interpretou. Algo que foi mais do que adequado para esssa atuação. Seu Chet é um ídolo caído, um sujeito que já foi grande, mas que agora beija a sarjeta. Seus maneirismos, as humilhações que teve que passar, tudo é muito bem desenvolvido por Hawke. Ele só não conseguiu ser tão boa pinta como o verdadeiro Chet Baker (que lembrava até mesmo um Elvis Presley do mundo do jazz). Não tem problema, esse filme é realmente muito bom para resgatar a trágica história desse músico que foi do céu ao inferno em sua arte.

Chet Baker: A Lenda do Jazz (Born to Be Blue, Estados Unidos, 2015) Direção: Robert Budreau / Roteiro: Robert Budreau / Elenco: Ethan Hawke, Carmen Ejogo, Callum Keith Rennie / Sinopse: O filme narra parte da vida do músico de jazz Chet Baker, desde o momento de sua queda na carreira e na vida pessoal causada pelo vício em heroína, até suas tentativas de voltar ao topo no mundo da música.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 1 de maio de 2017

A Descoberta

A premissa desse filme até que é muito boa. O cientista interpretado por Robert Redford consegue provar que realmente há vida após a morte. Sua descoberta, que deveria ser um grande acontecimento científico, logo gera efeitos colaterais imprevistos, como o aumento o número de suicídios por todo o mundo. Vendo a repercussão negativa, o Dr. Thomas (Redford) não se intimida. Ele aluga uma velha instituição e lá monta seu QG. Seu novo objetivo é descobrir para onde vai a consciência das pessoas mortas.

Enredo interessante, boa premissa, tudo bem. O problema é que o filme não desenvolve bem sua estória. Tudo é desperdiçado. O roteiro não explica em detalhes como o cientista chegou na prova de que haveria vida após a morte. Um diálogo bem genérico é dito, envolvendo partículas subatômicas, mas tudo fica por aí. Essa ligação entre a descoberta científica da existência de vida após a morte e suicídios também me pareceu uma tolice, não muito bem explicada. Algo gratuito e forçado, até porque não se sustenta por muito tempo.

A razão que me levou a assistir esse filme foi a presença do ator Robert Redford. Ele aliás é uma das poucas coisas que se salvam nessa produção equivocada. Sua magnífica presença está lá, toda a dignidade de um grande ator de tantos clássicos do cinema também, mas seu personagem, que poderia render muito, acaba sendo apenas vazio. Os roteiristas colocaram um romance entre o filho do cientista e uma garota suicida, mas isso não faz muita diferença. Também não salva o filme a reviravolta final, que tenta impressionar pela originalidade, mas que falha do mesmo modo. Há momentos que lembram filmes B de ficção dos anos 50, como o nada convincente aparelho de gravação de memórias! Enfim, achei bem decepcionante.

A Descoberta (The Discovery, Estados Unidos, 2017) Direção: Charlie McDowell / Roteiro: Justin Lader, Charlie McDowell / Elenco: Robert Redford, Mary Steenburgen, Brian McCarthy / Sinopse: Cientista renomado (Redford) consegue provar que a consciência sobrevive à morte, ou seja, que há ainda vida após a morte do corpo físico. A descoberta gera uma série de reações dentro da sociedade. O autor da façanha científica porém não se intimida, desejando ir além em suas descobertas sobre o tema.

Pablo Aluísio.

Uma Jornada Para Toda a Vida

Esse filme é baseado na história real da australiana Robyn Davidson. Na década de 1970 ela decidiu que iria atravessar o deserto da Austrália (um dos ambientes naturais mais hostis do planeta) em direção à costa banhada pelo oceano Índico (no oeste do país). Um objetivo e tanto, principalmente pelo desafio de percorrer mais de 1700 milhas sozinha, ao lado de quatro camelos e um cachorro. Ela era jovem, tinha problemas emocionais a superar e seu desafio acabou chamando a atenção da revista National Geographic.

Sua aventura deu origem a um livro chamado "Tracks" (Trilhas) onde a autora contou tudo o que passou nessa jornada. O roteiro desse filme é baseado justamente nesse livro, que se tornou best-seller na Austrália. A protagonista é interpretada pela atriz Mia Wasikowska, aqui deixando todo o glamour de lado para dar vida a uma mulher dura, de firmeza inabalável. Foi no mínimo curioso ver Mia longe do visual que ela sempre usou para outros filmes. Ao invés de belos vestidos e figurino fashion, ela surge na mais pura simplicidade. Suja de areia, com os pés enfiados numa sandália surrada e muito queimada do sol, Mia parece outra pessoa. Quem a conhece de "Alice" ou "Madame Bovary" não vai reconhecê-la.

Filmes como esse são bem instrutivos, diria até mesmo educacionais. Ao longo de sua história você vai descobrir informações sobre a Austrália que poucas pessoas conhecem. Por exemplo, você sabia que os desertos australianos possuem o maior número de camelos selvagens do planeta? Superam em número até mesmo o Oriente Médio! Esses animais não são naturais da Austrália, eles foram levados para lá no século XVII por uma expedição, depois soltos no meio ambiente. O curioso é que o animal se deu muito bem naquelas pastagens e não apenas se firmou como progrediu no meio dos desertos sem fim. Outra informação bem curiosa é saber que os cangurus são vistos pelos australianos como um apetitoso prato culinário! Os animais inclusive servem de comida para a protagonista durante sua jornada. Então é isso, um bom filme, muito bem realizado, com uma série de informações curiosas sobre as terras desertas da distante Austrália.

Uma Jornada Para Toda a Vida / Trilhas (Tracks, Austrália, 2013) Direção: John Curran / Roteiro: Marion Nelson, baseado no livro escrito por Robyn Davidson/ Elenco: Mia Wasikowska, Adam Driver, Lily Pearl / Sinopse: Jovem australiana desiludida com sua própria vida, enfrentando problemas emocionais, decide partir para uma aventura inédita: atravessar o deserto australiano em direção às belas praias da costa oeste banhada pelo Oceano Índico. Filme vencedor do Australian Cinematographers Society na categoria de Melhor Fotografia (Mandy Walker). Indicado ao Australian Film Critics Association Awards nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz (Mia Wasikowska) e Melhor Fotografia.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Shameless - Sexta Temporada

Shameless 6.01 - I Only Miss Her When I'm Breathing
"Shameless" foi longe. Esse é o primeiro episódio da sexta temporada. Além dos roteiros divertidos a série se sustenta por causa do bom elenco, com destaque para o veterano William H. Macy que simplesmente arrasa como Frank Gallagher. Ele aliás é um dos pilares desse episódio. Como se viu na temporada anterior Frank acabou tendo um caso de amor louco com uma doutora que durante toda a sua vida foi certinha, correta, etc. Quando foi diagnosticada com um câncer terminal resolveu fazer tudo o que nunca havia feito na vida, caindo numa cirando de loucuras e excessos de todos os tipos. E poderia haver melhor companhia do que Frank para curtir uma vida louca dessas?! Pois bem, nessa nova temporada ela está morta. Frank, desolado, resolve repetir a dose, indo atrás de mulheres desesperadas como ela. O alvo não poderia ser outro a não ser a ala de câncer do maior hospital da cidade! Se você acha que isso é ir longe demais, o que dizer da busca de Frank por um sentido na vida? Ele passa a frequentar as mais diferentes religiões que encontra pela frente, o que rende divertidas gags de poucos segundos que valem pelo episódio inteiro. O humor de Shameless vem do absurdo, da falta de senso, do humor negro, muitas vezes. O episódio, como era de se esperar, procura desenvolver todos os personagens da família Gallagher, porém nenhum deles consegue superar Frank. Ótima diversão à vista, desde que você não fique chocado com a proposta ousada dos roteiros da série. / Shameless 6.01 - I Only Miss Her When I'm Breathing (EUA, 2016) Direção: Christopher Chulack / Roteiro:  John Wells, Paul Abbott  / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White.

Shameless 6.03 - The F Word
Como gostam de dizer os nordestinos essa série é danada de boa. Porém ela também é sequencial, o que significa dizer que para que você queira acompanhá-la terá que começar lá atrás, da primeira temporada (atualmente a série foi renovada nos Estados Unidos para a sua sétima temporada!). É um longo caminho, com muitos episódios. Nesse aqui Fiona (Emmy Rossum) descobre que está grávida! Pior do que isso, ela nem pode afirmar com certeza quem seria o pai pois manteve um relacionamento com dois homens ao mesmo tempo! Seu marido e o dono do bar onde trabalha são os prováveis pais da criança. Embora não exista bolsa família nos Estados Unidos, as famílias pobres, sem recursos, sempre podem conta com o serviço social. E é justamente nisso que Frank (William H. Macy) aposta. Acontece que sua outra filha adolescente, Debbie (Emma Kenney), também está grávida de seu namorado. Ela é menor de idade, ainda no período escolar e Frank sabe que situações como essa garantem uma grana extra vinda do serviço social do governo federal. "Dinheiro fácil" no seu modo de pensar! Cara de pau demais para você? Pois é, se não fosse assim a série certamente não se chamaria Shameless (em bom português, "sem vergonha", "desavergonhado", etc). Por fim na outra linha narrativa cria-se uma tensão entre Lip (Jeremy Allen White) e seu irmão Ian (Cameron Monaghan). Enquanto um está na universidade de Chicago estudando, o outro começa a trabalhar no mesmo lugar como faxineiro! A situação não demora a criar uma situação bem delicada entre eles. / Shameless 6.03 - The F Word (EUA, 2016) Direção: Nisha Ganatra / Roteiro:  John Wells, Paul Abbott / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White.

Shameless 6.04 - Going Once, Going Twice
Frank (William H. Macy) arranja um emprego de babá para sua filha. Ela vai trabalhar para um casal em que a esposa está com um câncer terminal. Frank quer que Debbie (Emma Kenney) seduza o marido, afinal o sujeito vive bem, tem uma bela casa, um emprego e em breve estará viúvo. Acha que Frank foi longe demais? Bom, nada mais do que mais um dia normal na vida da família Gallagher. Enquanto isso Fiona (Emmy Rossum) tenta salvar sua própria casa de ir a leilão em Chicago. Afinal de contas se ela for vendida todos vão parar no meio da rua. A casa é velha, caindo aos pedaços, mas é o lar dos Gallagher. Ela até tenta dar o lance vencedor, mas não consegue. O antigo bairro passa por uma valorização e os terrenos por lá começam a valer pequenas fortunas. Pelo visto cada um terá que se virar. Para piorar Fiona descobre mais um aspecto negativo de seu novo namorado, o dono da lanchonete onde ela trabalha. Há semanas ela sabe que ele luta contra um vício em drogas pesadas como heroína e agora descobre que ele também já cumpriu pena por matar um homem no passado. A barra certamente vai pesar um pouco mais para o casal. Não muito preocupado com isso, Ian (Cameron Monaghan) vai atrás de seu novo crush, um bombeiro negro que faz parte do primeiro batalhão exclusivamente gay do corpo de bombeiros de Chicago. Pelo visto os tempos são outros realmente, tempos modernos. E como nenhum relacionamento é muito normal para essa família, Lip (Jeremy Allen White) continua seu caso amoroso com sua professora na universidade. Ela é casada, mas como está em um casamento aberto onde seu marido sabe de tudo, chega até a receber Lip em sua casa para ele transar com sua esposa em seu próprio quarto. Pois é... Tempos modernos 2... / Shameless 6.04 - Going Once, Going Twice (EUA, 2016) Direção: Christopher Chulack / Roteiro: John Wells, Paul Abbott/ Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White.

Shameless 6.05 - Refugees
Com a venda da casa da família Gallagher todo mundo acaba indo para o olho da rua. Além de "Shameless" (sem vergonhas) eles viram também "Homeless" (sem tetos). Pois é, tempos duros. Fiona (Emmy Rossum) vai morar com seu namorado, o dono da lanchonete onde ela trabalha. Carl (Ethan Cutkosky) decide que vai comprar um apartamento com o dinheiro do tráfico de armas e drogas que ganha. Por ser universitário Lip (Jeremy Allen White) acaba se safando pois mora na própria universidade, em um dormitório estudantil. Para não deixar o irmão na rua ele chama Ian (Cameron Monaghan) para se alojar com ele. Frank (William H. Macy) e Debbie (Emma Kenney) apostam todas as suas fichas na casa da família onde ela agora trabalha como babá. Outro fato marcante desse episódio vem com a vingança pornô da ex-namorada de Lip. Em um descuido ele a deixa em seu quarto sozinha. Ela fuça seu pc e descobre fotos da namorada dele (a professora) dando mole. Não demora muito e ela espalha a imagem para todos os computadores da universidade, usando a internet para isso. Escândalo total. É isso, "Shameless" é bem divertida. Uma boa série para se assistir nos momentos de ócio. / Shameless 6.05 - Refugees (EUA, 2016) Direção: Wendey Stanzler / Roteiro: John Wells, Paul Abbott / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White.

Shameless 6.09 - A Yurt of One's Own
Frank e Deborah vão parar em uma comunidade hippie bem no meio da floresta. O lugar é rústico, com amor livre, drogas e tendas para suportar o frio dos arredores de Chicago. Pior do que isso - Frank precisará trabalhar para garantir sua comida. O que ele nem desconfia é que por trás do papo new age há uma plantação de papoula (usada para a fabricação do ópio) bem debaixo da pequena aldeia hippie. Já Lip enche tanto a cara na festa da fraternidade onde trabalha que vai parar no hospital. Pois acontece com Ian, quando chamado por Mandy descobre duas coisas absurdas: a primeira é que ela trabalha como prostituta, a segunda que tem um cliente morto no quarto onde ela teria ido para mais um programa. Por fim Fiona tenta se divorciar, mas seu marido (aquele músico fracassado) cria problemas em cima de problemas. E ela, quem diria, só quer mesmo manter seu relacionamento sério com o dono da lanchonete onde trabalha. Enfim, nada de novo na caótica rotina da família Gallagher. / Shameless 6.09 - A Yurt of One's Own (Estados Unidos, 2016) Direção: Ruben Garcia / Roteiro: John Wells, Paul Abbott / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White.

Shameless 6.10 - Paradise Lost
Debbie está para ter sua filha, só que ela se encontra naquela comunidade de hippies malucos. Eles querem que seu parto seja feito lá mesmo, em uma banheira imunda. Pior do que isso, a parteira é uma senhora, já bem avançada na idade, cujo último parto que realizou foi na década de 70! Desesperada, com fortes dores, Debbie faz o que qualquer mulher sensata faria - dá no pé e volta para sua casa em Chicago, onde acaba tendo a criança na sala, em meio ao desespero de sua família. Um dia normal na caótica existência dos Gallaghers. Quem não queria ir embora do lugar onde vive os hippies era justamente Frank, ainda mais agora que estava tendo sexo fácil com as mulheres do lugar. Aliás as confusões envolvendo Frank não param por aí. Pego por traficantes ele acaba contando para eles que lá na comunidade dos bichos grilos há uma plantação de papoula - a base da droga chamado ópio. Claro que tudo termina sob uma chuva de balas. Já Lip Gallagher tenta se manter na universidade. Ele está sob investigação da reitoria após se embebedar, dando um vexame público na festa da fraternidade feminina onde trabalha. O cara chega ao ponto de fazer xixi na frente de todo mundo e até na diretora do campus! No outro dia acorda sem lembrar de nada em um hospital. Por fim há Ian. Ele encontrou um novo objetivo na vida, quer ser bombeiro e precisa fazer um teste para entrar. Ele está tendo um caso com um bombeiro negro (que é HIV positivo!) e se prepara para dar uma guinada na vida. Na hora de responder o formulário de admissão acaba escondendo uma informação importante: a de que ele já teve problemas psicológicos! Mais problemas certamente estão por vir. / Shameless 6.10 - Paradise Lost (Estados Unidos, 2016) Direção: Lynn Shelton / Roteiro:  John Wells, Paul Abbott / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White.

Shameless 6.11 - Sleep No More
Por fim conferi mais um episódio de "Shameless". Eu curto bastante essa série por causa de seu humor negro politicamente incorreto. Já estou chegando no final de sexta temporada. Aqui nesse penúltimo episódio da temporada (Sleep No More) encontramos Frank aprontando de novo. Ele quer pagar tudo no casamento de Fiona, mas ninguém sabe de onde vem o dinheiro. Como se trata de Frank é sempre bom manter um pé atrás. Pior é que ele acaba saindo no braço com o noivo da filha, entrando em um quebra pau daqueles. Embora apanhe muito Frank decide que não vai deixar barato e contrata um assassino profissional para matar o noivo de Fiona antes do casamento! Já Ian quer uma nova chance na vida. Ele pretende entrar no corpo de paramédicos dos bombeiros, mas sua superiora descobre que ele tem problemas de bipolaridade! Não será algo fácil de superar. Melhor se sai Kevin, o dono do bar, que agora tem além da esposa em sua cama, a russa que vive ilegalmente nos Estados Unidos. Tudo para que ela não seja pega pela imigração. Nada mal, nenhum homem realmente iria reclamar de algo assim. / Shameless 6.11 - Sleep No More (Estados Unidos, 2016) Direção: Anthony Hemingway / Roteiro:  John Wells, Paul Abbott / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White / Data de exibição nos Estados Unidos: 27 de março de 2016.

Shameless 6.12 - Familia Supra Gallegorious Omnia! 
Melhor se sai a divertida "Shameless". Conferi nesse fim de semana o fim da sexta temporada. Foram doze episódios que se não inovaram muito, pelo menos mantiveram o padrão da série, que é muito boa. Esse último episódio se intitula Familia Supra Gallegorious Omnia! Como era de se esperar Frank arrasa com o casamento de Fiona. Ele aparece na Igreja meio bêbado, drogado (ou as duas coisa juntas) e transforma tudo em um grande fiasco. Acaba revelando a Fiona que seu futuro marido é um mentiroso. Ele vinha dizendo que havia superado seu vício em heroína, mas Frank achou todas as seringas dentro da gaveta de seu armário. A notícia deixa Fiona devastada. Ela não quer se casar com alguém com esse tipo de problema. Outro que enfrenta problemas (só que com bebidas) é Lip. Depois de quase bater em seu professor na universidade ele decide entrar para um programa de reabilitação. Afinal nunca é tarde para recomeçar. Por fim Ian Gallagher (Cameron Monaghan) tenta se manter no emprego de paramédico do corpo de bombeiros, mesmo após sua superior descobrir que ele tem um histórico de bipolaridade, algo que herdou de sua mãe, uma mulher com muitos problemas psiquiátricos. / Shameless 6.12 - Familia Supra Gallegorious Omnia!  (Estados Unidos, 2016) Direção: Christopher Chulack / Roteiro: John Wells, Paul Abbott / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White / Data de exibição nos Estados Unidos: 3 de abril de 2016.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Dakota Johnson - Cinquenta Tons Mais Escuros

A atriz Dakota Johnson está dando várias entrevistas ao redor do mundo para o lançamento mundial do filme "Cinquenta Tons Mais Escuros" que chega às telas do Brasil nesse fim de semana. Na imprensa britânica a atriz foi entrevistada por vários jornais e órgãos de imprensa. Confira algumas de suas declarações.

Perguntada sobre o novo filme e seu teor, ela confessou: "Eu nunca pensei que chegaria nesse ponto. Na minha vida pessoal não entraria em um relacionamento tão estranho! Esses filmes me fizeram chegar em lugares que não iria apenas por conta própria" - deixou assim uma sensação de que não concordaria com muitas das situações que sua personagem encara nas produções. "É uma escolha dela, da personagem! Eu não entraria em nada parecido!"

Sobre as críticas Dakota parece bem tranquila. "Sempre haverá críticas ruins e negativas, faz parte do negócio, de se estar no mundo do cinema. Eu percebo que muitos críticos odeiam a tal mensagem que essa história tenta passar, mas isso é uma grande baboseira! É diversão, entretenimento, arte - não é a vida real. As mulheres sonham ainda com príncipes encantados, não tem jeito. Christian Grey é um desses bonitões que sempre esperamos! Ok, ele é meio diferente (risos) mas quem não queria ter um encontro com ele?"

A atriz deixou claro que ainda haverá um terceiro filme a ser lançado no ano que vem. "Estamos no fim das filmagens do terceiro filme! É meio estranho quando algo que já filmamos há tempos só chega nas telas agora, dá uma impressão que estamos assistindo a um filme antigo, embora seja novidade para todo mundo! E então temos que voltar e dar entrevistas de como foram as filmagens, mas será que eu lembro? (risos). Estou feliz que os filmes estejam fazendo sucesso, trabalhamos para isso!".

A texana de Austin porém quer ir além na carreira. "Eu gostei muito de ter atuado em Como Ser Solteira - me identifiquei um bocado com o roteiro! Meu próximo filme será chamado The Sound Of Metal. É uma história sobre uma banda de rock pesado! Eu vou cantar nesse filme, então é tudo ainda no ar! Espero não decepcionar os meus fãs. Suspiria é outro filme meu que chegará em breve nos cinemas. É sobre uma garota na cidade de Berlim durante a década de 1970, guerra fria, e todas essas coisas. Penso que vai ser genial!". Pelo visto Dakota pretende ir sempre em frente, em busca de novos desafios na carreira.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 25 de abril de 2017

10 Curiosidades - Alien: Covenant

10 Curiosidades - Alien: Covenant (2017)

1. O novo filme da franquia Aliens custou 111 milhões de dólares. Um valor considerado até bem razoável para um filme como esse, que tem pretensões de ser um blockbuster, um arrasa quarteirão nas bilheterias.

2. O diretor Ridley Scott ficou meses em dúvida se iria ou não dirigir esse primeiro filme depois de Prometheus (2012), Esse foi o primeiro filme dessa nova linha de produções e na opinião de Scott não foi tão bem recebido como ele pensava. A decepção por parte da crítica o fez pensar em dar a sequência para outro diretor dirigir. Depois pensou melhor e resolveu assumir definitivamente a direção desse novo filme.

3. Em entrevistas Ridley Scott confidenciou que havia odiado Alien³ (1992). Ele então juntou peças de um antigo roteiro que havia escrito na época de lançamento daquele filme (e que nunca havia sido filmado) com elementos novos que surgiram depois de Prometheus. Juntando ideias novas e antigas ele finalmente chegou na versão final dessa nova estória vista em Alien: Covenant.

4. Por questões financeiras e fiscais o estúdio Fox decidiu que esse novo filme seria filmado em Sydney, na Austrália. Toda a equipe técnica americana assinou um contrato especial que previa a permanência naquele país por pelo menos seis meses. No final, como bem explicou Ridley Scott, o filme foi praticamente todo feito em Sydney, não apenas em relação às filmagens, mas montagem e edição também. Apenas os efeitos digitais foram produzidos em Los Angeles.

5. O ator Michael Fassbender teve um choque de agendas entre as filmagens desse novo filme "Alien: Covenant" e "X-Men: Apocalipse". Ridley Scott então, por pura gentileza profissional, adiou o começo das filmagens para que Fassbender tivesse tempo de terminar seus compromissos e viajar para a distante Austrália para começar a trabalhar nesse nova produção.

6. O primeiro nome do filme era "Alien: Paradise Lost" (Alien: Paraíso Perdido). Era esse o título que Ridley Scott queria para a produção, mas os executivos da Fox o convenceram a escolher outro nome, isso porque poderia haver uma certa confusão na mente do público com a série "Lost". Além disso, para a Fox, o título escolhido por Ridley Scott era pouco comercial e até brega!

7. Ridley Scott explicou que esse "Alien: Covenant" é na verdade o segundo filme de uma trilogia que serve como prequel para a franquia principal Aliens. O enredo se passa antes do que é visto em "Alien: O Oitavo Passageiro". O primeiro filme dessa nova trilogia foi exatamente o filme "Prometheus" de 2012. O terceiro filme está previsto para ser lançado nos cinemas em 2019 ou 2020.

8. O título "Alien: Covenant" se refere a um pacto entre criadores e criaturas. Uma óbvia referência à história bíblica do pacto entre Deus e os homens que está presente nas escrituras sagradas da tradição judaico-cristã.

9. Os nomes de andróides, David e Walter, são uma homenagem de Ridley Scott aos produtores David Giler e Walter Hill. "Uma questão que apenas os envolvidos no filme vão entender completamente" - explicou o diretor.

10. Na apresentação do filme aos jornalistas americanos o diretor Ridley Scott explicou: "Eu fiquei em dúvida se faria esse segundo filme. Havia também uma nova continuação para Blade Runner e eu pensei por um tempo em ir dirigir o outro filme, mas depois optei por Alien. No final terminamos o filme no custo previsto e no cronograma certo. Estou feliz com o resultado. Espero que todos gostem do novo filme".

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

10 Curiosidades - O Chamado 3

10 Curiosidades Sobre O Chamado 3

1. O filme custou 33 milhões de dólares - um valor até acima da média para filmes de terror em geral. Grande parte desse orçamento milionário foi gasto em efeitos especiais e marketing. O resultado comercial nas bilheterias até o momento tem sido considerado bom.

2. A principal personagem da franquia "O Chamado" é a garota Samara Morgan. A atriz Bonnie Morgan a interpreta nessa terceira parte, substituindo Kelly Stables da parte 2 e Doona Bae do filme original. Curiosamente a primeira atriz a interpretar Samara foi uma japonesa,  Ayane Miura, no filme que deu origem a tudo em 1995.

3. Esse novo filme foi dirigido pelo espanhol F. Javier Gutiérrez. Ele é praticamente um novato no cinema, tendo dirigido anteriormente apenas o filme Três dias. É a sua primeira experiência no gênero terror.

4. Inicialmente o filme deveria ter chegado nas telas em novembro do ano passado, mas seu lançamento foi adiado porque os executivos do estúdio não ficaram satisfeitos com algumas cenas, principalmente em relação ao visual de Samara. Um novo especialista em maquiagem e figurinos, Arjen Tuiten, também foi contratado para melhorar (ou piorar, dependendo do ponto de vista) o visual da protagonista.

5. A atriz Naomi Watts foi convidada para retornar a essa terceira sequência, mas declinou do convite. Ela alegou que O Chamado não lhe interessava mais. Era parte do passado.

6. Os dois filmes anteriores ficaram bem conhecidos por causa da imagem assustadora de Samara. Seu visual foi criado pelo multi oscarizado Rick Baker. Ele também iria trabalhar nessa terceira continuação, mas resolveu se aposentar em meados do ano passado. Foi uma perda bem sentida para a equipe técnica do filme.

7. O Chamado 3 não tem sido bem recebido pela crítica em geral. Muitos estão reclamando do roteiro mal escrito, repetitivo e sem novas ideias.

8. O roteiro foi reescrito várias vezes, por uma equipe formada por cinco roteiristas, incluindo o mesmo grupo que escreveu os roteiros de filmes como "A Última Casa da Rua" e "A Casa dos Sonhos". Nada disso porém surtiu efeitos muito positivos.

9. A franquia "O Chamado" é toda baseada em um livro de terror escrito por Kôji Suzuki. A primeira adaptação para as telas aconteceu em meados dos anos 90.

10. Kôji Suzuki é um mestre da literatura de horror. Outros livros seus também viraram filmes de sucesso como "Água Negra" e "A Invocação". Sobre o fato de se dedicar a livros sobre o sobrenatural o escritor japonês explicou: "A mente humana é um lugar sombrio. Em meus livros procuro conhecer esse labirinto de escuridão".

Pablo Aluísio.

10 Curiosidades - Cinquenta Tons Mais Escuros

10 Curiosidades sobre "Cinquenta Tons Mais Escuros"

1. O filme "Cinquenta Tons Mais Escuros" foi rodado praticamente de forma simultânea com o terceiro filme da franquia chamado "Cinquenta Tons de Liberdade". A intenção do estúdio foi economizar custos, além de viabilizar um lançamento mais próximo do outro.

2. A Universal Pictures investiu 60 milhões de dólares nessa continuação. Para não pagar tantos impostos o estúdio decidiu que as filmagens seriam realizadas no exterior, em Vancouver no Canadá. Ela foram finalizadas em julho de 2016, em Paris e Nice, na França.

3. O ator Jamie Dornan quase não conseguiu chegar em um acordo com a Universal. Ele pediu um cachê que para o estúdio foi considerado alto demais. Só após várias negociações ele finalmente acertou sua volta como o personagem Christian Grey. Estima-se que ele tenha recebido 10 milhões de dólares pelos dois filmes.

4. Kim Cattrall, Michelle Pfeiffer e Charlize Theron foram cogitadas para atuar nessa segunda produção.

5. O roteirista Niall Leonard é casado com a escritora E.L. James, que escreveu todos os romances que deram origem aos filmes. Essa aproximação ajudou bastante na hora em que havia dúvidas sobre a adaptação do texto original para o cinema.

6. Um momento de tensão aconteceu nas filmagens, quando a equipe se encontrava em Nice, na França. Houve um atentado terrorista, onde várias pessoas foram mortas. A Universal então cancelou o restante das filmagens e toda a equipe técnica retornou aos Estados Unidos.

7. A atriz Dakota Johnson ficou visivelmente abalada com tudo o que aconteceu na França. Na volta aos Estados Unidos decidiu não falar sobre o assunto em suas entrevistas de divulgação do filme.

8. Essa é a estreia do diretor James Foley na franquia. Ele foi contratado para dirigir ainda o terceiro filme "Cinquenta Tons de Liberdade". Profissional experiente no mundo das séries ele dirigiu vários episódios de "House of Cards".

9. A Universal espera faturar algo em torno de 300 a 500 milhões de dólares em bilheteria.

10. Assim como aconteceu com o primeiro filme essa nova continuação não tem sido muito bem recebida pela crítica mundial.

Pablo Aluísio.

domingo, 23 de abril de 2017

Lista de Filmes - Parte IV

Infelizmente para Ridley Scott seu mais recente filme na franquia Aliens, o novo "Alien: Covenant", não tem sido muito bem recebido pela crítica. É até algo parecido com o que aconteceu com o primeiro filme dessa nova linha, o "Prometheus" que também passou longe de colecionar boas resenhas dos críticos ao redor do mundo.

Agora surpresa mesmo é perceber que o novo filme de Scott tem sido criticado principalmente em relação ao seu roteiro, considerado por muitos como primário, desorganizado e sem novidades, repleto de clichês por todos os lados! Ainda não assisti ao filme, mas esse tipo de crítica me parece bem surpreendente. De qualquer maneira por ser um filme novo da série que vem se consagrando nos cinemas desde "Alien o Oitavo Passageiro", não há como ignorar o filme. É aquele tipo de produção obrigatória para todos os fãs do gênero Sci-Fi.

Existem outras opções para os fãs de terror nessa semana? A partir do dia 18 (próxima quinta-feira) estreia o filme nacional de terror e suspense "O Rastro". Dirigido por J. C. Feyer e com um elenco que conta com Leandra Leal, Natália Guedes e Rafael Cardoso. Esse interpreta um médico que precisa coordenar a transferência de um hospital público no Rio de Janeiro. Durante essa mudança ele toma contato com uma jovem que aparente ter poderes sobrenaturais. É sempre bom saber que o cinema brasileiro está procurando por novos caminhos. Só o fato de termos um filme de suspense e terror feito aqui no Brasil já é uma boa notícia por si mesma.

Por fim, para quem gosta de fantasia medieval, fica a dica de "Rei Arthur - A Lenda da Espada". É mais uma produção que explora a figura lendária do Rei inglês que para alguns historiadores foi apenas um personagem lendário e para outros teria alguma ligação a história real da formação da nação britânica. O filme foi dirigido por Guy Ritchie (amado por alguns, odiado por outros) e conta no elenco com Charlie Hunnam (da série "Sons of Anarchy) no papel principal e Jude Law, mais uma vez atuando nesse tipo de filme. Uma nova versão sobre Arthur que vale a pena conferir nesse próximo fim de semana.

Pablo Aluísio.

Lista de Filmes - Parte III

Eu mantive por muitos anos o hábito de listar os filmes que ia assistindo. Em uma época em que não existia internet essa era uma opção para não esquecer o que havia assistido. Assim consultando esses velhos registros que sobreviveram ao tempo pude verificar algumas coisas bem interessantes. Em janeiro de 2000, por exemplo, assisti a dez filmes. Um bom número. Um filme novo a cada três dias. Uma boa média. O destaque do mês foi dado para "007 - O Mundo Não é o Bastante" (já comentado aqui no blog). Era mais um novo filme na longa franquia do agente James Bond no cinema. Nessa época Bond era interpretado por Pierce Brosnan. Em minha opinião essa foi uma fase muito boa do personagem. Não existem filmes realmente ruins com Brosnan estrelando. Considero todos bons.

Outro filme que assisti nesse mês foi "X-Men: O Filme". Esse fui ao cinema assistir. Gostei do resultado, porém não cheguei a ficar impressionado ou nada parecido. Esse foi o primeiro filme de uma longa franquia. É um dos pioneiros da invasão Marvel nos cinemas. Dirigido por Bryan Singer, esse filme passou pelo teste do tempo mesmo por causa de seu elenco. Não era todo dia que o espectador via atores como Patrick Stewart, Hugh Jackman e Ian McKellen em um mesmo filme. Coisa fina. O roteiro, como não poderia deixar de ser, era de origens, ou seja, tinha que explicar a origem daquele universo para quem não era leitor de quadrinhos (o que era o meu caso). Foi bacana, assistir no cinema e tudo mais, porém em termos de efeitos especiais a fita hoje soa bem datada.

Também vi nesse mesmo mês o filme "O Hotel de Um Milhão de Dólares". Já escrevi resenha no blog Drama & Romance. É basicamente um filme que tenta ser cult ao extremo, mas que no final só se torna mesmo muito chato. Apesar de ter Mel Gibson no elenco, pouca coisa se salva. É daqueles filmes que passam bem lentamente, torrando a paciência do espectador. Na seção micos, conferi a comédia bobinha e descartável "Até que a Fuga os Separe" com Eddie Murphy e Martin Lawrence. Nos anos 80 Eddie era sinônimo de filmes bons, comédias excelentes. O tempo foi passando e ele foi perdendo a graça, virando um xarope. Não sei se isso aconteceu porque o tempo passou e eu não era mais um menino, ou se o comediante perdeu mesmo o rumo. Está mais para a segunda alternativa. De qualquer forma superei esse tipo de fita sem importância. Na sequência vi "O Talentoso Ripley". Muito bom esse filme. Elenco acima da média (contando com Matt Damon, Gwyneth Paltrow e Jude Law), o filme era uma espécie de estudo da alma humana em frangalhos. Incisivo, mordaz e cruel nas medidas certas.

Já "O Homem Bicentenário" foi um filme massacrado pela crítica, mas que acabei gostando. Uma produção classe A, com ótimos efeitos especiais, que acabou ganhando um tom melancólico por causa da morte trágica do ator Robin Williams. O roteiro explorava a história de um androide em busca de emoções humanas. Ao longo de sua existência ele ia presenciando a partida de pessoas queridas, ficando para trás. Rever hoje tornaria tudo ainda mais triste. Outro bom filme assistido nesse mesmo mês foi "Hurricane - O Furação". Esse é o tipo de filme que mostra como Denzel Washington é um grande ator (e isso há muito tempo!). Aqui dirigido pelo mestre Norman Jewison ele interpretava um boxeador, da glória à decadência. Um drama forte, em atuação magistral, que valeu uma indicação ao Oscar para Denzel.

Completam a lista filmes menores, porém alguns muito bons como "Regras da Vida" (também comentado recentemente em um dos meus blogs) e o terror "Premonição", o primeiro de uma longa lista. Por essa época eu já andava um pouco saturado de filmes de terror, então imagine o quanto o gênero decaiu de lá para cá. Esse ainda tinha algumas boas ideias, que não foram tão bem aproveitadas. Mesmo assim até que valeu o preço da locação. Fecha a lista o péssimo "Wing Commander", filme que também já comentei. Um genérico de "Star Wars" de baixo orçamento. Ninguém mais lembra desse filminho hoje em dia, o que não deixa de ser uma justiça do destino. Melhor esquecer mesmo!

Pablo Aluísio.

sábado, 22 de abril de 2017

Lista de Filmes - Parte II

Em fevereiro de 2000 assisti ao clássico "O Grande Ditador" de Charles Chaplin, O roteiro era obviamente uma sátira mordaz contra o ditador nazista Adolf Hitler. Muitos não param para pensar nisso, mas Chaplin rodou o filme antes dos Estados Unidos entrarem na guerra. Na época o governo americano procurava se manter neutro diante do que acontecia na Europa. Outro fato marcante é que Chaplin não sabia na ocasião que milhões de judeus como ele estavam sendo mortos em campos de concentração na Alemanha e na Polônia ocupada. Ele inclusive chegou a dizer que se soubesse na época das filmagens que o holocausto estava ocorrendo jamais faria o filme em respeito ás vítimas desse horror. O que podemos dizer ainda de um filme como esse, tão importante? Praticamente nada. É uma das grandes obras primas da história do cinema. Magnífico.

Outro bom filme assistido nesse mês foi "Magnólia". Com o tempo esse drama de Paul Thomas Anderson acabou sendo mais lembrado por causa de sua estranha cena final, com a chuva de sapos sobre Los Angeles. O fato porém é que Magnólia é bem mais do que isso, valorizado por um roteiro bem inteligente, ao estilo mosaico, que contava ainda com um excelente elenco com, entre outros, Tom Cruise, Jason Robards e Julianne Moore. Esse aliás foi um dos últimos filmes cult da carreira de Cruise que pelo visto desistiu desse tipo de produção, se limitando a estrelar um blockbuster atrás do outro. Uma pena, já que esse produto tipicamente da Miramax, tem seus méritos inegáveis. "Meninos não Choram" é outro bom drama dos anos 90. Um retrato muito bem realizado da questão LGBT naquela época. A atriz Hilary Swank teve a maior interpretação de toda a sua carreira e levou o Oscar! Prêmio mais do que merecido. A temático do filme aliás continua bem atual, ainda mais agora onde se discute tanto a tal teoria do gênero.

No cinema assisti "O Homem Sem Sombra". O filme é praticamente um remake do clássico de terror "O Homem Invisível". Claro que se no antigo filme tínhamos apenas um homem com pano enrolado na cabeça, aqui havia o melhor em termos de efeitos especiais, mostrando literalmente em detalhes o desaparecimento do personagem de Kevin Bacon. Há uma cena com um gorila que até hoje impressiona pela qualidade dos efeitos digitais. Não havia mais limites para o que o cinema podia reproduzir na tela com os avanços da tecnologia.

Por fim mais dois filmes. "Vivendo no Limite" era estrelado por Nicolas Cage. Ele interpretava um paramédico prestes a perder a sanidade em uma Nova Iorque caótica e insana. O diretor Martin Scorsese aproveitou sua experiência com seu vício em cocaína para imprimir um ritmo todo surreal ao seu filme. Não fez tanto sucesso e nem hoje é tão lembrado, mesmo assim é um filme que vale a pena. Já "Mortos de Fome" era um estranho filme de horror. O roteiro misturava suspense, morbidez e canibalismo nessa fita que causou uma certa repercussão em seu lançamento.

Pablo Aluísio.

Lista de Filmes - Parte I

Aqui vai uma pequena lista de filmes que assisti recentemente. Alguns deles ganharam resenhas em outros blogs. Ontem conferi esse "Macbeth - Ambição e Guerra", estrelado por Michael Fassbender. É mais uma adaptação da obra de William Shakespeare. O texto é dos melhores, mostrando um nobre guerreiro que é corroído pela ambição, se tornando um assassino insano e cruel, tudo para se sentar no trono da Escócia.

Essa peça era considerada maldita e amaldiçoada pelos contemporâneos de Shakespeare, justamente por causa de seu tema sórdido envolvendo até mesmo bruxaria. É de se pensar na coragem de Shakespeare escrevendo sobre um rei insano em pleno auge do absolutismo inglês. No geral é um bom filme, gostei.

Já "Sala Verde" é um thriller de suspense que não convence muito. No elenco apenas um nome conhecido: Patrick Stewart, sim ele mesmo, o Capitão Picard de "Star Trek - A Nova Geração" e o Professor Xavier da franquia "X-Men". Ator talentoso não teve muito com o que trabalhar nesse filme. O enredo é vulgar. Uma banda de rock do estilo Hard Punk vai se apresentar em um "buraco", um lugar frequentado por skinheads e membros do movimento White Power. Todos neonazistas, todos racistas. Após o show um dos membros do grupo presencia uma cena grotesca, uma jovem é esfaqueada na cabeça. Agora todos eles se tornaram testemunhas de um crime e vão ter que pagar muito caro para sair daquele lugar com vida. Patrick Stewart é o velho líder racista, dono do lugar, que fará de tudo para mandar todos eles para a cova rasa. Um filme apenas irregular, nada memorável.

Nesse gênero suspense, já indo para o terror, melhor mesmo é conferir "Ouija: Origem do Mal". O filme já vinha sendo elogiado bastante, por isso resolvi conferir e acabei gostando. A história se passa nos anos 60 e embora o roteiro tenha muitos clichês, tudo se garante na base da referência a bons filmes de terror do passado. Pena que o mesmo não possa ser dito do novo filme da franquia "Anjos da Noite" intitulada "Guerras de Sangue" que é apenas um prato requentado de todos os demais filmes da série. Dispense. Por fim duas dicas para quem gosta de história. São dois filmes sobre a última rainha da França, Maria Antonieta. "Adeus Minha Rainha" mostra os últimos momentos da monarca, tudo sob o ponto de vista de uma de suas damas de companhia. Já "Maria Antonieta" conta a história da rainha em uma narrativa quase documental. A atriz que interpreta a protagonista é extremamente parecida com a Maria Antonieta real. Um filme muito bom, diria até mesmo educativo.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Mickey Rourke - Primeiros Filmes

A imprensa começou a falar em Mickey Rourke lá por volta da primeira metade dos anos 80. Claro, ele já havia feito filmes antes dessa década, mas quase sempre como mero coadjuvante e em alguns casos como um extra perdido no meio da multidão. Não era alguém para se prestar atenção. Dessa primeira fase de sua filmografia vale a pena citar "Portal do Paraíso" e "1941 - Uma Guerra Muito Louca", ambos os filmes fracassaram nas bilheterias. Nem o nome de Steven Spielberg conseguiu salvar 1941 de afundar feio nos cinemas. De fato foi o primeiro fracasso comercial do diretor. Logo ele que vinha já naquela época de uma sucessão de sucessos!

Assim o primeiro filme do ator a realmente chamar a atenção foi "Quando os jovens se Tornam Adultos", o conhecido "Diner" de 1982.  Dirigido por Barry Levinson o filme tinha um elenco jovem muito bom, contando com, entre outros, Steve Guttenberg e Kevin Bacon. Com um roteiro acima da média mostrava um grupo de rapazes procurando por um caminho na vida, mas sem encontrar nada consistente mesmo. E no meio desse turbilhão de situações havia o momento em que eles se encontravam, no mesmo lugar, para jantar e jogar conversa fora.

Esse foi o primeiro filme que chamou atenção para Mickey Rourke. Numa de suas primeiras entrevistas inclusive ele dizia que seu apelido "Mickey" (que não era seu nome original) havia sido dado por causa de sua baixa estatura. Como se ele fosse um garoto do tipo raquítico tentando sobreviver na Nova Iorque de sua infância. E para quem não sabe seu nome real é Phillip Andrew Rourke. Pois bem, com "Diner" Mickey Rourje ganhou seu primeiro filme de relevância, pelo menos para ele pessoalmente, dentro de sua carreira. Seu personagem chamado Robert 'Boogie' Sheftell foi um verdadeiro presente para quem tentava decolar uma carreira iniciante de ator.

Pablo Aluísio.

Mel Gibson - Primeiros Filmes

A carreira de Mel Gibson começou muito modesta, ainda nos tempos em que ele morava na Austrália. Embora fosse americano de origem (o ator nasceu em Nova Iorque no ano de 1956), Gibson foi ainda muito jovem morar na distante Austrália por causa dos pais. Lá ele começou a se interessar por atuação, muito embora ainda fosse jovem demais para decidir o que faria da vida no futuro. Seu primeiro trabalho foi na televisão, em uma participação mínima na série "The Sullivans". Era o ano de 1976, Gibson com apenas 20 anos de idade curtiu a experiência, mas percebeu que o mundo da televisão não era para ele.

Seu primeiro filme para o cinema foi "O Último Verão", uma fita sobre quatro amigos que resolvem viajar pela Austrália em busca da onda perfeita. Os personagens eram surfistas (inclusive Gibson) e o roteiro era, para ser bem educado, completamente primário. Um filme que foi renegado pelo próprio Gibson anos depois. Durante uma entrevista o ator, perguntado sobre seu primeiro filme, foi enfático, descartando a produção, a chamando de ridícula. Realmente o título original era bem adequado, "Summer City", pois esse era inevitavelmente um filme vazio de verão, com surf, praias, garotas e nada mais. Não era mesmo nenhuma obra cinematográfica mais relevante. Se não fosse pela participação de Mel Gibson no elenco esse filme já teria sido esquecido completamente.

Depois de "O Último Verão" Gibson faria mais um filme, dessa vez um telefilme para ser exibido exclusivamente no canal ABC da Austrália. O filme se chamava "The Hero" (até hoje sem nome oficial no Brasil). Era uma produção muito fraca, quase um documentário, sobre a vida de atores na Austrália. Foi tão ruim e decepcionante que Gibson chegou ao ponto de pensar em abandonar seus sonhos de se tornar um ator, de viver da arte de atuar.

O que salvou a carreira de Mel Gibson foi o fato do diretor George Miller se interessar por ele após assistir a "O Último Verão". O cineasta acreditou que havia finalmente encontrado o tipo ideal para seu novo projeto, um filme com roteiro insano mostrando um patrulheiro rodoviário tentando colocar ordem e justiça em um mundo pós-apocalíptico. Era uma proposta bem ousada, a ser filmada nas estradas mais desertas e inóspitas do interior australiano. Miller queria mostrar um mundo destruído, desolado e abandonado, cuja a lei deveria ser imposta com violência e insanidade. O nome do filme seria "Mad Max" (Louco Max) e poucos sabiam, mas esse seria um marco absoluto na história do cinema mundial. Mel Gibson foi então convidado para um teste, sem levar nada muito à sério. Mal sabia ele o que estava por vir...
 
O filme "Mad Max" foi uma produção barata que não negava suas origens. O filme foi produzido com apenas 200 mil dólares, tudo feito a toque de caixa. O diretor George Miller porém tinha uma visão inovadora, bastante original. Ele mandou confeccionar um belo cartaz do filme e viajou até os Estados Unidos para lançá-lo no circuito independente. Ele sabia que nesse meio o filme teria maior recepção.

E tudo correu de acordo com o que ele pensava. "Mad Max" passou a ser exibido em um mercado mais underground, que o transformou rapidamente em um cult movie. Além disso quando o filme finalmente foi lançado (em 1979) o mercado de cinema estava prestes a sofrer uma enorme transformação. A indústria se preparava para o lançamento de um novo aparelho doméstico, o videocassete, que iria mudar para sempre os hábitos dos cinéfilos.

"Mad Max" acabou assim se tornando um dos primeiros grandes sucessos de lançamento no recém inaugurado mercado de vídeos domésticos, VHS. Com esse novo meio de comercialização de filmes os produtores encontraram um novo meio de ganhar muito dinheiro com os filmes. O que antes se resumia nas bilheterias de cinema, agora mudava para um novo formato. O consumidor alugava o filme e levava uma fita para assistir em casa, no conforto do lar. Com isso "Mad Max" foi ficando cada vez mais popular. A boa receptividade chamou a atenção para Mel Gibson, o ator que interpretava Max. Embora fosse americano ele morava na Austrália. Seu agente o aconselhou a ir embora, vindo morar em Los Angeles.

Antes de ir embora para a América Mel Gibson rodou um novo filme na Austrália. O filme se chamava "Tim - Anjos de Aço". Esse roteiro deu oportunidade para Gibson mostrar que era muito mais do que apenas um patrulheiro rodoviário em um mundo destruído. Seu personagem se chamava Tim Melville, um rapaz com retardo mental que trabalhava em pequenos serviços, como jardineiro, etc. Interpretar alguém excepcional, com necessidades especiais, foi um grande desafio para Mel que pegou gosto pelo drama e pelos enredos mais edificantes. Claro, ele estava prestes a se tornar um dos mais populares atores do gênero ação nos Estados Unidos, mas ao mesmo tempo sempre iria procurar por desafios como esse em sua futura carreira.
 
Depois do sucesso de "Mad Max" no mercado de vídeo nos Estados Unidos, Gibson viu as portas do cinema americano se abrirem para ele. Antes de ir para a América porém Gibson precisou cumprir alguns contratos que havia assinado na Austrália. Ela já havia decidido ir embora, para morar em Los Angeles por alguns anos, mas sem perder sua ligação com a Austrália, que adorava. Inclusive com o dinheiro ganho em "Mad Max" ele comprou sua primeira pequena fazenda no país, algo que iria manter por muitos anos. Ele também queria continuar a trabalhar no cinema australiano, independente de qualquer coisa.

Um desses filmes de sua fase australiana final foi o filme de guerra "Força de Ataque Z". A história se passava na II Guerra Mundial, quando um comando de militares australianos embarcavam numa missão contra as forças do Japão imperial. Gibson interpretava uma capitão chamado John Kelly nessa produção que se não chegava a ser uma obra prima, pelo menos cumpria bem seus objetivos no quesito diversão. No elenco havia ainda outro bom ator que também iria fazer carreira no cinema americano, o versátil Sam Neill.

Outro filme de guerra dessa mesma época foi "Gallipoli". Era uma produção bem superior ao filme anterior. Enquanto "Força de Ataque Z" era um filme de ação sem maiores pretensões a não ser divertir o público, esse "Gallipoli" era um ótimo drama de guerra dirigido pelo talentoso e reconhecido cineasta Peter Weir. O filme se passava durante a I Guerra Mundial. Gibson interpretava um jovem australiano que era enviado junto de sua companhia para lutar nas areias escaldantes do front egípcio. O inimigo era representado pelas forças militares de uma Turquia ainda muito fanatizada e cruel. Esse filme pode ser considerado o primeiro grande filme da carreira de Mel Gibson. Tinha excelente produção, linda fotografia e um roteiro realmente muito bem escrito. Era o tipo de filme que Gibson queria fazer. Algo muito além das meras cenas de ação dos filmes anteriores.

A produção acabou sendo considerada o grande filme australiano do ano, sempre premiada em várias categorias do Australian Film Institute (uma espécie de Oscar australiano), entre eles melhor filme, direção e ator, com Gibson sendo premiado pela primeira vez em sua carreira. O filme teve tão boa repercussão de público e crítica que acabou sendo lançado nos cinemas brasileiros na época, algo bem raro em se tratando de filmes australianos. Isso demonstrava como havia sido bem recebido em todo o mundo. Por muitos anos Gibson diria que "Gallipoli" havia sido certamente o melhor filme de toda a sua carreira até aquele momento.

Pablo Aluísio.

Brad Pitt - Primeiros Filmes

A primeira vez que ouvi falar em Brad Pitt foi por causa de sua participação no filme "Thelma & Louise" de 1991. Ele interpretava um jovem com chapéu de cowboy chamado J.D. Não havia nada de especial em sua "interpretação", na verdade Pitt chamou a atenção do público feminino mesmo por causa de sua beleza e sensualidade. Como o roteiro do filme explorava duas mulheres que tinham decidido deixar suas vidas chatas de donas de casa para trás, correndo em busca de aventuras, o bonitão vivido por Pitt representava antes de mais nada essa liberdade sexual recentemente recuperada por elas.

O fato porém é que esse não foi o primeiro papel do ator no cinema. Ele havia estreado bem antes, ainda nos anos 80, aparecendo em filmes como "Hunk - Um Pacto dos Diabos", "Atraídos Pelo Perigo" e "Abaixo de Zero". Em nenhum deles chegou nem perto de atrair a atenção do público. Suas participações eram nulas, muitas vezes seus "personagens" sequer tinham nomes. Em "Hunk" ele apareceu nos créditos como "O Rapaz na Praia", ou seja, nada muito promissor ou importante. Como todo jovem ator em Hollywood, Pitt precisou ralar um bocado para alcançar seu lugar ao sol.

Como havia muitos testes todos os dias para arranjar um trabalho, Pitt acabou indo parar até mesmo na série "Dallas" onde interpretou um jovem chamado Randy. Aparecer em Dallas foi bem importante para ele, principalmente para se tornar mais conhecido de agentes, diretores e produtores. A TV porém não era bem aquilo que ele procurava, por isso sua participação se limitou a apenas quatro episódios exibidos em 1987 no canal ABC. Depois disso Brad Pitt ainda trabalhou na televisão por cachês que seguravam sua barra como em "Anjos da Lei" e até mesmo "A Hora do Pesadelo", série feita para a televisão baseada nos famosos filmes de terror. Nada porém parecia dar muito certo ou colher bons frutos para sua carreira.

Sua sorte só mudou mesmo com Thelma & Louise. Esse filme foi realmente o divisor de águas em sua filmografia. Após bastante tempo estrelando séries, telefilmes e filmes sem grande importância, ele teve sua chance de aparecer para os grandes estúdios. Essa produção foi considerada uma das mais bem sucedidas daquele ano e apesar de ser estrelada pelas atrizes  Susan Sarandon e Geena Davis, todos só falavam da pequena e importante participação de Brad Pitt nas telas. O ator então vendo um bom momento em sua carreira trocou de agente e passou a fazer parte de uma agência bem importante de Los Angeles. Seus novos agentes prometiam oportunidades em grandes filmes que estavam sendo produzidos. Um novo horizonte finalmente se abria para Brad naquele começo dos anos 90.

Depois de chamar a atenção com "Thelma & Louise" os produtores lançaram no mercado um estranho filme que Brad Pitt havia estrelado chamado "Johnny Suede". Esse filme chegou a ser lançado no Brasil, em VHS, mas pouquíssimas pessoas assistiram. Era uma produção nonsense, com pretensões de se tornar cult, trazendo Pitt interpretando um personagem com um imenso topete (de fazer inveja a Elvis e James Dean). O roteiro era fraco e o filme como um todo não fazia muito sentido. Mesmo assim, visando principalmente ganhar algum proveito em cima da fama do ator, acabou sendo lançado, mas sem causar maior interesse tanto do público como da crítica. Em 1992 Brad Pitt estrelou outro filme que era bem fora dos padrões chamado "Mundo Proibido". Essa produção misturava cenas com atores reais e desenhos animados. Era de certa forma uma nova versão mais pobre e sem os mesmos recursos do sucesso "Uma Cilada Para Roger Rabitt". A protagonista era uma versão animada da atriz Kim Basinger, que fazia de tudo para copiar a sensual Jessica Rabbit. O filme não deu certo, foi fracasso de público e crítica, justamente por não ser nada original. Nem o clima de fim noir, que o diretor tentou imprimir à direção de arte, ajudou. Hoje em dia é uma produção que poucos conhecem, sendo praticamente desconhecida.

Curiosamente por essa época Brad Pitt fez dois trabalhos na TV americana. Um deles foi o telefilme "Histórias Insólitas", que trazia um daqueles roteiros com pequenas histórias diferentes, como se fossem contos literários adaptados para as telas. Nesse filme tínhamos enredos explorando pistoleiros do velho oeste a combatentes da I Guerra Mundial. Brad Pitt interpretou um personagem chamado Billy no segmento "King of the Road". Esse filme nunca foi lançado no Brasil, nem nos tempos das locadoras de vídeo. E isso apesar de ter sido dirigido pelos excelentes cineastas Richard Donner e Tom Holland. Também desconheço qualquer exibição em canais a cabo no Brasil. Pelo visto segue sendo inédito. O interessante é que esse mesmo filme foi relançado depois dentro da série "Contos da Cripta", esse sim lançado em vídeo no Brasil, porém de forma incompleta, o que deixou de fora "King of the Road". justamente aquele em que Pitt atuava. Apesar de tudo, Brad sentia que sua carreira estava demorando demais para decolar. Desde 1988 quando havia surgido pela primeira vez em "Anjos da Lei" ele procurava por uma saída, algum projeto que o lançasse finalmente no cinema. Sua impaciência chegaria ao fim ainda nesse ano de 1992, quando ele finalmente recebeu uma grande proposta para atuar em um filme classe A de Hollywood. Algo que vamos tratar no próximo texto. Até lá!

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Filmes no Cinema - Edição XIV

Um dos filmes mais interessantes para se conferir nessa semana nos cinemas é O Rei do Show (The Greatest Showman, EUA, 2017). Essa produção deveria ter estreado em todo o Brasil  na semana passada, porém como o lançamento do novo Star Wars ocupou muitas salas, esse filme só está chegando em várias capitais hoje. O tema é dos mais interessantes. Estrelado por Hugh Jackman, o roteiro conta a história do empresário do circo P.T. Barnum. Ele foi seguramente um dos maiores nomes circenses de toda a história. O filme porém não se contenta em contar sua história, mas acrescenta também alguns "toques mágicos" aos acontecimentos. No elenco ainda há dois bons nomes: Michelle Williams e Zac Efron. A direção é de Michael Gracey que vai em breve dirigir a versão cinematográfica de "Naruto".

Outra boa opção, dessa vez indicada para quem gosta de filmes românticos, sobre relacionamentos, é Roda Gigante (Wonder Wheel, EUA, 2017). Esse é o novo filme do diretor Woody Allen. A história se passa nos anos 40, em Coney Island. Duas mulheres, uma só paixão. Uma delas é casada e a outra é a sua enteada. Ambas apaixonadas por um salva-vidas bonitão interpretado por Justin Timberlake. Como se trata de Woody Allen obviamente o filme vai chamar a atenção dos cinéfilos que admiram e seguem sua carreira. O elenco também vai atrair uma boa bilheteria pois conta com Kate Winslet e o astro pop Justin Timberlake. James Belushi, conhecido humorista e comediante, interpreta o pobre marido traído. Vale conferir.

Para o caso de você não querer ver filmes sobre circos em um realismo fantástico, nem um drama romântico dos anos 50, a pedida é "O Jovem Karl Marx", filme que inclusive já escrevi resenha aqui no blog. Como o título deixa claro, mostra os anos iniciais da vida de Marx, o ideólogo definitivo da ideologia de esquerda. Expulso de seu país natal ele vai parar na França onde recomeça seu ativismo socialista. Lá conhece o jovem filho de um rico industrial, Engels, que acaba se tornando seu mais próximo colaborador e amigo pessoal. Um filme bom, que acerta em contar uma história, sem cair demasiadamente em panfletismos desnecessários.

Mustang Island é um filme mais indicado para os jovens que estão passando por um período de fossa. Isso mesmo. No roteiro um jovem, após ver seu relacionamento afundar, decide pegar o carro e ir para um destino desconhecido. É um road movie, com pitadas de drama, comédia e aventura. Nada muito especial, mas vale uma espiada. O elenco traz Macon Blair e Lee Eddy. A direção é Craig Elrod. Para finalizar uma curiosidade. Está chegando só agora nas telas brasileiras de cinema o filme Cavalos Selvagens! Essa produção é de 2015 e levou quase três anos para conseguir espaço em nosso circuito comercial. Um absurdo! De qualquer forma se ainda não viu ignore esse atraso. É uma produção muito boa, dirigida e atuada pelo veterano Robert Duvall, com um elenco que conta ainda com James Franco e Josh Hartnett. Já fiz inclusive resenha desse western contemporâneo aqui em nosso blog. Com enredo interessante, passado no moderno oeste americano, é uma boa pedida para o fim de semana.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Filmes no Cinema - Edição XIII

Há pelo menos dois bons motivos para ir ao cinema nesse fim de semana. O primeiro (e mais óbvio) é o lançamento do tão aguardado reboot da (agora) franquia "Blade Runner". Como se sabe o primeiro filme não foi exatamente um sucesso de bilheteria quando chegou aos cinemas lá pela primeira metade dos anos 80. Isso não o impediu de virar um cult movie, um filme amado e cultuado pelos cinéfilos. Agora temos esse "Blade Runner 2049". A primeira impressão, eu sei, seria de pura desconfiança. Hollywood cada vez com menos ideias novas, sem originalidade, estaria apelando mais uma vez para reciclagens. Bom, ainda não vi o filme, mas pelo que tenho colhido em termos de reação da crítica (e também público), parece que o filme não decepciona! É pagar para ver, de preferência no cinema mesmo.

Outro bom motivo para ir para o cinema nesse fim de semana é a estreia do drama histórico "Churchill". Para quem andou cabulando as aulas de história, ele foi o primeiro ministro inglês durante a II Guerra Mundial. Um verdadeiro herói para a Inglaterra pois enfrentou Hitler, o nazismo e se sagrou vencedor no maior conflito armado da história. O curioso dessa nova abordagem é que o diretor Jonathan Teplitzky resolveu investir no lado mais humano do líder europeu. Não o retratando apenas como o herói das estátuas em praça pública, da visão mais ufanista, mas como um homem que tinha receios, dúvidas e até medo do destino da Europa naquele momento histórico tão perigoso. O elenco conta com  Brian Cox como o premier britânico e Miranda Richardson como sua esposa. Para quem gosta de dramas históricos essa é certamente uma grande pedida.

O circuito comercial porém não vive apenas de grandes filmes, como bem sabemos. Há também espaço para aquelas obras bem mais modestas do ponto de vista artístico. Nessa semana teremos o lançamento, por exemplo, do primeiro longa do famoso personagem dos desenhos animados, "Pica-Pau". Um fato curioso ronda essa produção. Ela só será lançada nos cinemas do Brasil. Isso mesmo. A produtora americana decidiu que lançará o filme apenas em DVD e em streaming nos Estados Unidos. A justificativa seria que o personagem já não seria tão popular e conhecido entre as crianças americanas (ele é uma criação dos anos 40, imagine você!). Mesmo sendo uma produção feita para o público infantil as críticas não andam nada boas. Parece que o filme é bem ruim.

Por fim aqui vão três dicas para um público mais seletivo, que queira conhecer melhor a atual produção cinematográfica de outros países. O francês "O Melhor Professor da Minha Vida" mostra a amizade que nasce entre um renomado professor do Liceu Henri IV de Paris e um garoto negro da periferia que vai estudar lá. Já a animação japonesa "Your Name" de Makoto Shinkai, mostra a história de uma garota do interior que sonha um dia ir embora para Tóquio, a grande capital do país. Por fim fica a dica do coreano "Na Praia à Noite Sozinha", que explora a história de uma atriz da Coreia do Sul que resolve ir para a Hamburgo, na Alemanha, para refletir sobre sua própria vida. Esse filme tem uma bela fotografia e um roteiro mais intimista que vai agradar ao público que aprecia dramas mais consistentes.

Pablo Aluísio.