terça-feira, 15 de março de 2011

A Betsaida de Jesus

Em João 1:44 a cidade de Betsaida é dita como a terra natal dos apóstolos André, Felipe e Pedro ("Ora Filipe era de Betsaida, cidade de André e Pedro."). Em Marcos 8:22 a cidade é citada como lugar de milagres de jesus, onde ele teria curado um cego ("Então chegaram a Betsaida. Trouxeram-lhe um cego e pediram-lhe que o tocasse"). Em Lucas 10:13 o próprio Jesus fala sobre a vila, onde ele teria realizado inúmeros milagres e graças ("Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito, sentadas em saco e em cinza, elas se teriam arrependido.").

Como se pode perceber por esses exemplos essa foi uma localidade bem importante durante o ministério de Jesus Cristo. Por anos a localização exata de Betsaida foi uma dor de cabeça para historiadores e arqueólogos. Pistas eram encontradas no Evangelho. Sabia-se, por exemplo, que com certeza Betsaida era localizada na Galiléia pois há um trecho na Bíblia bem direto sobre isso ("...estes, pois, foram ter com Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e lhe fizeram este pedido: Senhor, queremos ver a Jesus." João 12:21). Pois bem, após séculos de busca um grupo de pesquisadores afirmam finalmente terem encontrado a vila de pescadores dos milagres e de três dos apóstolos de Jesus. Mordechai Aviam, professor de arqueologia na Faculdade Kinneret, em Israel, afirma ter bastante certeza sobre onde estariam as ruínas de Betsaida.

Esse pesquisador descobriu outro fato importante, a localização exata da cidade (na verdade uma pequena vila de pescadores) estava sob as ruínas de uma cidade romana que foi construída por cima dela chamada Julias, que assim foi nomeada em honra à filha do imperador Augusto. Curiosamente essa filha do líder romano cairia em desgraça perante o pai alguns anos depois por promover uma orgia dentro de um templo sagrado em Roma. Expulsa da cidade acabou morrendo em uma ilha distante.

Da Betsaida original de Jesus praticamente nada resistiu ao tempo, isso em razão do fato dela ter sido construída por habitações bem rudimentares, pobres, de pessoas humildes, pescadores em sua maioria. Apenas as construções romanas, com fundações mais firmes e restos de pisos com mosaicos, sobreviveram há mais de mil anos de história. De qualquer maneira essa nova localização bate bem de acordo com as informações arqueológicas e históricas até onde sabidas, como o fato do lugar ser localizado na Galiléia, às margens do mar da região. Durante algumas décadas pensou-se que a antiga vila teria sido encontrada no sítio de e-Tell, mas com as novas descobertas essa antiga tese foi superada. Assim a ciência, aqui arqueologia, surge novamente para comprovar textos bíblicos.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo:

    Por falar em registros a respeito de Jesus Cristo e do Cristianismo, a Igreja de Notre Dame esta queimando no momento em Paris e parece que la se guardam vários documentos de artefatos a respeito. Coisa triste.

    ResponderExcluir
  2. Uma tragédia terrível. A França está perdendo sua identidade cultural, um processo que vai aumentando a cada ano. A espiritualidade cristã daquela nação está fraturada. O incêndio é apenas o aspecto mais simbólico e visível dessa situação.

    ResponderExcluir