quinta-feira, 27 de abril de 2017

Shameless - Sexta Temporada

Shameless 6.01 - I Only Miss Her When I'm Breathing
"Shameless" foi longe. Esse é o primeiro episódio da sexta temporada. Além dos roteiros divertidos a série se sustenta por causa do bom elenco, com destaque para o veterano William H. Macy que simplesmente arrasa como Frank Gallagher. Ele aliás é um dos pilares desse episódio. Como se viu na temporada anterior Frank acabou tendo um caso de amor louco com uma doutora que durante toda a sua vida foi certinha, correta, etc. Quando foi diagnosticada com um câncer terminal resolveu fazer tudo o que nunca havia feito na vida, caindo numa cirando de loucuras e excessos de todos os tipos. E poderia haver melhor companhia do que Frank para curtir uma vida louca dessas?! Pois bem, nessa nova temporada ela está morta. Frank, desolado, resolve repetir a dose, indo atrás de mulheres desesperadas como ela. O alvo não poderia ser outro a não ser a ala de câncer do maior hospital da cidade! Se você acha que isso é ir longe demais, o que dizer da busca de Frank por um sentido na vida? Ele passa a frequentar as mais diferentes religiões que encontra pela frente, o que rende divertidas gags de poucos segundos que valem pelo episódio inteiro. O humor de Shameless vem do absurdo, da falta de senso, do humor negro, muitas vezes. O episódio, como era de se esperar, procura desenvolver todos os personagens da família Gallagher, porém nenhum deles consegue superar Frank. Ótima diversão à vista, desde que você não fique chocado com a proposta ousada dos roteiros da série. / Shameless 6.01 - I Only Miss Her When I'm Breathing (EUA, 2016) Direção: Christopher Chulack / Roteiro:  John Wells, Paul Abbott  / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White.

Shameless 6.03 - The F Word
Como gostam de dizer os nordestinos essa série é danada de boa. Porém ela também é sequencial, o que significa dizer que para que você queira acompanhá-la terá que começar lá atrás, da primeira temporada (atualmente a série foi renovada nos Estados Unidos para a sua sétima temporada!). É um longo caminho, com muitos episódios. Nesse aqui Fiona (Emmy Rossum) descobre que está grávida! Pior do que isso, ela nem pode afirmar com certeza quem seria o pai pois manteve um relacionamento com dois homens ao mesmo tempo! Seu marido e o dono do bar onde trabalha são os prováveis pais da criança. Embora não exista bolsa família nos Estados Unidos, as famílias pobres, sem recursos, sempre podem conta com o serviço social. E é justamente nisso que Frank (William H. Macy) aposta. Acontece que sua outra filha adolescente, Debbie (Emma Kenney), também está grávida de seu namorado. Ela é menor de idade, ainda no período escolar e Frank sabe que situações como essa garantem uma grana extra vinda do serviço social do governo federal. "Dinheiro fácil" no seu modo de pensar! Cara de pau demais para você? Pois é, se não fosse assim a série certamente não se chamaria Shameless (em bom português, "sem vergonha", "desavergonhado", etc). Por fim na outra linha narrativa cria-se uma tensão entre Lip (Jeremy Allen White) e seu irmão Ian (Cameron Monaghan). Enquanto um está na universidade de Chicago estudando, o outro começa a trabalhar no mesmo lugar como faxineiro! A situação não demora a criar uma situação bem delicada entre eles. / Shameless 6.03 - The F Word (EUA, 2016) Direção: Nisha Ganatra / Roteiro:  John Wells, Paul Abbott / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White.

Shameless 6.04 - Going Once, Going Twice
Frank (William H. Macy) arranja um emprego de babá para sua filha. Ela vai trabalhar para um casal em que a esposa está com um câncer terminal. Frank quer que Debbie (Emma Kenney) seduza o marido, afinal o sujeito vive bem, tem uma bela casa, um emprego e em breve estará viúvo. Acha que Frank foi longe demais? Bom, nada mais do que mais um dia normal na vida da família Gallagher. Enquanto isso Fiona (Emmy Rossum) tenta salvar sua própria casa de ir a leilão em Chicago. Afinal de contas se ela for vendida todos vão parar no meio da rua. A casa é velha, caindo aos pedaços, mas é o lar dos Gallagher. Ela até tenta dar o lance vencedor, mas não consegue. O antigo bairro passa por uma valorização e os terrenos por lá começam a valer pequenas fortunas. Pelo visto cada um terá que se virar. Para piorar Fiona descobre mais um aspecto negativo de seu novo namorado, o dono da lanchonete onde ela trabalha. Há semanas ela sabe que ele luta contra um vício em drogas pesadas como heroína e agora descobre que ele também já cumpriu pena por matar um homem no passado. A barra certamente vai pesar um pouco mais para o casal. Não muito preocupado com isso, Ian (Cameron Monaghan) vai atrás de seu novo crush, um bombeiro negro que faz parte do primeiro batalhão exclusivamente gay do corpo de bombeiros de Chicago. Pelo visto os tempos são outros realmente, tempos modernos. E como nenhum relacionamento é muito normal para essa família, Lip (Jeremy Allen White) continua seu caso amoroso com sua professora na universidade. Ela é casada, mas como está em um casamento aberto onde seu marido sabe de tudo, chega até a receber Lip em sua casa para ele transar com sua esposa em seu próprio quarto. Pois é... Tempos modernos 2... / Shameless 6.04 - Going Once, Going Twice (EUA, 2016) Direção: Christopher Chulack / Roteiro: John Wells, Paul Abbott/ Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White.

Shameless 6.05 - Refugees
Com a venda da casa da família Gallagher todo mundo acaba indo para o olho da rua. Além de "Shameless" (sem vergonhas) eles viram também "Homeless" (sem tetos). Pois é, tempos duros. Fiona (Emmy Rossum) vai morar com seu namorado, o dono da lanchonete onde ela trabalha. Carl (Ethan Cutkosky) decide que vai comprar um apartamento com o dinheiro do tráfico de armas e drogas que ganha. Por ser universitário Lip (Jeremy Allen White) acaba se safando pois mora na própria universidade, em um dormitório estudantil. Para não deixar o irmão na rua ele chama Ian (Cameron Monaghan) para se alojar com ele. Frank (William H. Macy) e Debbie (Emma Kenney) apostam todas as suas fichas na casa da família onde ela agora trabalha como babá. Outro fato marcante desse episódio vem com a vingança pornô da ex-namorada de Lip. Em um descuido ele a deixa em seu quarto sozinha. Ela fuça seu pc e descobre fotos da namorada dele (a professora) dando mole. Não demora muito e ela espalha a imagem para todos os computadores da universidade, usando a internet para isso. Escândalo total. É isso, "Shameless" é bem divertida. Uma boa série para se assistir nos momentos de ócio. / Shameless 6.05 - Refugees (EUA, 2016) Direção: Wendey Stanzler / Roteiro: John Wells, Paul Abbott / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White.

Shameless 6.09 - A Yurt of One's Own
Frank e Deborah vão parar em uma comunidade hippie bem no meio da floresta. O lugar é rústico, com amor livre, drogas e tendas para suportar o frio dos arredores de Chicago. Pior do que isso - Frank precisará trabalhar para garantir sua comida. O que ele nem desconfia é que por trás do papo new age há uma plantação de papoula (usada para a fabricação do ópio) bem debaixo da pequena aldeia hippie. Já Lip enche tanto a cara na festa da fraternidade onde trabalha que vai parar no hospital. Pois acontece com Ian, quando chamado por Mandy descobre duas coisas absurdas: a primeira é que ela trabalha como prostituta, a segunda que tem um cliente morto no quarto onde ela teria ido para mais um programa. Por fim Fiona tenta se divorciar, mas seu marido (aquele músico fracassado) cria problemas em cima de problemas. E ela, quem diria, só quer mesmo manter seu relacionamento sério com o dono da lanchonete onde trabalha. Enfim, nada de novo na caótica rotina da família Gallagher. / Shameless 6.09 - A Yurt of One's Own (Estados Unidos, 2016) Direção: Ruben Garcia / Roteiro: John Wells, Paul Abbott / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White.

Shameless 6.10 - Paradise Lost
Debbie está para ter sua filha, só que ela se encontra naquela comunidade de hippies malucos. Eles querem que seu parto seja feito lá mesmo, em uma banheira imunda. Pior do que isso, a parteira é uma senhora, já bem avançada na idade, cujo último parto que realizou foi na década de 70! Desesperada, com fortes dores, Debbie faz o que qualquer mulher sensata faria - dá no pé e volta para sua casa em Chicago, onde acaba tendo a criança na sala, em meio ao desespero de sua família. Um dia normal na caótica existência dos Gallaghers. Quem não queria ir embora do lugar onde vive os hippies era justamente Frank, ainda mais agora que estava tendo sexo fácil com as mulheres do lugar. Aliás as confusões envolvendo Frank não param por aí. Pego por traficantes ele acaba contando para eles que lá na comunidade dos bichos grilos há uma plantação de papoula - a base da droga chamado ópio. Claro que tudo termina sob uma chuva de balas. Já Lip Gallagher tenta se manter na universidade. Ele está sob investigação da reitoria após se embebedar, dando um vexame público na festa da fraternidade feminina onde trabalha. O cara chega ao ponto de fazer xixi na frente de todo mundo e até na diretora do campus! No outro dia acorda sem lembrar de nada em um hospital. Por fim há Ian. Ele encontrou um novo objetivo na vida, quer ser bombeiro e precisa fazer um teste para entrar. Ele está tendo um caso com um bombeiro negro (que é HIV positivo!) e se prepara para dar uma guinada na vida. Na hora de responder o formulário de admissão acaba escondendo uma informação importante: a de que ele já teve problemas psicológicos! Mais problemas certamente estão por vir. / Shameless 6.10 - Paradise Lost (Estados Unidos, 2016) Direção: Lynn Shelton / Roteiro:  John Wells, Paul Abbott / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White.

Shameless 6.11 - Sleep No More
Por fim conferi mais um episódio de "Shameless". Eu curto bastante essa série por causa de seu humor negro politicamente incorreto. Já estou chegando no final de sexta temporada. Aqui nesse penúltimo episódio da temporada (Sleep No More) encontramos Frank aprontando de novo. Ele quer pagar tudo no casamento de Fiona, mas ninguém sabe de onde vem o dinheiro. Como se trata de Frank é sempre bom manter um pé atrás. Pior é que ele acaba saindo no braço com o noivo da filha, entrando em um quebra pau daqueles. Embora apanhe muito Frank decide que não vai deixar barato e contrata um assassino profissional para matar o noivo de Fiona antes do casamento! Já Ian quer uma nova chance na vida. Ele pretende entrar no corpo de paramédicos dos bombeiros, mas sua superiora descobre que ele tem problemas de bipolaridade! Não será algo fácil de superar. Melhor se sai Kevin, o dono do bar, que agora tem além da esposa em sua cama, a russa que vive ilegalmente nos Estados Unidos. Tudo para que ela não seja pega pela imigração. Nada mal, nenhum homem realmente iria reclamar de algo assim. / Shameless 6.11 - Sleep No More (Estados Unidos, 2016) Direção: Anthony Hemingway / Roteiro:  John Wells, Paul Abbott / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White / Data de exibição nos Estados Unidos: 27 de março de 2016.

Shameless 6.12 - Familia Supra Gallegorious Omnia! 
Melhor se sai a divertida "Shameless". Conferi nesse fim de semana o fim da sexta temporada. Foram doze episódios que se não inovaram muito, pelo menos mantiveram o padrão da série, que é muito boa. Esse último episódio se intitula Familia Supra Gallegorious Omnia! Como era de se esperar Frank arrasa com o casamento de Fiona. Ele aparece na Igreja meio bêbado, drogado (ou as duas coisa juntas) e transforma tudo em um grande fiasco. Acaba revelando a Fiona que seu futuro marido é um mentiroso. Ele vinha dizendo que havia superado seu vício em heroína, mas Frank achou todas as seringas dentro da gaveta de seu armário. A notícia deixa Fiona devastada. Ela não quer se casar com alguém com esse tipo de problema. Outro que enfrenta problemas (só que com bebidas) é Lip. Depois de quase bater em seu professor na universidade ele decide entrar para um programa de reabilitação. Afinal nunca é tarde para recomeçar. Por fim Ian Gallagher (Cameron Monaghan) tenta se manter no emprego de paramédico do corpo de bombeiros, mesmo após sua superior descobrir que ele tem um histórico de bipolaridade, algo que herdou de sua mãe, uma mulher com muitos problemas psiquiátricos. / Shameless 6.12 - Familia Supra Gallegorious Omnia!  (Estados Unidos, 2016) Direção: Christopher Chulack / Roteiro: John Wells, Paul Abbott / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White / Data de exibição nos Estados Unidos: 3 de abril de 2016.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Drama & Romance
    Shameless - Sexta Temporada
    Texto Compilado
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir