sexta-feira, 18 de março de 2011

Papa Leão XI

Esse foi um Papa de breve papado. Apenas 26 dias no trono de Pedro. Seu nome de batismo era Alessandro Ottaviano de' Medici, nascido em Florença. Foi embaixador, Bispo de Pistola e Arcebispo de Florença. Pertencia à poderosa família Medici, clã tradicional na formação de Papas durante a história. Para se ter uma ideia de sua linhagem ele era parente direto de dois Papas. Era sobrinho-neto de Leão X, ao qual homenageou quando se tornou Papa. Também era parente de Clemente VII. Então ter Papas em sua família era algo até mesmo normal.

Esse Papa foi eleito contra os interesses do Rei da Espanha, porém apoiado pelo clero italiano em Roma. Também contava com a simpatia e o apoio de toda a nobreza francesa. Assim criou-se uma rivalidade entre as mais importantes coroas da Europa sobre sua eleição. Porém uma vez empossado não havia mais como retroceder.

Como esteve como Papa por poucos dias - foi um dos mais breves papados da história - ele não teve tempo de fazer grandes realizações. Para falar a verdade não houve tempo para nada, nem para organizar os principais cargos dentro da cúria romana. O que teria causado sua morte? Até hoje são levantadas suspeitas, mas sem provas concretas. Na época de sua morte falou-se em envenenamento por parte de enviados da coroa espanhola. Outros dizem que sua morte foi natural. De uma forma ou outra esse Papa subiu ao trono de Pedro no dia prmeiro de abril de 1606 e morreu no dia 27 desse mesmo mês. Por isso alguns historiadores se referem a essa Papa como Leão, o Breve.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Nessa época os Bórgia já tinham formalizado um escola de envenenadores, tanto que o prorpio Papa Alexandre tinha diversos provadores de comida, que, obviamente, ficavam pouco tempo no emprego.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  2. Igreja católica raiz. Muito envenenamento, muita puxada de tapete. Clero corrupto. Hoje a igreja católica vive tempos Nutella. kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Muitos Papas foram assassinados nessa época que posteriormente seria conhecida pelos historiadores como "A era das grandes prostitutas".

    ResponderExcluir