terça-feira, 15 de março de 2011

Sábios Conselhos de Dom Bosco

Eu ainda pretendo escrever alguns textos sobre a vida e a obra desse homem maravilhoso que foi Dom Bosco, mas agora quero tecer alguns comentários sobre algumas de suas sábias frases. Ele foi seguramente um verdadeiro filósofo do catolicismo, uma pessoa não apenas abençoada por Deus como também extremamente sábia.

Uma de minhas frases preferidas de Dom Bosco é essa: "Fale pouco de você e menos ainda dos outros!". Parece simples, e realmente é, mas dentro dessa simplicidade há uma verdade absoluta. Aquele que se mantém discreto, reservado, respeitando as outras pessoas, não vai sair falando mal de absolutamente ninguém. O falar mal do outro é uma das coisas mais anticristãs que existem. O próprio Jesus, respondendo sobre velhos costumes judeus, disse que o verdadeiro pecado não vem do que se coloca na boca, mas sim do que sai dela. Não é o alimento proibido pela religião que irá manchar a alma do cristão, mas sim o mal falar, a fofoca maldosa, a ofensa, a injúria, a calunia, etc.

Manter-se sempre equilibrado, sem procurar transformar as desgraças e tragédias das demais pessoas em motivo de mal falar é algo que todo cristão deve prezar. "Fale menos ainda dos outros", ensinou Dom Bosco. Também procure evitar a vaidade pessoal. Aquele que só abre a boca para falar bem de si mesmo, sempre se auto elogiando, mostra um vazio espiritual muito acentuado. O bom cristão é aquele que ajuda ao próximo sem transformar isso numa propaganda, em uma forma de se auto promover. "Fale pouco de você" - disse o nosso querido Dom Bosco. Não transforme sua vida e suas boas ações em uma marquise de propaganda e auto elogio. Seja discreto, humilde, prestativo.

A outra frase maravilhosa de Dom Bosco que uso como regra de vida é a seguinte: "A Pior escravidão é a escravidão da opinião dos outros". Pense e reflita. A pessoa que vive de aparências, sempre ostentando, querendo parecer mais do que realmente é, não passa de um ser humano um tanto vazio, que vive da imagem que tenta projetar para as demais pessoas. Isso nada tem a ver com o verdadeiro espírito cristão. Jesus não ensinou ninguém a querer ser melhor do que os outros e tampouco a viver de aparências fúteis. Em verdade apenas devemos ser o que somos. E a opinião das outras pessoas não deve nortear os caminhos de nossas vidas. No final de nossa existência terrena entenderemos que na verdade nunca foi algo entre você e as demais pessoas, mas sim entre Deus e você! Essa é a verdadeira essência de ser um bom e correto seguidor dos passos de Jesus.

Pablo Aluísio.

Um comentário: