segunda-feira, 7 de março de 2011

Papa Inocêncio IX

O Papa Inocêncio IX teve um pontificado extremamente breve. Após subir ao trono de Pedro ele caiu doente, sendo Papa por apenas dois meses. Quando isso acontecia geralmente surgiam suspeitas de envenenamento e assassinato, pois muitos Papas foram mortos dessa maneira ao longo da história. Esse porém não parece ter sido o caso de Giovanni Antonio Facchinetti (seu nome real). A sua saúde parecia ser muito frágil realmente e diante das pressões enormes da época ele acabou sucumbindo cedo demais.

Esse Papa teve origem humilde. Ele não fazia parte das tradicionais famílias nobres que coroavam seus Papas durante o século XVI. Sua família era da classe trabalhadora, de origens ancestrais na região da Cravegna, perto de Bolonha. O jovem desde cedo demonstrou ter aptidão aos estudos. Assim acabou entrando numa escola mantida pela Igreja Católica. O ensino naqueles tempos era ministrado principalmente pela Igreja. Sendo um bom aluno ganhava bolsas e conseguia seguir em frente com seus estudos. Acabou sendo o primeiro de sua família a se formar em um curso na universidade, algo raro e muito admirado em um tempo onde quase todas as pessoas eram analfabetas.

Depois de terminar os estudos decidiu ingressar no clero, que ao lado da nobreza formava a elite administrativa, política e jurídica dos estados italianos. Assim se tornou secretário do poderoso e influente cardeal Alejandro Farnesio, sobrinho do Papa Paulo III. Demonstrando ser um homem trabalhador, sério e concentrado, acabou caindo nas graças do cardeal. Em pouco tempo se tornou também uma pessoa influente dentro da cúria romana, quando foi para a cidade eterna acompanhando Farnesio. Como era um homem erudito acabou se destacando dentro do importante Concílio de Trento em 1562. Por seu desempenho foi eleito Cardeal por seus pares.

Quando Gregório XIV faleceu ele se tornou um dos nomes mais importantes para sua sucessão. Assim acabou sendo eleito em um conclave considerado calmo e pacífico. O apoio de dois reis importantes, Felipe II da Espanha e Henrique IV da França foi decisivo para sua eleição. O problema é que o novo Papa já era um homem doente e por essa razão não sobreviveu por muito tempo. Mesmo assim ainda teve tempo de reforçar ainda mais a Liga Católica da Europa, importante associação de nações cristãs. Na manhã do dia 30 de dezembro de 1591 o Papa foi encontrado morto em sua cama, em sua suíte em Roma. Ele tinha 72 anos de idade. Uma vida inteira dedicada ao catolicismo. Seu selo foi quebrado e o trono de Pedro foi declarado vago pelos Cardeais romanos.

Pablo Aluísio.

Um comentário: